Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

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301Q900004 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere a habilidade presente no Currículo de Pernambuco para o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental:
(EF06GE04PE) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal, reconhecendo as diferentes formas de utilização desse recurso como resultado do uso e os impactos provocados nos ambientes urbanos e rurais.

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, da ONU, podem ser utilizados pelo(a) professor(a) de Geografia em uma proposta pedagógica para o desenvolvimento dessa habilidade?
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302Q900009 | Geografia, Projeções e Representações, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e a localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional, corresponde, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a uma forma de representação da superfície terrestre.
SPUGeo. Introdução à cartografia: conceitos e aplicações. Disponível em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/patrimonio-da-uniao/arquivosanteriores-privados/programa-de-modernizacao/linha-do-tempo/30-introducao-acartografia-apostila.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

A representação da superfície terrestre conceituada no texto é nomeada
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303Q1043118 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.
Atenção! Considere a seguinte proposta de atividade em sala de aula para responder à próxima questão.


Em grupo, escolham um tema geral (cultura, ciência, esporte etc) e elaborem por escrito três notícias, levando em consideração seus elementos essenciais: o quê, quem, onde, quando, como e por quê. Em seguida, ouçam um noticiário radiofônico. Na introdução, há uma saudação ao público e são mencionados o nome do jornal e as notícias principais? Como o noticiário é finalizado? Nas notícias há mais palavras conhecidas ou desconhecidas? As frases são curtas ou longas? As informações básicas sobre o fato são retomadas ou transmitidas uma só vez? Como é o tom de voz do locutor: sempre o mesmo ou há variação? Ele faz pausas longas ou breves? Depois de analisar o noticiário, retomem as notícias que vocês escreveram para revisá-las, tendo em vista a adequação às características do gênero e a alguns dos elementos observados no noticiário. Para a transmissão do jornal, a turma deve escolher um âncora, que vai abrir e fechar o noticiário, e os repórteres, que apresentarão as notícias. Ensaiem a apresentação das notícias. Observem o tempo de fala. Trabalhem a entonação da voz, destacando as informações principais. Com a ajuda do professor, organizem a transmissão. Como o jornal é oral, o público não poderá vê-la, mas deverá ouvir tudo adequadamente.

COSTA, C. L.; NOGUEIRA, E.; MARCHETTI, G. Geração Alpha Língua Portuguesa. Ensino Fundamental: anos finais: 6º ano. São Paulo: Edições SM, 2018. Adaptado.
Considere os seguintes objetos de conhecimento.

I. Produção de textos orais: representação de textos dramáticos.
II. Estratégias de produção: planejamento e produção de textos jornalísticos orais.
III. Oralização de texto literário.

Os objetos de conhecimento presentes na proposta de atividade são:
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304Q1021897 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à questão.



Are functional and situational language the same thing?


The two labels represent different ways of organising this kind of social language. Functional language comprises expressions that do different things, for example: make a request, invite someone to do something or suggest something. Situational language comprises expressions we use in specific situations, for example: at a restaurant, shopping for clothes or asking for tourist information.

Clearly, there is overlap between the two. In the situation of a doctor’s appointment, different functions will be used. The patient makes a request at a doctor’s appointment, the doctor invites the patient into their consulting room and gives advice on dealing with the medical problem. It is important that you, the teacher, know the primary focus of the lesson. Is it to present and practise expressions associated with a particular function, or to present and practise language related to a specific situation?


THAINE, Craig. Key considerations for teaching functional/situational language. Disponível em: https://www.cambridge.org/elt/blog/2021/11/24/teachingfunctional-situational-language/. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

O texto discorre sobre a diferença entre ‘functional language’ e ‘situational language’. Após a leitura, identifique se as frases abaixo se enquadram em functional language (1) ou situational language (2).

( ) I’d like to book a room for two people, please.
( ) I’m really sorry for the inconvenience.
( ) Would you like some help with that?
( ) Do you have these pants in a size medium?

A sequência correta dessa associação é:
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305Q1042122 | História, História do Brasil, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao terceiro dia do mês de agosto de 1645, foi travada, no Monte das Tabocas, a primeira batalha entre combatentes da Insurreição Pernambucana e tropas holandesas de ocupação, a serviço da Companhia das Índias Ocidentais. Nesse embate, que é considerado o primeiro ato da epopeia triunfal de Guararapes, aflorou todo o talento guerreiro do capitão Antônio Dias Cardoso.
Comandante das forças insurgentes, as quais haviam se preparado nas matas de Pernambuco ao longo de seis meses, Dias Cardoso revelou-se um mestre na "guerra brasílica", mediante a judiciosa utilização do terreno, a permanente manutenção da iniciativa e o oportuno emprego da surpresa, além de inspirar uma inexcedível bravura por parte de seus companheiros de armas.
CABRAL, Sabastião da Silva et al. Turismo ecológico e histórico no parque estadual monte das tabocas: proposta de implantação. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 30, p. 188–197, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15896. Acesso em: 17 jul. 2024.

Para que um estudante do Ensino Fundamental II possa compreender as singularidades apontadas pelo texto, a respeito do conflito citado, é necessário
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306Q1042123 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto I

Primeiro cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o Deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda tá presente só no caixão dos adolescente

EMICIDA. Ismália. Amarelo. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. Disponível em: https://g.co/kgs/P4m8kX1. Acesso em: 16 jul. 2024.

Texto II
No Brasil, ser negro significa ser mais pobre do que o branco, ter menos escolaridade, receber salário menor, ser mais rejeitado pelo mercado de trabalho, ter menos oportunidades de ascensão profissional e social, dificilmente chegar à cúpula do poder público e aos postos de comando da iniciativa privada [...] ser vítima preferencial da violência urbana, ter mais chances de ir para a prisão, morrer mais cedo.
WESTIN, Ricardo. Negro continuará sendo oprimido enquanto o Brasil não se assumir racista, dizem especialistas. Agência Senado, 22/06/2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2020/06/negro-continuarasendo-oprimido-enquanto-o-brasil-nao-se-assumir-racista-dizem-especialistas. Acesso em: 16 jul. 2024.

Sobre a problemática social discutida nos Texto I II, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O Texto I utiliza a linguagem poética para explicitar a experiência pessoal e coletiva, vivida por pessoas negras, da violência e da discriminação racial. O Texto II, em consonância com a discussão apresentada no Texto I, apresenta evidências que contextualizam as experiências descritas no primeiro texto.
PORTANTO
II. A obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura AfroBrasileira, disposto na legislação desde 2003, contribui para que a letra da música possa ser compreendida pelos estudantes do ensino básico do país, pois o entendimento de trechos como “sequestra eles” e “nega o Deus deles” só é possível a partir de uma análise da história do Brasil que reconhece as características do regime escravocrata e a diversidade religiosa das populações africanas que foram trazidas como escravizadas à colônia portuguesa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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307Q1042382 | Geografia, Cartografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Adotada pela Geografia Teorética Quantitativa com o objetivo de transformar dados descritivos em informações matemáticas das quais buscavam-se racionalizar as pesquisas com outra forma de linguagem, ou seja, utilizando-se dos mais diferentes modelos para quantificar uma determinada informação, representada no espaço geográfico. A utilização desse método quantitativo foi bem aceita pelos geógrafos na tentativa de tornar a Geografia mais científica, procurando-se então inovar os métodos antes descritivos e regionais, agora com uma perspectiva cartesiana mais voltada para a razão.
PEIXOTO, Aline Maria Dias; CRUZ, Edlane. Revista Vértices, v. 13, n. 1, p. 123–164, 2011. . Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809- 2667.20110008. Acesso em: 19 jul. 2024. Adaptado.

As informações representadas pelo espaço geográfico, de que trata o texto, podem ser quantificadas, no ensino da Geografia, através de metodologias como a utilização de ____________ e de ____________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas da frase.
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308Q1042640 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao longo de sua história a Educação Física foi utilizada para melhorar os hábitos higiênicos e consequentemente a saúde da população, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral a partir do exercício; formar indivíduos capazes de defender a nação; fortalecer o trabalhador para melhorar sua capacidade produtiva; alienação política por meio dos esportes; gerar atletas de alto nível para competições internacionais; propaganda nacional, pelo êxito em tais competições; melhora da aptidão física; e desenvolvimento psicomotor do aluno. Em oposição a estes modelos biológicos e tecnicistas surgem várias tendências que direcionam a Educação Física como componente curricular, disciplina acadêmica e área profissional. Nas escolas passou-se a discutir, além de seus benefícios físicos, seu papel na sociedade e na política, já que está incluída na teoria da educação nacional que visa formar alunos críticos capazes de se sentirem responsáveis pelo seu país.
FERREIRA, A.F. Pluralidade cultural e educação física: elaboração de material didático. 2011. 51f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura – Educação Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Rio Claro, 2010.

Considere os textos a seguir:

I. A Educação Física deve ser trabalhada não somente em seus aspectos técnicos e fisiológicos, mas também nas suas dimensões cultural, social, política e afetiva, para que desperte no aluno um novo olhar (crítico) para a sociedade na qual está inserido.
PORQUE
II. A Pluralidade Cultural, que objetiva proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as diversas manifestações culturais e as formas de organização social que auxiliam no fortalecimento da própria cultura e a apuração dos casos de injustiça, preconceito e discriminação leva ao reconhecimento de seu próprio valor e ao aumento da autoestima, contribuindo para a formação de sujeitos sociais e afirmação de um compromisso com a cidadania.

A respeito das afirmações, assinale a opção correta:
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309Q1042641 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Representação corporal do imaginário que inclui o raciocínio, expressando a falta do objeto não presente por meio da imaginação. É também uma forma de assimilar o real aos seus desejos, libertando estes das suas necessidades de acomodação, sendo assim uma atividade que gera prazer na sua realização. E apesar do predomínio da fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
BUENO, L.H. A importância do jogo no desenvolvimento infantil e o papel do professor no seu desenvolvimento. 2008. 43f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura – Educação Física) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro. Rio Claro, 2008.

A descrição acima corresponde à definição de
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310Q1021907 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir.

How do most teachers use micro-dictations?
However ‘small’ they are, micro-dictations have great value! They can help students notice connected speech, which is what usually blocks their understanding in a listening lesson. The teacher reads the sentences or plays the recording. They repeat each sentence a few times. Example: He must have gone out.
Students listen and write what they hear.
The teacher now writes the sentence on the whiteboard and asks students to compare it to theirs.
Finally, the teacher asks: which part was difficult to understand and why?

TSATERI, Rachel. World of better learning. Disponível em: https://www.cambridge.org/elt/blog/2023/06/11/using-micro-dictations-to-helpstudents-notice-connected-speech/. Acesso em: 12 jul. 2024. Adaptado.

O texto acima discorre sobre como os professores podem usar micro-dictations. Qual das estratégias abaixo corresponde a uma técnica de micro-dictation?
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311Q1042393 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na linguagem fotográfica, a escolha de elementos compositivos e técnicos desempenha um papel crucial na criação e na interpretação das imagens. Considerando as principais características da fotografia e sua aplicação pedagógica, qual das seguintes afirmativas descreve corretamente a função da composição na fotografia no ensino?
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312Q1048053 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.
Atenção! Leia o trecho da obra O alienista (1882), de Machado de Assis, para responder à próxima questão.


As crônicas da vila de Itaguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico, o Dr. Simão Bacamarte, filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas. Estudara em Coimbra e Pádua. Aos trinta e quatro anos regressou ao Brasil, não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade, ou em Lisboa, expedindo os negócios da monarquia.
— A ciência, disse ele a Sua Majestade, é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo.
Dito isso, meteu-se em Itaguaí, e entregou-se de corpo e alma ao estudo da ciência, alternando as curas com as leituras e demonstrando os teoremas com cataplasmas. Aos quarenta anos casou com D. Evarista da Costa e Mascarenhas, senhora de vinte e cinco anos, viúva de um juiz de fora, e não bonita nem simpática. Um dos tios dele (...) admirou-se de semelhante escolha e disselho. Simão Bacamarte explicou-lhe que D. Evarista reunia condições fisiológicas e anatômicas de primeira ordem, digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista; estava assim apta para dar-lhe filhos robustos, sãos e inteligentes. Se além dessas prendas, únicas dignas da preocupação de um sábio, D. Evarista era mal composta de feições, longe de lastimá-lo, agradecia-o a Deus, porquanto não corria o risco de preterir os interesses da ciência na contemplação exclusiva, miúda e vulgar da consorte.

DE ASSIS, Machado. O alienista. Porto Alegre: L&PM, 1998. Adaptado.
No que se refere ao modo de organização discursiva, é correto afirmar que o trecho é
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313Q1048063 | Português, Pontuação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Mas, tanto lhe ouviu falar em morte que teve medo, e um dia correu a pedir à minha mãe que lhe fizesse o favor de ver se lhe salvava o marido que se queria matar. Minha mãe foi achá-lo à beira do poço, e intimou-lhe que vivesse. Que maluquice era aquela de parecer que ia ficar desgraçado, por causa de uma gratificação menos, e perder um emprego interino? Não, senhor, devia ser homem, pai de família, imitar a mulher e a filha... Pádua obedeceu; confessou que acharia forças para cumprir a vontade de minha mãe. — Vontade minha, não; é obrigação sua.
DE ASSIS, Machado. Dom Casmurro. Disponível em: https://machado.mec.gov.br/. Acesso em 20 jul. 2024.

No que se refere aos tipos de discurso e seus efeitos, é correto afirmar que o trecho
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314Q1037097 | Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de Educação Física, o professor propôs a atividade “Caminho dos Pés”: em uma escada de agilidade, utilizando moldes em formato de pés dispostos de várias formas com trocas de direções, os estudantes devem seguir o caminho encaixando seus pés nos moldes, virando-se nas várias direções determinadas em cada casa, permanecendo em um ou dois pés.
Qual área do desenvolvimento psicomotor está sendo trabalhada com esta atividade?
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315Q868938 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

A coleta de informações sobre as famílias na comunidade; as condições de saneamento básico e de morada; as situações de saúde e as produções e composições das pessoas que agrupam as equipes, é de responsabilidade direta do(s)
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316Q1060505 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Qual frase faz uso de linguagem conotativa?
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317Q1060507 | Português, Problemas da Língua Culta, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o seguinte texto, do qual foram excluídos alguns termos:
São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem à presença de indígenas Tupinambás em uma época por volta de 1554, ____________ houve disputas com os colonizadores portugueses, em uma região por ____________ passam os rios Capibaribe e Beberibe, ____________ banham grande parte de Pernambuco.
IBGE. São Lourenço da Mata.IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-lourenco-da-mata/historico. Acesso em: 18 jul. 2024. Adaptado.

As palavras que completam corretamente as lacunas, na sequência em que aparecem no texto, são:
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318Q1060509 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A gestão democrática das escolas é defendida pelo Poder Público na Constituição Federal brasileira de 1988 e consolidada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/1996, em seu artigo 14, no qual se afirma que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática de ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
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319Q1042378 | Geografia, História da Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Tempo, Espaço e Movimento são categorias básicas da área das Ciências Humanas e se fazem presentes o tempo todo nos contextos tanto da Geografia quanto da História. Logo, se as três categorias forem bem exploradas, contribuirão fortemente para ajudar crianças e adolescentes na ampliação da forma como enxergam o mundo que os cerca.
Secretaria de Educação e Esportes. Currículo de Pernambuco. Ensino Fundamental. Recife, 2019.

Assinale a alternativa que descreve corretamente como as três categorias mencionadas no texto são exploradas pela Geografia na formação dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
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320Q1021900 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o poema a seguir para responder à questão.



Twinkle, Twinkle, Little Star


Twinkle, twinkle, little star,

How I wonder what you are!

Up above the world so high,

Like a diamond in the sky.


When the blazing sun is gone,

When he nothing shines upon,

Then you show your little light,

Twinkle, twinkle, all the night.


Then the traveler in the dark

Thanks you for your tiny spark,

How could he see where to go,

If you did not twinkle so?


In the dark blue sky you keep,

Often through my curtains peep

For you never shut your eye,

Till the sun is in the sky.


As your bright and tiny spark

Lights the traveler in the dark,

Though I know not what you are,

Twinkle, twinkle, little star.


TAYLOR, Jane. Twinkle, Twinkle, Little Star. Disponível em: https://www.classicalmusic.com/articles/what-are-the-lyrics-to-twinkle-twinkle-little-star. Acesso em: 11 jul. 2024. Adaptado.

Para maior engajamento da turma, foi criado um concurso de criação de poesia. Os alunos deveriam criar uma estrofe que tivesse o mesmo esquema de rima e cujas últimas palavras seguissem a mesma classe gramatical da última palavra de cada verso da terceira estrofe, reproduzida abaixo.

In the dark blue sky youkeep, And often through my curtainspeep, For you never shut youreye Till the sun is in thesky.

A estrofe vencedora do concurso, cujo criador seguiu corretamente as exigências indicadas, foi
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