Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q1021903 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.


Ain't It Fun


I don't mind

Letting you down easy, but just give it time

If it don't hurt now then just wait, just wait a while

You're not the big fish in the pond no more

You are what they're feeding on

So what are you gonna do

When the world don't orbit around you?

So what are you gonna do

When the world don't orbit around you?

Ain't it fun?

Living in the real world

Ain't it good?

Being all alone

Where you're from

You might be the one who's running things

Where you can ring anybody's bell and get what you want

See it's easy to ignore trouble

When you're living in a bubble

(…)


WILLIAMS, Hayley; YORK, Taylor. Ain’t it fun. Disponível em: https://www.musixmatch.com/lyrics/Paramore/Ain-t-It-Fun. Acesso em: 12 jul. 2024. Adaptado.

O uso de abreviações e contrações é muito comum na língua inglesa, sendo importante que os alunos estejam familiarizados com elas. Os versos da canção “Ain’t it fun” reproduzidos abaixo são exemplos desse processo, mas deles foram retirados os verbos que sofreram abreviação/contração. Assinale a alternativa que completa as lacunas com as estruturas correspondentes.

So what are you ____________ do
____________ fun?
You might be the one who ____________ running things.
See it ____________ easy to ignore trouble.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q1042391 | Educação Artística, Linguagens Artísticas, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula sobre a arte urbana, o professor apresenta aos estudantes um movimento artístico que influenciou a cena do grafite e da arte urbana no Brasil e compreende manifestações artísticas que acontecem em ambientes públicos, com trabalhos ligados a críticas sociais, políticas e econômicas denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q1037090 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em um jogo de Handebol na escola, para evitar que um adversário marcasse um gol, um estudante agarrou sua camiseta, causando sua queda. O professor, como mediador, e no intuito de explicar as regras do esporte relacionando-as a boas práticas entre adversários, realizou uma roda de conversa no final da atividade. O grupo concluiu que, embora o estudante não tenha percebido, expôs a saúde do seu colega a risco desnecessário com sua atitude. Após a conversa e a explicação das diversas situações de infrações, qual das alternativas seria a penalidade adequada a um jogador nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1021893 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia o texto a seguir para responder à questão.



Abstract


Over the past few decades, South Korean culture has gained popularity worldwide. Since the 1990s, government-led cultural policies have transitioned from focusing on economic strategy to national branding and soft power and have had a positive impact on the domestic ecosystem of cultural industry and contributed to promoting South Korea abroad. There are three aspects contributing to the development of South Korean soft power—the successful history with economic development and democratization, the development of creative content that led to global competitiveness due to the compressed growth experience and the limited domestic market, and the development of digital technology, especially the change in the media environment. However, this increased soft power is still limited as a tool to handle problems facing South Korea, mainly because of the nation’s geopolitical situation. South Korea should pay more attention to active participation in specific global agendas— especially in development and cooperation, emerging technology, and human rights issues. As a beneficiary of the existing liberal international order, South Korea achieved a prosperous economy and democracy. This aspect provides a cornerstone upon which to build South Korean cultural resources and promote them beyond its borders. South Korea should contribute creating public goods through its active engagement and leadership on various global agendas. This dedication to the international community ultimately benefits South Korea in the long run.


KIM, Minsung. The Growth of South Korean Soft Power and Its Geopolitical Implications. Disponível em: https://www.airuniversity.af.edu/JIPA/Display/Article/3212634/the-growth-ofsouth-korean-soft-power-and-its-geopolitical-implications/. Acesso em: 12 ago. 2024. Adaptado.

O texto acima ressalta características positivas sobre o crescimento e a projeção da Coreia do Sul no mundo. Apesar disso, o autor faz ressalvas quanto ao uso desse crescimento para lidar com algumas pautas de relevância mundial. Uma dessas ressalvas diz respeito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1021905 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:
Chunks
Chunks are groups of words that can be found together in language.
They can be words that always go together, such as fixed collocations, or that commonly do, such as certain grammatical structures that follow rules. A listener or reader uses their knowledge of chunks to help them predict meaning and therefore be able to process language in real time. Chunks include lexical phrases, set phrases, and fixed phrases.
Example
'Utter disaster', 'by the way', 'encourage + someone + infinitive', 'dependent + on' are all examples of chunks.
In the classroom
Areas of work such as idioms, collocations and verb patterns all focus on types of chunks. Learners can be encouraged to identify and record lexical and grammatical chunks as they find them.

British Council. Chunks. British Council, 2024. Disponível em: https://www.teachingenglish.org.uk/professional-development/teachers/knowingsubject/c/chunks. Acesso em: 12 jul. 2024.

O texto acima traz informações sobre ‘language chunks’ que podem ser úteis para uma abordagem lexical da língua inglesa. Em qual alternativa a expressão destacada é um exemplo de ‘language chunk’?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1042187 | Biologia, Identidade dos Seres Vivos, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Um dos assuntos que os estudantes mais gostam é a classificação dos seres vivos em cinco reinos, a partir do reconhecimento do reino Fungi pelo pesquisador norte americano Robert Whittaker em 1969. No entanto, um dos problemas de utilizá-los na sistemática é que dois deles não são monofiléticos e, assim, causam bastante confusão na hora dos estudantes compreenderem a diversificação dos reinos. Estes reinos não naturais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q1037099 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O estudante Carlos, de 11 anos, procurou orientação do professor de Educação Física pois gostaria de fazer parte de alguma atividade extracurricular da escola. Conhecendo Carlos e suas características, o professor o avaliou como um estudante com grande agilidade e boa capacidade de raciocínio estratégico.
A partir das características do estudante em questão, e baseandose em seus conhecimentos sobre os estágios do desenvolvimento motor propostos por Gallahue, Ozmun e Goodway, as atividades mais adequadas para Carlos seriam as que envolvem o aprendizado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1014399 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Durante a explicação dos conteúdos pelo professor para a turma, a aluna surda faz perguntas à intérprete a respeito dos sinais utilizados na interpretação. Nesse contexto, é ideal que a intérprete
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q1014400 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O conhecimento da língua portuguesa escrita possibilita maior independência na realização de atividades cotidianas, como ler instruções, preencher formulários e navegar na internet. A estratégia pedagógica adequada para o ensino da língua portuguesa escrita para alunos surdos abrange
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1014402 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Na aula de matemática, enquanto o professor está na lousa explicando o conteúdo, o aluno surdo interrompe o intérprete, sinalizando que não está entendendo nada. Qual seria a postura mais adequada do intérprete diante dessa situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1014403 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Libras é fundamental para a inclusão e acessibilidade dos estudantes surdos no ambiente escolar. Neste contexto, é imprescindível que o professor de AEE
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q1014404 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os verbos classificadores podem utilizar configurações de mãos específicas para representar características de objetos, pessoas ou ações. Eles permitem uma comunicação visualmente rica e detalhada, representando tanto a ação quanto a forma do que está sendo descrito. Na Libras, são exemplos de classificadores os verbos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q899993 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A escola lida com culturas, seja no interior da sala de aula, seja nos demais espaços escolares, e a geografia escolar é uma das mediações pelas quais o encontro e o confronto entre culturas acontecem. Nesse sentido, ensinar geografia é abrir espaço na sala de aula para o trabalho com os diferentes saberes dos agentes do processo de ensino, alunos e professores (CAVALCANTI, 2012). Nesse contexto, a Topofilia pode-se traduzir como base teórica de um trabalho pedagógico em geografia.
SILVA FILHO, Jeovanes Lisboa da; LIMA, Maria das Graças Chalega. Topofilia aplicado à educação como estratégia para a sustentabilidade ambiental: experiência na escola municipal Dom Expedito Lopes em Lajeado (PE). Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/ 553165/2/colet%C3%A2nea%20PR%C3%81TICAS%20PEDAG%C3%93GICAS%20DA% 20GEOGRAFIA.pdf. Acesso em: 19 jul.2024. Adaptado.

A Topofilia pode ser utilizada como ferramenta de um trabalho pedagógico em Geografia porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q1060508 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto:
Uma boa aula é, pois, uma experiência orientada para o envolvimento do aluno em processos mentais de observação, análise, comparação, síntese, dentre outros processos realizados mediante o compartilhamento de ideias com colegas, comunicação interpessoal e reflexão voltados para a resolução de problemas, para a interpretação de informações, para o desenvolvimento de conceitos e para a identificação de perspectivas. Essas experiências, que necessitam ser realizadas de maneira dinâmica e, portanto, mediante metodologia interativa, flexível e aberta, precisam ser muito bem planejadas, para evitar improvisos e perda do foco. Estratégias para o envolvimento dos alunos, estratégias de equilibração e maximização do uso do tempo, previsão de dificuldades e de alternativas para superá-las, são, portanto, aspectos levados em consideração no planejamento e na implementação das ações pedagógicas.
LÜCK, Heloísa. Gestão do processo de aprendizagem pelo professor. Rio de Janeiro: Vozes, 2019, p. 33. Adaptado.

A ideia central do texto enfoca
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q905958 | Pedagogia, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A produção textual é um dos eixos estruturantes do Currículo do Estado de Pernambuco, no que se refere ao ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. A respeito deste eixo, é correto afirmar que as estratégias didáticas devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1037087 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O quadro atual da Educação Física indica um aumento do número de livros, revistas, pesquisas científicas e de divulgação, aumento do número de professores com títulos de mestrado e doutorado, uma valorização da prática da atividade física na sociedade, um aumento do número de praticantes de atividades físicas, além de uma incursão definitiva da mídia nas questões relacionadas à atividade física e ao esporte. Algumas poucas pesquisas foram conduzidas no sentido de verificar quantos brasileiros praticam atividade física; quais as atividades mais frequentes e quem são esses praticantes. Os principais resultados mostram que: a) existe uma média entre 30 e 40% da população que realiza algum tipo de atividade física; b) o número de praticantes é superior entre os homens; c) as práticas corporais mais frequentes são futebol, caminhada, natação e voleibol; d) o índice dos que praticam exercícios eleva-se à medida que sobem a escolarização e a renda.
DARIDO, S. C. Educação física na escola. Questões e reflexões. Rio de Janeiro: Ed. Guanabra Koogan S.A. 2023.

A partir da análise dos resultados, percebe-se que a prática de atividade física não atinge a maior parte da população. O professor de Educação Física pode ter um papel importante na disseminação e na adesão à atividade física na vida adulta ao incentivar, na escola, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1037088 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Atualmente, há uma tentativa de ampliar o conceito de conteúdo e passar a referenciá-lo como tudo quanto se tem que aprender, que não apenas abrange as capacidades cognitivas, como inclui as demais capacidades. Esta classificação corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?”; “o que se deve saber fazer?”; e “como se deve ser?”, com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Quando se opta por uma definição de conteúdos ampla, permite-se que este currículo oculto possa tanto se tornar manifesto, quanto ser avaliado em relação a sua pertinência como conteúdo de aprendizagem e de ensino.

DARIDO, S. C. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. UNESP.Conteúdos e Didática de Educação Física. Rio Claro, p. 51-75. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https:/ /acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41549/1/01d19t03.pdf&ved=2ahUKE wiB_IuSpbmHAxWBr5UCHZPOAbsQFnoECBoQAQ&usg=AOvVaw11W8C__bEbiuF06Y dxA8Nj>. Adaptado..

Com base no texto e em seus conhecimentos, relacione os tipos de conteúdos descritos com as dimensões do ensino da Educação Física.

1. Participar de atividades em grupos, cooperando e interagindo.
2. Conhecer as transformações da sociedade em relação aos hábitos de vida e relacioná-las com as necessidades atuais de atividade física.
3. Vivenciar ritmos e danças regionais do Brasil.

( ) Dimensão conceitual.
( ) Dimensão procedimental.
( ) Dimensão atitudinal.

Qual alternativa apresenta a ordem correta da associação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q1016107 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A cultura permite que os membros da comunidade expressem sua visão de mundo e resistam à perda de suas características únicas, fortalecendo a autonomia e a resiliência do grupo. Em relação à cultura surda, pode-se afirmar que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1026924 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Professor de Matemática, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Para promover a sistematização de características do sistema de numeração decimal, como o valor posicional e a função do algarismo zero, a professora Sandra pediu que os estudantes fizessem a leitura do número racional 7,50 e obteve as seguintes respostas:

André: Sete inteiros e cinquenta décimos.
Brenda: Sete inteiros e cinquenta centésimos.
Carla: Sete inteiros e cinco décimos.
Diogo: Setecentos e cinquenta centésimos.
Ester: Setecentos e cinquenta milésimos.

Estão corretas as leituras realizadas por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.