Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q877739 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Os aglomerados do Recife não são tão diferentes de outras áreas brasileiras. Existem as moradias distintas, mas ajustadas para acolher famílias que moram próximas, nas vizinhanças. Nesses locais o Agente de Combate a Endemias vivenciará algumas doenças e terá que aplicar o conceito CORRETO para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q877747 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Para o Agente de Combate às Endemias, o ACE, os indicadores de doenças são importantes e necessários para sua atividade profissional. Na região de São Lourenço da Mata, na área de atuação e se houver baixo índice de saneamento básico e descuido na sanidade domiciliar e corporal, principalmente com o tratamento da água consumida. Sobre essa água não clorada, a enfermidade que pode assolar algumas pessoas assistidas pelo ACE é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1042182 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1048441 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ir ao circo possibilita ao visitante experienciar diversas modalidades circenses, como a Palhaçaria, a Acrobacia, o Ilusionismo, entre outras. Assim, ao assistir a um espetáculo que utiliza a linguagem circense, é muito provável que se perceba a utilização de várias linguagens artísticas, como as artes visuais, o teatro, a dança e a música. Esse tipo de combinação e interação entre várias formas de arte é conhecido como Artes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1042390 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando o papel da escola na democratização dos saberes estéticos e artísticos, avalie as seguintes afirmações e a relação proposta entre elas.

I. A escola tem um papel fundamental no processo de democratização dos saberes estéticos e artísticos uma vez que a Arte é essencial para a construção integral do sujeito.
PORQUE
II. O tipo de conhecimento que é proposto no ensino de Arte é distinto do que é trabalhado em outros componentes. Assim, por possuir diferentes formas de acesso ao conhecimento, característica própria de sua epistemologia, ela garante ao sujeito uma melhor leitura de si e do meio em que está inserido.

A respeito dessas afirmações, assinale a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1042183 | Biologia, Origem e Evolução da Vida, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1042184 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Qual dos seguintes itens é parte da evidência que apoia a teoria endossimbiótica para a origem das mitocôndrias e plastídios na célula eucariótica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q899122 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

[...] se atentarmos para as questões postas pelos programas, currículos, pelas produções didáticas e demais recursos e materiais de ensino [...], elas giraram, principalmente, sobre quem deveriam ser os agentes sociais privilegiados formadores da nação. Em outras palavras, procurou-se garantir, de maneira hegemônica, a criação de uma identidade comum, na qual os grupos étnicos formadores da nacionalidade brasileira apresentavam-se, de maneira harmônica e não conflituosa, como contribuidores, com igual intensidade e nas mesmas proporções naquela nação.
NADAI, Elza. O ensino de História e a “pedagogia do cidadão”. In: PINSKY, Jaime (org.) O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2021.

A partir da discussão apresentada pelo texto e das diretrizes curriculares expressas no Currículo de Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco, avalie as afirmativas:

I. No século XIX, a perspectiva positivista embasou a criação de uma história oficial do Brasil que singularizou as experiências etnoculturais.
II. A função pedagógica do ensino de história é demonstrar a existência da diversidade etnocultural, desenvolvendo o senso de cidadania e de respeito aos Direitos Humanos.
III. O Currículo de Ensino Fundamental II de Pernambuco sugere a utilização de fontes históricas em sala de aula devido à importância de incluir diversas narrativas sobre o passado histórico.
IV. A perspectiva regionalista do Currículo do Estado de Pernambuco reconhece a importância de revelar a homogeneidade das experiências vividas pelos sujeitos históricos ao longo do tempo.

As afirmativas em diálogo com o texto e com o Currículo do Ensino Fundamental II do Estado de Pernambuco são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q899913 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à sua dimensão pedagógica. O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vem modificando os conceitos, as legislações, as práticas educacionais e de gestão, indicando a necessidade de se promover uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

Considerando a perspectiva apresentada no texto, analise as afirmações abaixo e assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1048443 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, é uma abordagem teatral que busca promover mudanças sociais e políticas. Boal desenvolveu técnicas como o "Teatro Imagem" e o "Teatro Fórum" para ajudar os participantes a explorar e questionar suas próprias realidades. Essas metodologias encorajam a reflexão e a ação social, permitindo que as pessoas se envolvam ativamente na busca por soluções para os problemas que enfrentam.
Nesse sentido, em uma aula que utilize a técnica do Teatro Fórum, durante uma apresentação encenada, o professor deve propor que os estudantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1043913 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001.

Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1042379 | Geografia, Urbanização, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ensinar sobre a cidade tem se constituído em um importante articulador de aprendizagens na educação geográfica. O ensino de cidade assume no início da escolarização uma grande aproximação com o lugar de vivência do estudante e, portanto, uma associação maior com a categoria lugar e paisagem, e ao longo dos anos finais vai assumindo maior complexidade em diferentes escalas geográficas e em associação com diferentes temas e categorias.
FERREIRA, Afonso Vieira; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. A Cidade como objeto de conhecimento para a educação geográfica. Revista Ensino de Geografia (Recife) V, v. 3, n. 2, 2020.

Com relação ao Objetivo de Conhecimento “cidade”, dentro do componente curricular Geografia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1042185 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Durante uma aula sobre respiração, os estudantes frequentemente querem saber qual o destino do oxigênio inspirado. Para responder de forma completa, devemos saber que o destino principal desta molécula é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q905803 | Pedagogia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Observe a aula planejada por uma professora, no âmbito de um projeto interdisciplinar intitulado “Leitura de cada dia”, em uma sala de educação infantil.
Aula – A professora inicia a aula com a exploração da capa do livro “O mágico de Oz” (paisagem, autor, ilustrador, título da obra). Em seguida, levanta quais livros os estudantes já leram do mesmo autor e realiza a leitura em voz alta. Durante a leitura, faz paradas e perguntas sobre o trecho lido ou uma palavra em específico. Ao final, questiona os estudantes sobre: Quais são os personagens? Em que local aconteceu a história? Entre outras perguntas que levam as crianças a se divertirem falando sobre o livro e os pontos da história que se assemelham com sua vida pessoal. Depois, a docente disponibiliza o livro para cada criança conhecer e, na sequência, faz uma pequena dramatização com os estudantes, recontando a história. Sobre a organização do trabalho didático-pedagógico proposto no âmbito da leitura, analise as afirmações abaixo.
I. Durante a aula, percebe-se a relação construída entre adulto/criança, tendo em vista que a professora dá voz às crianças e exercita a escuta sensível.
II. A professora lê a história, considerando os saberes das crianças.
III. Em função do contexto em que se insere a aula (no âmbito de um projeto) a professora coloca a criança no centro das ações planejadas.

É correto o que se afirma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1043914 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na educação de estudantes cegos, permitindo-lhes acessar informações, realizar tarefas acadêmicas e interagir de maneira independente. Esses recursos são projetados para que os estudantes superem barreiras comunicativas, físicas e cognitivas, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q868921 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

As práticas tradicionais de saúde devem ser incorporadas, assim como atributos de saúde da família na atenção básica da saúde. Mas, existem estratégias vivenciadas pelas equipes de agentes comunitários de saúde. Onde se pode citar CERTAMENTE as ações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q899910 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Currículo de Pernambuco, ao afirmar a educação como um direito humano fundamental, estabelece como principal diretriz o fortalecimento de uma sociedade democrática, igualitária e socialmente justa. Nesse sentido, adota como pilares orientadores os princípios de equidade e excelência, formação integral, educação em direitos humanos e inclusão.
A partir dessa afirmação, avalie se as seguintes asserções são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Valorizar a equidade e a excelência como princípios fundamentais implica reconhecer que todos têm direito à aprendizagem e que as singularidades devem ser consideradas e atendidas.
( ) A Educação em Direitos Humanos, ao partir do princípio de que todas as pessoas são iguais perante a lei, observa o respeito às diversidades culturais, religiosas, étnicas, raciais, sexuais e de gênero e reconhece que as diferenças são partes integrantes de cada indivíduo.
( ) A formação integral visa promover o desenvolvimento do indivíduo em todas as suas dimensões, reconhecendo-o não apenas em termos cognitivos, mas também sociais, emocionais, culturais, espirituais e físicos.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q899916 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Observando o alinhamento do Currículo de Pernambuco com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual das alternativas a seguir melhor reflete a proposta desse documento em relação à educação especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q899917 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Vários documentos oficiais, entre eles a Lei Nº 9.394/96 e a BNCC, destacam o papel da colaboração entre a escola e a família na trajetória educacional dos estudantes, em particular daqueles com necessidades especiais. Essa parceria promove um ambiente de apoio e compreensão tanto em casa quanto na escola, assegurando que os estudantes recebam suporte. Nesse contexto, qual das alternativas melhor reflete a importância da colaboração entre a escola e a família no processo de educação do público-alvo da educação especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1048437 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Ao propor uma atividade adotando a Abordagem Triangular de Ensino de Arte, conforme preconiza o Currículo de Pernambuco, uma professora planeja desenvolver a seguinte sequência de atividades:

I. Incentivar os estudantes a observarem a obra selecionada, permitindo que expressem suas próprias percepções antes de fornecer qualquer intervenção.
II. Propor uma atividade prática em que os estudantes criem suas próprias obras de arte inspiradas na obra em questão, promovendo a experimentação e a reflexão sobre a diversidade cultural.
III. Realizar uma aula dialógica, utilizando de recursos audiovisuais e textuais para garantir que os estudantes compreendam os conceitos e contextos da obra em questão.

Assinale a alternativa que relaciona, correta e respectivamente, cada atividade proposta com uma ação da Abordagem Triangular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.