Questões de Concursos Prefeitura de São Lourenço da Mata PE

Resolva questões de Prefeitura de São Lourenço da Mata PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q868999 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível. Na gravidez, ela pode provocar abortos inesperados e até má formação fetal. Trata-se de uma doença progressiva, quando não tratada. Para o ACE enfrentar tal situação, deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q899996 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A segunda edição da pesquisa “Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil” identifica 32 assassinatos registrados nos quilombos entre 2018 e 2022 e evidencia o agravamento das desigualdades e violências historicamente praticadas contra as comunidades quilombolas. Os casos de feminicídio, nove do total apresentado, por exemplo, foram registrados em quilombos que estavam em diferentes fases do processo de titulação, inclusive em quilombos titulados.
Racismo e Violência contra Quilombos no Brasil: 2018-2022. Disponível em: https://terradedireitos.org.br/racismoeviolencia/uploads/Ficha%20web%20Racismo %20e%20Viol%C3%AAncia%20-%20Portugu%C3%AAs.pdf. Acesso em 14 jul. 2024. Adaptado.

Que medidas podem ser apontadas para combater o racismo e a violência contra mulheres quilombolas no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q899997 | Geografia, Professor de Geografia, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os processos de globalização e de transnacionalização focalizaram as potencialidades de um novo tipo de conflito, no qual, devido as altas taxas de urbanização durante o final do século XX nos países do Sul Global, as cidades produzem novas centralidades e marginalidades. A atualidade da conflitualidade urbana na América Latina está representada no relatório Citzen Security do Instituto Igarapé, o qual aponta que, dos 20 países mais homicidas do mundo, 17 estão localizados na América Latina, assim como 43 das 50 cidades mais violentas. A região também observa um crescimento de suas taxas de homicídios em 3,7% por ano, três vezes o crescimento populacional de 1,1%. Cabe ressaltar ainda a vulnerabilidade de certos grupos sociais.
Rodrigues, Guilherme Ribeiro Faria. As cidades como novos lócus dos conflitos contemporâneos: uma análise da violência urbana na América Latina. Disponível em: https://www.aacademica.org/maria.del.carmen.villarreal.villamar/33.pdf#page=39. Acesso em: 14 jul. 2024.Adaptado.

Assinale a alternativa que apresenta os fatores que contribuíram para a inserção da violência no processo de construção dos Estados e identidades nacionais dos países da América Latina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1043106 | Texto associado, Morfologia, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Texto associado.

Atenção! Leia a notícia a seguir para responder à próxima questão.


Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'



O médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis é pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina


Para o médico e neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, o cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, e que também planeja o futuro, seja ele o futuro mais abstrato possível. A afirmação foi feita durante a palestra sobre a interface cérebromáquina no Congresso do Bicentenário de São Leopoldo, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, na última terça-feira (26).

Pioneiro no estudo sobre a interação cérebro-máquina e em pesquisas que desenvolvem esta tecnologia, além de sua aplicação no restabelecimento de movimentos em pessoas acometidas por paralisias e doença de Parkinson, ele falou desta experiência e também do Campus do Cérebro, em Macaíba, Rio Grande do Norte, criado por ele no final dos anos 1990. Ele também fundou e dirige o Projeto Andar de Novo (Walk Again Project).

Em sua exposição, o médico resgatou uma breve história das interfaces de cérebro humano. Segundo a descrição que ele tem de como o cérebro cria a impressão de realidade, Nicolelis explica que tudo começa com o que nos cerca, o universo que nos cerca. “O que o universo oferece para a mente humana é informação e potencial. Não existe nenhuma descrição de significado, nenhuma definição categórica, nenhum dogma que o universo oferece à mente humana.”

Então, continua, "o cérebro humano, desde a nossa vida intrauterina, começa a criar um modelo interno de identidade. E ele vai continuamente adaptando esse modelo com as estatísticas do mundo, com as circunstâncias das nossas experiências diárias. E como, à medida que ele faz isso, ao longo da nossa história enquanto espécie, o cérebro humano criou abstrações mentais que se transformaram literalmente na infraestrutura, na base mental da civilização humana”.

Ao abordar a inteligência natural (orgânica) e a artificial, Nicolelis afirmou que a inteligência dita artificial não é nem inteligente e nem artificial. “Ela não é inteligente porque a inteligência é uma propriedade que emerge da matéria orgânica, basicamente dos organismos, quando eles interagem com o ambiente, com outros organismos, na tentativa de maximizar a sua sobrevivência. Isso é inteligência. Nenhuma máquina faz isso. E jamais fará. Pelo menos as máquinas digitais que nós conhecemos. E ela não é artificial, porque ela é feita por seres humanos. Na realidade, a inteligência artificial é uma coleção de métodos estatísticos muito poderosos, muito interessantes, que eu uso há 30 anos, a maioria deles, ou alguns deles. Mas isso está muito longe, mas muito, muito longe de se equiparar.”

O segundo ponto, complementou o médico, é que não se consegue extrair inteligência. De acordo com ele não é possível sugar de um cérebro as suas memórias, as suas emoções e não se consegue por dentro do cérebro, como se faz com o computador, tirar o conhecimento. "Você consegue oferecer oportunidade para o cérebro. Gera informação e gera conhecimento. Nenhuma máquina gera conhecimento. Essa é uma propriedade nossa. Isso é muito importante para a gente lembrar.”

Ainda durante o encontro, o médico fez um relato da criação do primeiro Campus do Cérebro no mundo, desenvolvido e criado por ele, na cidade de Macaíba, na periferia de Natal (RN), com 60 mil habitantes. “Esse é o primeiro campus do planeta onde todas as atividades foram planejadas, centradas na mente humana, há uma escola de educação científica, clínica.” REINHOLZ,


Fabiana. Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro'.

Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/31/nicolelis-o-cerebro-eum-criador-ativo-do-que-existe-aqui-fora-o-cerebro-planeja-o-futuro. Acesso em: 29 jun. 2024. Adaptado. Fragmento

Por fim, nesta aula com a notícia Nicolelis: 'O cérebro é um criador ativo do que existe aqui fora, o cérebro planeja o futuro', a professora entregou fichas para as crianças com palavras retiradas da notícia e fichas com algumas classes gramaticais, para que elas fizessem associações morfológicas, consultando o dicionário.
INTRAUTERINA - ARTIFICIAL - DESDE - VOCÊ - LEMBRAR

Morfologicamente, as palavras das fichas apresentadas aos estudantes são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1042395 | Educação Artística, Práticas e Mediações Educacionais em Artes, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere a habilidade a seguir:

(EF89AR05PE) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, gravura, quadrinhos, grafite, esculturas, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
Em uma aula de Arte, tendo em vista a Habilidade a ser desenvolvida, um professor propõe uma atividade de desenho livre com o objetivo de explorar a criatividade e expressão individual dos estudantes. Ao analisar o resultado dessa atividade, qual das seguintes abordagens pedagógicas é a mais adequada para valorizar o processo criativo e incentivar o desenvolvimento artístico dos estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1042186 | Ciências, Ensino de Ciências, Professor de Ciências, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Em uma aula de astronomia e história dos calendários, os estudantes encontram-se maravilhados em saber que os astros principais de nosso sistema solar batizaram cada um dos sete dias da semana do Império Romano e que esses mesmos astros batizam de forma independente os dias da semana no calendário Hindu. Durante a explicação, Fernanda interrompe e pergunta: “Mas, professor, por que a semana tem sete dias em diversos calendários?”. A resposta correta que você daria, como professor, seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q899913 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Por muito tempo perdurou o entendimento de que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de alunos que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino. Essa concepção exerceu impacto duradouro na história da educação especial, resultando em práticas que enfatizavam os aspectos relacionados à deficiência, em contraposição à sua dimensão pedagógica. O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vem modificando os conceitos, as legislações, as práticas educacionais e de gestão, indicando a necessidade de se promover uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

Considerando a perspectiva apresentada no texto, analise as afirmações abaixo e assinale a verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q905820 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor Multidisciplinar, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares de Matemática, deve-se tomar como ponto de partida a ideia de que aprender Matemática vai além de simplesmente acumular um conteúdo. Assim, saber e saber fazer Matemática está associado à ideia de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1042336 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O desenvolvimento e a adoção do Sistema Braille no Brasil foram marcados por eventos históricos que podem delimitar quatro períodos temporais distintos: 1854 a 1942, 1942 a 1963, 1963 a 1995 e 1995 a 2002. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um evento marcante do terceiro período (1963 a 1995)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q877746 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Vivenciamos e ainda temos notícias sobre a pandemia da COVID 19, algo bem desgastante e assustador para as pessoas que acreditavam e acreditam na ciência e nos cientistas brasileiros e estrangeiros. Tivemos que ser imunizados através das vacinas produzidas em tempo recorde, mas hábil. Hoje, existem menos casos de morte por essa enfermidade que assolou, praticamente, os continentes. Sobre a imunização por vacinas, principalmente sobre a COVID 19, é CORRETO afirmar que essa vacina
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1043914 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na educação de estudantes cegos, permitindo-lhes acessar informações, realizar tarefas acadêmicas e interagir de maneira independente. Esses recursos são projetados para que os estudantes superem barreiras comunicativas, físicas e cognitivas, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.

As assertivas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1037606 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A referida lei menciona diversas incumbências do poder público quanto à educação inclusiva e acessibilidade, entre elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q868939 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Com base no estatuto da criança, do adolescente e do idoso, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a eles o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à conveniência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência cruel e opressão. Sobre esse estatuto, é de prioridade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q899917 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Vários documentos oficiais, entre eles a Lei Nº 9.394/96 e a BNCC, destacam o papel da colaboração entre a escola e a família na trajetória educacional dos estudantes, em particular daqueles com necessidades especiais. Essa parceria promove um ambiente de apoio e compreensão tanto em casa quanto na escola, assegurando que os estudantes recebam suporte. Nesse contexto, qual das alternativas melhor reflete a importância da colaboração entre a escola e a família no processo de educação do público-alvo da educação especial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1048430 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Leia o texto a seguir:

A Well Respected Man
The Kinks
'Cause he gets up in the morning
And he goes to work at nine
And he comes back home at five-thirty
Gets the same train every time
'Cause his world is built 'round punctuality
It never fails

And he's oh, so good
And he's oh, so fine
And he's oh, so healthy
In his body and his mind
(…)

And his mother goes to meetings
While his father pulls the maid
And she stirs the tea with councilors
While discussing foreign trade
And she passes looks, as well as bills
At every suave young man (…)
DAVIES, Ray. A well respected man. Disponível em: https://lyrics.lyricfind.com/lyrics/the-kinks-a-well-respected-man. Acesso em: 12 jul. 2024. Adaptado.

Letras de música podem ser ótimos recursos para desenvolver uma habilidade exigida pelo currículo escolar. A letra de “A well respected man” poderia ser mais bem usada para trabalhar qual habilidade dos estudantes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1048435 | Educação Artística, Ensino da Arte, Professor de Arte, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Com a intenção de fomentar uma compreensão crítica nos estudantes sobre a relação entre arte, mídia, mercado e consumo, considerando os modos de produção e de circulação da arte na sociedade contemporânea, compete ao professor de Arte
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q868997 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

O agente de combate às endemias é um ator, um profissional muito importante para a comunidade assistida. É necessário destacar que entre as atividades e atribuições, consideradas relevantes para o ideal trabalho do ACE, destaca-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q877738 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Um contraexemplo é um exemplo específico que refuta ou contradiz uma afirmação, teoria, conjectura ou proposição. Considere então a afirmação “Todos os homens bons possuem código moral”. Assinale a alternativa que representa um contraexemplo para essa afirmação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q877743 | Saúde Pública, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

As doenças propagadas por águas contaminadas são citadas na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1043913 | Braille, Sistema Braille, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol. 2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2001.

Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.