Início Questões de Concursos Prefeitura de São Luís MA Resolva questões de Prefeitura de São Luís MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de São Luís MA Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. ✂️ a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. ✂️ b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. ✂️ c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. ✂️ d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. ✂️ e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. ✂️ a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. ✂️ b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. ✂️ c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. ✂️ d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. ✂️ e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos ✂️ a) específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS. ✂️ b) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. ✂️ c) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua. ✂️ d) no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares. ✂️ e) específicos em, no mínimo, três componentes curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q320326 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta. ✂️ a) O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar. ✂️ b) A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações. ✂️ c) O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta. ✂️ d) Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura. ✂️ e) O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta. ✂️ a) O sorobã auxilia o deficiente visual a desenhar mapas e a ampliar esquemas geométricos. ✂️ b) O reglete é um aparelho eletrônico que ajuda o deficiente visual a superar dificuldades de natureza linguística. ✂️ c) Os sintetizadores de voz têm a função de gravar e ampliar o som da voz humana como meio de facilitar a leitura labial. ✂️ d) Lupas eletrônicas, impressoras braille e scanners de mesa são softwares que permitem a ampliação de textos. ✂️ e) A punção e a máquina braille são recursos que auxiliam o deficiente visual na produção de textos escritos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. ✂️ a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. ✂️ b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. ✂️ c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. ✂️ d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. ✂️ e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor ✂️ a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. ✂️ b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. ✂️ c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. ✂️ d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. ✂️ e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) ✂️ a) apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. ✂️ b) têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma. ✂️ c) apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse. ✂️ d) apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata. ✂️ e) desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O conceito de necessidades educacionais especiais ✂️ a) pressupõe a cura clínica como forma de inclusão. ✂️ b) é mais amplo que o conceito de deficiência. ✂️ c) contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um. ✂️ d) inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária. ✂️ e) denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q390056 | História, Teoria em História, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico ✂️ a) parte da memória de sujeitos e de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a reconstituição do passado. ✂️ b) amplia a subjetividade histórica e impede que os alunos se percebam como sujeitos inseridos no processo histórico. ✂️ c) prejudica o ensino da história, uma vez que, sem o apoio de documentos oficiais, a reconstituição histórica é impossível. ✂️ d) deturpa a verdade histórica, uma vez que a memória é seletiva. ✂️ e) exige métodos e técnicas de pesquisa sofisticados, fora do alcance dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q390141 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta. ✂️ a) Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ✂️ b) O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino. ✂️ c) Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar. ✂️ d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de ?procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras?. ✂️ e) Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q327395 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta. ✂️ a) O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar. ✂️ b) É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola. ✂️ c) O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública. ✂️ d) A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula. ✂️ e) O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q327082 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta. ✂️ a) Todo estudante com deficiência tem direito a acessar universalmente os conhecimentos mínimos, acionando as redes de apoio necessárias e as tecnologias de informação que o auxiliem em seu processo de aprendizagem. ✂️ b) Mais importante que o currículo é o conteúdo oferecido aos estudantes. ✂️ c) Os tempos, o espaço físico da escola, a relação família-escola e o atendimento educacional especializado oferecido pelas salas de recursos multifuncionais podem ser pensados separadamente e independentemente do sujeito, pois todos aprendem de forma semelhante. ✂️ d) Os professores são os profissionais que organizam os processos desenvolvimento e aprendizagem em suas turmas, independentemente do interesse do aluno. ✂️ e) Um currículo acessível precisa estar vinculado ao nível socioeconômico de cada estudante e adequar-se a essa realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q326639 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta. ✂️ a) Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados. ✂️ b) O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados. ✂️ c) O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola. ✂️ d) As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados. ✂️ e) A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q328924 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta. ✂️ a) Serviços de TA, a exemplo da fisioterapia, da psicologia e da terapia ocupacional, são recursos exclusivos da CAA. ✂️ b) Os sistemas de símbolos gráficos são recursos de CAA utilizados por fonoaudiólogos, únicos profissionais habilitados para operacionalizá-los. ✂️ c) Expressões faciais e corporais, sons e gestos são considerados elementos da comunicação alternativa que não dependem de auxílios externos. ✂️ d) O vocalizador é um recurso de CAA específico para o auxílio de estudantes cegos no processo de aprendizagem. ✂️ e) Os recursos de CAA para o atendimento aos estudantes com dificuldade de fala são construídos de modo a atender o maior número possível de estudantes da escola. 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21Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo. ✂️ a) Preparar o aluno surdo para as diferentes formas de comunicação em língua portuguesa, escrita e oral, de modo que ele possa atuar com fluência linguística. ✂️ b) Desenvolver a leitura labial, a leitura textual e a escrita o quanto possível, evitando-se o processo discriminatório em sala de aula. ✂️ c) Estimular o aluno a aprender o português escrito, única forma de participar da comunidade ouvinte sem sofrer discriminação. ✂️ d) Ampliar o acervo textual do surdo na língua portuguesa, para que ele seja capaz de dialogar com os colegas ouvintes de forma escrita e compreensível. ✂️ e) Desenvolver a competência linguística e textual dos alunos com surdez, para que sejam capazes de ler e escrever em língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos. ✂️ a) Campanhas de erradicação do preconceito no ambiente escolar são suficientes para se garantirem a inclusão educacional e o respeito à singularidade dos estudantes. ✂️ b) A valorização das diferenças no ambiente educacional favorece apenas às pessoas sem deficiência, que ganham a oportunidade de conviver com o diferente nesses ambientes. ✂️ c) A valorização das diferenças e o convívio com o diferente no ambiente educacional promovem, além de respeito, o direito de os surdos serem atendidos em suas demandas. ✂️ d) As especificidades dos surdos no âmbito das demandas linguísticas, culturais e arquitetônicas são irrelevantes no discurso de inclusão. ✂️ e) A socialização dos estudantes surdos e não surdos é o único requisito para a inclusão educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos ✂️ a) específicos em, no mínimo, dois componentes curriculares e fluência em LIBRAS. ✂️ b) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua. ✂️ c) específicos no ensino da língua portuguesa na modalidade oral como segunda língua. ✂️ d) no ensino da LIBRAS, ainda que rudimentares. ✂️ e) específicos em, no mínimo, três componentes curriculares. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q320326 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta. ✂️ a) O currículo explícito, expresso nos planos de ensino, e o currículo oculto, que ocorre nas práticas de sala de aula, revelam a cultura escolar. ✂️ b) A cultura escolar é o conhecimento erudito expresso no currículo, o qual apresenta uma forma correta de falar, de escrever e de se comportar em diversas situações. ✂️ c) O currículo expressa o ambiente escolar, local privilegiado de manifestação de diferentes hábitos e costumes de cada grupo familiar e, na junção dessas diferenças, a cultura escolar se manifesta. ✂️ d) Cada escola escolhe livremente todos os conteúdos e conhecimentos a serem trabalhados para as diferentes faixas etárias que atende e, nessa escolha, se revela sua cultura. ✂️ e) O currículo reflete a cultura escolar, que é apenas um reflexo da sociedade na qual a escola está inserida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta. ✂️ a) O sorobã auxilia o deficiente visual a desenhar mapas e a ampliar esquemas geométricos. ✂️ b) O reglete é um aparelho eletrônico que ajuda o deficiente visual a superar dificuldades de natureza linguística. ✂️ c) Os sintetizadores de voz têm a função de gravar e ampliar o som da voz humana como meio de facilitar a leitura labial. ✂️ d) Lupas eletrônicas, impressoras braille e scanners de mesa são softwares que permitem a ampliação de textos. ✂️ e) A punção e a máquina braille são recursos que auxiliam o deficiente visual na produção de textos escritos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias. Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta. ✂️ a) Em comunidades surdas, os ouvintes ainda são maioria e determinam o fluxo que deve ser seguido pela educação. ✂️ b) A acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação não afeta o bom desempenho do estudante surdo nas atividades acadêmicas. ✂️ c) O ambiente escolar, quando hostil, desperta sentimentos que levam o indivíduo surdo a (re)produzir os comportamentos descritos no texto. ✂️ d) O discurso subjacente às situações descritas no texto denota que as pessoas surdas estão integradas a um ambiente de interação e inclusão. ✂️ e) Como a escola tem combatido mais fortemente o preconceito, o sentimento de solidão que comumente acomete as pessoas surdas foi extinguido do ambiente escolar, estando limitado, atualmente, ao ambiente familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor ✂️ a) mantenha a família afastada do processo de avaliação. ✂️ b) priorize aspectos quantitativos em detrimento dos qualitativos. ✂️ c) aborde exclusivamente as dificuldades desses estudantes. ✂️ d) aplique testes padronizados às especificidades de cada estudante. ✂️ e) tome decisões sobre quais recursos de acessibilidade deverão ser oferecidos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) ✂️ a) apresentam o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, as quais podem ser de ordem física, sensorial e(ou) intelectual. ✂️ b) têm perda bilateral, parcial ou total de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma. ✂️ c) apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizam tarefas em áreas de seu interesse. ✂️ d) apresentam limitações nas habilidades adaptativas que não podem ser reparadas pela inclusão escolar imediata. ✂️ e) desenham muito bem e encontram-se exclusivamente na faixa etária compreendida entre oito e quatorze anos de idade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017O conceito de necessidades educacionais especiais ✂️ a) pressupõe a cura clínica como forma de inclusão. ✂️ b) é mais amplo que o conceito de deficiência. ✂️ c) contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um. ✂️ d) inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária. ✂️ e) denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta. ✂️ a) As atividades desenvolvidas na escola devem tornar o aluno com deficiência múltipla capaz de conviver com sentimentos de rejeição e autopiedade. ✂️ b) Na adaptação curricular, os professores devem superestimar as condições e as indisposições físicas desses adolescentes, como forma de não expor suas limitações. ✂️ c) Propostas pedagógicas que visem à aquisição de novas aprendizagens podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades já adquiridas, por isso é recomendável desconsiderá-las no processo de adaptação curricular. ✂️ d) É recomendável que o desempenho de um aluno com deficiência múltipla seja comparado ao de outros alunos com essa mesma condição, para que se definam os critérios de avaliação mais adequados a todos. ✂️ e) O adolescente com deficiência múltipla enfrenta alguns desafios adicionais no desenvolvimento do autoconceito, da autoestima e na construção da própria identidade, e tais peculiaridades devem ser consideradas no planejamento pedagógico direcionado a esses alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido ✂️ a) em salas de recursos multifuncionais dos centros específicos de AEE, não podendo ser substitutivo à escolarização, mas devendo ser ofertada no mesmo turno de aula do aluno para auxiliar o trabalho docente. ✂️ b) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros de AEE, desde que ofertado de forma complementar ou suplementar, sem substitutir à escolarização. ✂️ c) no turno inverso ao turno do aluno, na própria escola, em outra escola, mas não em centros de AEE, em caráter complementar ou suplementar. ✂️ d) em salas de recursos multifuncionais da escola do aluno, de outra escola ou em centros específicos de AEE, de forma substitutiva à escolarização. ✂️ e) exclusivamente em salas de recursos multifuncionais da própria escola do aluno e em caráter complementar ou suplementar à escolarização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q390056 | História, Teoria em História, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico ✂️ a) parte da memória de sujeitos e de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a reconstituição do passado. ✂️ b) amplia a subjetividade histórica e impede que os alunos se percebam como sujeitos inseridos no processo histórico. ✂️ c) prejudica o ensino da história, uma vez que, sem o apoio de documentos oficiais, a reconstituição histórica é impossível. ✂️ d) deturpa a verdade histórica, uma vez que a memória é seletiva. ✂️ e) exige métodos e técnicas de pesquisa sofisticados, fora do alcance dos alunos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q390141 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta. ✂️ a) Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ✂️ b) O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino. ✂️ c) Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar. ✂️ d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de ?procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras?. ✂️ e) Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q327395 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta. ✂️ a) O trabalho coletivo tem sido apontado por pesquisadores e estudiosos como o caminho mais difícil e complexo para o alcance das novas finalidades da educação escolar. ✂️ b) É tarefa dos pais de alunos trazerem a ciência pedagógica para o trabalho coletivo desenvolvido na escola. ✂️ c) O projeto político-pedagógico, o trabalho coletivo e o conhecimento da ciência pedagógica são princípios fundamentais para a organização do trabalho na escola pública. ✂️ d) A organização da escola é competência unicamente do Estado, tanto dentro quanto fora da sala de aula. ✂️ e) O projeto político-pedagógico resulta da construção individual dos atores da educação escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas ✂️ a) nos itens II e III. ✂️ b) em todos os itens. ✂️ c) no item I. ✂️ d) no item III. ✂️ e) nos itens I e II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q327082 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta. ✂️ a) Todo estudante com deficiência tem direito a acessar universalmente os conhecimentos mínimos, acionando as redes de apoio necessárias e as tecnologias de informação que o auxiliem em seu processo de aprendizagem. ✂️ b) Mais importante que o currículo é o conteúdo oferecido aos estudantes. ✂️ c) Os tempos, o espaço físico da escola, a relação família-escola e o atendimento educacional especializado oferecido pelas salas de recursos multifuncionais podem ser pensados separadamente e independentemente do sujeito, pois todos aprendem de forma semelhante. ✂️ d) Os professores são os profissionais que organizam os processos desenvolvimento e aprendizagem em suas turmas, independentemente do interesse do aluno. ✂️ e) Um currículo acessível precisa estar vinculado ao nível socioeconômico de cada estudante e adequar-se a essa realidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta. ✂️ a) O plano de AEE é de uso exclusivo do professor de sala de aula. ✂️ b) Se o aluno com deficiência estiver frequentando assiduamente a sala de recursos multifuncionais e sua integração às atividades propostas se der de forma natural, o plano de AEE se torna pouco relevante. ✂️ c) Elaborado no início do ano, o plano de AEE será desenvolvido com todos os alunos com deficiência que frequentam a sala de recursos multifuncional, independentemente de suas particularidades. ✂️ d) O plano de AEE deverá considerar as necessidades educacionais específicas de cada aluno e ser elaborado de acordo com elas. ✂️ e) O currículo proposto pela secretaria de educação deverá ser rigorosamente respeitado e atendido, não se admitindo adequações com o fim de garantir a plena acessibilidade dos alunos com deficiência aos conteúdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q326639 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta. ✂️ a) Os conteúdos curriculares já estão determinados nos livros didáticos e no PPP, bastando a seleção dos livros que serão adotados. ✂️ b) O PPP estabelece as ações e estratégias da escola, enquanto o currículo se preocupa apenas com os conteúdos a serem ensinados. ✂️ c) O currículo descrito no PPP se restringe aos componentes curriculares que serão trabalhados pela escola. ✂️ d) As Diretrizes e os Parâmetros Curriculares Nacionais determinam os currículos e o PPP apenas seleciona os conteúdos que serão adotados. ✂️ e) A definição, no PPP, do tipo de cidadão a ser formado, delineia elementos importantes do currículo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem ✂️ a) a garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados. ✂️ b) a imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais. ✂️ c) a acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante. ✂️ d) a disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica. ✂️ e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q328924 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta. ✂️ a) Serviços de TA, a exemplo da fisioterapia, da psicologia e da terapia ocupacional, são recursos exclusivos da CAA. ✂️ b) Os sistemas de símbolos gráficos são recursos de CAA utilizados por fonoaudiólogos, únicos profissionais habilitados para operacionalizá-los. ✂️ c) Expressões faciais e corporais, sons e gestos são considerados elementos da comunicação alternativa que não dependem de auxílios externos. ✂️ d) O vocalizador é um recurso de CAA específico para o auxílio de estudantes cegos no processo de aprendizagem. ✂️ e) Os recursos de CAA para o atendimento aos estudantes com dificuldade de fala são construídos de modo a atender o maior número possível de estudantes da escola. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro