Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Luís MA

Resolva questões de Prefeitura de São Luís MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q321070 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A proposta didático-pedagógica para se ensinar português escrito para os alunos com surdez orienta-se pela concepção educacional bilíngue LIBRAS-Português Escrito. Assinale a opção que aponta o principal objetivo do ensino do português escrito ao aluno surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q322226 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção correta, a respeito da inclusão educacional para os estudantes surdos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q328419 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê a atuação, no atendimento educacional especializado para os estudantes surdos, de profissional com conhecimentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q320326 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando o currículo como a cultura da escola, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q319348 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q326725 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No âmbito da inclusão educacional e da inclusão social, observa-se que, em determinadas situações escolares e familiares, pessoas surdas preferem ficar sozinhas e totalmente afastadas das outras pessoas. Em reuniões familiares, em que é comum conversar em língua oral, as pessoas surdas mantêm-se solitárias.

Considerando as informações do texto precedente, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q320038 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No processo de avaliação de estudantes com deficiência, o uso do portfólio permite que o professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q321248 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q326589 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O conceito de necessidades educacionais especiais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q328705 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere às características dos adolescentes com deficiência múltipla e sua relação com o planejamento de estratégias e atividades pedagógicas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q327235 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Conforme nota técnica do Ministério da Educação, o atendimento educacional especializado (AEE) será desenvolvido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q390056 | História, Teoria em História, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q390141 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q327395 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Considerando a organização do trabalho na escola pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q323861 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

I - transtorno opositivo desafiador, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

II - deficiência, transtorno opositivo desafiador e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

III - deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva prevê o acesso, a participação e a aprendizagem nas escolas regulares dos estudantes com as condições descritas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q327082 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Um currículo acessível para todos possibilita desenvolvimento e aprendizagem aos alunos e alunas a todo o momento. Considerando essa posição teórica, alicerçada nas ideias de Vigotsky, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q327740 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito do plano de AEE, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q326639 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da relação do PPP com o currículo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q328924 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.