Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Luís MA

Resolva questões de Prefeitura de São Luís MA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q390157 | História, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q319950 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Em relação aos aspectos psicológicos que dizem respeito ao nascimento e à rotina das famílias de bebês com deficiência, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q483481 | Geografia, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Terras do oeste maranhense estão incluídas no Programa Grande Carajás (PGC). Essa região participa nas atividades do PGC com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q327451 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q474144 | Educação Física, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse sentido, a consciência corporal é um importante componente perceptivo porque está relacionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q321249 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q473106 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A determinação da via energética predominante de uma atividade física contribui para o planejamento do treinamento físico. Ao considerar as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade, seguindo a classificação: Sistema a longo prazo (oxidativo) > 3 min; Sistema a curto prazo (ATP - CP + ácido lático) 1,5 min; Sistema imediato (ATP - CP) 10 seg; Sistema imediato (ATP) 4 seg, (McARDLE, W.D; KATCH, F. I.;KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 3. ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992.), assinale a opção que apresenta CORRETAMENTE a via energética predominante em cada uma das modalidades esportivas indicadas, considerando a duração e a intensidade dos gestos técnicos respectivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q473367 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q324640 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No desenvolvimento e na autonomia da pessoa com deficiência visual, a mobilidade e a orientação são fundamentais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q484406 | Geografia, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

O porto de Itaqui é nacionalmente conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré do Brasil. No que se refere à importância do complexo de Itaqui e às suas condições de operação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q383859 | Biologia, Citologia, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A oogênese refere-se à sequência de eventos pelos quais as oogônias (oócitos primordiais) são transformadas em oócitos. No desenvolvimento reprodutivo feminino, esse processo de maturação inicia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q484332 | Geografia, Clima, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Cada região do globo terrestre apresenta um clima próprio devido à conjugação de um conjunto diferenciado de fatores, tais como latitude, altitude, relevo, continentalidade, entre outros. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q326029 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca das modalidades organizativas dos conteúdos e seus respectivos produtos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q320392 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q390227 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das civilizações do antigo Oriente Próximo e de suas respectivas interações, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q327734 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam

I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.

 II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .

III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.

É CORRETO o que se diz apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q324546 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da avaliação da deficiência intelectual, assinale a opção correta conforme a orientação da Associação Americana de Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (AADID).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q326391 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor de Nível Superior, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q328816 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q319720 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito das medidas que viabilizam o acesso de estudantes com deficiência ao currículo, a exemplo de modificações físicas e materiais na escola e na metodologia utilizada pelo professor, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.