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Questões de Concursos Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP

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21Q1045858 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os aspectos históricos que contextualizam a educação especial, observa-se que ela se organizou tradicionalmente como um determinado tipo de atendimento educacional especializado, assinale-o abaixo:
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22Q1045854 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise cada uma das alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A educação inclusiva restringe-se apenas às pessoas com deficiência.
[ ] A definição atual de educação inclusiva é fruto de diversos movimentos de um contexto histórico permeado pela consciência de uma sociedade igualitária, com equiparação de oportunidades e, no caso da educação, direito garantido a todos
[ ] A consciência de uma sociedade para todos nem sempre existiu. Ela começa a ser formada a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948.
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23Q1014628 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise os enunciados e marque a alternativa incorreta.
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24Q1045616 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Público, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Carmim de cochonilha: a história do pigmento feito de insetos moídos


A palavra “vermelho” vem do latimvermiculus, que significa “verme”. O motivo é que, por muito tempo, um pigmento vermelho comum na Europa vinha de um inseto minúsculo de nome científicoKermes vermilio. Esse bichinho excreta um composto químico batizado de ácido quermésico, que já dava cor a roupas, cerâmicas e quadros em Roma. Civilizações antigas das Américas, como astecas e maias, eram fãs de um ácido colorido similar – o ácido carmínico, presente no insetoDactylopiuscoccus, a cochonilha.

No século 15, por exemplo, Montezuma, o imperador asteca, exigiu tributo na forma de cochonilha de onze cidades conquistadas. Até hoje, o Peru e o México estão entre os maiores produtores desse pigmento. Os insetos são criados em cactos, que eles adoram parasitar.

Para obter meio quilo de pó de carmim, é necessário pulverizar 70 mil cochonilhas secas. Até 20% do corpo do inseto de 0,5 cm consiste nesse ácido de cor vibrante, mas elas pesam frações de grama cada uma. Não rende.

O pó escarlate se tornaria um dos produtos mais importantes da balança comercial do México colonial: só não movimentava mais dinheiro que a prata. Sua importância era tamanha que essa substância era negociada em bolsas de valores na Europa – como soja e minério de ferro são hoje, por exemplo –, e foi essencial para que a Espanha se tornasse uma potência econômica.

Essacommodityfez muito sucesso nos retratos e cenas cristãs dramáticas do barroco. Caravaggio, o pintor italiano, utilizava frequentemente sua tonalidade cor de sangue. Quando os tintureiros europeus começaram a experimentar com o pigmento americano em tecidos, ficaram deslumbrados com sua vivacidade e concentração: o vermelho era muito mais bonito que o gerado pelos insetos do Velho Mundo.

O carmim de cochonilha só voltou a ser viável economicamente nas últimas décadas: embora tenha saído de cena nas artes, na construção civil e na indústria têxtil, ele ainda é uma opção biologicamente inofensiva para colorir comida e cosméticos, aprovada por agências de vigilância sanitária mundo afora. Aparece em iogurtes, balas e outras coisas sabor morango, bem como no bolo red velvet e em quase todo batom.

No futuro, é possível que o corante passe a ser secretado por microrganismos geneticamente modificados, eliminando a preocupação dos veganos com a matança de artrópodes.

MOURÃO, M.Carmim de cochonilha: a história do pigmento feito de insetos moídos. Revista Superinteressante. (Adaptado). Disponível em.
Observe o excerto a seguir, com especial atenção às expressões em destaque:
A palavra “vermelho” vem do latim vermiculus, que significa “verme”. O motivo é que, por muito tempo, um pigmento vermelho comum na Europa vinha de um inseto minúsculo de nome científico Kermes vermilio. Esse bichinho excreta um composto químico batizado de ácido quermésico [...]”.
Enquanto recursos de coesão textual, as expressões em destaque são empregadas para:
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25Q1022359 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Portuguesa e Inglês, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Read the text below to answer question

“To read these books, in this way, as an exercise in self-knowledge, carries certain risks. Risks that are both personal and political. Risks that every student of Political Philosophy has known. These risks spring from the fact that philosophy teaches us, and unsettles us, by confronting us with what we already know. There is an irony: the difficulty of this course consists in the fact that it teaches what you already know. It works by taking what we know from familiar unquestioned settings, and making it strange. [...] Philosophy estranges us from the familiar, not by supplying new information, but by inviting and provoking a new way of seeing.


But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again. Self-knowledge is like lost innocence; however unsettling you find it, it can never be 'unthought' or 'unknown'. What makes this enterprise difficult, but also riveting, is that Moral and Political Philosophy is a story, and you don't know where the story would lead, but you do know that the story is about You.”


Text taken from: “Justice: What's the Right Thing to Do?” Introduction Class ― Michael Sandel

The metaphor "Self-knowledge is like lost innocence" implies that:
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26Q1045614 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Público, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão.

Carmim de cochonilha: a história do pigmento feito de insetos moídos


A palavra “vermelho” vem do latimvermiculus, que significa “verme”. O motivo é que, por muito tempo, um pigmento vermelho comum na Europa vinha de um inseto minúsculo de nome científicoKermes vermilio. Esse bichinho excreta um composto químico batizado de ácido quermésico, que já dava cor a roupas, cerâmicas e quadros em Roma. Civilizações antigas das Américas, como astecas e maias, eram fãs de um ácido colorido similar – o ácido carmínico, presente no insetoDactylopiuscoccus, a cochonilha.

No século 15, por exemplo, Montezuma, o imperador asteca, exigiu tributo na forma de cochonilha de onze cidades conquistadas. Até hoje, o Peru e o México estão entre os maiores produtores desse pigmento. Os insetos são criados em cactos, que eles adoram parasitar.

Para obter meio quilo de pó de carmim, é necessário pulverizar 70 mil cochonilhas secas. Até 20% do corpo do inseto de 0,5 cm consiste nesse ácido de cor vibrante, mas elas pesam frações de grama cada uma. Não rende.

O pó escarlate se tornaria um dos produtos mais importantes da balança comercial do México colonial: só não movimentava mais dinheiro que a prata. Sua importância era tamanha que essa substância era negociada em bolsas de valores na Europa – como soja e minério de ferro são hoje, por exemplo –, e foi essencial para que a Espanha se tornasse uma potência econômica.

Essacommodityfez muito sucesso nos retratos e cenas cristãs dramáticas do barroco. Caravaggio, o pintor italiano, utilizava frequentemente sua tonalidade cor de sangue. Quando os tintureiros europeus começaram a experimentar com o pigmento americano em tecidos, ficaram deslumbrados com sua vivacidade e concentração: o vermelho era muito mais bonito que o gerado pelos insetos do Velho Mundo.

O carmim de cochonilha só voltou a ser viável economicamente nas últimas décadas: embora tenha saído de cena nas artes, na construção civil e na indústria têxtil, ele ainda é uma opção biologicamente inofensiva para colorir comida e cosméticos, aprovada por agências de vigilância sanitária mundo afora. Aparece em iogurtes, balas e outras coisas sabor morango, bem como no bolo red velvet e em quase todo batom.

No futuro, é possível que o corante passe a ser secretado por microrganismos geneticamente modificados, eliminando a preocupação dos veganos com a matança de artrópodes.

MOURÃO, M.Carmim de cochonilha: a história do pigmento feito de insetos moídos. Revista Superinteressante. (Adaptado). Disponível em.
Considere as seguintes afirmações, baseadas no texto:

I. O fato de os pigmentos artificiais serem mais lucrativos é um dos motivos para o desuso do carmim de cochonilha.
II. As cochonilhas produziam um pigmento carmim que se destacava por ser mais vivo e concentrado.
III. Atualmente, o corante carmim é produzido a partir de cochonilhas geneticamente modificadas.

É (são) verdadeira(s) apenas:
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27Q1022365 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Portuguesa e Inglês, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Analyze the following passages:

“For last year's words belong to last year's language
And next year's words await another voice.”
— T.S. Eliot, Four Quartets

“No man ever steps in the same river twice, for it's not the same river and he's not the same man.”
— Heraclitus

What central theme connects the ideas expressed in the passages by T.S. Eliot and Heraclitus?
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29Q1045848 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
II - A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
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30Q1045857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O atendimento às necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes demanda a adoção de uma série de estratégias. Ao analisar especificamente o currículo e a avaliação, observa-se que eles devem apresentar qual das características abaixo?
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31Q1045860 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

De acordo com o LDB, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” qual dos aspectos a seguir?
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32Q1022356 | Inglês, Pronomes Pronouns, Língua Portuguesa e Inglês, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Read the text below to answer question

“To read these books, in this way, as an exercise in self-knowledge, carries certain risks. Risks that are both personal and political. Risks that every student of Political Philosophy has known. These risks spring from the fact that philosophy teaches us, and unsettles us, by confronting us with what we already know. There is an irony: the difficulty of this course consists in the fact that it teaches what you already know. It works by taking what we know from familiar unquestioned settings, and making it strange. [...] Philosophy estranges us from the familiar, not by supplying new information, but by inviting and provoking a new way of seeing.


But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again. Self-knowledge is like lost innocence; however unsettling you find it, it can never be 'unthought' or 'unknown'. What makes this enterprise difficult, but also riveting, is that Moral and Political Philosophy is a story, and you don't know where the story would lead, but you do know that the story is about You.”


Text taken from: “Justice: What's the Right Thing to Do?” Introduction Class ― Michael Sandel

In the sentence "But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again," the pronoun "it" most directly refers to:
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33Q1022357 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Língua Portuguesa e Inglês, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Read the text below to answer question

“To read these books, in this way, as an exercise in self-knowledge, carries certain risks. Risks that are both personal and political. Risks that every student of Political Philosophy has known. These risks spring from the fact that philosophy teaches us, and unsettles us, by confronting us with what we already know. There is an irony: the difficulty of this course consists in the fact that it teaches what you already know. It works by taking what we know from familiar unquestioned settings, and making it strange. [...] Philosophy estranges us from the familiar, not by supplying new information, but by inviting and provoking a new way of seeing.


But, and here is the risk, once the familiar turns strange, it is never quite the same again. Self-knowledge is like lost innocence; however unsettling you find it, it can never be 'unthought' or 'unknown'. What makes this enterprise difficult, but also riveting, is that Moral and Political Philosophy is a story, and you don't know where the story would lead, but you do know that the story is about You.”


Text taken from: “Justice: What's the Right Thing to Do?” Introduction Class ― Michael Sandel

What does the word "unsettles" convey in the context of the passage?
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34Q1022363 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Língua Portuguesa e Inglês, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Consider the pronunciation of the following irregular verbs and their forms:

Lead – Led, led
Feed – Fed, fed
Bleed – Bled, bled
Breed – Bred, bred
Read – Read, read

Which statement is correct?
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35Q1045665 | Português, Interpretação de Textos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão.

A candura da chuva



E as chuvas voltaram. Elas, que nos tinham abandonado, para nos advertir de quanto precisamos delas. No jardim, o verde da folhagem resplandeceu. Uma goteira intermitente, caindo sobre uma folha grande (nunca sei os nomes das plantas), repete, em espaços certos, um som musical que me agrada. Foi por causa de gota assim, repetida, que Chopin criou o prelúdio da Gota d’água.


Para mim, em minha deliciosa clausura, o que a chuva tem de mais importante são os sons. Tantos e tão variados. Sobre as folhas, sobre a areia, sobre o cimento, sobre o balde de alumínio. Depois, escorrendo nas telhas. Quem mora engavetado num apartamento não sabe o que seja a chuva correndo, escorrendo, se esfregando nas telhas. É preciso morar em casas térreas.


Quando nós éramos meninos, as casas tinham uma outra telha de vidro, e a gente não só ouvia, como via a chuva deslizando, resvalando, tinindo no beiral da nossa casa já morta, lá longe, onde os bois mugiam suplicantes de madrugada. Lá longe, onde os carneiros, no entardecer, tinham olhos desavisados. Lá longe, onde os sapos assobiavam uma música dodecafônica. Lá longe, onde dormem, profundamente, os nossos mortos e a nossa puerícia. Quão enganosa e ligeira foi a infância!


Esta chuva, que está caindo desde ontem e continua caindo, agora me traz algumas esperanças que estavam a morrer. Não se detenham, amigos, em pensamentos pessimistas, nem chorem a dor que ainda não doeu. Somos homens e a palavra “homem” sinonimiza com força e liberdade. Eu sou livre, mesmo neste quarto de portas fechadas. Só o fato de eu querer continuar preso me cobre de todas as liberdades da vida. Meu corpo, grande e farto, coberto de liberdades. O espírito diáfano, com uma asa em cada omoplata, tem todo o céu do sonho para voar.


Faz-me bem esta chuva. Não quero dizer, com isto, que a poesia tenha voltado. Nem irei garantir que ela tenha havido um dia. Quero comunicar, a sei lá quem, que estou bem e queeste bem, que me vai por dentro e me veste o corpo, deve estar com alguns de vocês, que preferem a chuva ao êxito; a chuva ao poder; a chuva ao dinheiro; a chuva à sociedade; a chuva ao smoking. Tenho chuva e amor. Uma coisa e outra são prazeres que embevecem. As duas coisas se completam, em nós... e o homem aquiescente aceita a paz, afinal, como o único bem da terra.


Ah, não estou ligando para as notícias dos jornais. Não foi Deus quem as escreveu. Foram os homens. Estão todas truncadas, intrigadas, todas. Sou livre. A liberdade completa é não querer e não poder. Brindemos essa chuva, que me aumenta a capacidade de ir escrevendo essas verdades intatas, sem grande sentido aparente, sem nenhuma importância fundamental. O fundamental que fique a cargo dos poderosos. Não quero mais que a música reminiscente da chuva que está caindo e a mão do amor sobre minha fronte e meus cabelos.


MARIA, A. A candura da chuva. In: TAUIL, G. (Org.) Vento vadio: as crônicas de Antônio Maria, 2021, p. 132-134.

O penúltimo parágrafo do texto permite depreender que:
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36Q1045685 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Dentro do Programa Educação Inclusiva, uma escola, com Projeto Político-Pedagógico que segue o paradigma da inclusão, deve estar configurada como um espaço que possui qual dos atributos abaixo?
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37Q1045690 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O Programa Educação Inclusiva é pautado em vários instrumentos que representam a sua base teórica, como por exemplo a Declaração de Salamanca. Em consonância com a referida declaração compete afirmar, EXCETO:
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38Q1045671 | Português, Sintaxe, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Nas sentenças a seguir, verifica-se um adjetivo substantivado, com papel sintático de sujeito, em:
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39Q1069715 | Filosofia, O que É a Filosofia, Ciências da Natureza, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Associe as correntes filosóficas da ciência com suas principais características ou ideias centrais:

Correntes Filosóficas:
1 - Positivismo
2 - Falsificacionismo de Popper
3 - Paradigmas de Kuhn
4 - Programas de Pesquisa de Lakatos

Características:
A. Desenvolvimento científico ocorre através de revoluções paradigmáticas, com períodos de ciência normal e ciência extraordinária.
B. Conhecimento científico progride pela eliminação de teorias que podem ser refutadas, a ciência que se baseia no método indutivo.
C. Esta corrente defende que o conhecimento científico pode explicar coisas práticas, como as leis da física, as relações sociais e a ética, Auguste Comte é o principal fundador.
D. Pesquisa científica evolui através de programas de investigação com núcleo central e cinturão protetor de hipóteses auxiliares.
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40Q1045684 | Pedagogia, Principais Autores, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

Tomando como parâmetro as técnicas demonstradas na obra de Vygotsky, que podem ser empregadas para trabalhar os aspectos sociais, psicológicos e cognitivos da educação inclusiva, analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa pertinente.

I - Ao introduzir obstáculos ou dificuldades em uma determinada tarefa, Vygotsky demonstra uma forma de quebrar os métodos rotineiros de solução de problemas.
II - No estudo da comunicação infantil e da função da fala egocêntrica, Vygotsky elaborou uma situação que requeria da criança um engajamento numa atividade cooperativa com outras crianças que não conseguiam compartilhar sua linguagem (estrangeiras ou surdas).
III - Outro método consistia em fornecer caminhos alternativos para a solução do problema, por meio de vários tipos de materiais (denominados auxiliadores externos).
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