Questões de Concursos Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP

Resolva questões de Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1045691 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2025

O desenvolvimento psicomotor sofre influências de ordem interna e externa, em que os fatores internos influenciam os externos e vice-versa. Para que a criança possa ter os seus interesses e possibilidades ampliados, conquistando cada vez mais habilidades e competências, precisa evoluir nas diversas dimensões do desenvolvimento infantil, sendo possível caracterizá-las por meio de quatro dimensões específicas, que foram descritas por meio de qual alternativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1027391 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Auditor Público, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

A sequência a seguir foi estabelecida a partir de um padrão tendo como primeiro termo a1 = 0. Conhecendo esse padrão é possível dizer que o vigésimo termo na sequência, ou seja, a20 é:

(0, 3, 8, 15, 24, 35, .................................... a20)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1045847 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao longo dos questionamentos propostos por Mantoan, é possível observar algumas estratégias que podem ser empregadas no intuito de integrar os alunos com deficiência em classes regulares dos sistemas de ensino. A seguir, foi apresentada uma dessas estratégias, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1045848 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as asserções abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correta.

I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
II - A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, implicando uma mudança estrutural e cultural da escola para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1045849 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Complete o enunciado abaixo com o termo correspondente.

Inclusão representa um avanço em relação ao movimento de ______________ escolar, que pressupunha o ajustamento da pessoa com deficiência para sua participação no processo educativo desenvolvido nas escolas comuns.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1045850 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Por meio do texto da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é possível compreender alguns dos aspectos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, da qual o Brasil é signatário. Assim, leia os enunciados abaixo e marque, na sequência, a alternativa correspondente.

I – Os estados-partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de inclusão plena.
II – Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao sistema educacional criado especificamente para atender suas necessidades.
III - Devem ser adotadas medidas que visem garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas na comunidade em que vivem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1045851 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Quando a educação especial começou a se tornar questão de política pública?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1045852 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correspondente.

I - O currículo de uma escola inclusiva deve trabalhar não somente a aprendizagem de conteúdos, mas também de valores éticos, morais e das habilidades sociais. Logo, o currículo não se restringe ao ensino de conteúdos estritamente acadêmicos, mas também à metodologia, entre outros aspectos.
II – Para atender aos alunos e às suas necessidades, é possível pensar em atividades e estratégias que abranjam todos os alunos e, a partir delas, pensar nos alunos e nas potencialidades de cada um deles.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1045853 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Sobre a educação especial, em conformidade com a LDB, analise as afirmativas abaixo:

I - Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.
II - O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1045854 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise cada uma das alternativas abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.

[ ] A educação inclusiva restringe-se apenas às pessoas com deficiência.
[ ] A definição atual de educação inclusiva é fruto de diversos movimentos de um contexto histórico permeado pela consciência de uma sociedade igualitária, com equiparação de oportunidades e, no caso da educação, direito garantido a todos
[ ] A consciência de uma sociedade para todos nem sempre existiu. Ela começa a ser formada a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, publicada em 1948.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1045856 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O Programa de Educação Inclusiva deve ser pensado por meio de um determinado modelo que conjuga a construção de um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades dos estudantes, em que as diversas barreiras que dificultam a inclusão são analisadas e quebradas.
Que modelo é esse?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1045857 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

O atendimento às necessidades educacionais especiais temporárias e permanentes demanda a adoção de uma série de estratégias. Ao analisar especificamente o currículo e a avaliação, observa-se que eles devem apresentar qual das características abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1045858 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Ao analisar os aspectos históricos que contextualizam a educação especial, observa-se que ela se organizou tradicionalmente como um determinado tipo de atendimento educacional especializado, assinale-o abaixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1014627 | Libras, Educação dos Surdos, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

A carência de intérpretes de língua de sinais é sentida nos contextos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1045859 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Sobre o desenvolvimento infantil, é falso afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1014628 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise os enunciados e marque a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1045860 | Pedagogia, Legislação da Educação, Portador de Deficiência, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

De acordo com o LDB, “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação” qual dos aspectos a seguir?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.