Início

Questões de Concursos Prefeitura de São Miguel do Oeste SC

Resolva questões de Prefeitura de São Miguel do Oeste SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q900050 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Arte, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional), a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q900086 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante o estágio pré-operacional do desenvolvimento infantil, qual é uma das principais limitações cognitivas observadas em crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1019424 | Espanhol, Substantivo Sustantivo, Professor de Língua Espanhola, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 9.

Por qué los noctámbulos tienen más riesgo de morir antes: es el alcohol y el tabaco, no los hábitos de sueño

Un nuevo estudio descarta una relación directa entre la nocturnidad y una mayor mortalidad, pero encuentra que quienes se acuestan y levantan más tarde tienen más probabilidad de ser fumadores y bebedores

"Los seres humanos somos animales diurnos", como explica María Ángeles Bonmatí, investigadora postdoctotal de CIBER (Instituto de Salud Carlos III) y autora del libro Que nada te quite el sueño (Crítica). Es decir, estamos preparados fisiológicamente para tener actividad durante el día y para descansar durante la noche. Sin embargo, dentro de ese patrón general, añade Bonmatí, "las personas se pueden clasificar en distintos cronotipos" en función de sus relojes internos, condicionados por sus ritmos circadianos. Simplificando, se puede hablar de personas con cronotipo vespertino y personas con cronotipo matutino.

Comparte esta opinión María Ángeles Bonmatí, que apunta que, aunque el cronotipo vespertino ya se había asociado a una mayor probabilidad de presentar factores de riesgo cardiovascular (como la obesidad o el consumo de tabaco), la realidad es que los estudios al respecto "mostraban un incremento en la mortalidad con el cronotipo vespertino, independientemente de estos factores asociados".

El País (modificado)

Marque a alternativa que destaca um substantivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q914989 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Sobre os ferimentos que podem ocorrer com os escolares, avalie as alternativas abaixo e, marque a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q900069 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Maria está implementando um projeto de leitura em sua turma, onde as crianças escolhem livros que desejam ler e discutem suas histórias em grupo. Qual das seguintes afirmações está correta sobre a Teoria da Atividade aplicada por Maria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q899598 | Geografia, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador criado pelo Programa das Nações Unidas parao Desenvolvimento (PNUD) que visa avaliar o desenvolvimento dos países não apenas a partir da dimensão econômica, mas também considerando aspectos sociais, como educação e saúde. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q899601 | Geografia, Geografia Física, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A desertificação é um processo de degradação ambiental que pode ocorrer de diversas formas, dependendo das suas causas e características. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.


I. No Sahel, uma região semiárida que se estende ao longo do sul do Deserto do Saara, as mudanças climáticas têm exacerbado a desertificação. A região experimentou períodos de seca prolongada nas últimas décadas, diminuindo a vegetação natural e acelerando a degradação do solo. Esse processo, combinado com o crescimento populacional e a sobre-exploração de recursos naturais, tem agravado o problema da desertificação na área.


II. Na Austrália, o pastoreio excessivo de ovelhas e gado em regiões semiáridas tem reduzido a cobertura de plantas nativas, levando à desertificação biológica. As espécies invasoras, como gramíneas introduzidas, competem com as plantas nativas e alteram a composição do solo, tornando-o mais suscetível à erosão e menos capaz de sustentar uma diversidade de flora e fauna.


III. No Mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, o desvio dos rios que alimentavam o lago para irrigação intensiva de monoculturas de algodão levou à desertificação hidrológica. A diminuição do nível da água do lago resultou em uma vasta área de solo salinizado e desertificado, destruindo o ecossistema local e causando sérios problemas socioeconômicos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q899681 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual das seguintes afirmações cita de maneira correta a contribuição de uma civilização para o desenvolvimento da Matemática ao longo da história?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q900093 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o conceito central da teoria de Lev Vygotsky em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q870695 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

No Pantanal, o fenômeno conhecido como "Regra dos 30" contribui para a ocorrência de incêndios florestais. Esse conjunto de fatores inclui dias sem chuva, umidade baixa, temperaturas elevadas e ventos fortes. Qual dos fatores abaixo NÃO faz parte da "Regra dos 30"?
Acesso em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ c9811vnljnjo (Adaptado)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q900112 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Língua Inglesa, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Língua Inglesa no Ensino Fundamental visa desenvolver habilidades relacionadas à comunicação intercultural e ao uso da língua em contextos reais. Uma das competências específicas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q916276 | Português, Emprego do hífen, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Por que a geração Z e os millennials não atendem mais o telefone

"Olá, esta é a caixa postal de Yasmin Rufo. Por favor, não deixe mensagem, pois não vou ouvir, nem ligar de volta."

Infelizmente, esta não é a mensagem da minha caixa postal. Mas eu certamente gostaria que fosse, bem como a maior parte dos jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e dos millennials (nascidos entre 1981 e 1995).

Uma pesquisa recente concluiu que 25% das pessoas com 18 a 34 anos de idade nunca atendem o telefone. Os participantes responderam que ignoram o toque, respondem por mensagens de texto ou pesquisam o número online se for desconhecido.

A pesquisa do site Uswitch envolveu 2 mil pessoas. Ela também concluiu que cerca de 70% das pessoas com 18 a 34 anos preferem mensagens de texto a chamadas telefônicas.

Para as gerações mais velhas, falar ao telefone é normal. Meus pais passaram a adolescência brigando com seus irmãos pelo telefone fixo no corredor, o que só fazia com que toda a família ouvisse as suas conversas.

Já a minha adolescência foi passada em mensagens de texto. Fiquei obcecada por elas desde o momento em que ganhei meu Nokia cor-de-rosa de presente de aniversário, com 13 anos de idade.

Eu passava todas as noites depois da escola redigindo textos de 160 caracteres para os meus amigos.

Eu retirava todas as vogais e espaços desnecessários, até que a mensagem parecesse um grupo de consoantes aleatórias que os próprios serviços deinteligência teriam dificuldade de decifrar. Afinal, eu nunca iria pagar a mais para escrever 161 caracteres.

E, em 2009, as ligações telefônicas do meu celular custavam uma fortuna. "Nós não demos este telefone para você fofocar com suas amigas a noite inteira", relembravam meus pais sempre que recebiam minha conta telefônica, todos os meses.

Foi assim que surgiu uma geração de pessoas que só se comunicam por texto. As ligações por telefone celular eram para emergências e o telefone fixo era usado raramente para falar com os avós.

A psicóloga Elena Touroni explica que, como os jovens não desenvolveram o hábito de falar ao telefone, "agora parece estranho, pois não é o normal".

Por isso, os jovens podem esperar o pior quando o telefone começa a tocar − ou se iluminar em silêncio, já que ninguém com menos de 35 anos de idade tem o toque configurado no seu telefone.

Mais da metade dos jovens que responderam à pesquisa do Uswitch reconheceram acreditar que uma ligação inesperada significa más notícias.

A psicoterapeuta Eloise Skinner explica que a ansiedade em torno das ligações vem de "uma associação com algo de ruim − uma sensação de pavor ou mau presságio".

"À medida que as nossas vidas ficam mais atribuladas e os cronogramas de trabalho mais imprevisíveis, temos menos tempo para ligar para um amigo, simplesmente para saber como ele está", explica ela. "Por isso, as ligações telefônicas ficam reservadas para as notícias importantes das nossas vidas, que, muitas vezes, podem ser difíceis."

Para Jack Longley, de 26 anos, "é exatamente isso". Ele nunca atende ligações de números desconhecidos, pois "ou é golpe, ou é marketing. É mais fácil simplesmente ignorar as ligações, em vez de procurar saber quais delas são verdadeiras."

Nick e Charlie, da série 'Heartstopper', fazem parte da geração das mensagens de texto

Mas não falar ao telefone não significa que os jovens não mantenham contato com seus amigos. Nossos grupos de bate-papo se movimentam o dia inteiro, com uma série de mensagens corriqueiras, memes, fofocas e, mais recentemente, mensagens de voz.

Muitas dessas conversas, agora, acontecem nas redes sociais, particularmente no Instagram e no Snapchat, onde é mais fácil enviar imagens e memes ao lado dos textos. E, mesmo com o consenso de que as ligações telefônicas são indesejadas, o uso de mensagens de voz divide as gerações mais jovens.

Na pesquisa do Uswitch, 37% das pessoas com 18 a 34 anos de idade declarou que as mensagens de voz são sua forma preferida de comunicação. Por outro lado, apenas 1% dos participantes com 35 a 54 anos preferem mensagens de voz em vez de ligações telefônicas.

"A mensagem de voz é como falar ao telefone, só quemelhor", afirma a estudante Susie Jones, de 19 anos. "Você tem o benefício de ouvir a voz dos seus amigos, mas sem pressões. Por isso, é uma forma mais educada de comunicação."

Mas, para mim, é difícil ouvir mensagens de voz de cinco minutos de uma amiga contando as novidades sobre a vida dela. Elas devaneiam, as mensagens ficam repletas de palavras como "tipo" e "ahn" − e toda a história poderia ser contada em duas mensagens de texto.

As mensagens de texto e de voz permitem que os jovens participem das conversas no seu próprio ritmo. E eles podem responder de forma mais atenciosa e ponderada.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyw96x064eo

'Nossos grupos de bate-papo se movimentam o dia inteiro, com uma série de mensagens corriqueiras, memes, fofocas e, mais recentemente, mensagens de voz.
No vocábulo destacado o hífen permanece, pois é uma palavra composta por justaposição e o primeiro elemento é um verbo. Além de "bate-papo", também possuem hífen, os vocábulos abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q899646 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Durante a Guerra dos Emboabas (1707-1709), um episódio ficou conhecido como "Capão da Traição". Sobre esse evento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q1018943 | Espanhol, Fonética Fonética, Língua Espanhola, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2019

Texto associado.
Lee el texto y contesta la pregunta:

¿Qué es el enfoque constructivista?
El enfoque constructivista, en su vertiente de corriente pedagógica, es una manera determinada de entender y explicar las formas en las que aprendemos. Los psicólogos que parten de este enfoque ponen énfasis en la figura del aprendiz como el agente que en última instancia es el motor de su propio aprendizaje.
Los padres, maestros y miembros de la comunidad son, según estos autores, facilitadores del cambio que se está operando en la mente del aprendiz, pero no la pieza principal. Esto es así porque, para los constructivistas, las personas no interpretan literalmente lo que les llega del entorno, ya sea a través de la propia naturaleza o a través de las explicaciones de maestros y tutores. La teoría constructivista del conocimiento nos habla de una percepción de las propias vivencias que siempre está sujeta a los marcos de interpretación del “aprendiz”.
Es decir: somos incapaces de analizar objetivamente las experiencias que vivimos en cada momento, porque siempre las interpretaremos a la luz de nuestros conocimientos previos. El aprendizaje no es la simple asimilación de paquetes de información que nos llegan desde fuera, sino que se explica por una dinámica en la que existe un encaje entre las informaciones nuevas y nuestras viejas estructuras de ideas. De esta manera, lo que sabemos está siendo construido permanentemente.

El aprendizaje como reorganización
¿Por qué se dice que Piaget es constructivista? En términos generales, porque este autor entiende el aprendizaje como una reorganización de las estructuras cognitivas existentes en cada momento. Es decir: para él, los cambios en nuestro conocimiento, esos saltos cualitativos que nos llevan a interiorizar nuevos conocimientos a partir de nuestra experiencia, se explican por una recombinación que actúa sobre los esquemas mentales que tenemos a mano tal como nos muestra la Teoría del Aprendizaje de Piaget. Al igual que un edificio no se construye transformando un ladrillo en un cuerpo más grande, sino que se erige sobre una estructura (o, lo que es lo mismo, una colocación determinada de unas piezas con otras), el aprendizaje, entendido como proceso de cambio que se va construyendo, nos hace pasar por diferentes etapas no porque nuestra mente cambie de naturaleza de manera espontánea con el paso del tiempo, sino porque ciertos esquemas mentales van variando en su relaciones, se van organizando de manera distinta a medida que crecemos y vamos interactuando con el entorno. Son las relaciones establecidas entre nuestras ideas, y no el contenido de estas, las que transforman nuestra mente; a su vez, las relaciones establecidas entre nuestras ideas hacen cambiar el contenido de estas.
Disponible en: https://psicologiaymente.com/desarrollo/teoria-del-aprendizaje-piaget
La palabra ‘según’ es la forma __ de segundo. La palabra que completa el hueco y el sentido, explicando la regla es:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q899649 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A Lei nº 9.394/96, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), é a legislação que estabelece as diretrizes e bases da educação no Brasil. Promulgada em 20 de dezembro de 1996, a LDB organiza a educação nacional em suas diferentes etapase modalidades, definindo os princípios, fins, e a estrutura do sistema educacional no país.


Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA a respeito das disposições dessa lei.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q863910 | Pedagogia, Auxiliar de Creche, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o procedimento correto a ser seguido em caso de emergência no ambiente escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q900031 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Considere uma escola que adota a concepção escolanovista de educação. Durante uma aula, um professor decide implementar um método de trabalho coletivo que prioriza a colaboração entre os alunos. Qual método ele está utilizando?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q1021889 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, PSS, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Consider the dialogue below:

David: Hi, Emily! Have you ever thought about the impact of technology on our daily lives?

Emily: Hi, David! Yes, I think about it often. Technology has certainly made our lives easier in many ways, but it also has its downsides.

David: Absolutely. For example, smartphones have made communication much faster, but at the same time, people seem to be more disconnected in real life.

Emily: I agree. It's ironic, isn't it? We have more ways to connect, yet it sometimes feels like we're more isolated.

David: That's true. Do you think there's a way to find a balance between using technology and maintaining real-world connections?

Emily: I believe there is. Perhaps it's about setting boundaries, like limiting screen time or having tech-free days to spend more quality time with family and friends.

David: That's a good point. It might also be helpful to be more mindful about how we use technology.

Emily: Definitely. Being conscious of our usage can help us use technology more purposefully rather than letting it control us.

Based on the dialogue, which of the following statements best captures the main theme of their conversation?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q900043 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

A revisão sistemática sobre Competências Digitais (CD) na Educação revelou a importância de compreender este conceito. Assim, avalie as proposições:

I. A maioria dos autores trata as CDs como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes
II. As Competências Digitais são sinônimos de Letramento Digital
III. A complexidade tecnológica não influenciou a necessidade de CD

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q1079811 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Orientador Social, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2019

A Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência compreende o conjunto de orientações normativas que objetivam assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência. Essa Política tem como princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.