Questões de Concursos: Prefeitura de Salgado Filho PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Salgado Filho PR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

111 Q896242 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Dentre os principais objetivos da Didática, enquanto área do conhecimento e saberes sistematizados é INCORRETO afirmar:

112 Q896243 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Sobre o cuidar e o educar, é INCORRETO afirmar:

114 Q884253 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Preencha a lacuna com a alternativa correta:

“___________ pilonidal é uma bolsa que se forma na pele, geralmente na região do cóccix, que pode conter fragmentos cutâneos, pelos, glândulas sebáceas e sudoríparas; é uma doença inflamatória que pode causar dor incapacitante, se não for tratada adequadamente”.

116 Q896198 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Todos os aspectos listados a seguir interferem no custo de uma refeição, exceto:

117 Q896206 | Nutrição, Microrganismos patogênicos e DTA’s, Nutricionista, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Doença transmitida por alimento (DTA) é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. De forma simplificada, as DTAs são classificadas como: infecções, toxinfecções e intoxicações. As infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico. Todos as alternativas a seguir apresentam exemplos de micro-organismos causadores de infecções alimentares, exceto:

118 Q896211 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

As teorias de aprendizagem contribuem para a compreensão acerca da construção dos processos mentais e comportamentais dos indivíduos para a promoção da aprendizagem, desde a infância a vida adulta. Acerca das teorias de aprendizagem, leia a situação a seguir, analise-a e identifique qual teoria fundamenta a abordagem materializada pelo professor:


Um professor de história, ao iniciar um novo conteúdo, apresenta aos alunos um documentário sobre a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, promove um debate em sala de aula, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a relacionarem os fatos históricos com a realidade atual.


Qual teoria da aprendizagem melhor explica a abordagem utilizada pelo professor?

119 Q896214 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece metas ambiciosas para a educação brasileira, dentre elas a universalização do acesso e da permanência na escola. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa que apresenta uma ação que NÃO contribui diretamente para a universalização da educação, de acordo com os princípios do PNE:

120 Q896216 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A educação infantil foi considerada durante muito tempo como uma etapa desnecessária à educação das crianças, sendo compreendida como um espaço para as crianças ficarem enquanto seus pais ou familiares trabalhavam. Atualmente a educação infantil é compreendida sob outras concepções e finalidades e definidas e orientadas a partir de leis específicas. Acerca da organização da educação infantil, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/1996) determina que:


I - A educação infantil deve proporcionar o desenvolvimento integral da criança até os sete anos de idade.


II - Deverá ser oferecida em creches e pré escolas.


III - O atendimento deve contemplar no mínimo 8 horas diárias.


IV - A carga horária anual deve ter, no mínimo, 800 horas e 200 dias letivos.


Analisando os itens acima, quais afirmativas estão corretas?

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.