Início

Questões de Concursos Prefeitura de Salgado Filho PR

Resolva questões de Prefeitura de Salgado Filho PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q916371 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Texto associado.
Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira

O jornalista Cid Moreira morreu, nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, por insuficiência renal, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Apesar de ter se destacado por comandar o Jornal Nacional, da TV Globo por 26 anos, o paulista da cidade de Taubaté também se aventurou por outras searas ao longo dos seus mais de 80 anos de carreira.


Além de âncora de telejornal e locutor, Cid Moreira também se dedicou à gravação de álbuns em que narrava salmos e outros trechos da Bíblia. “Quem é Jesus?”, “Momentos do Velho Testamento”, “Oração da Minha Vida” e “Quem É Jesus?” se unem à regravação de “Desiderata”, poema clássico do escritor norte-americano Max Ehrmann.


Em 2001, o jornalista lançou uma coleção de 11 CDs em que ele narrava todo o Novo Testamento da Bíblia. Em entrevista ao Conversa com o Bial, da TV Globo, Cid contou que o projeto já havia batido a marca das 50 milhões de unidades vendidas, contrariando a expectativa inicial do produtor, que não o considerava vendável.


“Vendeu que nem água”, afirmou. “Nasceu na minha cabeça a ideia de gravar a Bíblia toda. Falei com o produtor e ele disse que não era comercial, que ia demorar muito tempo. Realmente, foram quase sete anos. Mas hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar.”

Além da narração de textos cristãos, Cid também se aventurou no cinema. O paulista foi o narrador do filme “Dois Filhos de Francisco”, de 2005, que narra a história de vida da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano e tem direção de Breno Silveira. Mais tarde, em 2023, o jornalista se aventurou no universo da dublagem e integrou o time que passou para o português o filme “Tudo por um Furo”, que conta a história de um grupo de jornalistas recrutado para montar um canal de notícias que fica no ar 24 horas por dia.


Fonte: Narração da Bíblia e cinema: relembre a carreira artística de Cid Moreira | CNN Brasil
Assinale a alternativa que apresente o tempo verbal do verbo em destaque no período: “Mas hoje a Bíblia que eu gravei está em tudo o que você imaginar”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q871339 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Quando deve ser realizada a substituição dos equipamentos de proteção individual (EPI) apresentar defeito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q884247 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

De acordo com a Lei Nº 14.758, de 19 de dezembro de 2023, a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer é constituída a partir de 21 (vinte e um) princípios e diretrizes gerais. Analise os itens e posteriormente assinale a alternativa correta:

I - Reconhecimento do câncer como doença crônica passível de prevenção, curável, tratável e controlável.
II - Organização das ações e dos serviços destinados ao cuidado integral das pessoas com câncer na Rede de Atenção à Saúde do SUS, com base em parâmetros e critérios de necessidade e em diretrizes baseadas em evidências científicas.
III - Atendimento multiprofissional a todos os usuários com câncer, com oferta de cuidado compatível a cada nível de atenção e evolução da doença.
IV - Realização de ações intersetoriais, buscando parcerias que propiciem o desenvolvimento das estratégias de prevenção e controle do câncer.
V - Organização da vigilância do câncer por meio da informação, da identificação, do monitoramento e da avaliação das ações de controle da doença e de seus fatores de risco e de proteção.
VI - Utilização, de forma integrada, dos dados e das informações epidemiológicas e assistenciais, coletados por meio dos Registros Hospitalares de Câncer e por outras fontes disponíveis, para planejamento, monitoramento e avaliação das ações e dos serviços para prevenção e controle do câncer.
VII - Implementação e aperfeiçoamento permanente da produção e da divulgação de informações, com vistas a subsidiar o planejamento de ações e de serviços para prevenção e controle do câncer.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q884257 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Assinale a alternativa que apresenta a melhor opção de escolha para definição de um volume de dosagem para administração de uma vacina, no músculo deltoide, em um adolescente com estatura e peso padrão para sua curva etária:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q871343 | Mecânica de Autos, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Todas as alternativas a seguir apresentam elementos de vedação presentes em conjuntos mecânicos. Assinale o elemento de fixação que atua entre o cilindro e o pistão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q896171 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Segundo o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP, 2017) “usar no mínimo dois identificadores mitiga erros em casos de pacientes homônimos”. Assinale a única alternativa que explica “pacientes homônimos”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q895705 | Serviço Social, Movimento de Reconceituação do Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Criados a partir da década de 1990, significam o desenho de uma nova institucionalidade nas ações públicas, que envolvem distintos sujeitos nos âmbitos estatal e societal, com competência de apreciar, controlar, fiscalizar e deliberar políticas públicas setoriais ou de defesa de direitos de segmentos específicos. São canais importantes de participação coletiva e de criação de novas relações políticas entre governos e cidadãos, que pretendem modificar tanto o Estado quanto a sociedade em direção à construção de esferas públicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q896225 | Pedagogia, Libâneo, Professor, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Libâneo (2013), em sua obra "Didática", apresenta uma visão complexa e abrangente do processo de ensino e aprendizagem. Considerando as contribuições do autor, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:


I - Libâneo defende que a didática deve ser compreendida como uma disciplina neutra, desvinculada de questões sociais e políticas, focando exclusivamente nos aspectos técnicos do ensino.


II - Para o autor, o processo de ensino deve ser intencional e planejado, visando à formação integral do aluno, considerando aspectos cognitivos, afetivos e sociais.


III - A didática, segundo Libâneo, deve estar a serviço de um projeto educativo que promova a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.


IV - O autor critica as tendências pedagógicas tradicionais, como o tecnicismo e a pedagogia histórico crítica, por desconsiderarem o papel ativo do aluno no processo de aprendizagem.


Qual alternativa contempla somente afirmações corretas acerca da Didática a partir do autor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q884263 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

A menopausa caracteriza-se pelo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q871323 | História e Geografia de Estados e Municípios, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Na sua origem, o município de Salgado Filho tinha suas terras anunciadas para venda principalmente em dois estados do Brasil, de onde vieram muitos de seus moradores. Quais são eles?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q871317 | Raciocínio Lógico, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Um colégio possui 240 alunos e estes ocupam 8 salas do colégio. Sabendo que em seis delas tem exatamente 32 alunos cada, a quantidade de alunos que sobram para ocupar as outras duas salas, é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q896191 | Nutrição, Métodos de Conservação dos Alimentos, Nutricionista, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e de permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana. Segundo a legislação brasileira vigente, a temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de ________ a ________ em até duas horas. A alternativa que completa adequadamente as lacunas acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q871335 | Mecânica, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Horário INADEQUADO para se realizar a varrição da poeira que se acumula no chão da oficina mecânica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q896229 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

De acordo com a História da Educação Brasileira, o primeiro livro fundamentalmente utilizado como preconizador de “Currículo”, pode ser considerado CORRETAMENTE como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q884252 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Mpox:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q896201 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Nutricionista, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Com relação ao processo de higienização em serviços de alimentação, a legislação brasileira estabelece que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q884250 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

O termo andropausa relaciona-se ao tema:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q871318 | Matemática, Regra de Três, Mecânico, Prefeitura de Salgado Filho PR, FAU, 2024

Em uma promoção, 250 gramas de queijo é anunciada por R$ 11,80. Se um consumidor comprou 1 quilo deste queijo, pagou o total de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.