Início

Questões de Concursos Prefeitura de Santa Fé do Sul SP

Resolva questões de Prefeitura de Santa Fé do Sul SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q896653 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Sobre a fisiologia do sistema cardiovascular, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1021956 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Having as reference what is disposed in the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB concerning the teaching and learning of the English language, it is truthfull that:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q896659 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Evocando o rio Congo (Zaire) como “uma linha de partida”, o geógrafo Gilles Sautter sublinhou notavelmente o papel do majestoso rio da África Central: “o Congo não é apenas, por seus canais e suas grandes ilhas, um mundo original justaposto às áreas [vizinhas]. Ele representa também, para essas últimas, um fator de coordenação e de integração regional. Sua influência é ao mesmo tempo direta, como fonte reguladora de água, e indireta, como grande via navegável, oferecida às iniciativas humanas.”

(Sauter, R, 2010. 1208, p.)


A atual República Democrática do Congo foi uma colônia belga entre 1885 e 1960. Nesse período:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q896715 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), descreve corretamente a caracterização desse espaço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q896655 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9.394/1996 (LDB), ratificando posição da Constituição Federal de 1988, determina que “[…] o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia” (Art. 26 §4º). A formação docente e o ensino de história na conjuntura sócio-histórico brasileira segundo a LDB diz respeito, entre outros fatores à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q896649 | Biologia, Mitose, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Ao ministrar uma aula sobre ciclo celular (mitose), o professor de ciências mostrou aos alunos duas figuras. A primeira ilustrava a fase na célula que centríolos, duplicados, migram para os polos rodeados por fibras, que, em conjunto, formam o áster. A segunda figura ilustrava a carioteca e o nucléolo que voltam a se formar. As etapas da mitose evidenciadas na aula são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1021957 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Texto associado.

Read the text, and analyse the assertives that are introduced.


The field of English language instruction for non-native speakers, commonly referred to as Teaching English as a Second Language (ESL), has experienced significant changes in recent times, due to the emergence of technology and the use of novel pedagogical methods. Conventional approaches, characterised by a focus on memorization and repeated grammar drills, are being replaced by dynamic and interactive methodologies that accommodate a wide range of learning preferences.

The integration of technology has emerged as a prominent transformation in the field of ESL instruction. Digital platforms, such language learning applications and online courses, provide customised learning experiences that may adjust to the unique pace and skill level of each individual learner. The utilisation of gamification is employed to transform the process of language acquisition into an enjoyable and captivating endeavour. In addition, the utilisation of online forums and virtual classrooms enables individuals to engage in real-time communication with native speakers, therefore providing them with valuable opportunities for meaningful language practise.

Content-Based Instruction (CBI) is an increasingly prominent pedagogical technique that has garnered significant attention and recognition. This approach facilitates the integration of English language acquisition with content-based instruction, so students acquire English proficiency by actively interacting with academic topics such as science, history, or literature. The implementation of contextual learning not only enhances the relevance and engagement of the language learning process, but also facilitates the organic acquisition of intricate vocabulary and concepts by students.

Task-Based Learning (TBL) places emphasis on the utilisation of language as a means to achieve certain objectives. Within Task-Based Language (TBL) classes, the conventional approach of introducing a language element followed by practise and production is substituted with the use of activities that require students to employ English in a genuine manner. This may encompass the resolution of problems, the execution of tasks, or the enactment of role-playing scenarios. These activities possess a high level of motivation and accurately reflect the usage of language in real-world contexts.

Flipped Classrooms is a pedagogical approach that combines online and in-person learning, wherein students are assigned to review instructional materials, often in the form of video courses, outside of the classroom, and subsequently participate in interactive activities during class time to consolidate their understanding. This technique facilitates increased engagement during classroom sessions and affords educators the chance to deliver focused assistance in areas requiring the greatest attention.

Cultural Immersion programmes, which involve placing students in English-speaking situations, have been demonstrated to significantly enhance language competence. This approach facilitates learners' exposure to the language within authentic contexts, fostering the acquisition of colloquial idioms and idiomatic use, which are frequently omitted in conventional instructional materials.

In summary, the contemporary approaches to ESL instruction are distinguished by a transition towards enhanced authenticity, interactivity, and individualization in the learning process. Through the use of technology and the implementation of novel pedagogical approaches, educators have enhanced capabilities to adequately equip students for practical English communication in real-life scenarios, making the learning experience more efficacious and pleasant, and at the same time recognising the cultural context meaning in the process of language acquisition.


(Available in: https://www.skylineuniversity.ac.ae/knowledge-update/from-different-corners/. Adapted.)

I. Students’ learning precedences have substantiated and pinpointed the emergence of novel pedagogic methods.

II. Flipped Classrooms foster student independence and also promote undertaking responsibility for their learning process.

III. Cultural Immersion programmes proffer great scope for native-like acquisition.

There is accuracy in what is stated in

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q896676 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em uma pequena propriedade, as galinhas antes ciscavam soltas no terreiro e comiam minhocas e restos de alimento. Punham uma certa quantidade de ovos e depois iam chocá-los durante semanas, quando paravam de botar. Mas logo descobriu-se que a procriação podia ser agilizada pela chocadeira elétrica, permitindo controlar a temperatura e evitar quebra de ovos. Para não perder tempo ciscando, foram colocadas em pequenas gaiolas metálicas e alimentadas à base de ração. Logo percebeu-se que era mais produtivo separar a produção de ovos da de pintinhos. Foram separadas também da produção de matrizes (galos e galinhas). E tudo isso porque galinha comia minhocas [...]


(OLIVA, J. et all de J. Graziano da Silva: O que é questão agrária. Adaptado)


Considerando o texto, é possível afirmar que trata-se do seguinte tipo de transformação sofrida pela agricultura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q896680 | Geografia, Industrialização, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A mineração é parte importante da história do Brasil, não só pelo ciclo do ouro do século XVIII, mas também pelo seu papel na colonização e integração de muitas regiões, na consolidação da cultura e da identidade de algumas regiões. Depois desse período, ela muda a sua base de exploração, mas continua a ser fundamental para a economia do país, deixando marcas profundas na paisagem e na cultura brasileira, sendo que seus resquícios fazem parte hoje do patrimônio mineiro. De acordo com Figueiredo et all (2018) o patrimônio mineiro (patrimônio cultural da mineração) vem aparecendo como uma nova área do conhecimento, sendo considerado um desdobramento do que se conhece como geopatrimônio. Como uma ramificação científica interdisciplinar, abarca desde a patrimonialização de prédios e equipamentos da atividade minerária interrompida em décadas passadas, até a inventariação e análise de resquícios da atividade minerária de períodos protoindustriais e pré-industriais (anteriores ao século XIX). Sobre a mineração, seus impactos econômicos, ambientais e o patrimônio mineiro, analise as afirmativas a seguir.


I. O consumo de minerais de interesse social (areia, brita, argilas, cimento) pode ser um indicador de desenvolvimento. O consumo per capita nos países periféricos, por exemplo, é significativamente inferior ao de países desenvolvidos.


II. A mineração deve ser encarada como uma forma temporária de uso do solo. A modificação do relevo causada por ela resulta na criação de novos ambientes.


III. Mineração e geoconservação possuem objetivos diferentes para com os elementos da geodiversidade.


IV. Além de fornecer matérias-primas para inúmeras atividades recorrentes, a extração mineral também é responsável por gerar o que se pode chamar de Patrimônio Mineiro.


V. “Patrimônio” pode ser entendido como coisas ou lugares que queremos manter, aproveitar ou aprender com gerações passadas, muitos aspectos do nosso ambiente cultural, e entre eles, lugares que passaram por mineração.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1021958 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

The different natures of contents that make up a teacher’s plan equip practice, and cover distinct categories integrating reality and understanding. Some kinds of contents refer to knowing how to do things, and are straightforward connected to the possibility of building instruments by establishing ways that enable the performance of actions. Far from being mechanical and deprived from meaning, these contents constitute: key components in child development for they relate to a making decision path; command of human culture tools which are necessary to live; answers to immediate needs for the insertion in a universe that is closer; the base for conquering independence. Dispose oneself to questioning is a fundamental behavior in the learning process, the same way cooperation and respect, for example, are, as well as to learn sets of steps and systems related to essential forms of contributing to the group, ask for help, and help out. The characterization offered refers to content which is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1069662 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem os desafios do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-modernidade. Um deles levanta a questão de que, na atual era pós-moderna, os alunos tendem a questionar a autoridade do conhecimento tradicional e buscam por abordagens mais flexíveis e adaptáveis ao seu contexto social. Outro professor sugere que as novas tecnologias e a pluralidade de informações fragmentam o conhecimento, dificultando o papel do professor como mediador. Um terceiro professor acredita que o conceito de “verdade única” está sendo substituído por uma multiplicidade de perspectivas, o que exige que o professor adote uma postura mais crítica e reflexiva em sala de aula. Com base nas teorias filosóficas da pós-modernidade, qual afirmativa melhor reflete os desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q896677 | Geografia, Agricultura tradicional, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A agricultura familiar e a agricultura camponesa são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e a grande parte da produção agrícola brasileira, principalmente produtos ligados à alimentação diária da população, como hortaliças, feijão e farinha de mandioca, por exemplo. Agricultura familiar é entendida como sendo aquela que a família ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Já a agricultura camponesa pode ser descrita como uma das formas sociais da agricultura familiar, mas com particularidades que a especificam. A geografia no Brasil tem feito estudos sistemáticos sobre a agricultura camponesa, se destacando autores como Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Roberto Raposo Alentejano e Maria de Nazareh Baudel Wanderley, entre outros. Sobre o conceito de agricultura camponesa, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q896666 | Inglês, Infinitivo e gerúndio Infinitive and gerund, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A 9th grade group was given a handout containing a list of sentences to be observed and analysed as a pair work activity, having the lexicon found in the sentences been already studied, and, if necessary, dictionary checking on word meaning allowed. The teacher conducted class discussion based on the perceptions resulting from the list examination performed. Being the handout as follows, consistent data to ground conclusions is introduced in:


• Summer’s arriving will be happily celebrated in the touristic cities and towns this year.


• People are coming to attend the Rock in Rio shows on the multiple stages of Rock City.


• Beating among opponent sports fans has become an issue during championship playoffs.


• For his disregarding teacher’s instructions during tests, Carl got detention on several occasions.


• The candidates are campaigning all around the country for elections are just around the corner.


• Some boys are beating each other in the school yard and there’s not any adult out there.


• Tourists’ coming to spend summer vacations is surely bound to fill in all hotels and inns.


• Since our bus’s arriving, we should get our luggage together and be ready to get it.


• The candidate hasn`t stayed much with her family because campaigning takes her all over.


• The way that man drives tells us he’s totally disregarding both, human life and traffic laws.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1069660 | Filosofia, A Política, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em uma reunião pedagógica, um grupo de professores discute diferentes teorias filosóficas sobre a relação entre o Estado e a liberdade individual. Um dos professores argumenta que, em certos contextos, a centralização do poder é necessária para garantir a ordem e evitar o caos. Outro professor contrapõe dizendo que a separação dos poderes é fundamental para proteger a liberdade e evitar o abuso de autoridade. Um terceiro professor menciona que, para garantir a verdadeira liberdade, é preciso que a sociedade atue de acordo com uma vontade coletiva, enquanto um quarto professor ressalta a importância de garantir os direitos naturais do indivíduo, com o Estado desempenhando um papel limitado. Com base nos pensamentos políticos de Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Hegel e Marx, assinale a afirmativa que reflete a filosofia de Montesquieu sobre o equilíbrio entre liberdade e poder estatal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q896714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Os estudantes com altas habilidades/superdotação, conforme as Diretrizes Operacionais da Educação Especial, devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular. Com base no documento, como essas atividades devem ser organizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q896658 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A mineração, como já mencionado, foi uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil colonial, em particular na Capitania de Minas Gerais. Segundo Paiva (2002), foi nesse contexto que as populações africanas introduziram técnicas diversas nos processos de mineração, trazendo ao Brasil tecnologias como canoas (tradicionalmente feitas de madeira, rasas e medindo de dois a três palmos de diâmetro) e bateias, recipientes de couro de boi, cuja função é reter o ouro.

(Paiva, 2002.)


A despeito dessa importância histórica e da significativa presença de tecnologias e conhecimentos africanos e afrodescendentes na atualidade, os estudos do tema ainda são relativamente escassos. Em relação ao escopo tecnológico africano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1070928 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

O conhecimento filosófico, caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrente às luzes da própria razão humana (MARCONI; LAKATOS, 2011), apresenta como características fundamentais: I. é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. II. é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados. III. é racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. IV. é falível e não exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, são submetidos ao decisivo teste da experimentação. Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q896713 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um relevante instrumento utilizado para a promoção da inclusão escolar. Com base nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), e atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a afirmativa que descreve corretamente as atribuições na elaboração do PAEE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1045476 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.

( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.

( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.

( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.