Questões de Concursos: Prefeitura de Santa Fé do Sul SP

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11 Q896718 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é um campo da ciência que se dedica a apoiar pessoas que estão permanentemente ou temporariamente impossibilitadas de falar, seja por deficiência ou condição de saúde. Considerando os usos na educação inclusiva, NÃO é um recurso utilizado na CAA:

12 Q896659 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Evocando o rio Congo (Zaire) como “uma linha de partida”, o geógrafo Gilles Sautter sublinhou notavelmente o papel do majestoso rio da África Central: “o Congo não é apenas, por seus canais e suas grandes ilhas, um mundo original justaposto às áreas [vizinhas]. Ele representa também, para essas últimas, um fator de coordenação e de integração regional. Sua influência é ao mesmo tempo direta, como fonte reguladora de água, e indireta, como grande via navegável, oferecida às iniciativas humanas.”

(Sauter, R, 2010. 1208, p.)


A atual República Democrática do Congo foi uma colônia belga entre 1885 e 1960. Nesse período:

13 Q896649 | Biologia, Mitose, Ciências, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Ao ministrar uma aula sobre ciclo celular (mitose), o professor de ciências mostrou aos alunos duas figuras. A primeira ilustrava a fase na célula que centríolos, duplicados, migram para os polos rodeados por fibras, que, em conjunto, formam o áster. A segunda figura ilustrava a carioteca e o nucléolo que voltam a se formar. As etapas da mitose evidenciadas na aula são, respectivamente:

14 Q896715 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço fundamental para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), descreve corretamente a caracterização desse espaço:

15 Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:

16 Q896675 | Pedagogia, PCN's, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio:


É necessário abandonar a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da “Terra e o Homem”, com informações sobrepostas do relevo, clima, população e agricultura, por exemplo. Por outro lado, é preciso superar um modelo doutrinário de “denúncia”, na perspectiva de uma sociedade pronta, em que todos os problemas já estivessem resolvidos.

(MEC, 2024.)


O PCN afirma, ainda, que o ensino médio deve “orientar a formação de um cidadão para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. Com base nisso e nos três princípios filosóficos da concepção curricular – princípios estéticos, políticos e éticos –, a geografia contribui para a formação, proporcionando ao aluno, EXCETO:

17 Q896684 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Uma escola de ciências decide adotar uma política de revisão anual de todas as suas teorias científicas, incentivando os alunos a questionarem as teorias estabelecidas e a propor novas hipóteses, mesmo sem dados experimentais prévios, com o argumento de que a ciência deve ser pluralista e aberta a múltiplas interpretações. Um professor, entretanto, alerta que o progresso científico só pode ser obtido através da falsificação rigorosa de hipóteses e teorias, e que o simples acúmulo de teorias contraditórias não contribui para o avanço do conhecimento. Com base na situação descrita, qual filósofo da ciência seria mais adequado para fundamentar o argumento do professor?

18 Q896676 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Em uma pequena propriedade, as galinhas antes ciscavam soltas no terreiro e comiam minhocas e restos de alimento. Punham uma certa quantidade de ovos e depois iam chocá-los durante semanas, quando paravam de botar. Mas logo descobriu-se que a procriação podia ser agilizada pela chocadeira elétrica, permitindo controlar a temperatura e evitar quebra de ovos. Para não perder tempo ciscando, foram colocadas em pequenas gaiolas metálicas e alimentadas à base de ração. Logo percebeu-se que era mais produtivo separar a produção de ovos da de pintinhos. Foram separadas também da produção de matrizes (galos e galinhas). E tudo isso porque galinha comia minhocas [...]


(OLIVA, J. et all de J. Graziano da Silva: O que é questão agrária. Adaptado)


Considerando o texto, é possível afirmar que trata-se do seguinte tipo de transformação sofrida pela agricultura:

19 Q896677 | Geografia, Agricultura tradicional, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

A agricultura familiar e a agricultura camponesa são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e a grande parte da produção agrícola brasileira, principalmente produtos ligados à alimentação diária da população, como hortaliças, feijão e farinha de mandioca, por exemplo. Agricultura familiar é entendida como sendo aquela que a família ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Já a agricultura camponesa pode ser descrita como uma das formas sociais da agricultura familiar, mas com particularidades que a especificam. A geografia no Brasil tem feito estudos sistemáticos sobre a agricultura camponesa, se destacando autores como Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Roberto Raposo Alentejano e Maria de Nazareh Baudel Wanderley, entre outros. Sobre o conceito de agricultura camponesa, assinale a afirmativa INCORRETA.

20 Q896714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Os estudantes com altas habilidades/superdotação, conforme as Diretrizes Operacionais da Educação Especial, devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular. Com base no documento, como essas atividades devem ser organizadas?
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