Início

Questões de Concursos Prefeitura de Santa Fé do Sul SP

Resolva questões de Prefeitura de Santa Fé do Sul SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q896676 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em uma pequena propriedade, as galinhas antes ciscavam soltas no terreiro e comiam minhocas e restos de alimento. Punham uma certa quantidade de ovos e depois iam chocá-los durante semanas, quando paravam de botar. Mas logo descobriu-se que a procriação podia ser agilizada pela chocadeira elétrica, permitindo controlar a temperatura e evitar quebra de ovos. Para não perder tempo ciscando, foram colocadas em pequenas gaiolas metálicas e alimentadas à base de ração. Logo percebeu-se que era mais produtivo separar a produção de ovos da de pintinhos. Foram separadas também da produção de matrizes (galos e galinhas). E tudo isso porque galinha comia minhocas [...]


(OLIVA, J. et all de J. Graziano da Silva: O que é questão agrária. Adaptado)


Considerando o texto, é possível afirmar que trata-se do seguinte tipo de transformação sofrida pela agricultura:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1069662 | Filosofia, Pensamento Pós Moderno, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Instituto Consulplan, 2024

Durante uma reunião pedagógica, os professores de uma escola discutem os desafios do processo de ensino-aprendizagem no contexto da pós-modernidade. Um deles levanta a questão de que, na atual era pós-moderna, os alunos tendem a questionar a autoridade do conhecimento tradicional e buscam por abordagens mais flexíveis e adaptáveis ao seu contexto social. Outro professor sugere que as novas tecnologias e a pluralidade de informações fragmentam o conhecimento, dificultando o papel do professor como mediador. Um terceiro professor acredita que o conceito de “verdade única” está sendo substituído por uma multiplicidade de perspectivas, o que exige que o professor adote uma postura mais crítica e reflexiva em sala de aula. Com base nas teorias filosóficas da pós-modernidade, qual afirmativa melhor reflete os desafios enfrentados pelos professores no processo de ensino-aprendizagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q896660 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Em comparação com as fontes da antiguidade clássica, a documentação do Oriente-Próximo apresenta características específicas: nela, a ausência de discurso teórico é compensada pela abundância dos documentos originais, já que os tabletes de argila resistiram melhor ao tempo que o papiro ou o pergaminho. Por isso, muitos tipos de textos, cujos equivalentes frequentemente desapareceram no mundo grego ou romano, são relativamente bem conservados: numerosos são os contratos, os processos ou as cartas que fornecem preciosas indicações sobre a vida cotidiana. Na Mesopotâmia, formaram- -se as primeiras civilizações da humanidade. As primeiras cidades do mundo lá surgiram. Em relação a esses povos designados “mesopotâmicos”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q896677 | Geografia, Agricultura tradicional, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A agricultura familiar e a agricultura camponesa são responsáveis pela maior parte da geração de emprego e a grande parte da produção agrícola brasileira, principalmente produtos ligados à alimentação diária da população, como hortaliças, feijão e farinha de mandioca, por exemplo. Agricultura familiar é entendida como sendo aquela que a família ao mesmo tempo que é proprietária dos meios de produção, assume o trabalho no estabelecimento produtivo. Já a agricultura camponesa pode ser descrita como uma das formas sociais da agricultura familiar, mas com particularidades que a especificam. A geografia no Brasil tem feito estudos sistemáticos sobre a agricultura camponesa, se destacando autores como Ariovaldo Umbelino de Oliveira, Bernardo Mançano Fernandes, Paulo Roberto Raposo Alentejano e Maria de Nazareh Baudel Wanderley, entre outros. Sobre o conceito de agricultura camponesa, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q896666 | Inglês, Infinitivo e gerúndio Infinitive and gerund, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A 9th grade group was given a handout containing a list of sentences to be observed and analysed as a pair work activity, having the lexicon found in the sentences been already studied, and, if necessary, dictionary checking on word meaning allowed. The teacher conducted class discussion based on the perceptions resulting from the list examination performed. Being the handout as follows, consistent data to ground conclusions is introduced in:


• Summer’s arriving will be happily celebrated in the touristic cities and towns this year.


• People are coming to attend the Rock in Rio shows on the multiple stages of Rock City.


• Beating among opponent sports fans has become an issue during championship playoffs.


• For his disregarding teacher’s instructions during tests, Carl got detention on several occasions.


• The candidates are campaigning all around the country for elections are just around the corner.


• Some boys are beating each other in the school yard and there’s not any adult out there.


• Tourists’ coming to spend summer vacations is surely bound to fill in all hotels and inns.


• Since our bus’s arriving, we should get our luggage together and be ready to get it.


• The candidate hasn`t stayed much with her family because campaigning takes her all over.


• The way that man drives tells us he’s totally disregarding both, human life and traffic laws.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q896711 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.


( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.


( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.


( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q896713 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um relevante instrumento utilizado para a promoção da inclusão escolar. Com base nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial (Brasil, 2009), e atribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a afirmativa que descreve corretamente as atribuições na elaboração do PAEE.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q896714 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Os estudantes com altas habilidades/superdotação, conforme as Diretrizes Operacionais da Educação Especial, devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular. Com base no documento, como essas atividades devem ser organizadas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q896658 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, História, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A mineração, como já mencionado, foi uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil colonial, em particular na Capitania de Minas Gerais. Segundo Paiva (2002), foi nesse contexto que as populações africanas introduziram técnicas diversas nos processos de mineração, trazendo ao Brasil tecnologias como canoas (tradicionalmente feitas de madeira, rasas e medindo de dois a três palmos de diâmetro) e bateias, recipientes de couro de boi, cuja função é reter o ouro.

(Paiva, 2002.)


A despeito dessa importância histórica e da significativa presença de tecnologias e conhecimentos africanos e afrodescendentes na atualidade, os estudos do tema ainda são relativamente escassos. Em relação ao escopo tecnológico africano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1021959 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

According to text clues, the compatible answer is:


Language teaching in a multilingual world


To discuss the complexity of language teaching, we adopt an ecological perspective. This helps us to appreciate the significant challenges for language teachers and language teacher educators at different contextual levels (macro, meso, and micro) (Chong, Issacs & McKinley, 2022). This perspective enables us to assess a variety of challenges relating to macrocontextual conditions, such as cultural traditions, political ideologies, demographic changes, shifting cultural values, and uncertain socioeconomic conditions. The impact of macro-contextual conditions is usually sifted through the mediation of institutional policies and practices at the meso or micro levels before causing changes in language teachers' practice and/or incurring resistance. The ecological perspective also highlights the roles individual teachers play in developing professional practice in response to the mediation of contextual conditions at different levels (e.g., Tao & Gao, 2017, 2018, 2021). It is also important to note that language teachers’ professional practice evolves over time under changing contextual conditions.

Shifting geo-political conditions and the values the public attaches to language learning have been found to profoundly impact language teaching, as they lead to the emergence of new languages, new curricula and the promotion of new pedagogical approaches in educational systems (Gao & Zheng, 2019). For instance, following the government's Belt and Road initiative, universities on the Chinese mainland have launched programs in various languages other than English (LOTE) to provide university graduates with the competences needed to engage with the expanding trade opportunities and frequent sociopolitical exchanges between the People's Republic of China and the countries that speak these LOTEs (e.g., Arabic, Persian).The implementation of these top-down educational initiatives requires language teachers to develop new knowledge and skills, which may enable them to develop new pedagogical practices while engendering a process of ‘deskilling,’ as teachers are told that their well-honed teaching practices are no longer valued. Consequently, the initiatives present new challenges for language teachers, who may not be well-prepared for the task of helping national governments achieve their aspirations.

An increasingly deep engagement with multilingualism in second language acquisition research has had a profound impact on language teacher education, as scholars have been critically examining, identifying, and redressing the deeply entrenched influences of monolingualism, especially English monolingualism, in language education (Li Wei, 2018). The vision of sustaining a multilingual, multicultural world means that LOTEs should be promoted in any educational system as “linguistic diversity is both critical in sustaining cultural diversity and instrumental in supporting vibrant exchanges of knowledge and understanding.


(Available in: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0346251X23001495. Adapted.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q896675 | Pedagogia, PCN's, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do ensino médio:


É necessário abandonar a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da “Terra e o Homem”, com informações sobrepostas do relevo, clima, população e agricultura, por exemplo. Por outro lado, é preciso superar um modelo doutrinário de “denúncia”, na perspectiva de uma sociedade pronta, em que todos os problemas já estivessem resolvidos.

(MEC, 2024.)


O PCN afirma, ainda, que o ensino médio deve “orientar a formação de um cidadão para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. Com base nisso e nos três princípios filosóficos da concepção curricular – princípios estéticos, políticos e éticos –, a geografia contribui para a formação, proporcionando ao aluno, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1045476 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir identificando o que deve estar presente na formação dos profissionais da educação para o atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com a Nota Técnica nº 24/2013 e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Mediação pedagógica nos processos de aquisição de competências, por meio da antecipação da organização das atividades de recreação, alimentação e outras, inerentes ao cotidiano escolar.

( ) Interlocução com a área clínica quando o estudante estiver submetido a tratamento terapêutico e se fizer necessária a troca de informações sobre seu desenvolvimento.

( ) Intervenção pedagógica para o desenvolvimento das relações sociais e o estímulo à comunicação, oportunizando novas experiências ambientais, sensoriais, cognitivas, afetivas e emocionais.

( ) Identificação das competências de comunicação e linguagem desenvolvidas pelo estudante, vislumbrando estratégias de comunicação no âmbito da educação escolar.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q896684 | Pedagogia, Concepções de mundo, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Uma escola de ciências decide adotar uma política de revisão anual de todas as suas teorias científicas, incentivando os alunos a questionarem as teorias estabelecidas e a propor novas hipóteses, mesmo sem dados experimentais prévios, com o argumento de que a ciência deve ser pluralista e aberta a múltiplas interpretações. Um professor, entretanto, alerta que o progresso científico só pode ser obtido através da falsificação rigorosa de hipóteses e teorias, e que o simples acúmulo de teorias contraditórias não contribui para o avanço do conhecimento. Com base na situação descrita, qual filósofo da ciência seria mais adequado para fundamentar o argumento do professor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1070928 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

O conhecimento filosófico, caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrente às luzes da própria razão humana (MARCONI; LAKATOS, 2011), apresenta como características fundamentais: I. é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses que não poderão ser submetidas à observação. II. é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados. III. é racional, em virtude de consistir num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. IV. é falível e não exato, já que, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, são submetidos ao decisivo teste da experimentação. Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1019577 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Texto associado.

Haga la lectura del texto para contestar la cuestione.


La importancia de promover la diversidad cultural y lingüística a través de la educación


• Cada 21 de febrero se celebra el Día Internacional de la Lengua Materna. Para construir sociedades sostenibles, es de vital importancia promover la diversidad cultural y lingüística.

• La diversidad lingüística se encuentra cada vez más amenazada con un mayor número de lenguas que desaparecen. Cada dos semanas, como promedio, una lengua desaparece, llevándose con su desaparición todo un patrimonio cultural e intelectual.

• No obstante, gracias a la comprensión de la importancia que tienen las lenguas maternas, se han alcanzado logros en materia de educación plurilingüe basada en éstas, en particular desde los primeros estudios y el compromiso cada vez mayor de que evolucionen en la esfera pública.

• Las sociedades multilingües y multiculturales existen a través de sus lenguas, que transmiten y preservan los conocimientos y las culturas tradicionales de manera sostenible.

• El tema del Día Internacional de la Lengua Materna 2021 “Fomentar el multilingüismo para la inclusión en la educación y la sociedad” reconoce que las lenguas y el multilingüismo pueden fomentar la inclusión, y que los Objetivos de Desarrollo Sostenible se centran en no dejar a nadie atrás.

• La educación, basada en la primera lengua o la lengua materna, debe empezar desde los primeros años de escolaridad, ya que la atención y la educación de la primera infancia son el fundamento del aprendizaje.


La educación multilingüe basada en la lengua materna


La educación multilingüe basada en la lengua materna se entiende como la educación que comienza en el idioma que habla el alumno con mayor fluidez, para luego introducir gradualmente otros idiomas.

Varios estudios muestran que la educación bilingüe basada en el primer idioma permite mejorar el rendimiento académico, reducir la repetición de grados y obtener mejores resultados de aprendizaje, incluso en el segundo idioma (Benson y otros, 2012; Campaña Mundial por la Educación, 2013).

Según el último Informe GEM para América Latina y el Caribe elaborado por UNESCO junto a SUMMA, “la mayoría de los países ya han incorporado la diversidad y la identidad a sus planes de estudios, pero no todos los grupos están representados y sigue sin resolverse el problema de la enseñanza en la lengua natal de los niños”.

Uno de los desafíos más grandes en la región es que las personas de todas las identidades puedan reconocerse a sí mismas como dotadas de valor en los currículos y en los libros de texto.

“En algunos países, la adaptación a la lengua materna de los niños y las niñas ha sido insuficiente. En Anguilla, las iniciativas en pro de la creciente comunidad hispanófona promueven el inglés como segundo idioma en la escuela primaria, pero no en la secundaria. En Suriname se ofrecen lecciones multilingües de media hora por semana, pero no se las aborda como una forma de educación multilingüe basada en la lengua materna”, señala el informe.

Este enfoque no pretende ser una forma de educación multilingüe basada en la lengua materna. El objetivo es hacer que todos niños y niñas se sientan bienvenidos en casa y en el aula, y fomentar el respeto por el idioma y la cultura de cada uno (Kambel, 2020).

Otros países de América Latina y el Caribe han conseguido importantes progresos en la incorporación del bilingüismo en el sistema educativo, especialmente en el caso de los pueblos indígenas. El Instituto Plurinacional de Estudios de Lenguas y Culturas (IPELC) de Bolivia y sus 28 Institutos de Lengua y Cultura diseñan políticas y acciones estratégicas para el desarrollo de las lenguas y culturas indígenas (Corbetta y otros, 2020). La labor de investigación, revitalización lingüística y difusión del IPELC y los Institutos se ha enriquecido con la participación de universidades, escuelas de formación de docentes y otras instituciones académicas, así como de los Consejos Educativos de Pueblos Originarios. Los Institutos de Lengua y Cultura han recuperado y publicado 23 alfabetos de pueblos y naciones indígenas (Ministerio de Educación de Bolivia, 2017).

En Guatemala, el Gobierno ha participado activamente en la elaboración de libros de texto en lenguas mayas, una tarea difícil dado que la mayoría no estaban escritas (Bonfil, 2020). Además de incorporar la instrucción en idiomas indígenas, los currículos inclusivos deben reconocer y valorar la cultura de los pueblos indígenas y adaptarse a ella. En varios países de la región se han desplegado esfuerzos por reconocer positivamente a los pueblos indígenas en los currículos, a menudo con la contribución de los grupos interesados. La participación de todos los interesados en los procesos de elaboración de los currículos les confiere mayor legitimidad y capacidad para incluir y representar eficazmente a todos los agentes de la sociedad.

En Colombia, el material didáctico sobre la identidad afrocolombiana ha sido siempre escaso. Cuando sí se incorpora material de ese tipo en el aula, la imagen de las personas afrodescendientes suele tergiversarse y representarse mediante estereotipos (Corbetta y otros, 2020). Después de varios años de trabajo colectivo con las comunidades afrocolombianas, así como con los pueblos indígenas, el país se definió a sí mismo como un país social y democrático, multicultural, pluriétnico y biodiverso en 2016, reconociendo a los pueblos indígenas como parte integral de la nación (Peralta Miranda y otros, 2019, pág. 92). Un resultado directo de este cambio fue el Plan Nacional Decenal de Educación 2016-2026, orientado a reformar los currículos y los procesos para capacitar al personal docente y a los y las administradoras en materia etnoeducativa (Corbetta y otros, 2020).


Sin embargo, las políticas de educación intercultural no son inmunes a las deficiencias de diseño y las dificultades de aplicación. La impartición de educación intercultural no suele ser obligatoria, sino que se deja a la buena voluntad y discreción de las autoridades locales y las escuelas.

En Argentina y Chile, por ejemplo, se han emprendido importantes esfuerzos para integrar la educación intercultural en el currículo y los materiales didácticos. A pesar de ello, la adopción de los materiales ha sido voluntaria y limitada en ambos países. En Argentina, sólo dos universidades ofrecen oportunidades de capacitación en educación intercultural bilingüe, esto es, la Universidad Nacional de Santiago del Estero en quichua (desde 2012) y la Universidad Nacional del Chaco Austral (desde 2016) (Mato, 2020). Chile introdujo en 2009 el Sector de Lengua Indígena en las escuelas donde al menos el 20% del estudiantado pertenece a grupos indígenas.

Tras una consulta realizada con los grupos indígenas en 2019, en 2021 se empezará a enseñar la nueva asignatura «Lengua y Cultura de los Pueblos Originarios Ancestrales», entre 1° a 6° grado, en las escuelas del Sector de Lengua Indígena, aunque se debatió la posibilidad de impartir la asignatura en todas las escuelas


(Ministerio de Educación de Chile, 2019. Adaptado. Disponible en: https://mapa.summaedu.org/Acceso en: 15/09/2024.)

Sobre el texto, es posible decir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1019070 | Espanhol, Verbos Verbos, Espanhol, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, CONSESP, 2018

Escoger la alternativa que tiene los tiempos verbales correctos:

I.Pedro _______ Derecho durante cinco años. (estudiar)

II.Mañana _______ a Sao Paulo. (viajar)

III.Ayer _______ hasta las 10 de la noche. (trabajar)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q896672 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Matemática, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O ensino de matemática mais tradicional é aquele em que o professor assume o papel de protagonista e compila conceitos de livros didáticos, levando em conta o que considera importante, cabendo ao aluno acreditar que a aprendizagem de matemática se resume em acumular e aplicar fórmulas, algoritmos e regras transmitidas pelo professor e não vem se mostrado muito eficaz. Esse conceito, em que a prioridade não é a aprendizagem do aluno e sim o volume de conteúdo a ser trabalhado, dificulta a percepção do estudante da relação entre a matemática e a realidade em que ele está inserido. A fim de aumentar o estímulo e a motivação dos estudantes, novas abordagens metodológicas que contribuem para uma maior motivação dos alunos e para a melhoria na aprendizagem desses estudantes estão sendo aplicadas. Qual das alternativas a seguir NÃO é exemplo dessas novas abordagens metodológicas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1019581 | Espanhol, Pronomes Pronombres, Espanhol, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

Elija la opción correcta.

I. Son las dos menos cuarto

II. Son las dos y media

III. Son las dos en punto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1045455 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Língua Portuguesa, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

A sala de aula é um complexo, é um mundo, digamos, é a alma da escola, onde as coisas acontecem, ou não. Ao tratar daquilo que normalmente mais ocupa o docente, a questão do conteúdo, da metodologia, da construção do conhecimento, sentimos necessidade de situar a reflexão no contexto maior da sala de aula, justamente para não reduzir a complexidade da atividade docente. O trabalho com o conhecimento, embora nuclear, não esgota o trabalho do professor. Existem outras duas dimensões que devem ser agregadas quando pensamos na gestão da sala de aula: relacionamento interpessoal e organização da coletividade de sala de aula. Sobre o relacionamento interpessoal entre professor e alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. É fundamental para a construção do conhecimento e o desenvolvimento humano do estudante, mas não interfere diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
II. A capacidade do professor de conhecer cada aluno individualmente é essencial para uma prática pedagógica eficaz, independentemente das condições de trabalho e da complexidade das turmas.
III. A construção de um vínculo positivo entre professor e aluno é crucial para a criação de um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo, onde os estudantes se sintam motivados a aprender e a superar desafios.
IV. O amor à profissão e o compromisso com a aprendizagem de todos os alunos são elementos fundamentais para o sucesso da prática pedagógica e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
V. O professor deve priorizar a individualidade de cada aluno, desconsiderando as características e as necessidades do grupo como um todo.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q896679 | Geografia, Relevo, Geografia, Prefeitura de Santa Fé do Sul SP, Consulplan, 2024

O relevo brasileiro é constituído por um conjunto de rochas sedimentares, com base em estruturas litológicas cristalinas de formação bastante antigas, com terrenos cratônicos que datam do período Pré-Cambriano médio, por volta de dois bilhões de anos atrás. Já a morfologia do relevo brasileiro é resultante tanto de forças endógenas quanto de forças exógenas de formação do relevo, mas com a preponderância do segundo tipo. São consideradas ações exógenas que contribuem para a formação do relevo brasileiro, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.