Início

Questões de Concursos Prefeitura de Santa Leopoldina ES

Resolva questões de Prefeitura de Santa Leopoldina ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q899437 | Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Anestésico local é toda substância que, aplicada em concentração adequada, bloqueia de maneira reversível a condução nervosa. Com relação às anestesias infiltrativas, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

182Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q870617 | Edificações, Operador de Máquinas Pesadas, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se os diferentes tipos de chaves e suas características, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Chave Phillips. (2) Chave Allen. (3) Chave de fenda.
( ) Também conhecida como “chave hexagonal”. ( ) Usada para parafusar e desparafusar parafusos que têm um risco na sua base (encaixe reto). ( ) Utilizada em parafusos com formato de “X” cravado na cabeça. ( ) Tem a ponta achatada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q899090 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A respeito da Política Nacional para Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional, analisar os itens.

I. É atribuição do Ministério da Saúde atualizar periodicamente os valores da tabela de procedimentos, contemplando a realidade de mercado para aquisição destes medicamentos e os valores do registro nacional de preços.

II. No financiamento tripartite, não podem ser considerados, para fins de contrapartida, os gastos operacionais e administrativos das Secretarias Estaduais de Saúde, feitos para desenvolver as atividades do programa.

III. Uma das medidas propostas para tornar a utilização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas uma referência permanente no processo de prescrição e dispensação dos medicamentos, previstos na tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SIA/SUS), é definir, em Lei, a utilização dos protocolos como critério de acesso aos medicamentos “excepcionais”.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q916262 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Um veículo precedido de batedores se aproxima de um cruzamento controlado por semáforo. Conforme a legislação de trânsito, sobre a situação, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q899371 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Arte, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a BNCC – Ensino Fundamental: Artes – Anos Finais, conforme os contextos e as práticas nas Artes Visuais, analisar a sentença.

Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas de preferência exclusiva do professor, de modo a limitar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico visuais e cultivar a percepção erudita (1ª parte) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço (2ª parte).


A sentença está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q899442 | Veterinária, Veterinário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A gonadotrofina coriônica equina é um dos hormônios utilizados nos protocolos de inseminação artificial em tempo fixo de bovinos. Ele é aplicado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q883326 | Direito Penal, Crimes contra o Consumidor, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Acerca dos tipos de crimes contra a ordem tributária praticados por particulares e funcionários públicos, conforme a Lei nº 8.137/1990, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Praticados por particular. (2) Praticados por funcionário público.

( ) Solicitar para si, indiretamente, antes de iniciar seu exercício, mas em razão dela, vantagem indevida, ou promessa de vantagem, para deixar de lançar tributo. ( ) Deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal, relativa à venda de mercadoria, efetivamente realizada em desacordo com a legislação. ( ) Extraviar livro oficial de que tenha a guarda em razão da função, inutilizando-o parcialmente, acarretando o pagamento inexato de contribuição social. ( ) Fraudar a fiscalização tributária, omitindo operação de qualquer natureza, em livro exigido pela lei fiscal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q899483 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a avaliação na Educação Infantil, analisar os itens.

I. A avaliação na Educação Infantil deve ocorrer em grupo, pois torna-se viável a comparação entre os pares e o que já foi aprendido até então. O uso de notas avaliativas fazem parte desse processo classificatório.
II. É necessário que a avaliação no período infantil não se traduza em “qualificação”, mas responda à necessidade de conhecer o nível evolutivo em que cada criança se encontra.
III. A avaliação deve se basear na observação sistemática das condutas e da evolução das diferentes etapas que intervêm no processo ensino-aprendizagem.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q863925 | Gestão de Pessoas, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Qual das seguintes estratégias é mais eficaz para estimular o trabalho em equipe no ambiente de trabalho? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q1078968 | Informática, Hardware, Assistente Social Educacional, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, IDCAP, 2024

Considere as afirmativas relacionadas aos dispositivos de entrada e saída de dados, apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O teclado é classificado como dispositivo de entrada de dados.
(__)O monitor é classificado como um dispositivo de entrada de dados.
(__)O pen-drive é classificado como um dispositivo de entrada de dados.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q870616 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Operário, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A motopoda é uma ferramenta amplamente utilizada em serviços de manutenção e poda urbana, especialmente na capina municipal. Considerando as práticas seguras no uso da motopoda, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q899360 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com a Lei nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (PNE), os entes federados estabelecerão, nos respectivos planos de educação, estratégias que:

I. Assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.

II. Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e a diversidade cultural.

III. Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.


Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q899364 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a perspectiva de Miriam Lemle sobre o que são as capacidades necessárias para a alfabetização, analisar os itens.

I. Discriminação das formas das letras. II. Discriminação morfológica das palavras. III. Discriminação dos sons da fala. IV. Organização da página escrita.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q899368 | Pedagogia, Anos Inciais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a expressão do desenho infantil, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Escrever o nome das figuras desenhadas no mesmo suporte oferecido à criança.

( ) Evitar questionar e conversar sobre as histórias presentes nas produções.

( ) Fixar as produções das crianças nas janelas, paredes, etc. da escola, mostrando a todos o quanto as achamos interessantes e importantes.

( ) Oferecer instrumentos em quantidade e qualidade suficientes que viabilizem as expressões bidimensionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

197Q899118 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Infecção sexualmente transmissível (IST) é um termo para descrever doenças adquiridas por meio de contato sexual com uma pessoa infectada. Sobre ISTs, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q1026914 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Agente Municipal de Fiscalização, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em uma loja de brinquedos, há uma caixa com 10 bolas coloridas: 3 vermelhas, 4 azuis, 2 verdes e 1 amarela. Sendo assim, de quantas maneiras diferentes pode-se organizar todas as bolas em uma fila?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

199Q883330 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educador Social, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Baseando-se na Lei nº 9.394/1996 − Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q870585 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A separação apropriada do lixo é crucial para promover a sustentabilidade. Considerando-se os tipos de resíduo e suas respectivas categorias, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Lixo orgânico.
(2) Materiais recicláveis.

( ) Cascas de ovo.
( ) Garrafas PET.
( ) Frascos de vidro.
( ) Borra de café.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.