Questões de Concursos Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ

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21Q118285 | Direito Ambiental, Código Florestal Lei n4771 1965, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Segundo a Lei Federal nº. 4771, de 15 de setembro de 1965, que instituiu o novo Código Florestal, pode-se afirmar que, EXCETO:

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23Q184857 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O iodo é um micronutriente essencial para o homem e outros animais. Existe apenas uma única função conhecida do iodo no organismo humano: ele é utilizado na síntese dos homônios tireoidianos, a triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3). São exemplos comuns de Distúrbios por Deficiência de Iodo DDI, EXCETO:

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24Q190099 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais, Agente Administrativo, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O Governo Federal está divulgando que, até o final do ano, haverá uma grande mudança na emissão dos Registros de Identidade Civil RIC mais conhecido como carteira de identidade. Com o objetivo de dificultar fraudes, a novidade no novo modelo é:

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25Q116017 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

O teste de software é a investigação do software, a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos. Sobre as técnicas de testes de software, analise as afirmativas:

I. Caixa-branca: trabalha diretamente sobre o código fonte do componente de software para avaliar aspectos, como: teste de condição, teste de fluxo de dados, teste de ciclos, teste de caminhos lógicos, códigos nunca executados.
II. Caixa-preta: avalia o comportamento externo do componente de software, sem se considerar o comportamento interno do mesmo. Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido.
III. Caixa-cinza: tem por objetivo verificar a facilidade que o software possui de ser claramente compreendido e manipulado pelo usuário.
IV. Caixa-azul: avalia o comportamento do software em situação real de uso, onde são testadas as funcionalidades técnicas específicas do software.

Estão corretas apenas as afirmativas:

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26Q191416 | Direito Processual Civil, Processo de execução, Advogado, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Sobre o Processo de Execução, marque a alternativa INCORRETA:

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27Q181869 | Saúde Pública, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

A Lei Federal nº. 8080/1990 determina que as ações e serviços de saúde, executados pelo SUS, de forma direta ou com a complementariedade da iniciativa privada, serão organizados:

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29Q185108 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Segundo a Lei Orgânica do município de Santa Maria Madalena NÃO é vedado ao município:

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31Q189722 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente Administrativo, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Uma das novas sete maravilhas do mundo, a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, passou pela maior reforma já feita em seus 30 metros de altura no primeiro semestre deste ano. Foram quatro meses de obras para a reposição dos mosaicos de pedra-sabão, drenagem de 300 litros de água e reparo de pequenas rachaduras na estátua e rejunte. Prestes a completar 80 anos, o monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, quando o Rio ainda era a capital da república, governada por um dos políticos que mais tempo ficou na presidência do Brasil.
Trata-se de:

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32Q117065 | Direito Urbanístico, Lei n6766 79 do parcelamento do solo urbano, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

A Lei Federal nº. 6766, de 19 de dezembro de 1979, ao dispor sobre o parcelamento do solo urbano, estabeleceu que este poderá ser feito por meio de loteamento ou desmembramento. Indique a afirmativa que NÃO diz respeito à modalidade de parcelamento decorrente de loteamento:

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33Q192953 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Agente Administrativo, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

As vésperas de mais um período eleitoral no Brasil, muito tem se falado sobre um Projeto de Lei que se originou da iniciativa popular e que objetiva tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidade, ou seja, de quem não pode se candidatar. Esse projeto surgiu através da Campanha Ficha Limpa, lançada em 2008, pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e pretende, em sua redação original, apresentada ao Congresso Nacional:

I. Que pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal no caso de políticos com foro privilegiado em virtude de crimes graves como racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas não alcancem cargos eletivos no Brasil.

II. Tornar inelegíveis por vinte anos, parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição, a fim de fugir de possíveis punições.

III. Que pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa fiquem impossibilitadas de participar de processo eleitoral no Brasil.

IV. Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, inviabilizando qualquer possibilidade de recursos.
Estão corretas apenas as afirmativas:

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34Q187593 | Informática, Outlook XP, Agente Administrativo, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Com relação a correio eletrônico, assinale a afirmativa correta:

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35Q117873 | Direito Ambiental, Política Nacional do Meio Ambiente, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. O art. 6º da Lei Federal nº. 6938, de 31 de agosto de 1981, apresenta a estrutura organizacional do SISNAMA Sistema Nacional do Meio Ambiente. Correlacione os órgãos a seguir relacionados conforme os códigos apresentados:

1. Órgão Superior.
2. Órgão Consultivo e Deliberativo.
3. Órgão Central.
4. Órgão Executor.

( ) Conselho de Governo, com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais.

( ) Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, com a finalidade de executar e fazer executar, como órgão federal, a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

( ) Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

( ) Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.

A sequência está correta em:

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36Q184833 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Na história de Santa Maria Madalena existem algumas peculiaridades que reportam à história do Brasil, no que se refere à política e economia. Sobre esses fatores, é correto afirmar:

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37Q186910 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Advogado, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Sobre o tema Responsabilidade Civil, marque a alternativa INCORRETA:

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38Q116584 | Leis Orgânicas, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

São assegurados, segundo a Lei Orgânica do município de Santa Maria Madalena, os seguintes direitos aos servidores públicos civis, EXCETO:

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40Q118212 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Santa Maria Madalena RJ, CONSULPLAN

Texto associado.

A educação possível

A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é mais nociva do que
uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos.

Educação é algo bem mais amplo do que escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações
sobre o mundo (com criança também se conversa!), noções de postura e compostura, respeito, limites. Continua na vida
pública, nem sempre um espetáculo muito edificante, na qual vemos políticos concedendo-se um bom aumento em cima
dos seus já polpudos ganhos, enquanto professores recebem salários escrachadamente humilhantes, e artistas fazendo
propaganda de bebida num momento em que médicos, pais e responsáveis lutam com a dependência química de milhares
de jovens. Quem é público, mesmo que não queira, é modelo: artistas, líderes, autoridades. Não precisa ser hipócrita nem
bancar o santarrão, mas precisa ter consciência de que seus atos repercutem, e muito.
Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém
um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de
construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra
colocarem um computador em cada sala de aula neste reino das utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos
ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua
autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e
escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é
trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa.
Sair do primeiro grau tendo alguma consciência de si, dos outros, dacomunidade onde se vive, conseguindo contar,
ler, escrever e falar bem (não dá para esquecer isso, gente!) e com naturalidade, para se informar e expor seu pensamento,
é um objetivo fantástico. As outras matérias, incluindo as artísticas, só terão valor se o aluno souber raciocinar, avaliar,
escolher e se comunicar dentro dos limites de sua idade.
No segundo grau, que encaminha para a universidade ou para algum curso técnico superior, o leque de
conhecimentos deve aumentar. Mas não adianta saber história ou geografia americana, africana ou chinesa sem conhecer
bem a nossa, nem falar vários idiomas se nem sequer dominamos o nosso. Quer dizer, não conseguimos nem nos colocar
como indivíduos em nosso grupo nem saber o que acontece, nem argumentar, aceitar ou recusar em nosso próprio
benefício, realizando todas as coisas que constituem o termo tão em voga e tão mal aplicado: cidadania.
O chamado terceiro grau, a universidade, incluindo conhecimentos especializados, tem seufundamento eficaz nos
dois primeiros. Ou tudo acabará no que vemos: universitários que não sabem ler e compreender um texto simples, muito
menos escrever de forma coerente. Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender
qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo,
frustrados.
Sou de uma família de professores universitários. Fui por dez anos titular de linguística em uma faculdade particular.
Meu desgosto pela profissão que depois abandonei, embora gostasse do contato com os alunos deveu-se em parte à
minha dificuldade de me enquadrar (ah, as chatíssimas e inócuas reuniões de departamento, o caderno de chamada, o
currículo, as notas...) e em parte ao desalento. Já nos anos 70 recebíamos na universidade jovens que mal conseguiam
articular frases coerentes, muito menos escrevê-las. Jovens que não sabiam raciocinar nem argumentar, portanto
incapazes de assimilare discutir teorias. Não tinham cultura nem base alguma, e ainda assim faziam a faculdade, alguns
com sacrifício, deixando-me culpada quando os tinha de reprovar.
Em tudo isso, estamos melancolicamente atrasados. Dizem que nossa economia floresce, mas a cultura, senhores, que
inclui a educação (ou vice-versa, como queiram...), anda mirrada e murcha. Mais uma vez, corrigir isso pode ser muito
simples. Basta vontade real. Infelizmente, isso depende dos políticos, depende dos governos. Depende de cada um de nós,
que os escolhemos e sustentamos. (>Lya Luft. Veja. 23 de maio de 2007. Adaptado)

>Universitários, portanto, incapazes de ter um pensamento independente e de aprender qualquer matéria, sem sequer saber se conduzir. Profissionais competindo por trabalho, inseguros e atordoados, logo, frustrados. (6º§) De acordo com os termos destacados anteriormente, assinale a alternativa correta:

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