Início

Questões de Concursos Prefeitura de Santana de Parnaíba SP

Resolva questões de Prefeitura de Santana de Parnaíba SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1045512 | Português, Crase, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

No tocante ao correto uso da crase, marque a alternativa indevida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1045514 | Português, Morfologia, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Tratando-se de pronome demonstrativo, relacione a Coluna I com a Coluna II e indique a alternativa correta.

Coluna I.

A- Indica que o carro está perto da pessoa que fala.

B- Indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala.

C- Diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo. D- Pronome demonstrativo invariável.

Coluna II.

1- Compro esse carro.

2- Isto.

3- Compro este carro.

4- Compro aquele carro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q1045521 | Pedagogia, Legislação da Educação, Artes, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), no item denominado “O compromisso com a Educação Integral” é apontado o seguinte:

“A sociedade contemporânea impõe um olhar inovador e inclusivo às questões centrais do processo educativo: o que aprender, para que aprender, como ensinar, como promover redes de aprendizagem colaborativa e __________________________”.

Aponte a alternativa que complete, corretamente, a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q1076780 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Conforme o CTB, ( Código de Trânsito Brasileiro), o trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação far-se-á pelo lado direito da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas, o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a ____________ e as condições do local, da ___________, do veículo e as condições climáticas. Qual alternativa completa, corretamente, as lacunas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q1081394 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

O art. 2º, da Lei n.º 14.951, de 02 de agosto de 2024, diz que “A bengala longa,tecnologia assistiva utilizada como instrumento auxiliar na locomoção de pessoascom diferentes graus de deficiência visual”, poderá ter as seguintes cores paraidentificação da condição de seu usuário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1071939 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Etimologicamente lógica vem do grego logos, que significa ‘palavra’, ‘expressão’, ‘pensamento’, ‘conceito’, ‘discurso’, ‘razão’. Ela se ocupa com a razão e o pensamento. É uma disciplina propedêutica, é o vestíbulo da filosofia, ou seja, a antessala, o instrumento que vai permitir o caminhar rigoroso do filósofo ou do cientista. Portanto, o objeto da lógica é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1032791 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Arquiteto, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Texto associado.
SE...ENTÃO. Uma das proposições compostas mais importantes é a condicional "Se p, então q", escrito p --> q, onde p é chamada de hipótese e q é chamada de conclusão.


Sejam as proposições simples:

p: 10 é par.

q: 2 divide 10.


Assim, a condicional "p, então q" é representada por "Se 10 é par, então 2 divide 10".
Assinale a alternativa, contendo a representação correta da contrapositiva da condicional "Se 10 é par, então 2 divide 10".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q912486 | Português, Crase, Auxiliar em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, INSTITUTO MAIS, 2023

A resposta _________ teoria do literato foi submetida _________ que o seguiam, já que ele viera _________ falecer pouco tempo antes.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e quanto ao uso ou não da crase, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q1076384 | Legislação de Trânsito, Sistema Nacional de Trânsito, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Quanto à competência dos órgãos ou entidades executivas de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição, analise as afirmações e assinale a alternativa correspondente.

I- Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito das respectivas atribuições.

II- Realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores, expedir e cassar Licença de Aprendizagem, Permissão para Dirigir e Carteira Nacional de Habilitação, mediante delegação do órgão federal competente.

III- Vistoriar, inspecionar quanto às condições de segurança veicular, registrar, emplacar, selar a placa, licenciar veículos, expedindo o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual, mediante delegação do órgão federal competente.

IV- Estabelecer, independente das Polícias Militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q1027270 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Reflita a proposição: “Se um número termina em 0, então ele é múltiplo de 10”. A contrapositiva dessa proposição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q1076788 | Legislação de Trânsito, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Edital n 3, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

De acordo com o CTB, o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

I- À noite.
II- Durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração.
III- Nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, mesmo ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo.
IV- A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.

Marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q1071942 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Filosofia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Na cosmologia, as explicações rompem com a religiosidade, ou seja, com a cosmogonia, típica do pensamento mítico. A ____________ não se encontra mais na ordem do tempo mítico, mas significa princípio teórico, enquanto fundamento de todas as coisas. A lacuna é preenchida, corretamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q1032799 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

A afirmação “Não é verdade que, se as crianças vão brincar no tanque de areia, então elas ficam mais agitadas”, é logicamente equivalente à afirmação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q1032803 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Social, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Numa prova final, analisando as notas dos quatro melhores alunos da sala, uma professora notou que Alan obteve a mesma nota que André e melhor nota do que a de Ari. Antônio obteve a mesma nota de Ari. Logo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q1076385 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Quanto ao trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação, preencha as lacunas e marque a alternativa correta.

I- A circulação far-se-á pelo lado __________ da via, admitindo-se as exceções devidamente sinalizadas.

II- O condutor deverá guardar distância de segurança ___________ e ___________ entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas.

III- Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da _______________ destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q1076386 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Quando veículos transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, de acordo com o CTB, qual veículo terá preferência de passagem?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q1076388 | Legislação de Trânsito, Lei N 9 503 de 1997, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições.

Sobre isso marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q1076392 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos:

I- Ser penalmente imputável.

II- Ter o Ensino Fundamental Completo.

III- Possuir Carteira de Identidade ou equivalente.

Analise as afirmações e marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q1076394 | Legislação de Trânsito, Crimes de Trânsito, Operador de Tráfego, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2025

Com relação aos crimes cometidos na direção de veículos automotores, previstos no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), aplicam-se as normas gerais do Código Penal e do Código de Processo Penal, se este não dispuser de modo diverso, bem como a Lei n.º 9.099, de 26 de setembro de 1995, no que couber. Quanto aos crimes de trânsito de lesão corporal culposa é aplicado o disposto nos arts. 74, 76 e 88 da Lei n.º 9.099, de 26 de setembro de 1995, exceto se o agente estiver:

I- Sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

II- Participando, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística, de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, não permitida pela autoridade competente.

III- Transitando-se em velocidade superior à máxima permitida para a via em 60 km/h (sessenta quilômetros por hora).

Sobre isso, indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.