Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapezal MT

Resolva questões de Prefeitura de Sapezal MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q898496 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Ao propor a avaliação mediadora, Jussara Hoffmann estabelece três princípios essenciais. O princípio que propõe a avaliação como um processo embasado em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos e olhares férteis em indagações, na tentativa de ir além de expectativas predeterminadas, é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q898529 | Psiquiatria, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

No sistema nervoso há divisões centrais periféricas que atuam de modo complementar, na detecção, na condução, na integração, na percepção e na produção de comportamentos (Santos et al.,2015). As fontes sensoriais e os comandos motores apresentam quais componentes periféricos responsáveis por essa comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q913202 | Português, Interpretação de Textos, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2023

Texto associado.
Crônica: o motorista social

Guilherme Ludwig.

Os carros se acumulavam conforme a luz amarela se avermelhava no semáforo. Antes, um sinal para aguardar o fluxo do cruzamento, agora um sinal para checar o celular com mais calma. Preciosos segundos para visualizar as notificações sem o incômodo de olhar o trânsito enquanto dirige.

– Será que alguém já curtiu? — ansiava o motorista.

O mundo girava em alta definição na telinha de cinco polegadas e meia. E só lá.

Fotos, vídeos, stories. Do motorista e dos outros.

– Nossa, quantas mensagens no grupo! Vou ter que silenciar.

A primeira, engatada, vruuuum, a segunda, engasgada, a terceira, distraída. Ultrapassagem sem seta. Retrovisor?

Beeeeeeep!!!

– Presta atenção, ô barbeiro! — o carro de trás gritou.

Mas como? As postagens são muitas, impossível prestar atenção em todas.

O motorista só consegue focar nas mais interessantes.

Disponível em: https://guilhermeludwig.medium.com/cr%C3%B4nica-o-motoristasocial-9db09bd8dfa5
A frase “Nossa, quantas mensagens no grupo!” exprime:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q1022055 | Inglês, Pronomes Pronouns, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Texto associado.

TEXT:


Making homework count

By Stephanie Hirschman

October 8, 2024



Homework and independent study can make a massive contribution to students’ progress, particularly when classes don’t meet daily, or students aren’t living, working or studying in anglophone environments. There are several issues to consider when setting homework.

Why students are doing homework is a fundamental question which can cover a wide spectrum of reasons. The most obvious is that it offers both teachers and students a chance to check on learning and identify areas for further review and consolidation. Exam preparation courses make use of homework to consolidate and accelerate learning and deliver results. Finally, some institutions require teachers to set homework and some clients, for example parents, believe that a course with homework offers better value for money.

Whatever the reason behind setting homework, be clear with students about how they’ll benefit from the assignment, how to do it effectively, how long they should spend on it and how it will be marked.

The homework that many people expect from a language course is “more of the same” exercises, that is, those that offer extra opportunities to practice grammar or vocabulary from the lesson.

It is also possible to bring in practice from other online or print sources, but this can sometimes be problematic, especially for lower levels. Make sure that the resource you choose maps onto the lesson content without placing extra demands on students, for example, by introducing a completely different context or topic with unfamiliar vocabulary to practice a grammar point. You also need to make sure that terminology is consistent – students who are expecting to practice present continuous may not recognize that it is also called present progressive. With lower levels, go over the instructions and/or demonstrate one of the exercises so they know how to get started.

It's worth mentioning here that flipped learning may also be a useful approach to homework. This is where students preview part of the lesson plan (like a reading or listening task) or research a general topic independently before class in order to maximize opportunities for communicative activities during the lesson.

Other types of homework include semi-controlled practice of target language. Students could write personal sentences including vocabulary items or grammatical structures from the class – note that they may need training to do this. A sentence like, “The milk went off,” is not as effective for learning as, “We had no milk for the coffee this morning – it went off because we didn’t put it in the fridge last night.” You may wish to provide some question or example prompts as support.

An unusual and motivating type of speaking homework is a personalized bingo game. Students create their own bingo card, which might be a 4x4 grid. In each cell, they write a key word or structure from the lesson that they wish to practice during the next few days. They carry the card around in their pocket, and every time they use an item of target language, they can tick it off, aiming to complete a line. This is especially suitable for students who are living, working or studying in anglophone environments. Teachers can monitor progress regularly and even offer small prizes.

The question of what teachers actually do with homework also has multiple possible responses, which will depend on the teaching context. At one end of the spectrum, if there is good buy-in from the students, teachers may only need to point them towards a selected set of “more of the same” exercises and make sure the answers are accessible for self-checking. Make it clear that you welcome questions if anything isn’t clear and test regularly to check understanding.

Whatever choices you make about homework, here’s one final tip. It’s best to complete assignments the day after receiving them and not on the same day. Research on spaced repetition shows that reviewing information after around 24 hours, “just before you forget it,” is the most effective way to boost retention.


Adapted from: https://www.linguahouse.com/blog/post/makinghomework-count

Acesso em 25/10/2024

No segundo parágrafo do texto, o pronome pessoal “it” refere-se ao termo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q889704 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A abertura de pequenas vias de acesso interno e suas pontes e pontilhões, quando necessárias à travessia de um curso d’água, ao acesso de pessoas e animais para a obtenção de água ou à retirada de produtos oriundos das atividades de manejo agroflorestal sustentável, são consideradas atividades de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q889708 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Os parâmetros físicos da qualidade da água são aqueles relacionados principalmente com o aspecto estético da água, e um deles é a temperatura. É importante saber que o aumento da temperatura pode causar como dano à qualidade da água:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q889729 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O amálgama é um material restaurador utilizado na odontologia por mais de 160 anos, com registros de uso desde 659 d.C.Ao longo do tempo, o amálgama passou por modificações para melhorar suas propriedades físicas e mecânicas, aumentando adurabilidade e o sucesso em restaurações. Sua composição é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q889730 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Visando a que todo material odontológico selecionado apresente seu melhor desempenho, alguns cuidados com o armazenamento e a manipulação devem ser dispensados.Tratando-se do cimento de ionômero de vidro (CIV), a técnica de manipulação adotada denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q889768 | Pedagogia, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Em todas as culturas, as crianças brincam. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a força da cultura de massas é muito intensa, pois são fonte de vivências e desenvolvimento. Por sua relevância para a infância, interações e brincadeiras são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q891592 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O conjunto de elementos a ser experimentado ou consumido pelos turistas, cujas características podem incluir intangibilidade, perecibilidade, sazonalidade, heterogeneidade, inseparabilidade, limitação e sistemicidade, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q898509 | Biologia, Biomas brasileiros, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

“[...] caracterizam-se pelo sedimento lamacento e salino, inundado diariamente pela maré. Sobre esse sedimento formam-se bosques de árvores que apresentam adaptações para sobreviver à salinidade e à inundação. Essas florestas peculiares têm grande importância ecológica porque são áreas de reprodução e atuam como berçários para várias espécies marinhas, em especial crustáceos e peixes, que encontram nas águas tranquilas e escuras o refúgio ideal para suas larvas e filhotes.”
Fonte: https://cienciahoje.org.br/

O texto acima refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q913204 | Português, Interpretação de Textos, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2023

Texto associado.
Crônica: o motorista social

Guilherme Ludwig.

Os carros se acumulavam conforme a luz amarela se avermelhava no semáforo. Antes, um sinal para aguardar o fluxo do cruzamento, agora um sinal para checar o celular com mais calma. Preciosos segundos para visualizar as notificações sem o incômodo de olhar o trânsito enquanto dirige.

– Será que alguém já curtiu? — ansiava o motorista.

O mundo girava em alta definição na telinha de cinco polegadas e meia. E só lá.

Fotos, vídeos, stories. Do motorista e dos outros.

– Nossa, quantas mensagens no grupo! Vou ter que silenciar.

A primeira, engatada, vruuuum, a segunda, engasgada, a terceira, distraída. Ultrapassagem sem seta. Retrovisor?

Beeeeeeep!!!

– Presta atenção, ô barbeiro! — o carro de trás gritou.

Mas como? As postagens são muitas, impossível prestar atenção em todas.

O motorista só consegue focar nas mais interessantes.

Disponível em: https://guilhermeludwig.medium.com/cr%C3%B4nica-o-motoristasocial-9db09bd8dfa5
Para o personagem principal, o sinal de trânsito, em alguns momentos, além de servir para que ele aguarde o fluxo do cruzamento, também funciona como momento para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q889721 | Odontologia, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O termo “erupção dentária” é usado para descrever o momento em que um dente emerge em cavidade bucal e entra em função. É a quantidade de estágios em que acontece o processo de erupção dos dentes decíduos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q889723 | Odontologia, Flúor, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A eficácia e a segurança do uso de fluoretos em odontologia são fundamentadas em evidências científicas concretas. O flúor está presente em diversos compostos da natureza inclusive. O uso de fluoretos em odontologia tem como finalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q889724 | Odontologia, Técnico de Consultório Odontológico, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O método de processamento de radiografias em caixas portáteis é popular entre odontólogos devido à praticidade e ao custo baixo. Ao notar que a caixa de revelação se encontra quebrada e que a luz proveniente do meio externo invade o interior da caixa de revelação em sua totalidade, torna-se impossível o processamento da imagem, pois ocorrerá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q889752 | Informática, Técnico de Informática, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Um técnico de informática criou uma aplicação no Access do pacote MS Office 2019 BR (x64) com o nome "cadastro".
Na formação do nome do arquivo, esse documento tem por default, a seguinte extensão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q889755 | Redes de Computadores, Equipamentos de Redes, Técnico de Informática, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Uma empresa possui dois roteadores wi-fi IEEE-802.11/ac interconectados, sendo o primeiro principal com o identificador SPZ_1 como SSID e acesso direto à internet. Esse roteador está configurado pelo endereço IP 10.0.0.1 de referência como gateway e máscara 255.255.255.0. Um técnico de informática está empenhado na configuração do segundo roteador, identificado pelo SSID SPZ_2. Esse roteador está configurado pelo IP 192.168.1.1 de referência como gateway, tendo sido definido que, para executar sua função, usará a mesma máscara 255.255.255.0.
Sendo atividades associadas à configuração a serem desempenhadas por esse técnico, a atribuição do IP e a definição do gateway para o segundo do roteador SPZ_2, para que a configuração seja válida e o link funcione sem problemas, satisfatoriamente e sem conflitos, dois valores válidos um para o IP e outro para o gateway são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q891565 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.É função do técnico de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q898495 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Para pensar a gestão da escola pública é preciso entendê-la enquanto instituição dotada de função social, isto é, palco de interações em que os seus atores participam coletivamente da construção do projeto político-pedagógico e podem exercitar, assim, a democracia. Para tanto, o que se requer é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q891601 | Turismo, Técnico em Turismo, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

De modo operacional, pode-se afirmar que o turismo sustentável:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.