Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapezal MT

Resolva questões de Prefeitura de Sapezal MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


182Q1027204 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considere os conjuntos A, B e C. Sabe-se que:

• a razão entre o número de subconjuntos de C e o número de subconjuntos de B é igual a 4;
• a razão entre o número de subconjuntos de B e o número de subconjuntos de A é igual a 8.

Dessa forma, o conjunto C tem k elementos a mais que o conjunto A. O valor de k corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q891562 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata é a definição de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

184Q913206 | Português, Interpretação de Textos, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2023

Texto associado.
Crônica: o motorista social

Guilherme Ludwig.

Os carros se acumulavam conforme a luz amarela se avermelhava no semáforo. Antes, um sinal para aguardar o fluxo do cruzamento, agora um sinal para checar o celular com mais calma. Preciosos segundos para visualizar as notificações sem o incômodo de olhar o trânsito enquanto dirige.

– Será que alguém já curtiu? — ansiava o motorista.

O mundo girava em alta definição na telinha de cinco polegadas e meia. E só lá.

Fotos, vídeos, stories. Do motorista e dos outros.

– Nossa, quantas mensagens no grupo! Vou ter que silenciar.

A primeira, engatada, vruuuum, a segunda, engasgada, a terceira, distraída. Ultrapassagem sem seta. Retrovisor?

Beeeeeeep!!!

– Presta atenção, ô barbeiro! — o carro de trás gritou.

Mas como? As postagens são muitas, impossível prestar atenção em todas.

O motorista só consegue focar nas mais interessantes.

Disponível em: https://guilhermeludwig.medium.com/cr%C3%B4nica-o-motoristasocial-9db09bd8dfa5
O principal objetivo do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

185Q891568 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

As mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento, mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. Para atender essa demanda, o Ministério da Saúde criou a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q898531 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Quando se propõe a avaliação formativa, o objetivo deve ser a aprendizagem. Assim, os procedimentos e instrumentos de avaliação são entendidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q913203 | Português, Interpretação de Textos, Motorista de Transporte Escolar, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2023

Texto associado.
Crônica: o motorista social

Guilherme Ludwig.

Os carros se acumulavam conforme a luz amarela se avermelhava no semáforo. Antes, um sinal para aguardar o fluxo do cruzamento, agora um sinal para checar o celular com mais calma. Preciosos segundos para visualizar as notificações sem o incômodo de olhar o trânsito enquanto dirige.

– Será que alguém já curtiu? — ansiava o motorista.

O mundo girava em alta definição na telinha de cinco polegadas e meia. E só lá.

Fotos, vídeos, stories. Do motorista e dos outros.

– Nossa, quantas mensagens no grupo! Vou ter que silenciar.

A primeira, engatada, vruuuum, a segunda, engasgada, a terceira, distraída. Ultrapassagem sem seta. Retrovisor?

Beeeeeeep!!!

– Presta atenção, ô barbeiro! — o carro de trás gritou.

Mas como? As postagens são muitas, impossível prestar atenção em todas.

O motorista só consegue focar nas mais interessantes.

Disponível em: https://guilhermeludwig.medium.com/cr%C3%B4nica-o-motoristasocial-9db09bd8dfa5
O trecho do texto que reflete redução de velocidade/pausa dos veículos é expresso em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q1027203 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Seja n o número natural que devemos subtrair de 42.348, de modo que a divisão dessa diferença por 56 resulte em quociente 749 e tenha resto o maior possível. A soma dos algarismos de n é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q891557 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Aos materiais e instrumentos que devem ser descartados em caixas apropriadas, rígidas e impermeáveis, que devem ser colocadas próximas à área em que os materiais são usados, chamamos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q891558 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Os microrganismos, geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas, as toxinas e os príons são considerados, de acordo com a Norma Regulamentadora 32, agentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q1023622 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor Nível 1 com Habilitação em Letras Inglês, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Texto associado.

What is Validity?
by Evelina Galaczi
July 17th, 2020

The fundamental concept to keep in mind when creating any assessment is validity. Validity refers to whether a test measures what it aims to measure. For example, a valid driving test should include a practical driving component and not just a theoretical test of the rules of driving. A valid language test for university entry, for example, should include tasks that are representative of at least some aspects of what actually happens in university settings, such as listening to lectures, giving presentations, engaging in tutorials, writing essays, and reading texts.

Validity has different elements, which we are now going to look at in turn.

Test Purpose – Why am I testing?

We can never really say that a test is valid or not valid. Instead, we can say that a test is valid for a particular purpose. There are several reasons why you might want to test your students. You could be trying to check their learning at the end of a unit, or trying to understand what they know and don't know. Or, you might want to use a test to place learners into groups based on their ability, or to provide test takers with a certificate of language proficiency. Each of these different reasons for testing represents a different test purpose.

The purpose of the test determines the type of test you're going to produce, which in turn affects the kinds of tasks you're going to choose, the number of test items, the length of the test, and so on. For example, a test certifying that doctors can practise in an English-speaking country would be different from a placement test which aims to place those doctors into language courses.

Test Takers – Who am I testing?

It’s also vital to keep in mind who is taking your test. Is it primary school children or teenagers or adults? Or is it airline pilots or doctors or engineers? This is an important question because the test has to be appropriate for the test takers it is aimed for. If your test takers are primary school children, for instance, you might want to give them more interactive tasks or games to test their language ability. If you are testing listening skills, for example, you might want to use role plays for doctors, but lectures or monologues with university students.

Test Construct – What am I testing?

Another key point is to consider what you want to test. Before designing a test, you need to identify the ability or skill that the test is designed to measure – in technical terms, the ‘test construct’. Some examples of constructs are: intelligence, personality, anxiety, English language ability, pronunciation. To take language assessment as an example, the test construct could be communicative language ability, or speaking ability, or perhaps even a construct as specific as pronunciation. The challenge is to define the construct and find ways to elicit it and measure it; for example, if we are testing the construct of fluency, we might consider features such as rate of speech, number of pauses/ hesitations and the extent to which any pauses/hesitations cause strain for a listener.


Test Tasks – How am I testing?

Once you’ve defined what you want to test, you need to decide how you’re going to test it. The focus here is on selecting the right test tasks for the ability (i.e. construct) you're interested in testing. All task types have advantages and limitations and so it’s important to use a range of tasks in order to minimize their individual limitations and optimize the measurement of the ability you’re interested in. The tasks in a test are like a menu of options that are available to choose from, and you must be sure to choose the right task or the right range of tasks for the ability you're trying to measure.

Test Reliability - How am I scoring?

Next it’s important to consider how to score your test. A test needs to be reliable and to produce accurate scores. So, you’ll need to make sure that the scores from a test reflect a learner's actual ability. In deciding how to score a test, you’ll need to consider whether the answers are going to be scored as correct or incorrect (this might be the case for multiple–choice tasks, for example) or whether you might use a range of marks and give partial credit, as for example, in reading or listening comprehension questions. In speaking and writing, you’ll also have to decide what criteria to use (for example, grammar, vocabulary, pronunciation, essay,organisation in writing, and so on). You’ll also need to make sure that the teachers involved in speaking or writing assessment have received some training, so that they are marking to (more or less) the same standard.

Test Impact - How will my test help learners?

The final – and in many ways most important – question to ask yourself is how the test is benefitting learners. Good tests engage learners in situations similar to ones that they might face outside the classroom (i.e. authentic tasks), or which provide useful feedback or help their language development by focusing on all four skills (reading, listening, writing, speaking). For example, if a test has a speaking component, this will encourage speaking practice in the classroom. And if that speaking test includes both language production (e.g. describe a picture) and interaction (e.g. discuss a topic with another student), then preparing for the test encourages the use of a wide range of speaking activities in the classroom and enhances learning.

Adapted from: https://www.cambridgeenglish.org/blog/what-is-validity. Acesso em: 15 dez. 2023.

O texto apresenta um conceito de validade que deve ser aplicado na prática pedagógica de todos os professores durante o processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q1080755 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Nas disposições gerais da Lei Brasileira de Inclusão de Pessoas com Deficiência (LBI), lei nº 13146/2015, no capítulo IV - Do direito à Educação, no artigo 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar. O que determina o inciso I, do referido artigo enquanto obrigação do Estado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

193Q1027205 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

Considere que as três proposições A, B e C a seguir são falsas.

A: André é alto.

B: Beatriz é baixa.

C: Carlos é cabeludo.

Dessa forma, é necessariamente verdadeiro que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q1027206 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O promotor de um caso na justiça dos EUA afirmou: “A sentença de prisão perpétua deve ser retirada e deve ser substituída por uma sentença de 50 anos de prisão”. A negação lógica da afirmação do promotor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q1080756 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

O serviço quando atua para ampliar as alternativas de inserção econômica da pessoa portadora de deficiência, proporcionando a ela qualificação profissional e incorporação no mercado de trabalho atende a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, no que diz respeito a seus (suas):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q1080757 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Edital n 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

À pessoa com deficiência, tendo em vista o seu direito à educação previsto legalmente, é preciso assegurar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.