Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapucaia do Sul RS

Resolva questões de Prefeitura de Sapucaia do Sul RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1Q472663 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.

( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.

( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.

( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.

( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q473542 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q690197 | Secretariado, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Há trabalhos que são específicos da secretaria escolar e que devem ser observados, tais como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q683395 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Segundo a LDBEN, a educação tem como finalidade:
I. O pleno desenvolvimento do aluno.
II. O preparo do aluno para o exercício da cidadania.
III. Qualificação para o exercício da vida acadêmica do ensino superior.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q366816 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O Enfermeiro, por assumir o gerenciamento das unidades de atendimento e a coordenação de toda atividade assistencial, tem papel predominante no que diz respeito à determinação do material necessário à consecução da assistência, tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos (SILVA; GONÇALVES, 1990; LEITE, 1991).

Nesse sentido, qual das alternativas abaixo NÃO diz respeito à determinação desse material?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q385312 | Biologia, Fisiologia Vegetal, Biólogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Sobre a fotossíntese, analise as assertivas a seguir, marcando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Plantas C3 toleram temperaturas mais elevadas e condições mais secas do que as plantas C4.

( ) Plantas C4 têm sucesso ao competirem em temperaturas abaixo de 25°C.

( ) Plantas C4 são mais sensíveis ao frio do que plantas C3.

( ) Plantas CAM são bem adaptadas a condições muito áridas.

A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q364013 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Uma comunicação eficiente é elemento vital de uma organização de sucesso, pois fortalece a visão da organização, conecta os funcionários aos negócios, estimula o aperfeiçoamento do processo, facilita as mudanças e impulsiona os resultados comerciais, modificando o comportamento do emprego. Nesse sentido, Marquis e Huston (2010) se referem à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q689452 | Matemática, Geometria Analítica, Professor Área II Matemática, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A alternativa que apresenta duas retas perpendiculares quando estão representadas em um mesmo sistema de coordenadas cartesianas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q693558 | Português, Morfologia 3210 Verbo, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O trecho “Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada”, se transposto para a voz ativa, será dado por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q683204 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Existem gêneros textuais escritos que são utilizados na escola e que também são chamados de escrituração escolar, são eles:
I. Ata de abertura de ano letivo.
II. Termo de abertura e encerramento do instrumento (livro) de registro de investiduras e exonerações.
III. Termo de investidura do diretor, vice-diretor e secretário.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q681359 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Maria, João, Carlos e Antônio têm 45, 52, 13 e 34 anos, respectivamente. A média aritmética simples das idades de Maria, João, Carlos e Antônio é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q686586 | Técnicas de Vendas e Negociação, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Cordialidade, ratificação do outro, explicações claras e objetivas, bom atendimento é tudo que esperamos de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, devemos:
I. Prestar atenção à solicitação do outro, sabendo ouvir com paciência.
II. Entender que a comunicação se dá em se adaptar às situações, ao tema, às pessoas envolvidas.
III. Perceber que qualquer informação da parte de quem faz um atendimento depende do conhecimento sobre ooutro.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q682145 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Segundo Celso Antunes, um sistema de avaliação completo se caracteriza por apresentar algumas características, entre elas:
I. Possuir finalidade claramente formativa.
II. Ser frequente e contínuo.
III. Promover a classificação.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q684124 | Português, Crase, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
TEXTO I                                Eu amo os meus defeitos. E você? Deveria... 
                                                                                                                                               Mônica Salgado
01     A questão que se coloca neste texto é: somos programados para querer tudo. Sem isso ou
02 aquilo. É isso e aquilo. Com roupas de grife, conta bancária polpuda, férias descoladas, coach,
03 masterclass com o Karnal, amigos fiéis e divertidos, um propósito profissional e muita meditação.
04     Ah, e a regra é clara: não postou, não aconteceu. Viver para dentro não tem a menor graça, não
05 dá likes nem gera engajamento. Fomos da sociedade do ser ___ sociedade do ter. Chegamos
06 agora ___ sociedade do parecer. Só aparece o que parece ser bom. Só parece ser bom o que
07 aparece.
08     Num mundo de culto excessivo ___ positividade superficial das redes sociais; de ode ___
09 gratidão suprema (pedir? Nunca! Afinal, já temos tanto); num planeta onde a grama verde do
10 vizinho é vista através de olhos míopes com óculos cor de rosa, felicidade, fama e sucesso
11 parecem prêmios certeiros de uma existência robótico-ensaiada. Se você não chegou lá, não
12 agradeceu o suficiente. Não meditou como poderia. Ou não leu a autoajuda best-seller da vez.
13 Sentiu raiva, inveja, cobiçou algo de alguém. Logo, não merece ser agraciado com a plenitude
14 que só abençoa os perfeitinhos bem-intencionados e politicamente corretos que habitam o
15 mundo digital.
16     Basicamente, se eu não realizo o que desejo num mundo que anuncia tudo ser possível, é
17 como se a deficiência fosse minha. Certo? NÃO!!! Não há nada mais humano do que a falta, a
18 falha, a deficiência, a fraqueza, a síndrome de impostor, a sombra, o lado B. Por que, então,
19 pega tão mal admitir que sentimos isso tudo?
20     E tudo bem não estar sempre bem – ainda que você pareça a única. Minha alma é
21 bifurcada. Tem sombra e tem luz. Kharma e dharma. Não sou caricatura de Instagram: sou real.
22     Me deixem, portanto, na minha sombrinha ocasional em paz. Me deixem lamber as feridas que,
23 numa boa, só eu sei que tenho. Com licença: deixem-me xingar, me lamentar, autodepreciar,
24 chorar... Valorizo minhas bênçãos, mas reverencio minhas fraquezas também. Graças a esse
25 combo, eu sou eu.
26     Que saibamos, eu e você, aceitar, acolher e amar isso em nós. Isso é, afinal, ser humano!
                                                    Excerto adaptado. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 05, 06 e 08 (duas ocorrências):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q338780 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Carpinteiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Luís foi ao caixa eletrônico e retirou oito notas de cinquenta reais, seis notas de vinte reais, três notas de dez reais, quatro notas de cinco reais e, ao guardar esse dinheiro na sua carteira, percebeu que ainda tinha seis moedas de vinte e cinco centavos, duas moedas de um real e duas cédulas de dois reais. Nesse caso, após guardar todo o dinheiro na carteira, com quantos reais Luís ficou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q685572 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
O poema de Mario Quintana alude, metaforicamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.