Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapucaia do Sul RS

Resolva questões de Prefeitura de Sapucaia do Sul RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q692427 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A avaliação está presente, praticamente, em todas as situações da vida, pois não é raro ouvirmos expressões como: “esse livro é dez”; “esse filme é excelente”. Diversos são os tipos de práticas avaliativas encontradas nas escolas. Entre elas está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q338132 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Carpinteiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Um auxiliar administrativo trabalha oito horas por dia, iniciando o seu expediente às 7 horas e 50 minutos, com 1 hora e 40 minutos de intervalo para o almoço. Desse modo, o horário de encerramento da sua jornada de trabalho é às

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q688271 | Português, Interpretação de Textos, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
TEXTO I                                Eu amo os meus defeitos. E você? Deveria... 
                                                                                                                                               Mônica Salgado
01     A questão que se coloca neste texto é: somos programados para querer tudo. Sem isso ou
02 aquilo. É isso e aquilo. Com roupas de grife, conta bancária polpuda, férias descoladas, coach,
03 masterclass com o Karnal, amigos fiéis e divertidos, um propósito profissional e muita meditação.
04     Ah, e a regra é clara: não postou, não aconteceu. Viver para dentro não tem a menor graça, não
05 dá likes nem gera engajamento. Fomos da sociedade do ser ___ sociedade do ter. Chegamos
06 agora ___ sociedade do parecer. Só aparece o que parece ser bom. Só parece ser bom o que
07 aparece.
08     Num mundo de culto excessivo ___ positividade superficial das redes sociais; de ode ___
09 gratidão suprema (pedir? Nunca! Afinal, já temos tanto); num planeta onde a grama verde do
10 vizinho é vista através de olhos míopes com óculos cor de rosa, felicidade, fama e sucesso
11 parecem prêmios certeiros de uma existência robótico-ensaiada. Se você não chegou lá, não
12 agradeceu o suficiente. Não meditou como poderia. Ou não leu a autoajuda best-seller da vez.
13 Sentiu raiva, inveja, cobiçou algo de alguém. Logo, não merece ser agraciado com a plenitude
14 que só abençoa os perfeitinhos bem-intencionados e politicamente corretos que habitam o
15 mundo digital.
16     Basicamente, se eu não realizo o que desejo num mundo que anuncia tudo ser possível, é
17 como se a deficiência fosse minha. Certo? NÃO!!! Não há nada mais humano do que a falta, a
18 falha, a deficiência, a fraqueza, a síndrome de impostor, a sombra, o lado B. Por que, então,
19 pega tão mal admitir que sentimos isso tudo?
20     E tudo bem não estar sempre bem – ainda que você pareça a única. Minha alma é
21 bifurcada. Tem sombra e tem luz. Kharma e dharma. Não sou caricatura de Instagram: sou real.
22     Me deixem, portanto, na minha sombrinha ocasional em paz. Me deixem lamber as feridas que,
23 numa boa, só eu sei que tenho. Com licença: deixem-me xingar, me lamentar, autodepreciar,
24 chorar... Valorizo minhas bênçãos, mas reverencio minhas fraquezas também. Graças a esse
25 combo, eu sou eu.
26     Que saibamos, eu e você, aceitar, acolher e amar isso em nós. Isso é, afinal, ser humano!
                                                    Excerto adaptado. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/
Analise as assertivas a seguir acerca do exposto no texto:
I. Ao longo do texto, a autora critica a exposição desnecessária e a busca por algo parecido com a fama, medido através das respostas dos seguidores em redes sociais.
II. Para a autora, se uma experiência de vida não for registrada em fotos e postada nas redes sociais, ela não tem verdadeiro valor pessoal.
III. A autora considera que, no mundo atual, as pessoas se entregam demais a sentimentos negativos e agradecem pouco pelo que têm, sendo que, na verdade, devemos buscar estarmos sempre bem e em paz com nossa vida.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q717006 | Arquitetura, Arquiteto, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Marco Vitrúvio Polião, em “De Architetura Libri Decem” (Os dez livros da arquitetura), declara em seu primeiro livro: “A ciência do arquiteto é ornada por muitos conhecimentos e saberes variados, pelos critérios da qual são julgadas todas as obras das demais artes.” Para Vitrúvio, a ciência do arquiteto nasce da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q791029 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em sistemas de controle é de fundamental importância a escolha adequada dos controladores a serem utilizados em uma malha. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir em relação aos fatores de escolha.

I. As características do processo onde será utilizado.

II. Objetivos de se utilizar o controle.

III. Facilidade de ajuste do controlador.

IV. Linha de transmissão.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q479491 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O documento exigido nos casos de instalação da farmácia em edificação própria, cuja expedição é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda, podendo ser atribuído a outro órgão, de acordo com legislação municipal, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q815963 | Legislação Federal, Lei 10172 2001, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Dentre os objetivos do Plano Nacional de Educação dispostos na Lei nº 10172, de 09 de janeiro de 2001, estão:

I. A elevação global do nível de escolaridade da população.

II. A melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.

III. A redução das desigualdades sociais e regionais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação pública.

IV. A conscientização política da comunidade escolar com vistas à democratização da gestão das instituições de ensino público e privado, em todos os níveis.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q687018 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A coordenação pedagógica, ao longo da história, teve mudanças em relação ao seu papel no contexto escolar. Hoje se observa que o profissional que exerce essa função prioriza:
I. Um olhar predominantemente fiscalizador e burocrático, buscando manter a hierarquia de cargos dentro da escola.
II. O trabalho de assistência ao professor por meio de planejamento, de acompanhamento e de atualização da construção do processo ensino-aprendizagem.
III. A qualidade do ensino por meio da interação da coordenação pedagógica e professor.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q471644 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes “fundamentais” que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q335972 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Um instalador hidráulico realizou um reparo na caixa d’água de um determinado prédio e, após o conserto, para enchê-la completamente, utilizou cinco torneiras abertas durante 5 horas e 20 minutos. Supondo que fossem utilizadas oito torneiras abertas, o tempo necessário para enchê-la completamente seria de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q386220 | Biologia, Botânica, Biólogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

As plantas parecem ter sido derivadas de uma Charophycea (alga verde), por ambas apresentarem vários caracteres, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q684011 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O planejamento de uma aula pode ser feito de várias maneiras, mas, antes que essa aula seja planejada, alguns fatores precisam ser considerados, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q479815 | Farmácia, Farmacêutico, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O método de controle de qualidade de medicamentos que prevê a determinação do número de microrganismos por exposição de placas com meios de cultura ou filtração do ar por membranas especiais que, em seguida, são colocadas em meios de cultura, denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q627049 | Informática, Algoritmos, Programador, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Sobre complexidade de algoritmos, analise as assertivas abaixo.

I. Um algoritmo com complexidade O(n2) levará sempre mais tempo para executar do que um algoritmo com complexidade O(n).

II. O algoritmo de busca binária em um vetor ordenado tem complexidade O(log2n).

III. A notação Grande-O (em inglês, Big-O) define uma cota assintótica superior a menos de constantes.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q692346 | Direitos Humanos, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a eles o direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
III. Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q718021 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O Plano Diretor de Sapucaia do Sul estabelece zonas, constantes no Anexo de Zoneamento. Fazem parte das referidas zonas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q335928 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Carpinteiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

No setor de almoxarifado, foram colocadas 58 caixas de ladrilhos e azulejos. Supondo que cada caixa contém 12 peças de ladrilhos e 36 peças de azulejos, a quantidade total de peças que estão no almoxarifado é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.