Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapucaia do Sul RS

Resolva questões de Prefeitura de Sapucaia do Sul RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q738314 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em um regime sem lastro, a oferta monetária e as reservas que os bancos comerciais mantêm no banco central são determinadas, basicamente, pela política governamental. Nesse sentido, são feitas as seguintes afirmações:

I. O banco central poderá atuar diretamente sobre o agregado base monetária através de operações de compra e venda de títulos públicos.

II. Quanto maior for a razão Reservas/Depósitos à vista, maior será o multiplicador da base monetária.

III. Base monetária é o passivo da autoridade monetária, composto pelo saldo de moeda em circulação mais reservas dos bancos comerciais na autoridade monetária.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q806286 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Auditor Fiscal da Fazenda Municipal, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Avalie as assertivas que seguem sobre Dividendo Mínimo Obrigatório, de acordo com a Lei nº 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações).

I. Quando o estatuto for omisso e a assembleia geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado.

II. Os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, a parcela dos lucros estabelecida no estatuto ou, se este for omisso, metade do lucro líquido do exercício, após alguns ajustes.

III. O estatuto social determinará a porção dos lucros a ser classificada como dividendo obrigatório, sendo possível a empresa distribuir uma parcela inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q471614 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Suponhamos que você esteja elaborando um programa de atividades físicas para um grupo de crianças e adolescentes. Para tanto, é necessário conhecer os efeitos do processo maturacional e dos exercícios sobre os tecidos e as funções orgânicas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q384455 | Biologia, Anatomia Vegetal, Biólogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

A porção externa da madeira do caule ou tronco, geralmente diferenciada do cerne pela sua coloração mais clara, no qual ocorre um transporte ativo de água, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q723726 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em 2011, foi sancionada a lei que cria a Comissão da Verdade. Formada por sete pessoas escolhidas pela presidente Dilma Rousseff, a comissão tem a tarefa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q716275 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Kevin Lynch, em “A imagem da cidade”, define elementos da cidade que facilitam a compreensão e a formação de imagem da cidade, quais sejam: vias, limites, bairros, pontos nodais e marcos. Em relação a esses elementos, é possível afirmar que:

I. Vias são canais de circulação ao longo dos quais o observador se locomove.

II. Pontos nodais são lugares estratégicos de uma cidade através dos quais o observador pode ou não entrar.

III. Marcos são um tipo de referência onde o observador pode ou não entrar.

IV. Bairros são as regiões médias ou grandes de uma cidade.

V. Limites são elementos lineares não usados ou não entendidos como vias.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q815888 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Engenheiro Florestal, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com o estabelecido na Política Nacional dos Recursos Hídricos, NÃO é objetivo do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q687883 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com Celso Vasconcellos, são características de um Projeto de Ensino-Aprendizagem:
I. Planejamento mais próximo da prática do professor e da sala de aula.
II. Quanto ao nível de abrangência, está subdivido em Projeto de Curso e Plano de Aula.
III. Possibilidade de reflexão da prática pedagógica.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q683078 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Observe the following statements about the text:
I. The best way to learn a new language is to watch Netflix with subtitles.
II. The new tool produces new subtitles based on Netflix audio tracks, helping students watch their favourite shows in the language they are learning.
III. The project is in its initial development state, and developers are working closely with Netflix to expand the tool to different platforms.
Which ones are INCORRECT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q335429 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Uma farmácia municipal comprou 35 caixas de analgésicos do laboratório A por R$ 12,00 cada, e 85 caixas de antitérmicos do laboratório B por R$ 18,00 cada. O preço médio desses medicamentos, por caixa, corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q692224 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Nunca o ser humano teve tanta informação à sua disposição, contudo, é preciso saber selecionar o que é importante e descartar o que não é. Com toda essa gama de informação, as pessoas têm a possibilidade de ampliar o seu conhecimento e, até mesmo, compartilhá-lo se quiserem. Essa é a denominada sociedade do conhecimento, que, necessariamente, exige uma educação inovadora. De acordo com Moran (2007), uma educação inovadora, mesmo que a tecnologia favoreça a mudança, necessita ter alguns eixos que servem como diretrizes e pilares para o processo da aprendizagem. Assinale um dos eixos citados por Moran.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q686913 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Analise as assertivas a seguir a respeito do texto:
I. Trata-se de uma notícia de jornal, visando, unicamente, transmitir informações acerca de um fato ocorrido: o suicídio de uma blogueira, sem objetivar formação de opinião ou conscientização a respeito do tema.
II. De acordo com especialistas, o cyberbullying pode ser um dos principais fatores que levam uma pessoa ao suicídio.
III. Após o suicídio de uma pessoa, levantar hipóteses sobre o ocorrido ou, ainda, tecer julgamentos sobre ele pode acarretar sentimentos negativos para aqueles que tinham a vítima como ente querido.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q688707 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Observe the sentence below and analyse the following statements: “you could study German, for example, with Breaking Bad”.
I. ‘could’ could be replaced by ‘can’ without affecting the meaning.
II. The question form of the sentence is “Could you study German, for example, with Breaking Bad?”.
III. To form a negation, we should only insert the ‘don’t’ before ‘could’.
Which ones are INCORRECT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q325131 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Veiga afirma que a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma forma de contrapor-se à fragmentação e à rotinização do trabalho, sendo um importante elemento constitutivo da organização escolar. Em relação ao PPP, considere as assertivas abaixo, assinalando C para as corretas e E para as erradas.

( ) O PPP delineia a competência esperada do coletivo da escola.

( ) O PPP gera um tipo de saber ou programa oficial que deve ser seguido rigidamente por todos.

( ) O término da construção do PPP não encerra o seu processo e nem acarreta o resultado final.

( ) Na organização escolar, as questões éticas e administrativas não têm relação com a questão pedagógica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q435746 | Direito Constitucional, Nacionalidade, Carpinteiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Segundo a Constituição Federal não se poderá estabelecer distinção entre brasileiros natos e naturalizados, no entanto, alguns cargos são privativos de brasileiros natos, dentre eles:

I. Presidente e Vice-Presidente da República.

II. Presidente da Câmara dos Deputados.

III. Presidente do Senado Federal.

IV. Ministro do Supremo Tribunal Federal.

V. Da carreira diplomática.

VI. De oficial das Forças Armadas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q540548 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Os aglomerantes são materiais cuja função é dar “liga” aos agregados nas argamassas e no concreto e dividem-se em termoplásticos e reativos. Levando em conta o meio de endurecimento ou cura, qual, dentre os aglomerantes reativos apresentados, é considerado hidráulico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q685018 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Consider the following changes proposed:
I. Replacement of ‘new’ (l.04) by ‘pristine’.
II. Omission of ‘massive’ (l.05).
III. Omission of ‘less’ (l.14).
Which ones alter the meaning of the sentence?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q685142 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

É finalidade do Projeto Político-Pedagógico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.