Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sapucaia do Sul RS

Resolva questões de Prefeitura de Sapucaia do Sul RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q683668 | Português, Morfologia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta um pronome demonstrativo em trechos retirados do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q471993 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

De acordo com a abordagem desenvolvimentista de Go Tani e colaboradores (1988), analise as seguintes assertivas a respeito do desenvolvimento do sistema motor.

I. O pressuposto básico dessa teoria é que o indivíduo desenvolve seu aparato motor a partir do desenvolvimento hierárquico de habilidades.

II. Entende-se por habilidades básicas uma atividade motora com uma meta geral como o arremessar, sendo ela a base para atividades motoras mais avançadas e altamente específicas, como o andar.

III. A partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças já estão aptas a adquirirem habilidades mais específicas, como arremessar.

IV. O desenvolvimento motor trabalha com duas possibilidades de variação: a diversificação do comportamento (variação da quantidade de elementos motor-comportamentais) e a diversificação da complexidade (variação da interação entre os elementos do comportamento motor).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q791833 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Em um projeto municipal, deve-se levar em consideração a relação dos materiais a serem utilizados nas possíveis obras. Faz-se necessário que um engenheiro conheça e compreenda as questões econômicas, sem esquecer as questões ambientais e sociais. Com relação a essa afirmação, analise as assertivas a seguir, marcando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As decisões sobre os materiais de engenharia a serem utilizados têm impacto sobre o consumo de matérias-primas e de energia, sobre a contaminação da nossa água e atmosfera e sobre a capacidade do consumidor em reciclar ou descartar os produtos consumidos.

( ) As necessidades de energia para o refino e processamento de materiais reciclados são, normalmente, maiores do que as necessárias pelos seus equivalentes naturais.

( ) As decisões sobre os materiais a serem utilizados nas obras têm consequências econômicas relacionadas tanto aos custos dos materiais quanto aos custos de produção.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q335651 | Matemática, Políedros, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Para construir um estacionamento de automóveis, camionetes e demais veículos de transporte de passageiros e cargas de uma determinada prefeitura, foi comprado um terreno retangular de 8.400 m2 de área e 380 metros de perímetro. Com base nessas informações, pode-se afirmar que as dimensões desse terreno correspondem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q692149 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
In lines 02, 03, 20 and 27 the correct sequence of particles to fill in the blanks is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q681230 | Legislação Federal, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, pressupondo atendimento a alguns requisitos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q384945 | Biologia, Genética, Biólogo, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Acerca da poliploidia nas plantas, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q682506 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Connect the first column to the second, associating the uses of apostrophe in context to its function. 
Column 1
1. To show possession.
2. To indicate an omission.
Column 2
( ) Line 01.
( ) Line 05.
( ) Line 10.
( ) Line 19.
The correct order of filling in the parenthesis, from the top to the bottom, is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q472020 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro “Metodologia de Ensino da Educação Física”, e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q394564 | Direito Administrativo, Procedimento, Gestor Público, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Kaspary (2007) define que “a natureza do edital é que determina quais os elementos específicos que nele deverão constar, fixados pela Administração, mediante ato normativo”.

Assim, conforme disposições no artigo 40 da Lei nº 8.666/1993, os editais de licitação deverão conter, entre outros, os seguintes elementos ou indicações:

I. No preâmbulo deverão constar: o número de ordem, em série anual, a modalidade, o regime de execução e o tipo de licitação.

II. O local, o dia e a hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para o início da abertura dos envelopes, também deverão constar no preâmbulo do edital.

III. No corpo do texto do edital, constarão o objeto da licitação, as condições para participação na licitação e a forma de apresentação das propostas.

IV. Os critérios para julgamento, com disposições claras e parâmetros objetivos, bem como os critérios de aceitabilidade dos preços unitários e global, são elementos obrigatórios no texto do edital.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q688788 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Considerando-se o vocábulo “posvenção” (l. 17), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Trata-se de substantivo composto, uma vez que apresenta dois radicais em sua formação.
( ) Semanticamente, o vocábulo refere-se ao conjunto de cuidados psicológicos destinados àqueles que passaram por algum trauma.
( ) É classificado como substantivo sobrecomum, pois não apresenta distinção de gênero.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q527596 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Os chamados tratamentos superficiais para pavimentação consistem em aplicação de ligantes asfálticos e agregados sem mistura prévia, na pista, com posterior compactação que promove o recobrimento parcial e a adesão entre agregados e ligantes. Nesse sentido, aponte a alternativa INCORRETA em relação às principais funções do tratamento superficial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q791043 | Engenharia Química, Engenheiro Químico, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

O tubo de Pitot é uma sonda utilizada para medir a velocidade de fluidos, e sua existência foi bastante comentada na mídia após o acidente com o avião da empresa Air France, provocado pelo congelamento da sonda em pleno voo. O tubo de Pitot é uma exemplo de aplicação da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q747021 | Economia, Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas, Economista, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

A criação de um novo imposto sobre a produção, atingindo todas as empresas de um setor industrial em um mercado competitivo, ocasiona alguns efeitos sobre custos e equilíbrio, segundo a teoria econômica. Assim sendo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações seguintes, relacionadas à imposição de um imposto sobre vendas.

( ) O imposto sobre a produção eleva o custo marginal de uma empresa particular na proporção do novo imposto.

( ) Embora o novo imposto incida sobre a produção, as empresas não precisarão reduzir seus níveis de produção se o preço se mantiver o mesmo.

( ) O equilíbrio de longo prazo, em razão de novo imposto sobre a produção, apresentará um menor número de empresas e uma menor produção.

( ) Se o novo imposto sobre a produção for superior à margem do lucro da empresa, esta pode optar por não mais produzir.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q684155 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Consider the following sentence: “Hovering over a word produces a pop-up dictionary” (l.15-16):
I. ‘Hovering over’ means “to put the cursor on computer screen in a particular place without clicking on it”.
II. ‘pop-up dictionary’ is a dictionary that predicts when you don’t know a word.
III. ‘produces’ could be changed for ‘shows’ without altering the meaning of the sentence.
Which ones are INCORRECT?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q715813 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

Conforme Hélio Creder, em “Instalações Elétricas”, a distribuição é a parte do sistema elétrico já dentro dos centros de utilização (cidades, bairros, indústrias). Das subestações de distribuição primária partem as redes de distribuição secundária ou de baixa tensão. A parte final de um sistema elétrico é a subestação abaixadora para a baixa tensão, ou seja, a tensão de utilização. Nesse sentido, são considerados sistemas trifásico e monofásico com tape, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q681478 | Inglês, Professor Área II Língua Portuguesa, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
Instruction: Answer questions 31 to 40 based on the following text.
                  This Chrome extension lets you learn a new language by watching Netflix
01     Learning a new language through immersion doesn’t mean you have to pack your bags and
02 move to Europe for three months. Now, you just need to turn __ Netflix. Language Learning with
03 Netflix is a Chrome extension that lets you watch shows with two subtitles on __ the same time
04 so you can visually pair translations with dialogue and learn some new vocabulary in the process.
05 Its a clever service that makes use of Netflix’s massive catalogue and all of the major languages
06 in which it already offers subtitles, including Danish, Dutch, English, French, German, Italian,
07 Norwegian, Portuguese, Spanish, Swedish, and Turkish.
08     The extension was created by developers David Wilkinson and Ognjen Apic who experimented
09 with making their own language learning software before collaborating on Language Learning with
10 Netflix. “For some languages (Farsi, for example), there’s only a limited amount of learning
11 materials available”, Wilkinson said in an email. “I think a lot of people would enjoy studying a
12 language with material they are already familiar with”.
13     The tool works best as a supplement for people who already have some basic understanding
14 of the language they’re learning. There’s a vocabulary-highlighting feature that greys out less
15 common words, which is adjustable to match your vocabulary level. Hovering over a word
16 produces a pop-up dictionary, and clicking the word lets you hear it. You can also slow down the
17 dialogue or automatically pause playback at the end of every subtitle, so you can learn line by
18 line. There’s even a catalogue of recommendations for movies and shows that are good to study.
19     The Chrome extension is free to use, but Wilkinson and Apic’s product is expected to have
20 more features, like additional subtitles __ dubbed dialogue, which would only be available for paid
21 users. “Netflix has alternative audio tracks for many well-known series, but the subtitles in other
22 languages don’t match the audio”, Wilkinson said. “We’re considering creating new subtitles for
23 these alternative audio tracks, so you could study German, for example, with Breaking Bad with
24 matching German audio and subtitles”.
25     One of the few downsides is that the tool only works on Google Chrome, so you can’t use it
26 with your Netflix app on tablets or streaming services like Roku or Apple TV. Hopefully, the service
27 can make it’s way beyond browsers soon because it’s obvious that the potential __ language
28 learning through media is huge. Viki, a streaming service for Asian dramas, implemented a “Learn
29     Mode” in 2017 that essentially does the same thing by showing two subtitles at once. The
30 developers say they haven’t contacted Netflix yet, but “the project could likely go faster and
31 further with their support”.
(Source: https://www.theverge.com/2019/2/12/18220289/language-learning-netflix-chrome-extension-two-subtitles – Adapted)
Consider the statements about the word ‘yet’ (l.30):
I. It could be replaced by ‘so far’.
II. It is classified as an adverb.
III. It could be removed without affecting the meaning.
Which ones are correct?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q685864 | Pedagogia, Secretário de Escola, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) diz que a proposta pedagógica é um documento de referência. Por meio dela, a comunidade escolar exerce sua autonomia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.