Início

Questões de Concursos Prefeitura de Sertãozinho SP

Resolva questões de Prefeitura de Sertãozinho SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q919677 | Biologia, Biomas brasileiros, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A conservação e a recuperação de remanescentes de Mata Atlântica podem ser por meio de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q919594 | Redação Oficial, Escriturário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O Manual de Redação apresenta recomendações para se evitar frases ambíguas. Assinale a alternativa em que essas recomendações são atendidas, resultando em uma frase clara.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q919598 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Na escola, o agente de organização escolar presta atendimento aos responsáveis pelos alunos e aos demais cidadãos da comunidade escolar.

Nesse contexto, é correto afirmar que o agente de organização escolar deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q919600 | Arquivologia, Organização de Arquivos / Métodos de Arquivamento, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Arquivar é um processo que exige conhecimento e técnica, e existem vários métodos de arquivamento.

Conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), o método mais simples, prático e que proporciona consultas diretas e rápidas é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q954708 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A escola pode ser o grande instrumento para a formação democrática. Conforme Benevides (1996), a educação para a democracia (EPD) comporta duas dimensões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q919454 | Português, Significação Contextual de Palavras, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Noivos


Na sala de espera do cardiologista, abro uma revista, folheio e paro nas páginas que falam de casamentos milionários. Em um deles, só os bem-casados custaram 20 mil reais. Nossa! O preço de um belo jantar para 200 pessoas.

Esses casamentos de revista foram perfeitos, pelo menos nas histórias impressas. Nem sempre é assim.

Meu primo, por exemplo, esqueceu as alianças. Não propriamente esqueceu: na verdade, não comprou, era contra e, noivo de primeira viagem, não sabia que elas fazem parte da cerimônia. Um dos casais convidados emprestou-lhe as alianças, entre cochichos, enquanto o padre sorria, supondo que fosse esquecimento do noivo afobado.

Maio, setembro, dezembro, não se sabe bem por quê, são meses de pico de casamentos. Faltam salões de festas. Há bufês de dois andares que fazem festas simultâneas. Estive em um em que os bem-casados estavam trocados.

– Cadê aqueles dentro de saquinhos bordados com as iniciais dos noivos, que mandei fazer em Minas? – queria saber a mãe da noiva de cima.

Estavam embaixo. “Oh, não!” Desespero, correria, põe tudo nas caixas, sobe caixa, desce caixa, rearranja. Ufa!

E as noivas atrasadas? A filha de um conhecido chegou na hora, deu um abraço no pai na porta da igreja, conforme o figurino, e soou a marcha nupcial, pai e filha entraram pelo tapete vermelho e começaram os murmúrios. Ela firme, olhos no fim do tapete onde o padre esperava, e mais murmúrios e murmúrios. Ela não entendia, pensou que fosse o sucesso do vestido, até que, ao chegar ao altar, ela olhou para o lado e exclamou:

– Este não é o meu noivo!

O noivo dela se atrasara; aquele diante do altar aguardava a noiva dele, que estava atrasadíssima.

Desfeita a trapalhada com a chegada do noivo certo e a retirada gentil do noivo sem noiva, que cedeu a precedência da cerimônia, casou-se a filha do meu conhecido. Sensibilizada com a gentileza do rapaz.

Este, certamente irritado com o atraso da própria noiva, mas também admirado com a beleza da outra, confidenciou a um padrinho amigão: teria levado vantagem com a troca.

(Ivan Angelo. Veja SP, 19.07.2006. Adaptado)
Considere a frase.

Houve uma grande trapalhada na noite do casamento, e o que desfez essa trapalhada foi a chegada do noivo certo.

O trecho destacado nessa frase pode ser substituído, corretamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q919568 | Odontologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Entre os agentes desinfetantes a seguir, assinale a alternativa que traz um produto que promove desinfecção de alto nível.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q919587 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Escriturário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Das alternativas apresentadas, assinale a que indica uma postura adequada do colaborador para a manutenção de uma relação positiva com seu superior imediato.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q919608 | Pedagogia, Gestão Escolar, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A transferência do aluno pode ocorrer de uma instituição de ensino para outra, de um curso para outro, de uma habilitação para outra, de um Estado para outro, de um país para outro, conforme sua solicitação, caso seja maior de idade, ou conforme a solicitação do pai, da mãe ou do responsável, caso o aluno seja menor de idade.

Para a realização da transferência, conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), a secretaria escolar recebe a solicitação do interessado e procede à preparação do principal documento desse processo, que é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q919646 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

A manobra de Heimlich pode salvar vidas e é uma das estratégias ensinadas à população leiga, inclusive em práticas de primeiros socorros, grupos de melhor idade ou outras atividades.

Ela consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q954720 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

De acordo com Lei no 9.394/1996 (LDB), artigo 13, os docentes incumbir-se-ão de, entre outros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q954724 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Com relação ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa que apresenta uma informação correta, de acordo como a Resolução CNE/CEB no 4/2009.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q919654 | Biologia, Biomas brasileiros, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em relação aos biomas terrestres,__________do município de Sertãozinho é composto pelo__________, que__________.
As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q919639 | Enfermagem, Parada Cardiorespiratória PCR, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Frente a uma pessoa adulta, inconsciente, suspeitando de um caso de parada cardiorrespiratória, em ambiente extra-hospitalar, o técnico de enfermagem deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q919648 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta a respeito dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q919473 | Pedagogia, O Cuidar na Educação Infantil, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Observe a situação a seguir.

“A mãe do Heitor, uma criança de 4 anos, procurou a direção da escola para explicar que a criança não quer ir para a pré-escola. Nos últimos dias, a criança está chorando na hora da entrada, resistindo a entrar e a mãe, sem saber muito bem como agir, acaba levando a criança de volta para casa. A professora da turma não consegue dar atenção à mãe e ao Heitor porque está recebendo as outras crianças”.

Em relação à situação narrada, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q919483 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Em uma sala de aula, a professora se dirige a uma criança negra e lhe pergunta: “Quem mandou você soltar esse cabelo? Não pode deixar solto desse jeito. Por que soltou? Ele é muito grande e muito armado! Precisa ficar preso!”. Em seguida, energicamente, pega a maria- -chiquinha do pulso da menina, prendendo-lhe o cabelo.
(CAVALLEIRO, 2024)

As atitudes direcionadas à menina negra são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q919499 | Português, Interpretação de Textos, Almoxarife, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Texto associado.

Leia o texto para responder à questão.



Existem as pessoas bibliófilas (do grego biblíon, “livro”, e philos, “amigo”): quase sempre intelectuais, adoram ter livros raros, edições únicas, várias traduções dos mesmos textos. Reúnem coleções catalogadas que podem ser utilíssimas para pesquisadores. Existem as pessoas acumuladoras: adoram ter uma enorme quantidade de objetos, incluindo livros. Via de regra, o termo já designa uma patologia: pessoas que acumulam itens porque simplesmente não conseguem jogá-los fora. E, portanto, são também incapazes de catalogar, cuidar, organizar, até mesmo limpar seus objetos.


E existimos nós, pobres mortais que não temos nem a seriedade e o senso de propósito das bibliófilas, e nem a patologia descontrolada das acumuladoras, mas que, sim, vamos comprando livros pela vida e, na semana seguinte, antes de termos lido qualquer uma das compras da anterior, já estamos comprando novos, que vão se acumulando sem serem lidos.


Para o escritor Roberto Calasso, autor de Como organizar uma biblioteca, bibliotecas deveriam ser organizadas de forma aleatória e lúdica, um lugar para o usuário se perder e, quem sabe, encontrar um livro ainda melhor quando se está buscando por outro apenas adequado. Mais importante, toda boa biblioteca é comprada no presente, mas para ser útil no futuro. “Nada tira o fascínio de ter nas mãos — na hora — um livro de cuja necessidade não se sabia até um momento antes”, escreve ele.


(Alex Castro. ‘Tsundoku’, a arte de acumular livros. Revista Quatro Cinco Um. Julho de 2024. Adaptado)

No início do texto, o autor faz uma distinção entre pessoas bibliófilas e pessoas acumuladoras, a qual se fundamenta no fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q919516 | Informática, Windows, Almoxarife, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Um usuário, por meio do Explorador de Arquivos do MS-Windows 10, ambos em configuração padrão, selecionou um arquivo de uma pasta local em seu computador e, em seguida, apertou a tecla F2. Ao fazer isso,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q919519 | Administração de Recursos Materiais, Administração dos Almoxarifados, Almoxarife, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

O almoxarife de uma instituição pública sabe que uma das funções do estoque é garantir o abastecimento de materiais para a organização, visando a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.