Questões de Concursos Prefeitura de Sobradinho BA

Resolva questões de Prefeitura de Sobradinho BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1081037 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Auxiliar de Disciplina, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também denominada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) promulgada em 6 de julho de 2015, constitui um marco legal no instaurar de profundas mudanças ao assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência e principalmente à sua inclusão social e efetivação plena de cidadania.

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 28 jan, 2024.


A partir das informações apresentadas quanto aos dispositivos legais que versa o Capítulo IV - Do Direito à Educação em seu art. 28 e seus incisos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, avalie as afirmações a seguir

I. Sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida.
II. Possibilidade de participação de organizações da sociedade civil.
III. Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.
IV. Participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias nas diversas instâncias de atuação da comunidade escolar.
V. Oferta de profissionais de apoio escolar.


É CORRETO apenas o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q909298 | Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Sobre Mala Direta no Microsoft Office, julgue as afirmações abaixo e em seguida marque a alternativa CORRETA.

I. Para a criação de mala direta é preciso de um documento modelo (carta, e-mail, etiqueta, por exemplo) e uma fonte de dados, onde esta última pode ser criada no próprio Microsoft Word ou Microsoft Excel.

II. Depois que você tiver uma fonte de dados conectada ao seu documento, adicionar campos de mesclagem é uma maneira de personalizar um documento com as informações da fonte de dados. Os campos de mesclagem vêm dos títulos de coluna na fonte de dados.

III. Mala direta é um recurso do Microsoft Office que permite criação de documentos personalizados a partir de uma fonte de dados criando uma carta modelo no Microsoft Word ou Excel.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q909299 | Serviço Social, Serviço Social e Controle Social, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.

(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez, 2010, p.37)

Sobre a questão social o que se pode considerar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q909300 | Serviço Social, Noções Gerais de Políticas Sociais, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social de Nº 8.742/1993, a assistência social tem como objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q909301 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

De acordo com a PNAS/2004 a proteção social especial é uma modalidade de atendimento assistencial, sendo está destinada a famílias e indivíduos que também se encontram em situação de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q909302 | Serviço Social, Assistente Social, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (CFESS/2011) requisitam competências gerais as quais são fundamentais para a compreensão do contexto sócio-histórico em que se situa a sua intervenção, sendo estas:

I. Analisar o movimento histórico da sociedade brasileira.

II. Compreender o significado social da profissão e seu desenvolvimento sócio-histórico.

III. Realizar a intervenção profissional desconsiderando as particularidades existentes.

IV. Desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade.

V. Formular respostas profissional para o enfrentamento da questão social com viés fatalista.

É CORRETO apenas se afirmar em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q909303 | Informática, Windows, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Em relação ao Windows 10, um dos recursos é o Gerenciador de Tarefas. Qual das funções abaixo NÃO faz parte deste recurso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q909304 | Informática, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Em navegadores web existe uma funcionalidade capaz de memorizar informações mais detalhadas sobre você, como seus interesses e hábitos de navegação na web. Significa que um site pode te fornecer conteúdo mais direcionado geralmente na forma de anúncios.

O texto acima refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q909305 | Pedagogia, O Processo de Socialização, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.

Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez. 2023. (adaptado).

I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q909306 | Pedagogia, Tipos de Planos de Ensino, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

No campo educacional compreender o processo de planejar a organização do trabalho didático-pedagógico da escola requer fortalecer a concepção de planejamento de ensino à luz da perspectiva dialética resultante da interação efetiva entre a escola e o contexto social. Nessa perspectiva, o planejamento de ensino como tarefa docente reafirma-se como processo reflexivo, coletivo, integrado, flexível e contextualizado para além de seus elementos estruturantes e não como documento burocrático, obrigatório e formal.

Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2 /index.php/rec/article/view/45583. Acesso em: 4 jan. 2024.(adaptado).

Considerando essa perspectiva sobre o planejamento de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. Deve ser entendido como um instrumento capaz de intervir em uma situação real para transformá-la.

II. Numa perspectiva crítica e transformadora fornecerá ao docente maior segurança para sua prática educativa no sentido de acolher as exigências, os problemas e desafios que ocorrem na sala de aula, na escola e na comunidade em geral.

III. Constitui uma forma de o professor ter seu trabalho valorizado e compartilhado, contribuindo para sua profissionalização docente.

IV. Como elemento estruturante, os objetivos são formulações que advém das intencionalidades.

V. É um recurso que contribui para a organização do trabalho pedagógico com a finalidade de orientar a prática docente de forma que a mesma não modifique sua condução.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q909307 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A trajetória discussão em torno da temática Projeto Político-Pedagógico (PPP) tem ampliado progressivamente o compromisso social da escola como instituição compromissada com o processo de formação humana, cujo caráter é intencional, sistemático e dotado de princípios filosóficos, epistemológicos e pedagógicos.

VEIGA, Ilma. Passos Alencastro, FONSECA, Marilia (orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. In: Projeto-político-pedagógico: novas trilhas para a escola. 9. ed. Campinas, São Paulo: Papirus Editora, 2013.(adaptado).

De acordo com os pressupostos sobre projeto político-pedagógico, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto político-pedagógico é fruto da projeção arquitetada por todos os envolvidos com o processo educativo.

II. O PPP não se constitui na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação.

III. Sob o ponto de vista emancipador o projeto político-pedagógico deverá ser concebido como instrumento de controle atrelado as regulações dominantes.

IV. O projeto político-pedagógico quando construído na visão de unicidade da teoria e da prática pressupõe relações de interdependência e reciprocidade.

V. O PPP da escola é apenas uma oportunidade para que algumas coisas sejam pensadas e dentre elas a conjuntura da escola e a sua função social.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q909308 | Pedagogia, Concepções de currículo, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Definições e teorizações acerca do currículo escolar apontadas pela literatura têm evidenciado concepções variáveis e diferenciações no tocante ao seu significado e funções. O que vem provocando múltiplas pesquisas quanto as questões epistemológicas para melhor compreensão sobre o processo de elaboração e operacionalização do currículo na escola e sua intrínseca relação com o compromisso social, político, econômico e cultural.

LEÃO, Débora Ortiz de . Organização curricular: saberes, políticas e perspectivas. 1 ed. -Santa Maria, RS: Ed. UFSM, 2023. (adaptado).

Considerando as concepções sobre currículo à luz dos pressupostos das teorias pós-crítica, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo escolar precisa ser compreendido não somente como texto, discurso e documento de identidade, mas como prática significativa, criação e emancipação dos sentidos.

II. O currículo em sua forma mais idealizada deverá ser constituído de apenas disciplinas e matérias teóricas no processo de aprendizagem escolar.

III. Na perspectiva de superação como prescrição formal e tradicionalmente compreendido, o currículo deve pressupor a vivência cotidiana da escola e toda a dinâmica das relações instituídas.

IV. Toda concepção de currículo escolar decorre das produções humanas advindas de determinados pressupostos teóricos que incluem compromissos sociais e políticos, demarcados pelos contextos históricos.

V. O Currículo é um conjunto de conhecimentos em constante construção e reconstrução, portanto não é estável e inalterável.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q909309 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Apesar da evolução dos significados sobre a problemática da avaliação da aprendizagem ter gerado, nos últimos tempos, mudanças significativas no processo educativo, ainda conduz à questionamentos e reflexões na busca de uma ressignificação diante da complexidade e dos desafios postos a educação e suas intermediações com a universalização da educação básica no Brasil, a formação continuada dos professores e suas práticas avaliativas.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/8070 . Acesso em: 19 jan. 2024.(adaptado).

Considerando o texto apresentado sobre a avaliação da aprendizagem, seus pressupostos como instrumento de mediação e potencialização do processo de ensino aprendizagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Como abordagem libertadora é ação reflexiva, postura cooperativa entre os alunos, privilégio à aprendizagem e consciência crítica e de responsabilidade de todos os envolvidos.

II. Como opção mediadora é embasada em três princípios condutores para a transformação das práticas pedagógicas: da investigação docente, da complementaridade e da provisoriedade dos registros em avaliação.

III. Baseada na concepção dialógica não possui caráter punitivo o qual caracteriza a avaliação na concepção bancária e burocrática da escola.

IV. Centrada numa perspectiva democrática e libertadora a avaliação deve renegar o contexto social e político.

V. Em uma concepção classificatória a avaliação é realizada por meio de um instrumento, comumente chamado de prova.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q909310 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

A noção de competências ganhou no meio educacional notáveis discursos relativos à formação inicial e continuada dos professores, com o intuito de incumbi-los em redelinear as práticas pedagógicas em torno das mudanças necessárias demandadas pelo novo contexto político, econômico e social. Nessa trilha, a pedagogia das competências se consolidou como uma teoria e concepção eminentemente pragmática na perspectiva de conjugar as ambições das políticas educativas contemporâneas.

PERRENOUD, Phillipe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. [recurso eletrônico] Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Revisão técnica: Cristina Dias Alessandrini. Porto Alegre. Artmed, 2014.

Com base no texto acima e as dez competências profissionais globais e específicas para ensinar à luz do pensamento perrenoudiano, avalie as afirmações a seguir.

I. Como competência global, organizar e dirigir situações de aprendizagem dispõe de outras competências específicas entre elas construir e planejar dispositivos e sequências didáticas.

II. Quanto a competência relativa ao administrar a progressão das aprendizagens, corresponde a fazer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

III. A competência de que trata o administrar sua própria formação contínua, pauta como específico o saber explicitar as próprias práticas.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q909311 | Pedagogia, Processo Ação Reflexão Ação, Educador Físico, Prefeitura de Sobradinho BA, AEVSF FACAPE, 2024

Proveniente das rápidas e múltiplas transformações científicas, tecnológicas e sociais ocorridas na contemporaneidade, as metodologias ativas vêm se constituindo como estratégias pedagógicas para além da concepção e atuação nos processos de ensinar e aprender centrada nos paradigmas tradicionais, ou seja, inverte e reverte o contexto educativo da escola e o papel do aluno como protagonista do seu próprio processo de aprendizagem, de maneira autônoma, criativa, crítica, reflexiva e participativa.

SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias ativas: desenvolvendo aulas ativas para a aprendizagem significativa. In: Metodologias ativas: estratégias de aprendizagem e os paradigmas educacionais. Freitas Bastos Editora, 2022.

Considerando as premissas que embasam as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir.

I. Personalização da aprendizagem.

II. Múltiplas Inteligências e Competências.

III. Métodos e atividades focadas na experiência.

IV. Processos Criativos e Colaborativos.

V. Acreditar que todos os alunos irão experienciar da mesma forma e aprender todos da mesma maneira.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.