Questões de Concurso Prefeitura de Surubim PE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

13 Q1015598 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O modelo clínico da surdez tende a se concentrar nas necessidades individuais do paciente surdo, buscando uma solução médica para seus problemas de audição. No entanto, esse modelo geralmente reconhece a cultura surda e a língua de sinais como aspectos essenciais da identidade surda.

14 Q1013891 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Consoante com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, são denominadas escolas ou classes de educação bilíngue aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

15 Q1013898 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Pode-se afirmar que a base da Língua de Sinais Brasileira foi a Língua de Sinais Francesa. No entanto, não se pode negar a pré-existência da Língua de Sinais Brasileira nos territórios brasileiros. A influência da LSF – Língua de Sinais Francesa – no território brasileiro é confirmada por meio das obras didáticas para surdos, traduzidas e adaptadas para a Língua Portuguesa e publicadas no Brasil 19 anos depois da fundação do INES.

16 Q1013905 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O intérprete de Libras deverá se esforçar para reconhecer os vários tipos de recursos necessários a uma compreensão adequada por parte do surdo. Aqueles que não conhecem a língua de sinais poderão requisitar assistência de comunicação escrita. Aqueles que conhecem a Libras poderão ser assistidos pela tradução (interpretação oral da palavra original), ou interpretação (parafraseando, definindo, explicando ou fazendo conhecer a vontade do palestrante, sem considerar a linguagem original usada).

17 Q1015564 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe que o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Bacharelado, de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente.

18 Q1015565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


O pronome de primeira pessoa (EU) nem sempre é sinalizado em Libras, pois vários verbos incorporam o argumento que está na posição sintática de sujeito por meio do movimento. Além disso, parte-se da premissa de que aquele que sinaliza é sempre da primeira pessoa, a menos que o sinalizante indique outra pessoa do discurso como sujeito do verbo. Dessa forma, o parâmetro de sujeito nulo é possível em Libras, bem como o parâmetro pro-drop (tanto o sujeito quanto o objeto podem ser omitidos na sinalização com o uso de um verbo direcional).

19 Q1015566 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Nos Estados Unidos, a partir de 1815, as pessoas começaram a intermediar voluntariamente a comunicação para surdos, após a vinda de Gallaudet (um surdo francês) que promoveu a educação de surdos pelo país.

20 Q1015567 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Atualmente, existem várias entidades que exercem a Política Surda, como, por exemplo, a FENEIS (Federação Nacional de Educação de Surdos, que luta em prol da educação bilíngue), a FMS (Federação Mundial dos Surdos), a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos - CBDS (que luta pela prática desportiva) e o Centro de Integração de Arte e Cultura dos Surdos – CIACS (que busca assegurar a prática artística).

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.