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Questões de Concursos Prefeitura de Taboão da Serra SP

Resolva questões de Prefeitura de Taboão da Serra SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q433967 | Direito Constitucional, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A Constituição Federal em seu artigo 205 diz que “ A educação, direito de todos e dever ...................................................., será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Assinale a alternativa que completa corretamente e respectivamente os pontilhados acima.

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22Q443008 | Direito Constitucional, Família, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de (Constituição Federal, artigo 229, caput):
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23Q322114 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“Esta é uma das violências que o analfabetismo realiza – a de castrar o corpo consciente e falante de mulheres e de homens, proibindo-os de ler e de escrever, com o que se limitam na capacidade de, lendo o mundo, escrever sobre sua leitura dele e, ao fazê-la, repensar a própria leitura. Mesmo que não zere as milenar e socialmente criadas relações entre ..................., .......................... ...................., o analfabetismo as mutila e se constitui num obstáculo à assunção plena da cidadania. E as mutila porque, nas culturas letradas, interdita analfabetos e analfabetas de completar o ciclo das relações entre ...................., ........................ ........................., ao fechar a porta, nestas relações, ao lado necessário da linguagem escrita. É preciso não esquecer que há um movimento dinâmico entre ................, ......................., .......................do qual, se bem assumido, resulta uma crescente capacidade criadora de tal modo que, quanto mais vivemos integralmente esse movimento tanto mais nos tornamos sujeitos críticos do processo de conhecer, de ensinar, de aprender, de ler, de escrever, de estudar.”

(FREIRE,P – PROFESSORA SIM, TIA NÃO - ED. OLHO DÁGUA, S. PAULO, 1993, pág. 7)

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima:

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24Q322834 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A despeito de sua importância, do interesse que possa despertar e da variedade de temas que envolvem, o ensino de Ciências Naturais tem sido freqüentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. As teorias cientificas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passiveis de comunicação direta aos alunos de ensino fundamental. São grandes sínteses, distantes das idéias de senso comum. Seu ensinamento sempre requer adequação e seleção de conteúdos, pois não é mesmo possível ensinar o conjunto de conhecimentos científicos acumulados. Portanto, torna-se, de fato, difícil para os estudantes aprenderem o conhecimento cientifico que, muitas vezes, discorda das observações cotidianas e do senso comum. Por exemplo, o conceito de adaptações dos seres vivos – uma relação entre populações de espécies vivas e seu ambiente, como resultado de seleção natural – exprime uma idéia diferente do uso cotidiano do tempo ao se dizer que um vaso de planta está bem adaptado numa janela... Situar o aluno neste confronto é necessário, mas não costuma ser simples romper com conhecimentos intuitivos.

Sabendo disso, escolha a opção que traga em seu conteúdo as dificuldades e soluções no ensino aprendizagem de Ciências Naturais.

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25Q327286 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A fração é a representação da razão entre duas grandezas. É a representação de uma relação de... (CARVALHO, D. L. de Metodologia do Ensino da Matemática, Cortez, 2ª. ed., 1991,S.Paulo, pág. 54)

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26Q325452 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

O que entendemos por conhecimentos prévios?

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27Q387350 | Biologia, Zoologia Invertebrados, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Porque os fungos e algumas bactérias são chamados de seres decompositores?

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28Q819067 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Em 1961, quando foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases (L.D.B.) da Educação, o cenário escolar era dominado pelo ensino tradicional, ainda que esforços de renovação estivessem em processo. Sabendo disso, defina a melhor resposta para as obrigações dos professores e alunos perante LDB/1961.

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29Q384859 | Biologia, Resíduos sólidos, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Como se formam os cristais de rochas?

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30Q557575 | Informática, Windows, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Utilizando o Internet Explorer do Windows XP o usuário acessa o menu Arquivo e escolhe a opção Enviar. Através desta opção o usuário não conseguirá: (Referência bibliográfica: Windows XP Home & Professional Para Usuários e Administradores, Editora: Axcel Books, Autor: Battisti, Julio, págs. 116 e 117)

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31Q551882 | Informática, Conceitos Básicos, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Um “nó mestre” em uma piconet Bluetooth, pode controlar quantos “nós escravos” ativos? (Referência bibliográfica: Redes De Computadores, Campus Editora, Andrew S. Tanenbaum, 4ª Edição, pág. 331)

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32Q485218 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Leia o texto abaixo

O ALARMISMO DA MÍDIA

“Os vários meios de comunicação têm trazido à tona e de maneira bastante alarmista os problemas globais relacionados à degradação do meio ambiente, sobretudo aqueles de ordem catastrófica, como acidentes nucleares, derramamento de petróleo em regiões marinhas, mortandade de animais por poluição de rios, queimadas, etc...”

(MENDONÇA,F. GEOGRAFIA E MEIO AMBIENTE, 8ª. ed, Contexto, 2008 S.Paulo, págs 12 e 13)

Assim, mesmo determinados processos de ordem completamente natural como erupções vulcânicas ou chuvas torrenciais, passam a ser encarados como:

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34Q810860 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

A organização do novo Ensino Fundamental com nove anos de duração e, consequentemente da proposta pedagógica, implica na necessidade imprescindível de um debate aprofundado sobre essa proposta, sobre a formação de professores, sobre as condições de infra-estrutura e sobre os recursos didático-pedagógicos apropriados ao atendimento e o essencial:

(www.mec.gov.br/SEB 2007 - Ensino Fundamental de 9 anos: Orientações para a inclusão da criança de 6 anos de idade)

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35Q326580 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“A função do professor é ensinar o aluno a aprender. Através de uma didática utilizada no ensino da matemática que estimule a criatividade, onde o aluno possa perceber que é como um edifício em construção, que necessita constantemente de adaptações e modificações.

Basear-se sempre na resolução de problemas, como é o princípio da própria matemática, sem pautar-se em definições e descrições de propriedades.

Além de resolver problemas, deve orientar o aluno no sentido..................”

(LERNER, D. – A DIDÁTICA DA MATEMÁTICA, s/ e, Porto Alegre,1996, pág. 73 com modificações)
Assinale a alternativa que finaliza corretamente o texto acima:

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36Q811000 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

No item Blocos de conteúdos do PCN – Matemática, os temas são divididos como:

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37Q319503 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

De acordo com o texto: “[...] Quando os alunos são incitados a contar como resolveram o problema, começam a tomar consciência das coordenações dos eventos, iniciando-se a conceituação. A tomada de consciência está longe de constituir apenas uma simples leitura: ela é uma reconstrução que o aluno faz de suas ações e do que conseguiu observar durante a experiência [...]”. Sabendo disso, qual das respostas abaixo tem o melhor significado para o termo “conceituação”?

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38Q819026 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa correta. Do item Aprender e ensinar Matemática no ensino fundamental do PCN-Matemática , o estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática pressupõe a análise de variáveis envolvidas nesse processo — aluno, professor e saber matemático —, assim como das relações entre elas. Numa reflexão sobre o ensino da Matemática é de fundamental importância ao professor:

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39Q808029 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

Sabendo que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) constituem um referencial de qualidade para a educação do ensino fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidiando a participação de técnicos e professores brasileiros, principalmente daqueles que se encontram mais isolados, com maior contato com a produção pedagógica atual. Sendo assim, responda: quais as propostas principais que os PCN’s indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes?

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40Q321578 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

[...] “À medida que se amplia o conceito de conteúdo escola, o papel do professor em sala de aula torna-se ainda mais fundamental. O professor é a figura-chave no desenvolvimento de nossas atividades e, por esse motivo, é importante discutir alguns pontos relacionados à sua atitude em sala de aula, bastante diferente da do professor que trabalha de forma tradicional: a autonomia do aluno; a cooperação entre os alunos; o papel do erro na construção do conhecimento; a avaliação; e, a interação professoraluno [...]”. Então, quando dizemos: “no ensino tradicional, as interações em sala de aula se dão quase exclusivamente entre professor e alunos e entre alunos e professor; a interação entre alunos tem uma influência secundária, quando não indesejável ou desagradável...”, estamos nos referindo a:

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