Início

Questões de Concursos Prefeitura de Tangará da Serra MT

Resolva questões de Prefeitura de Tangará da Serra MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q952454 | Farmácia, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Um pediatra prescreveu cefalexina solução oral para um bebê que teve o diagnóstico de infecção de pele. Considerando que na prescrição constava administrar 10 mg por kg de cefalexina a cada 6 horas, que o bebê pesa 6 kg e que, além disso, o referido medicamento é fornecido em suspensão de 250 mg por 5 mL, quantos mL devem ser administrados no bebê em cada horário e por dia, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q952465 | Odontologia, Saúde Bucal Coletiva, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, em 8 de março de 2023, a Lei nº 14.572, instituindo a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q952989 | Legislação de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é um conjunto de órgãos e entidades responsáveis pela gestão, fiscalização, engenharia e educação no trânsito em todo o território brasileiro, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Sobre as atribuições de seus componentes, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q952990 | Legislação de Trânsito, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme as Normas Gerais de Circulação e Conduta, previstas no CTB, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q952483 | Legislação de Trânsito, Condutor de Veículos de Urgência, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em uma situação de primeiros socorros, um socorrista leigo encontra uma vítima inconsciente e verifica que ela não está respirando. Qual deve ser a conduta imediata, de acordo com os protocolos básicos de primeiros socorros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q953003 | Mecânica, Agente de Fiscalização de Trânsito, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em uma rodovia de pista simples, o condutor de um automóvel está trafegandoatrás de um caminhão. Ele observa que a via possui sinalização horizontal composta por uma linha contínua amarela do lado esquerdo e uma linha seccionada amarela do lado direito. Adicionalmente, há uma placa vertical de regulamentação indicando o limite de velocidade de 80 km/h e uma placade advertência informando a aproximação de um trecho em declive acentuado. Com base na situação apresentada, analise as assertivas abaixo:
I. A sinalização horizontal permite que o condutor ultrapasse o caminhão, desde que seja respeitada a velocidade regulamentada.
II. A linha contínua amarela indica que ultrapassagens são proibidas para o fluxo de tráfego do lado esquerdo, sendo permitidas apenas para os condutores no sentido oposto.
III. A presença da placa de advertência indica a necessidade de atenção redobrada e possível redução de velocidade devido ao trecho em declive acentuado.
IV. Mesmo que a linha amarela contínua fosse inexistente, a ultrapassagem seria permitida em locais de boa visibilidade e segurança, desde que respeitadas as condições do veículo.
V. A sinalização horizontal, quando contraditória com a sinalização vertical, deve ser desconsiderada, prevalecendo a indicação da placa.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

387Q952752 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, analise as assertivas a seguir:

I. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos.

II. Todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF.

III. O trabalho social com famílias, assim, apreende as origens, significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas por toda a família.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q952771 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Entrevistador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos termos da Instrução Operacional nº 1/2022 – SE/SECAD, caso seja identificada uma possível irregularidade nas informações fornecidas pela família, deve-se fazer um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q1075663 | Legislação de Trânsito, Habilitação Na Legislação de Trânsito, Motorista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme o CTB e regulamentações específicas, quais são os requisitos mínimos exigidos para que um condutor esteja habilitado a transportar passageiros de forma remunerada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q1045715 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“Grande parte dos conhecimentos que adquirimos ao longo da vida é obtida através da visão. Quando um aluno tem comprometido esse canal de aprendizagem, deverá desenvolver outras formas de interação com os estímulos para que possa compensar essa deficiência” (Kleina, 2012). Considerando estudantes que apresentem baixa visão ou visão subnormal, os professores poderiam utilizar como recursos didáticos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q952550 | Atendimento ao Público, Qualidade no Atendimento ao Público, Telefonista, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Analise as assertivas abaixo sobre fraseologias adequadas para um bom atendimento:

I. Frases como “Bom dia, querido cliente! Vamos estar atendendo você em breve, espera só um pouquinho, por favor, meu bem” são adequadas, pois demonstram que o cliente é importante para a empresa.

II. Se um telefonista ou mensageiro diz “Entendo seu ponto de vista e irei repassar seu pedido ao setor responsável para que eles possam ajudar a senhora” para uma cliente, ele está agindo de maneira correta e ética, com uma linguagem adequada.

III. Expressões como “Falou, parça, tamo junto!” devem ser evitadas em comunicações formais, já que são informais.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q952813 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em uma situação de emergência, foi prescrita uma dose de 5 g de glicose para um paciente. O hospital possui ampolas de glicose 25% com volume de 20 ml. Qual volume de solução deverá ser aspirado para garantir a administração correta da dose prescrita?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q952815 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o exame de eletrocardiograma (ECG), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É útil para diagnosticar condições como arritmias, infarto do miocárdio e hipertrofia ventricular.

( ) Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.

( ) É indicado apenas para pacientes com sintomas cardíacos evidentes, não sendo utilizado como exame preventivo.

( ) As informações do eletrocardiograma de 12 derivações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros e no tórax do paciente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

394Q952821 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial e pode levar a várias complicações, como doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Encefálico (AVE). Sobre a hipertensão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q952347 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre a importância do movimento e da corporeidade na Educação Infantil, analise as assertivas a seguir:

I. A corporeidade contribui para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais.
II. O movimento deve ser trabalhado apenas em atividades de educação física formal, separadas das demais áreas do conhecimento.
III. O brincar e as atividades motoras são essenciais para a construção de habilidades motoras, sociais e culturais.
IV. A valorização do movimento e da corporeidade se limita à promoção da saúde física, sem ligação com processos cognitivos.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q952907 | Enfermagem, Técnico em Imobilização Ortopédica, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Durante o uso de gesso circular em membros edemaciados, é fundamental monitorar possíveis complicações associadas à imobilização. Qual complicação grave pode surgir como consequência do uso de gesso em membros com edema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q952664 | Direito Administrativo, Poder de polícia, Fiscal Municipal de Atividades Urbanas, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em 1987, no Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Assembleia das Nações Unidas, foi criado um termo cujo conceito é um modelo de desenvolvimento que visa atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Esse conceito busca conciliar o progresso socioeconômico e político com a preservação ambiental e o uso racional dos recursos naturais, além de uma atenção à parte social. O termo que define essa abordagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

398Q952920 | Segurança da Informação, Técnico em Informática, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

É o princípio que assegura que a informação não foi destruída de maneira não autorizada. De acordo com os conceitos de Segurança da Informação, o trecho acima refere-se à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q952674 | Direito Administrativo, Poder normativo, Fiscal Municipal de Atividades Urbanas, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei nº 101/2000, assinale a alternativa que corresponde à receita que NÃO faz parte do somatório da Receita Corrente Líquida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q952420 | Arquivologia, Almoxarife, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.