Questões de Concursos Prefeitura de Tangará da Serra MT

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41Q952844 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o Código de Obras de Tangará da Serra/MT, tanto o embargo quanto a interdição de obras podem ser aplicados em diversas situações. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
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42Q1080845 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

São diretrizes da Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência:

I. Estabelecer mecanismos que acelerem e favoreçam a inclusão social da pessoa portadora de deficiência.
II. Fomentar procedimentos assistencialistas à pessoa portadora de deficiência, tanto no aspecto econômico quanto no político.
III. Viabilizar a participação da pessoa portadora de deficiência em todas as fases de implementação dessa Política, por intermédio de suas entidades representativas.

Quais estão corretas?
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43Q952333 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No contexto da documentação pedagógica, é fundamental considerar alguns aspectos que a diferenciam de outros registros escolares tradicionais. Qual alternativa abaixo apresenta uma característica exclusiva desse tipo de prática?
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44Q952845 | Engenharia Civil, Alvenaria e Acabamento, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No contexto dos materiais de construção, os aglomerantes desempenham papel fundamental na composição de argamassas e concretos. Considerando suas características, qual das alternativas apresenta corretamente um exemplo e aplicação de aglomerante?
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45Q1080846 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Arquiteto, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme a Lei Federal nº 10.098/2000, analise as assertivas a seguir:

I. Barreiras arquitetônicas são aquelas exclusivamente existentes nos edifícios privados.
II. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se à circulação de pedestres e bicicletas, e à implantação de mobiliário urbano e vegetação.
III. Os eventos organizados em espaços públicos e privados em que haja instalação de banheiros químicos deverão contar com unidades acessíveis a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Quais estão corretas?
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46Q952334 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Na perspectiva contemporânea da Educação Infantil, a avaliação é vista como um processo formativo que acompanha a construção do conhecimento. Referente a essa abordagem, assinale a alternativa que corresponde a um de seus princípios fundamentais.
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47Q952846 | Engenharia Civil, Fundação, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre alvenarias de tijolo cerâmico, assinale alternativa correta.
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48Q1080847 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Cadastro Nacional de Inclusão, Médico do Trabalho, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A respeito de critérios legais de enquadramento para integração de Pessoa com Deficiência (PcD), analise as assertivas abaixo:

I. A visão monocular, como deficiência sensorial, do tipo visual, é critério de inclusão de enquadramento de PcD.

II. O comprometimento severo da frequência de 8.000 Hertz é a mais importante referência para enquadramento de perda auditiva bilateral em PcD auditiva.

III. Da mesma forma que o critério de enquadramento de PcD com transtorno do espectro autista, a síndrome do dedo branco está explicitada em Decreto como critério legal para enquadramento de PcD psicossocial.

Quais estão corretas?

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49Q952335 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a avaliação desempenha um papel essencial na construção do conhecimento. Nesse contexto, uma prática avaliativa que promove a aprendizagem significativa deve:
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50Q952847 | Engenharia Civil, Acessibilidade em Engenharia Civil e NBR 9050, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Fundações rasas e profundas desempenham papéis essenciais nas construções. Sobre as fundações rasas, é correto afirmar que:
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51Q1080848 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme a Lei nº 13.146/2015, Estatuto da Pessoa com Deficiência, analise as assertivas abaixo:

I. Barreiras atitudinais referem-se a atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas.

II. A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para casar-se e constituir união estável e exercer direitos sexuais e reprodutivos.
III. O processo de habilitação e de reabilitação é um direito da pessoa com deficiência.

Quais estão corretas?
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52Q952336 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

No planejamento pedagógico, a organização do ambiente de aprendizagem é um elemento central para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Para a criação de ambientes de aprendizagem significativos, o princípio essencial a ser adotado é:
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53Q952848 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Um técnico de Edificações da prefeitura de Tangará/MT, em vistoria à uma obra do município, é questionado pelos operários sobre qual deve ser o comprimento (projeção horizontal) de uma rampa acessível, considerando que ela deve ter inclinação de 8% e altura de desnível de 0,80 metros. Qual deve ser a resposta do técnico?
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54Q1080849 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Analise as assertivas abaixo conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) É finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
( ) Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
( ) As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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55Q952337 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O planejamento pedagógico deve articular o ambiente de aprendizagem às estratégias didáticas. Qual das práticas abaixo evidencia essa articulação de maneira eficaz?
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56Q952849 | Engenharia Civil, Desenho Técnico na Engenharia Civil, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O Plano Diretor Participativo do Município de Tangará da Serra/MT é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município – sob o aspecto físico, social, econômico, cultural, humano e administrativo, objetivando o desenvolvimento sustentável do município, tendo em vista as aspirações da coletividade – e de orientação da atuação do Poder Público e da iniciativa privada. Segundo a Lei Complementar nº 317/2024, este Plano Diretor deverá ser revisto, pelo menos, a cada
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57Q1080850 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Psicólogo, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Considerando o Acesso à Educação da Pessoa com Deficiência (PCD) e em conformidade com o Decreto nº 3.298/1999, que dispõe de diretrizes sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o portador de deficiência.
( ) A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação infantil, a partir de zero ano.
( ) A educação especial caracteriza-se por constituir processo rígido e generalizante, oferecido a partir do Ensino Fundamental.
( ) A educação especial contará com equipe multiprofissional, com a adequada especialização, e adotará orientações pedagógicas individualizadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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58Q952338 | Pedagogia, A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as características do ambiente de aprendizagem às respectivas práticas pedagógicas que as utilizam de forma intencional no planejamento escolar.

Coluna 1
1. Espaços flexíveis e diversificados.
2. Materiais não estruturados e naturais.
3. Ambientes decorados com produções dos próprios alunos.
4. Integração entre espaços internos e externos.

Coluna 2
( ) Promover o protagonismo infantil por meio de atividades investigativas e colaborativas.
( ) Estimular a exploração livre, a criatividade e a descoberta sensorial.
( ) Valorizar as expressões culturais e criar um ambiente acolhedor e significativo.
( ) Favorecer aprendizagens práticas, conectadas ao contexto e à vivência das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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59Q952850 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Técnico de Edificações, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Em relação à simbologia em desenho arquitetônico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A utilização de linhas tracejadas nos desenhos arquitetônicos indica elementos ocultos ou projeções.

( ) A simbologia no desenho arquitetônico deve seguir normas técnicas, como a NBR 6492:2021, para garantir sua interpretação universal.

( ) Portas e janelas devem ser desenhadas sem simbologia padrão, dependendo exclusivamente do detalhamento do autor do projeto.

( ) A simbologia no desenho arquitetônico é opcional, desde que se acompanhe o desenho de uma legenda explicativa.

( ) Linhas contínuas grossas representam as arestas visíveis das edificações.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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60Q708114 | Legislação Municipal, Fiscal Municipal II, Prefeitura de Tangará da Serra MT, UFMT, 2019

A Lei Orgânica do Município de Tangará da Serra/MT prescreve que a alienação dos bens municipais, subordinada à existência de interesse público devidamente justificado, será sempre precedida de avaliação, autorização legislativa e concorrência, ficando esta dispensada no seguinte caso:
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