Início

Questões de Concursos Prefeitura de Tangará da Serra MT

Resolva questões de Prefeitura de Tangará da Serra MT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q952674 | Direito Administrativo, Poder normativo, Fiscal Municipal de Atividades Urbanas, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

À luz da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei nº 101/2000, assinale a alternativa que corresponde à receita que NÃO faz parte do somatório da Receita Corrente Líquida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

402Q952420 | Arquivologia, Almoxarife, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Com base no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

403Q952934 | Técnicas em Laboratório, Técnico em Laboratório, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O manuseio e descarte de agentes químicos em laboratório é uma responsabilidade ética, ambiental e legal, e deve ser feito de maneira correta para garantir a segurança dos profissionais e a proteção ao meio ambiente. São boas práticas de manuseio de produtos químicos em laboratório, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

406Q952451 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Nervoso Central e Periférico, Auxiliar de Farmácia, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre o controle de qualidade em Boas Práticas de Fabricação (BPF), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q952972 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O “Limite de Tolerância”, definido pela NR 15, é a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição aos agentes potencialmente danosos à saúde, que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

408Q952466 | Odontologia, Flúor, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

A Lei nº 14.572/2023 fixou diretrizes com a finalidade de orientar as ações direcionadas à produção social da saúde bucal, especificando as ações odontológicas em todos os níveis de atenção à saúde no âmbito do SUS. São diretrizes dessa lei:

I. Assegurar que toda e qualquer ação seja regida pelos princípios universais da ética em saúde.
II. Possibilitar o acesso universal, equânime e contínuo a serviços de saúde bucal de qualidade.
III. Efetivar relações de vínculo entre a equipe de Saúde Bucal e a população adstrita.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

409Q952746 | Serviço Social, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme a Lei nº 6.433/2024, que dispõe sobre as Políticas Públicas de Assistência Social do Município de Tangará da Serra, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A organização da Assistência Social no Município observará o princípio da primazia daresponsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

( ) O Município de Tangará da Serra atuará de forma articulada com as esferas federal e estadual, observadas as normas gerais do SUAS, cabendo-lhe coordenar e executar os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais em seu âmbito.

( ) O Plano Municipal de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução e o monitoramento da Política de Assistência Social no âmbito do Município de Tangará da Serra.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

410Q952756 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Educador Social, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme o ECA, são medidas aplicáveis às entidades de atendimento que descumprirem obrigação constante do art. 94 (ter, em seus quadros, profissionais capacitados a reconhecer e reportar ao Conselho Tutelar suspeitas ou ocorrências de maus-tratos), às entidades governamentais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q952509 | Enfermagem, Ergonomia no Trabalho, Maqueiro, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

São considerados itens ou ações importantes para realizar um transporte intra-hospitalar para transferência de um paciente ou realização de exames para evitar eventos adverso com queda, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q1045704 | Legislação dos Municípios do Estado do Mato Grosso, Legislação do Município de Tangará da Serra, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme sua Lei Orgânica, o Município de Tangará da Serra/MT observará em qualquer de seus Poderes, na administração direta ou indireta, o princípio da:

I. Gestão transparente.
II. Gestão democrática, efetiva, eficaz e eficiente.
III. Gestão de negócios.

Quais estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

413Q952786 | Radiologia, Protocolos de Exames em Tomografia Computadorizada, Operador de RX, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Um técnico em radiologia precisa realizar um raio-X de um paciente com fratura de escápula. Qual é a projeção adequada para identificar essa fratura?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

414Q1045720 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

“(...) na segunda metade do século XVIII, o religioso Charles Michel de L'Épée criou um método diferente, com base no emprego de sinais, que alcançou imenso sucesso na década de 1780 e que se estendeu a centenas de Surdos por toda a Europa” (Fernandes, 2012). Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

415Q952818 | Enfermagem, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Sobre as alterações dos eletrólitos corporais, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q952819 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Conforme o Código de Ética da Enfermagem, analise as seguintes assertivas:

I. É dever do profissional de enfermagem manter sigilo sobre fato de que tenha conhecimento em razão da atividade profissional, exceto nos casos previstos na legislação ou por determinação judicial, ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante ou responsável legal.

II. É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal ou que ofereçam risco à sua segurança.

III. É permitido ao profissional de enfermagem abandonar o paciente em situações de grave risco, caso se sinta emocionalmente incapaz de continuar o cuidado.

IV. É dever do profissional de enfermagem prestar assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.

V. O exercício da enfermagem deve ser pautado no respeito aos direitos humanos, independentemente de raça, credo, orientação sexual ou condição socioeconômica.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

417Q952337 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O planejamento pedagógico deve articular o ambiente de aprendizagem às estratégias didáticas. Qual das práticas abaixo evidencia essa articulação de maneira eficaz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q952876 | Agricultura e Agropecuária, Defensivos Agrícolas e Fertilizantes na Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

De acordo com o art. 63 do Decreto nº 24.548/1934, assinale a alternativa INCORRETA sobre o sacrifício de animais no controle de zoonoses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q952654 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Fiscal Municipal de Atividades Urbanas, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

Segundo Di Pietro (2024), um dos princípios da Administração Pública apresenta dois aspectos. Um deles diz respeito ao modo de atuação do agente público, que deve ter a melhor atuação possível, a fim de obter os melhores resultados. O outro se refere ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administração Pública, que deve ser a mais racional possível, permitindo que se alcancem os melhores resultados na prestação dos serviços públicos. As características apresentadas descrevem o princípio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q952921 | Segurança da Informação, Ataques e ameaças, Técnico em Informática, Prefeitura de Tangará da Serra MT, FUNDATEC, 2025

O não repúdio, em segurança da informação, é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.