Questões de Concursos Prefeitura de Teresópolis RJ

Resolva questões de Prefeitura de Teresópolis RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

51Q472735 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

É correto afirmar que, no processo de medida e avaliação, o professor de Educação Física deve buscar a superação de práticas mecânico-burocráticas por meio de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes para enfrentar problemas e necessidades:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q472724 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Por um lado, temos a atividade simbólica, isto é, as representações mentais (a atividade mais solicitada pela escola); por outro, temos o mundo concreto, real, com que se relaciona o sujeito. Há um elemento que os associa. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q472632 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tematiza formas de atividades expressivas corporais como jogo, esporte, dança, ginástica, lutas, etc. Essas formas configuram uma área de conhecimento. Assinale a alternativa que a identifique.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q472534 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O esporte ou desporto é definido por Georges Magnane como uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho. Para essa concepção, é correto afirmar que ela deve ser praticada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q472448 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A Educação Física escolar tem de respeitar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q472285 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No âmbito da Educação Física escolar, o jogo é toda ação livre, desenvolvida dentro de certos limites de tempo e espaço, não fazendo parte da vida ordinária e que, contendo algo de incerto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q472231 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No plano pessoal da vida cotidiana do cidadão, abre-se um espaço que favorece os modismos, o consumismo exacerbado ou a impossibilidade de acesso, a anorexia, a bulimia, a exclusão calcada em estereótipos e padrões corporais, as compulsões, entre outros. Assinale a alternativa que contenha dois grandes problemas de saúde criados no mundo por esse fatores.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q472073 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O rendimento físico e atlético ainda é uma preocupação da Educação Física, mas, na escola, não pode ser aquele desempenho apoiado num referencial externo, induzindo todos a chegar ao mesmo lugar ao mesmo tempo, e seguindo o mesmo caminho. Na escola, o desempenho estimulado deve ser aquele que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q472028 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No jogo, a administração do choque de interesses individuais acontece numa atmosfera liberal. A dinâmica do jogo permite a emergência de valores genuínos, em lugar daqueles que, normalmente, são impostos. Sua prática, como ação livre, oferece reais oportunidades para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q471952 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

 (LDB, art. 2°)

É certo afirmar que compete, prioritariamente, ao professor de Educação Física escolar no ensino fundamental:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q471936 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A Educação Física, como Educação, não deve reproduzir modelos da superestrutura. A Educação Física escolar tem sido a maior vítima dessa reprodução. Nesse contexto, assinale a alternativa que melhor a caracterize.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q471623 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Para compreender a questão da avaliação, não se pode cair no reducionismo de um universo meramente técnico de entendimento, sendo necessária a consideração de outras dimensões desse processo. Assinale a alternativa que as contenha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q436187 | Direito Constitucional, Constituição Federal, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A Constituição aprovada em 1988 é a mais democrática Constituição brasileira e a de maior preocupação com os chamados direitos sociais.

(F. C. Teixeira)

Assinale a alternativa errada a respeito da Constituição vigente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q389645 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a alternativa correta a respeito da escravidão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q389511 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que consideravam vítimas da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.

(Hobsbawn)

Assinale a alternativa correta sobre o fascismo, o nazismo e o neonazismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q389379 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Argumentava-se que a dispersão da população por um território tão vasto, combinada com o livre acesso à terra, encarecia a mão-de- -obra, dificultava a obtenção de braços para a agricultura, além de entravar a civilização.

(Ilmar R. Mattos)

Analise as afirmações seguintes, sobre as leis de protecionismo, propriedade e mão-de-obra.

I. O protecionismo de 1844 viabilizou a ampliação da receita do Estado imperial, gerando, todavia, controvérsias com o governo britânico ao elevar tarifas aduaneiras.

II. As pressões britânicas contra o tráfico intercontinental de escravos visavam à constituição de um mercado consumidor formado de ex-escravos e a encarecer, pela alta dos preços dos cativos no tráfico interno, o açúcar brasileiro concorrente do açúcar britânico antilhano.

III. A vinculação da Lei Eusébio de Queirós à Lei de Terras não era somente temporal, pois visava à criação de uma reserva de trabalhadores livres, mais sujeitos aos interesses dominantes das fazendas, após o fim do tráfico atlântico.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q389351 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Os textos abaixo caracterizam a organização do império brasileiro (1822  1847). A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A fase de organização do império brasileiro, do ponto de vista político-administrativo, abrange períodos bem distintos.

II. A sociedade brasileira, economicamente, modificou-se apenas nos aspectos exteriores, pois, estruturalmente, continuou agroexportadora de base escravista.

III. A Constituição de 1824 estabelecia, para os cidadãos, direitos e garantias individuais de acordo com os princípios liberais, mas as populações indígena e escrava, no entanto, foram excluídas do conceito de cidadão.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q389178 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Como todos os historiadores, Fernão Lopes não é inocente, toma partido, mas sem comprometer a verdade a esse partido. O seu partido é o da cidade de Lisboa, é o da arraia-miúda, o dos ventres ao sol, o do bom Portugal e, também, o de João, o Mestre de Avis, chefe eleito.

(António Coelho)

Assinale a alternativa correta sobre a Revolução de Avis, que mobilizou a massa portuguesa em 1383, segundo o cronista Fernão Lopes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q389144 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

No entanto, tudo empurrava o movimento fidelista na direção do comunismo, desde a ideologia social-revolucionária daqueles que tinham probabilidades de fazer insurreições armadas de guerrilha até o anticomunismo apaixonado dos Estados Unidos na década de 1950 do Senador McCarthy.

(Hobsbawn)

Assinale a alternativa correta sobre a Revolução Cubana.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q388822 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Assinale a alternativa correta sobre as Revoluções Inglesas do século XVII.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.