Questões de Concursos Prefeitura de Teresina PI

Resolva questões de Prefeitura de Teresina PI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q904928 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O planejamento pedagógico é a base para organização da dinâmica da escola, pois permite a formação de uma estrutura direcionada para as atividades educacionais ao longo de todo o período letivo.O pedagogo é o principalnorteador na elaboração do planejamentoe, para iniciar o processo, precisa considerar alguns passos iniciais.

Dentre as alternativas abaixo, qual delas representa a primeira etapa no processo de planejamento pedagógico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q904929 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento essencial para a escola. Ele apresenta as diretrizes curriculares, institucionais, objetivos, visão, missão, fundamentação teórica, valores e metodologias para as práticaseducativas na instituição.O pedagogo é oprofissional que articula o processo de organização e implementação doPPP no contexto escolar.

Considerando o processo e as etapas de elaboração do documento, assim como a participação dos colaboradoresda escola, assinale a alternativa que descreve corretamente as principais etapas de elaboração do PPP e quem sãoos participantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q904930 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Qual das seguintes afirmações descreve corretamente o papel do pedagogo na formação continuada dos docentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q904931 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

As Metodologias Ativas consistem em abordagens de ensino que devem estar enquadradas no contexto curricularcontemporâneo. Considerando o conceito de metodologias ativas na educação básica, analise as sentenças.
I. As metodologias ativas priorizam o protagonismo do aluno, ao incentivar a participação no processo de aprendizagem. II. As práticas ativas mesclam as atividades das abordagens tradicionais de ensino e desconsideram as emergentes. III. O professor desempenha um papelsecundário nas metodologias ativas, e sua prática não se configura tãonecessária para haver a aprendizagem, pois o papel do estudante é primário. IV. Nas metodologias ativas, o uso de tecnologias digitais é associado a outrasmetodologias que valorizem o alunono centro do processo de aprendizagem.

Estão CORRETAS somente as afirmativas constantes na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q904932 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

De acordo com Sacristán (2013), o currículo é concebido como um instrumento de estruturação e influência noprocesso de escolarização.Este documentocentra-sena organização das propostas de aprendizagens, comunicaas normas e exerceuma função determinante na estruturaçãodas ações pedagógicas.

Sobre o currículo, analise os itens abaixo:

I. O currículo consiste em um elemento primário no processo de organização escolar, atuando como guia paraseleção dos conteúdos, tendo grande importâncianas práticaspedagógicasno cotidiano escolar. II. No currículo, definem-se os objetivos educacionais, metas, conteúdos, consistindoem uma ferramenta flexívele adaptável às necessidadesdos educandos e dos estilos de aprendizagem. III. O currículo tem como principal função padronizar osconteúdos tendo em vista as necessidades do mercado eo contexto social em que o alunoserá inserido, garantindo que todos os educandos tenham a mesmaoportunidade. IV. O currículo escolar não influencia as políticas educacionais, pois as decisões relacionadasao sistemaeducacional vêm dos órgãos superiores. V. O currículo é um documento exclusivamente normativo, que direciona e impõeas normas e regras do sistemaeducacional, cabendo as escolas planejarem suas propostas de formas comuns.

Quais das sentenças acima descrevem o papel do currículo no processo de organização do sistema educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q904933 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A pesquisa participante (Gil, 2008) pode ser um valioso instrumento de transformação e inovação na maneira de ensinar e aprender na sala de aula. Podemos utilizar as características da pesquisa participante nas diversas ações cotidianas da prática pedagógica.

Das alternativas abaixo, assinale apenas a afirmaçãoCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q904934 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Segundo Silva, Bieging e Busarello (2017), o trabalho da orientação educacional nas escolas, em geral, tem sido um desafio para os profissionais da área, uma vez que tratar de sua importância em transitar e ocupar diferentesespaços na escola com o objetivo de potencializar a aprendizagemdos alunos traz,por si só, a necessidade deimplantar diferentesmetodologias nas práticas diárias dos profissionaisenvolvidos com o processo de ensinar eaprender. Cabe dizer que a sala de aula -por excelência, o lugar organizador desse processo -também pode serutilizada como território de ação do orientador.

Assinale a afirmação CORRETA em relação à função do orientador educacional junto aos docentes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q904935 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A escola é um espaço formal de educação no qual as práticas pedagógicas intencionais são planejadas para o desenvolvimento humano de forma individual e coletiva, visandoà formação de cidadãos críticos, conscientes,competentes, comprometidose participativos. Nesse sentido,há uma função social explícita para oportunizar aconstrução de conhecimentos,a promoção da igualdade e o desenvolvimento de habilidades. Ao cumprir essas finalidades, a escola se torna um espaço de formaçãosocial e humana visandoà construçãode um mundo melhor.

Diante da importância de a escola ser considerada um espaço social para a formação de seres humanos críticos eparticipativos, analise as afirmativas abaixo:

I. A função social da escola como desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicomotoras e socioemocionaisdo indivíduo. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. II. Promoção da igualdade de oportunidades, incentivando a formação de cidadãos acríticos e o domínio de conteúdos. III. Garantia do domínio dos conteúdos de leitura, cálculo e escrita para a participação e exercício social. IV. Colaboração para o desenvolvimentode habilidades emocionais,cognitivas visandoao preparo para omercado de trabalho e o convívio social.

Assinale a alternativa que contenha apenas as afirmaçõesCORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q904936 | Pedagogia, Gestão Escolar, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A partir da situação hipotética a seguir, responda o que se pede:

Maria e o desafio de atuar na coordenação pedagógica no início de carreira.

Maria é uma pedagoga recém-formada.Entusiasmada, ela acaba de assumir o cargo de Pedagoga na RedeMunicipal de Educação de Teresina - PI.Ela está feliz e ansiosa para colocar em prática os conhecimentos queaprendeu ao longo dos quatro anos na graduação.No primeiro dia de trabalho,Mariaadorouconhecer o ambienteescolar, os professores e a equipe gestora, contudo, ao longo da semana foi sentindo-seperdida e insegura sobre como desempenhar sua função; quais seriam exatamente suas funçõese como realizar de forma eficaz o seutrabalho, sobretudo, porque, ao conhecer a comunidade e a diversidadesocioeconômica das famílias dos alunos,ela percebeu que vai enfrentar desafios como o baixo desempenho acadêmico,a indisciplina,a falta deengajamento da comunidade escolar, poucaformação dos professores e outros problemas.

Considerando os desafios que é assumir a gestão pedagógica de uma escola, assinale a alternativa CORRETA em relação às medidas que Maria deve adotar nos primeiros dias da sua atuação na coordenação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q904937 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Sobre o tema da educação escolar bilíngue e interculturalconforme estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, analise as afirmativas a seguir:

I. Consiste na modalidade de educação escolar oferecidaem Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeiralíngua, e em português escrito, como segundalíngua,em escolas bilíngues de surdos, classes bilíngues desurdos, escolas comunsou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandossurdos, surdo-cegos,com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidadesou superdotação ou com outras deficiênciasassociadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos. II. Tem como propósito proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricase culturais. III. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início aos quatro anos,na educação infantil (início da escolarizaçãoobrigatória), e se estenderá ao longo da vida. IV. Haverá, quando necessário, serviços de apoio educacional especializado, como oatendimento educacionalespecializado bilíngue, para atender às especificidades linguísticas dos estudantes surdos.

Com base nessas afirmativas, qual das seguintes alternativas estáCORRETAde acordo com a legislaçãomencionada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q904938 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Lev Vygotsky, teórico da psicologia do desenvolvimento, deixou um grande legado com suas teorias sobre as interações sociais e culturais e o processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Uma de suas teoriasdestaca a importância dos símbolos culturais na mediação do pensamento e comportamentohumanos. De acordocom essa teoria, os seres humanos reagem aos estímulos do ambiente e os interpretam,atribuindo significados aesses estímulos por meio de sistemassimbólicos, comoa linguagem, gestos e outros signos culturais.

O texto acima refere-se a qual teoria? Assinale a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q904939 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Considerando os conceitos e diferenciações sobre a organização do currículo, avalie as seguintes afirmativas em relação aos termos: transdisciplinaridade, transversalidade, interdisciplinaridade, disciplinaridade emultidisciplinaridade.
I. A transdisciplinaridade consiste em uma abordagem que integra distintas áreas do conhecimento e diversospontos de vista. Busca uma compreensão holística e global e a interconexãodos fenômenos. II. A transversalidade refere-se à inserção de temas ou conteúdos em diversasdisciplinas, visando abordá-los deforma distinta e desassociadas. III. A interdisciplinaridade consiste no planejamento de disciplinas distintas, buscando estabelecer conexões e diálogos entre elas. IV. A disciplinaridade trata-se de uma abordagemem que as disciplinas possuem seus conhecimentos em áreasespecíficas, com seus conjuntos de teorias, métodos e práticas que são ensinados de forma sistemática. V. A multidisciplinaridade consiste no trabalho das disciplinas com uma temática comum, porém não existe relação nem cooperação entre elas.

Qual das seguintes alternativas está CORRETA?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q904940 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

“Supervisor” é aquele que procura a “visão sobre”, no interesse da função coordenadora e articuladora de ações. Étambém quem estimula oportunidades de discussão coletiva, críticae contextualizada do trabalho (Rangel, 2003).

Considerando a importânciado supervisor escolar paraas práticas educativas na escola, assinale a alternativaCORRETA quanto a função desse profissionalpara a promoção da qualidade dos processos educacionais nainstituição de ensino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q904941 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Na prática pedagógica, professor e aluno são dois atores sociais de uma relação, na qualcada um assume umpapel específico.O professor ensina e dá suporte ao processo de aprendizagem do aluno,atribuindo uma ação demediação do conhecimento.O alunoaprende, constrói o conhecimento e está no centro do processo, participandoe interagindo com o professor. Do pontode vistapedagógico, apresentam papéis distintos.

Considerando esses papéis, analise as sentenças abaixo:

I. O professor é o líder, o aluno é o liderado. II. O professor tem a autoridade, o que nãoquer dizerautoritarismo; o aluno respeita,de forma mútua, oconhecimento e o trabalho do professor. III. O professor, como adulto da relação pedagógica, é o mediador entrea cultura já elaborada e o aluno, que seapresenta como aprendiz. IV. O diálogo expressa uma relação entre professor e aluno,em que ambos interagem numadialética permanente,de tal forma que a individualizaçãodo educando se vá configurando,o que significa construir a própriaidentidade.

A partir da leitura e análise das sentenças, marque a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q904942 | Pedagogia, Gestão Escolar, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Trata-se de uma concepção de gestãoque contempla uma definição explícita sobre aequipe escolar, os objetivospedagógicos, sociais e políticos.A articulação entre pedagógico eadministrativo faz com que os atores da escola serelacionem e busquema objetividade no tratodas questõesda organização,mediante a coleta de informaçõesreais, acompanhamentosistemático dos processosavaliativos a partir do diagnóstico,acompanhamento,reorientação e tomada de decisões.

Tais características representam qual concepção de organização e gestão escolar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q904943 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A educação inclusiva, segundo a Políticade Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008),enfatiza a importância de a escolaplanejar e operacionalizarmecanismos que suprem a exclusão. A participaçãoefetiva de todos os alunosnos processos de ensinoe aprendizagem sem nenhumtipo de discriminação é o queconstitui a educação inclusivasegundo a PEEPEI(Brasil, 2008).Para Montoan (2004), é necessário que a escolatenha ambientes adaptadose que osprofissionais sejam especializados para lidar com esses alunos.

Sobre a temática, analise as afirmativas abaixo:

I. A educação não se desenvolve apenas nas escolas,mas também no convívio social e humano,ou seja, nasociedade, formada pela diversidadehumana. II. Os alunos com deficiência são vistospelas escolascomo obstáculos parao funcionamento do planejamentoescolar, pois necessitam de apoio,recursos e diversosmateriais pedagógicospara auxiliar no ensino eaprendizagem. III. Dentre as diversas formas de aceitação, o que requeratenção do professor são as práticas pedagógicasinclusivas, ou seja, a busca porr inovações e alternativas pedagógicas para atenderà diversidade. IV. Muitos professores não tiveram acesso aos conhecimentoscientíficossobre como lidare atuar com aheterogeneidade de estudantes que adentram a escola,cabendo a ele buscar formação e novas estratégias deensino. V. Entre as dificuldades para a implementação de práticas mais inclusivas,temos: a ausência de políticas inclusivasefetivas, uma tendência em pensar a educação para a “normalidade”e consequente facilidade de abranger asdiferenças; a formação dos professores;o pequeno número de crianças nas salas de aula regulares; a falta derecursos para sustentação da prática pedagógica e deserviços de apoio e de equipes interdisciplinares; a faltade atendimento de saúde e assistência, entre outras.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q904944 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

A partir da situação hipotética a seguir, respondaao que se pede:

A pedagoga Aline não sabe mais o que fazer com o aluno Felipe.As queixas dos professores são diversas: mostra-seum adolescente agressivo e com um palavreado inadequado com todos na escola. Quandocontrariado, secomporta com violência, falandopalavrões, chutando cadeirase promovendo ameaças.A pedagoga já foiinformada que esse comportamentotambém é comum no entornodaescolae em outros momentos de entrada esaída das aulas. Para complementara situação, Felipe mostra completo desinteresse em relação às atividadespropostas pelos professores, mantendo comportamento cínico e dissimulado em sala de aula.



A violência é caracterizada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), como sendo o usointencional daforça física ou do poder, real ou em ameaça, contra si próprio,contra outra pessoa, ou contra um grupo ou umacomunidade, que resulte ou tenha grandepossibilidade de resultar em lesão,morte, dano psicológico, deficiência dedesenvolvimento ou privação.



Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e assinale a alternativaCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q904945 | Pedagogia, Temas Contemporâneos bullying, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O bullying consiste em toda forma de abuso de poder físico ou psicológico entre pares, que envolve dominação,submissão, humilhação,medo etc, que se manifestamde formas diversas, como apelidar, humilhar, discriminar,bater, excluir e aterrorizar.Com o avanço das tecnologias,principalmente entre crianças e jovens, uma modalidadede bullying tem se intensificado, o cyberbullying,que se utiliza basicamente de telefones celulares, especialmenteos dotados de inúmerasfunções, e de computadores ligadosà Internet, contendo jogos, imagens, desafios, cenasforjadas que intimidam,formas que expõe a situações vexatóriase humilhantes.

Como as escolas poderiam desenvolver ações direcionadaspara extinguir a incidência docyberbullying? Assinale aalternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q904946 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

O papel social da escola se realiza por meio do currículo, que apresentaa organizaçãoda cultura eresulta dainteração e confluência devárias estruturas(políticas, administrativas, econômicas, culturais, sociais eescolares) na base das quais existem interesses concretos e responsabilidades compartilhadas.

Sobre as principais teorias que fundamentam a construção de um currículoindicadas aseguir, relacionea colunadas teorias com a coluna das características.

TEORIAS
1. Tradicionais. 2. Críticas. 3. Pós-críticas.

CARACTERÍSTICAS
( ) Ideologia; reprodução social e cultural; poder; classe social; capitalismo; relações sociais de produção;conscientização, emancipação e libertação; currículo oculto; e resistência. ( ) Ensino; aprendizagem; avaliação; metodologia; didática;organização; planejamento; eficiência; e objetivos. ( ) Identidade, alteridade e diferença; subjetividade;saber-poder; significação e discurso; representação; cultura;gênero, raça, etnia e sexualidade; e multiculturalismo.

Assinale a alternativa que apresentaa sequência CORRETA, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q904947 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de Teresina PI, NUCEPE, 2024

Uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola, em parceria com a TODXS, ONG de empoderamento dacomunidade LGBTQIA+, revela a percepção de educadores sobrea Educação da Diversidade Sexual e deGênero nas escolas. O estudo revela quesete em cada dez professores acreditam que existe a necessidadede trabalhar com os alunos questões sobre diversidade sexual e de gênero.Além disso, seis em cada dez profissionais da educação acreditam que o ambiente escolar seja um lugar favorável para trabalhar e desenvolver aquestão da diversidade sexual e de gênero. Para os educadores que se declaram LGBTQIA+, o número sobe para oito em cada dez.
Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/enem-e-educacao/2023/06/25534901-diversidade-sexual-e-de-genero-nas-escolas-maioria-dos-professores-quer-debater-assunt0.htmal). Acesso em: 28.02.2024.


Sobre a educação e relações de gênerona escola, assinale a alternativaCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.