Início

Questões de Concursos Prefeitura de Timbó SC

Resolva questões de Prefeitura de Timbó SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q912930 | Arquivologia, Morfologia, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os sons das plantas feridas

Tomates cortados emitem sons em frequência mais alta que a dos submetidos à seca

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma. Podem também liberar compostos orgânicos voláteis. Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz).

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos, de acordo com experimentos com plantas de tomate e de tabaco feitos por equipes das universidades de Tel-Aviv, em Israel, e Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores criaram quatro grupos - plantas de tomate estressadas pela seca, de tomate com o caule cortado, de tabaco estressadas pela seca e de tabaco também com o caule cortado -, comparados a um grupo-controle (isto é, de plantas saudáveis), e colocaram microfones próximo a elas.

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos. As plantas secas de tomate e tabaco emitiram sons com frequência média máxima de 49,6 kHz e 54,8 kHz, respectivamente. Já nas plantas cortadas, a frequência média máxima foi de 57,3 kHz e 57,8 kHz. Os pesquisadores também gravaram sons de trigo, milho, videira e cactos (Cell, 30 de março).

Retirado e adaptado de: WEBER, Jean. Os sons das plantas feridas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-sons-das-plantas-feridas/ Acesso em: 12 maio, 2023.
Assinale a alternativa que apresenta a correta classe gramatical, entre parênteses, das palavras destacadas na sentença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1022219 | Inglês, Análise Sintática Syntax Parsing, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Understanding the structure and order of elements in a sentence is crucial for clear communication, especially in complex sentences. Word order affects meaning, clarity, and emphasis, which is why it's important to recognize how sentences are put together. Which of the following sentences is correctly structured?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q912912 | Legislação de Trânsito CTB, Infrações Gravíssimas, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Ainda no que se refere ao exemplo de Carlos, que estava dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação, portanto, cometendo uma infração gravíssima de trânsito, segundo a Lei n° 9.503/97. Ele além penalidade, também estará sujeito a uma medida administrativa. Marque a alternativa CORRETA que se correlaciona à essa medida.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1022215 | Inglês, Adjetivos Adjectives, Professor de Inglês, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Texto associado.
Read the excerpt of the book entitled 'The Other Tongue: English across cultures' written by Joshua A. Fishman, published in 1992:


Sociology of English as an Additional Language


The ongoing nativization of non-native Englishes in various parts of the world proceeds within the penumbra of a rather stable and widespread image of English. This image is itself both influenced by and, in turn, contributory to an international sociolinguistic balance of power that characterizes the latter part of the twentieth century. This balance of power rests solidly on three realities: (1) not only is English increasingly associated with technological modernity and power, but this association is now being fostered by non-English mother-tongue interests; (2) English is both functionally fostered and regulated by local political authorities; and (3) indigenous "preferred languages" are complementary fostered and regulated by these same authorities.


Not only is English still spreading, but it is even being spread by non-English mother-tongue interests.


The world has previously witnessed the spread of languages of empire, the diffusion of lingua francas, and the growth of international languages. In most respects, therefore, the continued spread of English for international and intranational purposes is not novel in the annals of world history—or, if it is novel, it is so primarily in a quantitative sense, in terms of scale, rate, and degree, rather than in any qualitative sense or in terms of kind. If there is something qualitatively new under the sun in conjunction with the spread of English inthe non-English mother-tongue world, it is merely that the spread has reached such an order of magnitude that it is now significantly fostered by the non- English mother-tongue world, rather than being predominantly de- pendent on resources, efforts, or personnel of the English mother -

tongue world (Conrad and Fishman 1977). Whether we monitor the veritable army of English-speaking econo-technical specialists, advisors, and representatives, or whether we examine the diffusion of English publications, films, radio and television programs, literacy programs and educational opportunities, it is becoming increasingly clear that non-English mother-tongue countries are significantly active in each of these connections. Nor is their involvement merely that of Third World recipients of Western largesse. True, Third World nations are themselves fostering massive efforts via and on behalf of English. On the other hand, however, equally massive programs via English are being conducted by the Soviet Union, the Arab world, and mainland China-world powers that have their own well-developed standard languages and that normally oppose various political, philosophical, and economic goals of the English mother-tongue world.


Source: FISHMAN, Joshua A. Sociology of English as an additional language. The other tongue: English across cultures, v. 2, p. 19-26, 1992.
Which of the following statements reflect the truth about the use of comparative and superlative forms in the text?

I.The phrase "more significantly fostered" is an example of comparative form, with "more" indicating a comparative degree.
II.The text includes "the most respects" in the phrase "in most respects," where "most" serves as the superlative form, indicating the greatest extent among different respects.
III.However, the text does not include any examples of typical "-er" comparative forms or "-est" superlative forms; it relies on "more" and "most" as indicators of comparison.

Choose the correct alternative based on the statements:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q912913 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Conforme descrito na Legislação Brasileira de Trânsito (Lei n.° 9.503/97), em qual das situações a seguir o motorista sofrerá a penalidade da suspensão de dirigir? Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q912915 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

De acordo com os conceitos e definições estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro, faça a correlação entre a descrição a seguir e o tipo de luz presente na alternativa correta:
I.Luz do veículo destinada a indicar a presença e a largura do veículo.
II.Facho de luz do veículo destinado a iluminar a via diante do veículo, sem ocasionar ofuscamento ou incômodo injustificáveis aos condutores e outros usuários da via que venham em sentido contrário.
III.Luz do veículo destinada a indicar aos demais usuários da via que o condutor tem o propósito de mudar de direção para a direita ou para a esquerda.
Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1022212 | Inglês, Artigos Articles, Professor de Inglês, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Texto associado.
Read the excerpt of the book entitled 'The Other Tongue: English across cultures' written by Joshua A. Fishman, published in 1992:


Sociology of English as an Additional Language


The ongoing nativization of non-native Englishes in various parts of the world proceeds within the penumbra of a rather stable and widespread image of English. This image is itself both influenced by and, in turn, contributory to an international sociolinguistic balance of power that characterizes the latter part of the twentieth century. This balance of power rests solidly on three realities: (1) not only is English increasingly associated with technological modernity and power, but this association is now being fostered by non-English mother-tongue interests; (2) English is both functionally fostered and regulated by local political authorities; and (3) indigenous "preferred languages" are complementary fostered and regulated by these same authorities.


Not only is English still spreading, but it is even being spread by non-English mother-tongue interests.


The world has previously witnessed the spread of languages of empire, the diffusion of lingua francas, and the growth of international languages. In most respects, therefore, the continued spread of English for international and intranational purposes is not novel in the annals of world history—or, if it is novel, it is so primarily in a quantitative sense, in terms of scale, rate, and degree, rather than in any qualitative sense or in terms of kind. If there is something qualitatively new under the sun in conjunction with the spread of English inthe non-English mother-tongue world, it is merely that the spread has reached such an order of magnitude that it is now significantly fostered by the non- English mother-tongue world, rather than being predominantly de- pendent on resources, efforts, or personnel of the English mother -

tongue world (Conrad and Fishman 1977). Whether we monitor the veritable army of English-speaking econo-technical specialists, advisors, and representatives, or whether we examine the diffusion of English publications, films, radio and television programs, literacy programs and educational opportunities, it is becoming increasingly clear that non-English mother-tongue countries are significantly active in each of these connections. Nor is their involvement merely that of Third World recipients of Western largesse. True, Third World nations are themselves fostering massive efforts via and on behalf of English. On the other hand, however, equally massive programs via English are being conducted by the Soviet Union, the Arab world, and mainland China-world powers that have their own well-developed standard languages and that normally oppose various political, philosophical, and economic goals of the English mother-tongue world.


Source: FISHMAN, Joshua A. Sociology of English as an additional language. The other tongue: English across cultures, v. 2, p. 19-26, 1992.
Based on the text, which of the following statements are correct?

I.The use of articles in the text helps to clarify the distinctions between specific entities, such as "the non-English mother-tongue world" and "a stable image of English".
II.The noun "power" is used in the text as a countable noun, indicating multiple types of power in different contexts.
III.The noun "language" is treated as both countable and uncountable, depending on the context in which it is used.

Choose the correct alternative based on the statements:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q915052 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Marceneiro, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Várias organizações são afetadas pela competitividade, tornando seus efeitos na economia visíveis. Diante desses problemas, há pessoas empenhadas a resolvê-los por meio do atendimento ao público. Com a tomada de decisões importantes é que a organização pode definir o seu sucesso ou fracasso. A organização também é elaborada por recursos não-humanos, citando-se os recursos físicos e materiais, financeiros e tecnológicos, de forma que a vida das pessoas passa a depender das organizações e do trabalho delas.

O relacionamento interpessoal torna-se um sistema comunicativo, caracterizando o comportamento das pessoas em busca do trabalho em equipe, fazendo com que estas não atuem isoladamente, mas sim por meio de interações com outras, com a finalidade de alcançar seus objetivos.

Disponível em: o ttps://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/orgao-publico. Adaptado.

De acordo com o texto, a importância do relacionamento interpessoal para o sucesso de uma organização é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1022220 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

What is the key reason for using visual aids (such as flashcards and pictures) when teaching English to very young learners?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q912924 | Legislação de Trânsito CTB, Normas gerais de circulação e conduta, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Conforme Lei n.° 9.503/97, Art. 338, as montadoras, encarroçadoras, os importadores e fabricantes, ao comerciarem veículos automotores de qualquer categoria e ciclos, são obrigados a fornecer, no ato da comercialização do respectivo veículo, manual contendo informações sobre:
I.Primeiros socorros. II.Normas de circulação. III.Mecânica básica. IV.Anexos do Código de Trânsito Brasileiro. V.Direção defensiva.
Marque a alternativa que contenha todos os itens corretos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q912907 | Português, Gêneros Textuais, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Alimentos orgânicos: emprego do controle biológico

Em vez do uso do agrotóxico, cultivo usa insetos, fungos e bactérias para acabar com os bichos que atacam as plantações.

Insetos, fungos e bactérias: o que esses bichinhos têm a ver com alimentos orgânicos? Eles atuam nas plantações, comendo outros seres vivos que provocam doenças nas lavouras.

Essa reprodução da cadeia alimentar é chamada de controle biológico, um sistema que é usado na agricultura orgânica no lugar dos agrotóxicos, que são produtos químicos proibidos nesse tipo de cultivo.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o controle biológico requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, respeitando a integridade cultural das comunidades rurais. Para isso, é de extrema importância que agricultores se adequem às normas de orgânicos, mas também avaliem estratégias apropriadas às peculiaridades de cada região, entre elas, solo, clima, água e biodiversidade.

Os produtos biológicos de controle, para serem utilizados dentro da agricultura orgânica, precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na ANVISA e no IBAMA, seguindo as especificações de referência para a agricultura orgânica ou certificados por empresas credenciadas. "Esse processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos orgânicos que chegam à mesa do consumidor final", observa Amália Borsari, diretora-executiva da ABCBio.

Em função da sua natureza, os produtos biológicos de controle podem ser categorizados como macro-organismos (insetos, ácaros e nematoides), microrganismos (bactérias, fungos, vírus), bioquímicos (extratos de plantas, algas, enzimas e hormônios) e semioquímicos (metabólitos e feromônios). Em geral, são disponibilizados na forma granulada, suspensão concentrada, em cartela contendo ovos parasitados, em cápsulas contendo microvespas. No caso de macro biológicos, são comercializados ovos, pupas, larvas ou insetos vivos.

Retirado e adaptado de: SALATI, Paula.; TAVARES, Celso.; Alimentos orgânicos: produção envolve 'guerra' de insetos para combater as pragas do campo. G1. Disponível em: notcia/22023/04/199ammentosooggancos-pooduccao-e nvolvegguerra-deinsseoos-paaracoombbaee-aa-pragaa-do-ccamppo.g hmm o-envolve-guerra-de-insetos-para-combater-as-pragas-do-campo.ghtml Acesso em: 10 maio, 2023. PORTAL BDO. Agricultura orgânica: como fazer um controle biológicoadequado? Portal BDO. Disponível em: oloogcoo-de--pragas-edoeenca as-addequuado/ ica-como-fazer-um-controle-biologico-de-pragas-e-doencas-adequado/ Acesso em: 10 maio, 2023.
Assinale a alternativa que corretamente apresenta o gênero do texto "Alimentos orgânicos: emprego do controle biológico":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q912909 | Português, Uso da Vírgula, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Alimentos orgânicos: emprego do controle biológico

Em vez do uso do agrotóxico, cultivo usa insetos, fungos e bactérias para acabar com os bichos que atacam as plantações.

Insetos, fungos e bactérias: o que esses bichinhos têm a ver com alimentos orgânicos? Eles atuam nas plantações, comendo outros seres vivos que provocam doenças nas lavouras.

Essa reprodução da cadeia alimentar é chamada de controle biológico, um sistema que é usado na agricultura orgânica no lugar dos agrotóxicos, que são produtos químicos proibidos nesse tipo de cultivo.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), o controle biológico requer a adoção de técnicas específicas e tecnologias avançadas que priorizem o uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, respeitando a integridade cultural das comunidades rurais. Para isso, é de extrema importância que agricultores se adequem às normas de orgânicos, mas também avaliem estratégias apropriadas às peculiaridades de cada região, entre elas, solo, clima, água e biodiversidade.

Os produtos biológicos de controle, para serem utilizados dentro da agricultura orgânica, precisam ser registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), na ANVISA e no IBAMA, seguindo as especificações de referência para a agricultura orgânica ou certificados por empresas credenciadas. "Esse processo é essencial para garantir a segurança e a qualidade dos produtos orgânicos que chegam à mesa do consumidor final", observa Amália Borsari, diretora-executiva da ABCBio.

Em função da sua natureza, os produtos biológicos de controle podem ser categorizados como macro-organismos (insetos, ácaros e nematoides), microrganismos (bactérias, fungos, vírus), bioquímicos (extratos de plantas, algas, enzimas e hormônios) e semioquímicos (metabólitos e feromônios). Em geral, são disponibilizados na forma granulada, suspensão concentrada, em cartela contendo ovos parasitados, em cápsulas contendo microvespas. No caso de macro biológicos, são comercializados ovos, pupas, larvas ou insetos vivos.

Retirado e adaptado de: SALATI, Paula.; TAVARES, Celso.; Alimentos orgânicos: produção envolve 'guerra' de insetos para combater as pragas do campo. G1. Disponível em: notcia/22023/04/199ammentosooggancos-pooduccao-e nvolvegguerra-deinsseoos-paaracoombbaee-aa-pragaa-do-ccamppo.g hmm o-envolve-guerra-de-insetos-para-combater-as-pragas-do-campo.ghtml Acesso em: 10 maio, 2023. PORTAL BDO. Agricultura orgânica: como fazer um controle biológicoadequado? Portal BDO. Disponível em: oloogcoo-de--pragas-edoeenca as-addequuado/ ica-como-fazer-um-controle-biologico-de-pragas-e-doencas-adequado/ Acesso em: 10 maio, 2023.
Assinale a alternativa correta no que diz respeito à pontuação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q912920 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

As regras de trânsito que se referem às ultrapassagens são de suma importância na profissão de motorista, haja vista que grande parte dos acidentes nas estradas são ocasionados por problemas em ultrapassagens. Diante disso, marque um exemplo correto que deve ser realizado durante uma ultrapassagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q912928 | Português, Gêneros Textuais, Operador de Máquina, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Texto associado.
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Os sons das plantas feridas

Tomates cortados emitem sons em frequência mais alta que a dos submetidos à seca

Quando estressadas, por exemplo, pela falta de água, as plantas apresentam alterações na cor, no cheiro e na forma. Podem também liberar compostos orgânicos voláteis. Ou ainda emitir sons ultrassônicos, na frequência de 20 a 150 quilohertz (kHz).

Embora não sejam captados pelos seres humanos, esses sons poderiam alcançar outras plantas ou insetos, de acordo com experimentos com plantas de tomate e de tabaco feitos por equipes das universidades de Tel-Aviv, em Israel, e Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores criaram quatro grupos - plantas de tomate estressadas pela seca, de tomate com o caule cortado, de tabaco estressadas pela seca e de tabaco também com o caule cortado -, comparados a um grupo-controle (isto é, de plantas saudáveis), e colocaram microfones próximo a elas.

As frequências dos sons de cada grupo se mostraram proporcionais aos níveis de lesões e diferenciaram os grupos. As plantas secas de tomate e tabaco emitiram sons com frequência média máxima de 49,6 kHz e 54,8 kHz, respectivamente. Já nas plantas cortadas, a frequência média máxima foi de 57,3 kHz e 57,8 kHz. Os pesquisadores também gravaram sons de trigo, milho, videira e cactos (Cell, 30 de março).

Retirado e adaptado de: WEBER, Jean. Os sons das plantas feridas. Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/os-sons-das-plantas-feridas/ Acesso em: 12 maio, 2023.
Assinale a alternativa que apresenta o gênero textual do texto "Os sons das plantas feridas":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1022218 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

Observe the following clauses I and II:
I.If the research had looked into how students adapt to diverse learning environments,
II. It might have brought about insights to improve education policies.

Regarding these statements, select the correct option:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q915341 | Ética na Administração Pública, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:

I.No contexto de responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre pessoas, se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações.

PORQUE

II.Ética é uma questão de qualidade das relações humanas e indicador do estágio de desenvolvimento social.

A respeito desse tema, assinale a opção correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1022222 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

When teaching English to very young learners, what is the most effective approach to language learning?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1022223 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Pré escolar, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2024

How can emotional factors influence language learning in very young learners?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q912923 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

Um dos conhecimentos que o motorista deverá ter, que é pertinente à sua área de atuação, é em referência à aquaplanagem, que ocorre quando há perda de aderência do pneu com o solo, ou seja, é quando o veículo pode flutuar sobre a água. Julgue os itens a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas sobre como evitar essa situação de perigo:
(__)Recomendável pisar no freio quando estiver sobre a região com água. (__)Segurar a direção com força para manter o controle do veículo. (__)Manter os pneus sempre em bom estado de conservação.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q915342 | Administração Geral, Abordagem Clássica da Administração, Auxiliar Operacional, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2023

As empresas passaram a ver as relações humanas como algo de grande importância. Por isso, as organizações devem buscar os sistemas orgânicos que as tornam coletivamente conscientes (CHIAVENATO, 2000). Sendo assim, o/a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.