Questões de Concursos: Prefeitura de Timbaúba PE

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Timbaúba PE. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q895151 | Enfermagem, Fisioterapeuta, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

12 Q880489 | Biologia, Citotécnico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

A autoclave funciona criando uma atmosfera pressurizada com vapor aquecido, o que aumenta a temperatura do ar dentro da câmara e do material a ser esterilizado. Isso permite que o vapor penetre nos poros dos materiais e mate todos os organismos vivos presentes. A função principal da autoclave é esterilizar instrumentos e materiais. Isso é feito expondo-os a vapor de alta pressão a uma temperatura geralmente em torno de:

13 Q895129 | Farmácia, Farmacologia da Musculatura Lisa, Farmacêutico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Considerando-se o tratamento farmacológico de asma e bronquite crônica, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) Epinefrina atinge concentração farmacologicamente ativa por via oral.
( ) Terbutalina é agonista beta-dois-adrenérgico seletivo, com ação semelhante ao do salbutamol.
( ) Teofilina utilizada como broncodilatador, relaxa o músculo liso das vias respiratórias brônquicas.

14 Q895144 | Farmácia, Código de Processo Ético da Profissão Farmacêutica, Farmacêutico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Sobre a Resolução 418/2004 do Conselho Federal de Farmácia que Aprova o Código de Processo Ético da Profissão Farmacêutica, é correto afirmar:

15 Q909625 | Português, Artigos, Matemática, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Texto associado.

Texto:


As crianças, as frustrações e o suicídio

Que atire a primeira pedra quem nunca recebeu ou não foi tocado por um daqueles vídeos com crianças das décadas de 50, 60 e 70 brincando na rua, correndo feito loucas, cheias de hematomas, esfoladas de dar dó, suadas e sujas de dar nojo, mas, como diria minha mãe, “rindo a bandeiras despregadas”. E muitos de nós vivemos essa infância, mas a sensação que temos é a de que, entre aquele tempo e hoje, há a eternidade. Havia disputas acirradas? Sem dúvida. Havia brigas? Muitas. Havia Bullying? Todo o tempo.

Mas não víamos casos de suicídio entre crianças e adolescentes como vemos hoje. E não estou falando das que têm vidas desoladoras, mas das chamadas “crianças que têm tudo”. É claro que vivíamos situações estressantes, mesmo ______ os pais eram rigorosos demais e até violentos, não nos ouviam porque achavam que criança não tinha que falar, mas obedecer. Muitas de nós sofríamos de depressão e ansiedade, como vemos hoje, mas acredito que essa atividade física ao ar livre, a exposição ao sol, o contato presencial com outras crianças, ajudavam-nos a esquecer, pelo menos por alguns momentos, as agruras da vida.

Sim, as agruras da vida! ______ está redondamente enganado aquele que pensa que criança que tem “tudo nas mãos”, que “não precisa se preocupar com mais nada além de brincar e estudar”, não tem motivo para se sentir infeliz. As estatísticas estão aí para provar que isso não é verdade, e várias são as causas para ideações e tentativas de suicídio – problemas mentais, como depressão e transtorno de personalidade Bordelense; perda de um ente querido, por morte ou separação; Bullying; abusos sexuais; dificuldades de aprendizagem. E alguns sinais não podem ser ignorados, servindo de alerta, como alterações do apetite e do peso, cansaço excessivo, baixa autoestima, agitação, desânimo, isolamento, irritabilidade, ataques de raiva, comportamentos estranhos como roupas que mais parecem esconderijos.

Mas uma coisa chama a minha atenção nas crianças e nos adolescentes de hoje, que é o despreparo para lidar com as frustrações, com as decepções. Aquelas crianças de antigamente, às quais só restava obedecer, já tinham um “não” para tudo e tinham que correr atrás do “sim” para qualquer coisa que não fosse acordar, dormir, comer, tomar banho, ir para a escola, fazer as lições. Toda e qualquer coisa que saísse desse script demandava permissão que precisava ser perseguida. Em geral, pedia-se à mãe, que empurrava a responsabilidade para o pai, que a devolvia com um “Se sua mãe disser que pode, tudo bem pra mim”. E lá ia a criaturinha de volta para a mãe, com o coração aos pulos.

Hoje, a garotada já nasce com um “sim” para tudo. [o]s pais, desejosos de serem “[o]s melhores pais do mundo” e, cá entre nós, morrendo de medo de não [o] serem ou de assim não serem considerados, raramente dizem “não” às suas crias e, quando [o] fazem, diante do espanto e do choque provocado, entram em pânico e voltam atrás nas suas decisões, restabelecendo a calma nas relações. Só que a vida não é feita só de “sins”, mas também de “nãos”. Aliás, bem mais “nãos” do que “sins”. E quando [o] filhote começa a dar [o]s primeiros passos fora da bolha de proteção, [o] bicho pega, não alisa!

Um exemplo de ambiente que não passa a mão na cabeça de ninguém é o das redes sociais. Mesmo para muitos adultos, é difícil lidar com críticas, até mesmo construtivas. Agora imagine o que é para uma criança ou um adolescente acostumado aos “sins” receber “nãos” ou, o que é pior, ser alvo dos haters, que disseminam o ódio, fazendo comentários maldosos e até absurdos, criminosos. Muitas crianças e adolescentes tiram a própria vida por não suportarem o que lhes é dito pela internet. E a solução não é impedir o uso das redes sociais, ______ elas são uma realidade, são parte da nossa vida.

Assim, deixo aqui alguns conselhos aos pais que desejam ser os melhores do mundo. Em primeiro lugar, entenda que, em situações ordinárias, todos os pais e todas as mães tentam ser os melhores pais e as melhores mães do mundo, mas todos, sem exceção, falham ______ os consumidores desses esforços, que são os filhos, costumam ter uma noção diferente do pai ou da mãe ideal. Então tente ser o pai que você gostaria de ter tido e vá se adaptando aos seus filhos, aprendendo com eles, com os novos modelos sociais, com os novos tempos. Siga firme e ponha todo o seu amor nesse percurso.

Em segundo lugar, pense que seus pais provavelmente também desejaram ser os melhores do mundo ou, no mínimo, não cometer os erros cometidos pelos pais deles. Assim, mesmo que você ache que eles não se saíram bem, não cometa o erro de acreditar que eles fizeram tudo errado. Em geral, começamos pensando que eles erraram em tudo, depois começamos a pensar que eles acertaram em algumas coisas e terminamos pensando que eles acertaram muito, às vezes naquilo que abominávamos.

Em terceiro lugar, seu filho precisa mesmo é ser amado – acolhido, respeitado, ouvido, orientado. Ele precisará ouvir “sins” e “nãos”; precisará ouvir que a vida nem sempre é como a gente quer que ela seja, exigindo de nós resiliência, paciência, perseverança; precisará ouvir de você um pedido de desculpas sempre que você entender que falhou com ele; precisará entender que pais não são super-heróis, apenas seres humanos tentando acertar, que continuam a nos amar mesmo quando erram feio, mesmo quando nós erramos feio.

E procure se conhecer, observar como você costuma lidar com os “nãos” da vida, como reage diante das frustrações. Você se mantém tranquilo, respira fundo e tenta encontrar uma saída para o problema? Ou você é do tipo que tem um ataque, desconta nos outros, enche a cara ou toma um calmante e fica largado na cama babando? Lembre que os nossos filhos estão sempre de olho em nós, aprendendo com o que falamos, mas, principalmente, com o exemplo que damos. Como dizem, a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

SANT’ANA, Maraci. As crianças, as frustrações e o suicídio. Correio Braziliense, 23 de agosto de 2023. Opinião. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/consultoriosentimental/ascriancas-e-as-frustracoes/. Acesso em: 25 jan. 2024. Adaptado.

Dentre as ocorrências da vogal “O” identificadas entre colchetes no quinto parágrafo do texto, quantas pertencem à classe dos artigos?

16 Q895120 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem no Processo Nutricional, Enfermeiro, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Em relação a intoxicação alimentar por estafilococos, analise as afirmativas abaixo:

I. As toxinas são encontradas em alimentos contaminados.
II. Os sintomas comuns incluem náusea e vômitos graves que têm início entre 30 minutos a oito horas após o alimento contaminado ter sido ingerido.
III. Medidas preventivas incluem o cozimento total de carnes e lavar cuidadosamente as mãos.
IV. O tratamento costuma incluir beber bastante líquido.

Está(ão) correta(s):

17 Q895127 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Endócrino, Farmacêutico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Sobre os medicamentos utilizados como antilipêmicos é correto afirmar:

18 Q895130 | Farmácia, Farmacologia do Sistema Endócrino, Farmacêutico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

Considerando-se a farmacoterapia realizada no tratamento de desordens no trato gastrintestinal, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo corretamente:
Misoprostol exerce ação direta nos receptores da__________, situados na superfície das células parietais gástricas.

19 Q895380 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Intérprete de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:

I. linguagens e suas tecnologias;
II. matemática e suas tecnologias;
III. ciências da natureza e suas tecnologias;
IV. ciências humanas e sociais aplicadas.

20 Q880505 | Biologia, Citotécnico, Prefeitura de Timbaúba PE, ADMeTEC, 2024

A solução descalcificadora ácida age removendo o cálcio dos sais de carbonato ou fosfato presentes no osso, efetuando uma troca iônica que resulta na formação de um sal de cálcio solúvel. No que diz respeito aos procedimentos gerais para a descalcificação por misturas ácidas, assinale a alternativa incorreta:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.