Questões de Concursos Prefeitura de Ubajara CE

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141Q902903 | Psicologia, Psicoterapias, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Pode-se afirmar que, para a realização de psicoterapia, a formalização de um contrato de prestação de serviços psicológicos
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142Q902928 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A escola pública no Brasil, especialmente em regiões periféricas, tem sido apontada como um instrumento essencial de inclusão social. Considerando os desafios e as potencialidades desse papel, qual das seguintes afirmações melhor representa uma estratégia eficaz para transformar a escola pública em um verdadeiro agente de inclusão social?
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143Q902929 | Pedagogia, Gestão Democrática, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A gestão democrática nas escolas públicas é um princípio previsto na legislação educacional brasileira, que busca garantir a participação de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões sobre melhorias educativas. As instâncias colegiadas de gestão, como conselhos escolares e grêmios estudantis, são fundamentais para assegurar essa participação. Contudo, a implementação efetiva dessa gestão democrática enfrenta diversos desafios, como a mobilização da comunidade, a capacitação dos gestores e a compreensão clara dos papéis e responsabilidades de cada instância. Analise as afirmativas a seguir sobre a gestão democrática e as instâncias colegiadas de gestão na escola pública de ensino.

I. A gestão democrática na escola pública é facultativa, podendo ser implementada conforme a vontade do diretor, e não é prevista em legislação específica.


II. As instâncias colegiadas de gestão, como os conselhos escolares, têm como uma de suas funções fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros da escola, garantindo transparência na gestão.


III. A participação dos estudantes nas instâncias colegiadas de gestão é importante, mas sua presença não é obrigatória, podendo ser dispensada a critério dos membros adultos do Conselho Escolar.


IV. A eleição direta para diretor de escola, com participação da comunidade escolar, é uma prática alinhada ao princípio da gestão democrática, mas sua aplicação depende das políticas educacionais de cada estado e município.


V. A gestão democrática pressupõe que todas as decisões importantes da escola sejam tomadas por meio de votação majoritária nas instâncias colegiadas, sem necessidade de diálogo ou consenso prévio.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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144Q902956 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A essência lúdica é um conceito central na Educação Física, representando a capacidade do jogo e das atividades lúdicas de engajar os alunos de forma espontânea, prazerosa e significativa. Essa essência vai além do simples entretenimento, envolvendo aspectos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Marque a opção da afirmativa que reflete a compreensão da essência lúdica em um contexto pedagógico na Educação Física.
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145Q902960 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Educação Física escolar enfrenta diversos entraves que podem limitar sua eficácia e impacto no desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, há também várias estratégias e abordagens que podem ser adotadas para superar esses desafios e potencializar o papel da Educação Física no ambiente escolar. Considerando essa temática, qual das alternativas a seguir melhor identifica um entrave significativo e uma possível solução (desentrave) para a prática da Educação Física nas escolas brasileiras?
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146Q902968 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a situação hipotética a seguir.

As professoras Carla e Ana, estão desenvolvendo um plano de atividades para estimular a leitura entre as crianças da educação infantil. Carla planeja atividades de leitura compartilhada, lê livros em voz alta, usando entonação expressiva e incentivando as crianças a interagirem com a história, apontando figuras e fazendo previsões sobre o enredo. Ela organiza atividades lúdicas que envolvem rimas, poesias e canções, encorajando as crianças a cantarem e criarem suas próprias rimas e Ana planeja um cantinho de leitura na sala de aula que imita um cenário de um livro popular, equipado com almofadas, miniaturas e materiais relacionados ao tema do livro. Ali, as crianças, sem a mediação da professora, têm a oportunidade de escolher e compartilhar suas histórias favoritas.

Com base nas práticas planejadas por Carla e Ana, assinale a afirmação CORRETA.
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147Q902969 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia o seguinte fragmento.

[...] se queremos que nossas crianças leiam e escrevam bem e se tornem, de fato, leitoras e produtoras de texto, [...] é necessário que trabalhemos profundamente o desejo e o exercício da expressão por meio de diferentes linguagens.
Mello (2007).

Considerando os argumentos do fragmento de texto, é CORRETO afirmar que, as múltiplas linguagens na educação infantil

I. são um complemento opcional para o ensino de leitura e escrita e não têm impacto direto no desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura das crianças.

II. devem ser evitadas no contexto da alfabetização, pois a linguagem musical e a dança desviam o foco das crianças para o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais.

III. como a música, a dança e o teatro, contribuem significativamente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, enriquecendo a capacidade de expressão e compreensão do mundo ao seu redor.

IV. ajudam no desenvolvimento das crianças, na capacidade de produzir textos, contribuindo para uma compreensão mais profunda e significativa da linguagem escrita.

V. proporcionam o desenvolvimento da identidade da criança, sua capacidade de se relacionar com os outros, através da expressão de suas emoções e pensamentos de forma integrada.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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148Q902988 | Geografia, Geografia, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

“A área rural brasileira não se restringe mais àquelas atividades relacionadas à agropecuária e agroindústria. Nas últimas décadas, o meio rural vem ganhando novas funções – agrícolas e não-agrícolas – e oferecendo novas oportunidades de trabalho e renda para famílias. Agora, a agropecuária moderna e a agricultura de subsistência dividem espaço com um conjunto de atividades ligadas ao lazer, à prestação de serviços e até à indústria, reduzindo, cada vez mais, os limites entre o rural e o urbano no país”.

(Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-novo-rural-brasileiro/).

O trecho está relacionado ao que se convencionou designar de
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149Q903011 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Texto associado.
Text I: 'Quiet quitting' isn't really quitting


Clocking out at 5 p.m. on the dot, only doing your assigned daily tasks, limiting chats with colleagues and not working overtime. These are the distinctive features of "quiet quitting," a term coined to describe how people are approaching their jobs and professional lives differently to manage burnout.

The phrase, which isn't actually intended to lead to a resignation, exploded into the popular lexicon in 2022 when a TikTok video went viral. The creator, Zaid Khan, said in the video "I recently learned about this term 'quiet quitting,' where you're not outright quitting your job, but you're quitting the idea of going above and beyond." Nonetheless, “quiet quitting” is a misnomer, at least according to Karen K. Ho, a freelance business and culture reporter. She said that the term doesn't account for the fact that people are watching their grocery bills, fuel costs and housing prices go up, often without so much as a salary increase. "You're literally stagnating as a result of not earning more, not being promoted – and that's why a lot of people are leaving jobs," she completed.

While the words "quiet quitting" are loaded, evoking images of a slacker or ne'er-do-well for some, others say that the approach frees up time to spend with family and friends or to take care of oneself. In short, it's a renewed commitment to life beyond the workplace. On the other hand, the term “quiet quitting” has also received criticism, even from those who generally favor the idea behind it.

However, while the term "quiet quitting" may be a new invention, the mentality behind it is not. The phrase "work to rule," for example, describes a labor action in which employees strictly perform the work laid out in their contract, without taking on additional work. In 2020, the COVID-19 pandemic triggered a major economic movement, The Great Resignation, which saw people leaving their jobs or switching professions in droves, as they re-evaluated their relationship with work during a lifechanging health crisis.

A May 2022 survey by RBC Insurance suggested that more than one-third of recently retired Canadians aged 55-75 had retired sooner than they planned. Another third decided to retire sooner because of the pandemic. Moreover, Statistics Canada reported that the third quarter of 2021 saw a 60% increase in job vacancies compared to pre-pandemic levels in the country.

Both Quiet Quitting and The Great Resignation indicate a marked cultural shift from the early and mid-2010s when "hustle culture" paved the way to "grinding" and "girl-bossing" – two ideas that prioritized work over everything else, with the belief that such effort made employees more desirable to managers, therefore helping them climb up the corporate ladder faster and generating more income.

In addition, it is important to highlight that employees have been re-evaluating how much time they spend commuting, working overtime and generally investing in low-pay, low-reward jobs. It seems they have realized that they work in systems where they are constantly immersed in a hustle culture – which has been repeatedly shown to be only beneficial for corporations and their managers, through bonuses, through increased productivity, through increased revenue and profits and the like.

Furthermore, some employees are advocating for policies, benefits and working conditions that strengthen work-life balance. But critics say it doesn't work as well as it should, with a glaring loophole that allows employers to take advantage by vaguely wording their policies.


Adapted from: https://www.cbc.ca/news/business/quiet-quitting-workerdisengagement-1.6560226 Last Updated: August 25, 2022
Based on the text, mark the statements below as True (T) or False (F).

( ) By referring to “quiet quitting” as a misnomer, Karen K. Ho means that the ups and downs of everyday life do not make viral trends on TikTok.

( ) According to Zaid Khan, the idea behind “quiet quitting” is to lead people to completely quit their jobs.

( ) In a nutshell, “quiet quitting” is a renewed commitment to life beyond the workplace.


The statements are, in the order presented, respectively:
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150Q903016 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Texto associado.
Text I: 'Quiet quitting' isn't really quitting


Clocking out at 5 p.m. on the dot, only doing your assigned daily tasks, limiting chats with colleagues and not working overtime. These are the distinctive features of "quiet quitting," a term coined to describe how people are approaching their jobs and professional lives differently to manage burnout.

The phrase, which isn't actually intended to lead to a resignation, exploded into the popular lexicon in 2022 when a TikTok video went viral. The creator, Zaid Khan, said in the video "I recently learned about this term 'quiet quitting,' where you're not outright quitting your job, but you're quitting the idea of going above and beyond." Nonetheless, “quiet quitting” is a misnomer, at least according to Karen K. Ho, a freelance business and culture reporter. She said that the term doesn't account for the fact that people are watching their grocery bills, fuel costs and housing prices go up, often without so much as a salary increase. "You're literally stagnating as a result of not earning more, not being promoted – and that's why a lot of people are leaving jobs," she completed.

While the words "quiet quitting" are loaded, evoking images of a slacker or ne'er-do-well for some, others say that the approach frees up time to spend with family and friends or to take care of oneself. In short, it's a renewed commitment to life beyond the workplace. On the other hand, the term “quiet quitting” has also received criticism, even from those who generally favor the idea behind it.

However, while the term "quiet quitting" may be a new invention, the mentality behind it is not. The phrase "work to rule," for example, describes a labor action in which employees strictly perform the work laid out in their contract, without taking on additional work. In 2020, the COVID-19 pandemic triggered a major economic movement, The Great Resignation, which saw people leaving their jobs or switching professions in droves, as they re-evaluated their relationship with work during a lifechanging health crisis.

A May 2022 survey by RBC Insurance suggested that more than one-third of recently retired Canadians aged 55-75 had retired sooner than they planned. Another third decided to retire sooner because of the pandemic. Moreover, Statistics Canada reported that the third quarter of 2021 saw a 60% increase in job vacancies compared to pre-pandemic levels in the country.

Both Quiet Quitting and The Great Resignation indicate a marked cultural shift from the early and mid-2010s when "hustle culture" paved the way to "grinding" and "girl-bossing" – two ideas that prioritized work over everything else, with the belief that such effort made employees more desirable to managers, therefore helping them climb up the corporate ladder faster and generating more income.

In addition, it is important to highlight that employees have been re-evaluating how much time they spend commuting, working overtime and generally investing in low-pay, low-reward jobs. It seems they have realized that they work in systems where they are constantly immersed in a hustle culture – which has been repeatedly shown to be only beneficial for corporations and their managers, through bonuses, through increased productivity, through increased revenue and profits and the like.

Furthermore, some employees are advocating for policies, benefits and working conditions that strengthen work-life balance. But critics say it doesn't work as well as it should, with a glaring loophole that allows employers to take advantage by vaguely wording their policies.


Adapted from: https://www.cbc.ca/news/business/quiet-quitting-workerdisengagement-1.6560226 Last Updated: August 25, 2022
In “(…) laid out in their contract (…)”, “their” refers to:
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151Q903022 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As regards the sentence

“After analyzing the my profile, they told me I was not suitable ___ the management position”

choose the CORRECT answer.

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152Q903023 | Inglês, Língua Inglesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

These sentences “If it rains, I won’t go for a walk” and “If I had gone to bed early, I would’ve slept better” are in the:
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154Q902791 | Odontologia, Dentista, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Em Dentística Restauradora, um preparo cavitário estético para dente anterior, faz-se necessária a confecção de um bisel no ângulo cavo superficial. Assinale a broca compatível a esta manobra.
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155Q903063 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A construção do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma abordagem pedagógica que integra a transposição didática, a interdisciplinaridade e a contextualização dos conteúdos. Essas práticas pedagógicas visam tornar o aprendizado mais significativo, conectando os saberes escolares à realidade dos alunos e promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos. No entanto, aplicar essas estratégias de forma eficaz exige uma compreensão clara de como elas se interrelacionam e como podem ser implementadas na prática educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre a construção do conhecimento com foco na transposição didática, na interdisciplinaridade e na contextualização dos conteúdos.

I. A transposição didática refere-se ao processo de adaptação dos saberes científicos para um formato acessível aos alunos, sem comprometer a complexidade dos conceitos.

II. A interdisciplinaridade no ensino permite que diferentes disciplinas sejam ensinadas de forma isolada, cada uma focando exclusivamente em seus próprios conteúdos, garantindo a profundidade do conhecimento.

III. A contextualização dos conteúdos envolve a ligação dos conceitos escolares com a realidade dos alunos, promovendo um aprendizado que faz sentido no contexto social e cultural em que eles vivem.

IV. A transposição didática deve simplificar os conteúdos ao máximo, para garantir que todos os alunos possam entender, mesmo que isso signifique omitir partes essenciais do conhecimento.

V. A aplicação de uma abordagem interdisciplinar favorece a construção de um conhecimento mais integrado, em que as conexões entre diferentes áreas do saber são exploradas e valorizadas.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
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156Q903064 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

As relações humanas na escola e na família desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional e social das crianças. Qual prática eficaz para promover relações saudáveis entre escola e família no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental?
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157Q902833 | Fisioterapia, Fundamentos da Saúde, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Assinale a opção que apresenta um exemplo de articulação sinovial uniaxial.
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158Q882404 | Arquivologia, Classificação dos Arquivos, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A classificação dos arquivos e documentos é fundamental para a organização eficiente e a recuperação de informações. Considerando os critérios de classificação, qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma das formas de classificação de arquivos em uma instituição?
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159Q882413 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A Lei nº 9.394/96, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estabelece os princípios e fins da educação no Brasil. Considerando esses princípios, qual das afirmações a seguir descreve corretamente um dos princípios fundamentais da educação nacional, conforme estabelecido pela LDB?
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160Q902901 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Marque a opção que apresenta corretamente os Transtornos Depressivos mais utilizados na prática clínica, de acordo com o CID 11 e/ou o DSM-5.
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