Questões de Concursos Prefeitura de Ubajara CE

Resolva questões de Prefeitura de Ubajara CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q882422 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente ao uso ou à necessidade de descarte. Para atender à norma ANVISA- RDC Nº 222, de 28 de março de 2018, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q902927 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Ciências, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O registro e a troca de experiências no cotidiano da sala de aula são práticas fundamentais para o desenvolvimento profissional dos professores e para a construção de uma prática pedagógica reflexiva e colaborativa. Considerando essas práticas no contexto da Educação Básica, qual das afirmações a seguir exemplifica uma abordagem eficaz para o registro e a troca de experiências entre professores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q902958 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A criatividade na Educação Física é um aspecto essencial que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, permitindo a exploração de novas possibilidades de movimento, a resolução de problemas de forma inovadora e a expressão individual. Considerando as práticas pedagógicas que fomentam a criatividade, marque a abordagem eficaz para promover a criatividade na Educação Física Escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q902970 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A brincadeira de papéis sociais tem uma importância essencial no desenvolvimento da criança pré-escolar. Nesse contexto, podemos afirmar que, na brincadeira de papéis sociais, a criança

I. sente que tem domínio da realidade e vai tomando consciência de si e das relações humanas, desenvolvendo suas capacidades físicas, cognitivas e afetivas.

II. desenvolve o domínio da conduta e aprende a se autorregular, já que, para representar os papéis sociais, ela precisa ter autocontrole de suas ações.

III. aprende a antecipar os resultados de suas ações, a avaliálos, desenvolvendo um domínio sobre si mesma.

IV. segue diretrizes definidas, sem abertura para improvisação, o que limita o impacto no seu desenvolvimento emocional.

V. reproduz o que vê no ambiente familiar, evitando interações sociais reais, preferindo a fantasia à realidade, confinando sua inventividade.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q902978 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

O atendimento à criança na educação infantil que vem de ambientes pouco estimuladores do seu desenvolvimento cultural, requer uma abordagem cuidadosa e adaptativa por parte dos educadores. Para oferecer um atendimento eficaz, o professor deve implementar estratégias, como

I. desatender a diferença cultural e seguir o currículo padronizado para todas as crianças evitando novas experiências.

II. introduzir atividades variadas, histórias, músicas, danças e brincadeiras que refletem diferentes aspectos culturais.

III. incentivar a criança a compartilhar suas tradições, histórias e experiências culturais para fortalecer a autoestima.

IV. proporcionar um ambiente silencioso e isolado, onde a criança possa focar apenas em atividades individuais.

V. promover atividades em grupo e projetos colaborativos que permitam que as crianças compartilhem suas experiências.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q903052 | Pedagogia, Legislação da Educação, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

No Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, a escolha de metodologias e recursos didáticos é fundamental para promover o engajamento dos alunos e facilitar a aprendizagem. Qual afirmação apresenta uma abordagem metodológica que pode ser considerada mais eficaz para essa fase de ensino?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q903055 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A integração de linguagem, movimento, arte e brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Considerando a importância desses elementos no processo de aprendizagem, qual das afirmações a seguir está CORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q902837 | Fisioterapia, Ortopedia e Traumatologia na Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Com relação aos princípios de consolidação e reabilitação de fraturas, analise as assertivas a seguir.

I. Durante a reabilitação de fraturas, o fisioterapeuta realiza uma avaliação cinético-funcional para definir os objetivos do tratamento. Esses objetivos consideram o tipo de fratura, fase de cicatrização, tratamento, tipo de fixação, tempo póscirurgia, idade do paciente, estado nutricional, tabagismo e presença de infecção.

II. No período inicial de consolidação, os tecidos e vasos sanguíneos adjacentes possivelmente foram afetados pela descontinuidade óssea, desencadeando um processo inflamatório intenso, com bastante dor, edema e inibição muscular. Nessa fase, busca-se o controle álgico e inflamatório e a manutenção da amplitude de movimento das articulações proximais e distais.

III. Na fase de consolidação, educar o paciente sobre as particularidades da fratura, o posicionamento do osso afetado, o repouso relativo e a descarga parcial de peso podem auxiliar no controle dos sintomas e do edema, sendo uma conduta extremamente importante na evolução do quadro.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q902847 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A osteoartrite é a forma mais comum de artrite e possui uma variabilidade marcante na expressão da doença. A partir disso, classifique (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Os fatores de risco para o desenvolvimento e a persistência da dor na osteoartrite, especialmente dor do tipo neuropática, incluem fatores específicos da pessoa como ansiedade, depressão e sono não restaurador.

( ) A osteoartrite ocorre exclusivamente nas articulações dos joelhos, quadris, articulações interfalângicas dos dedos, primeiras articulações carpometacarpais, primeiras articulações metacarpofalangianas e articulações apofisárias (facetas) da coluna cervical inferior e lombar inferior.

( ) A osteoartrite, de forma geral, tem certa preferência pelas mulheres, entretanto há localizações que ocorrem mais no sexo feminino, por exemplo mãos e joelhos; outras no masculino, como a da articulação coxofemoral.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q882388 | Português, Adjetivos, Secretário Escolar, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia o excerto a seguir, observando as palavras grifadas.
História
Cientistas encontram ruínas de observatório astronômico egípcio de 2,6 mil anos
Monumento foi encontrado dentro de prédio abandonado no norte do Egito, e marca a relação dos egípcios com a tecnologia e a religiosidade
Por Bela Lobato | 26 ago 2024
(Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/cientistas-encontram-ruinas-deobservatorio-astronomico-egipcio-de-26-mil-anos/. Acesso em: 28 ago. 2024.)

Qual dessas palavras em destaque é um adjetivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q902877 | Nutrição, Bioquímica, Nutricionista, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Identifique a proteína visceral que embora ainda seja pouco utilizada na prática clínico-nutricional, funciona como um marcador de alterações agudas do estado nutricional, pois tem meia vida de apenas 2 dias e apresenta baixo reservatório corporal. A deficiência da ingestão de zinco afeta a sua síntese e a secreção hepática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q882418 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Segundo a Lei Complementar n° 141 de 2012 que regulamenta o § 3o do art. 198 da Constituição Federal, assinale a afirmação que NÃO constituirá despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q882420 | Enfermagem, Lei do SUS, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Conforme a Lei n°8.142/1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as instâncias colegiadas: Conferência e Conselho de Saúde. Com relação ao conselho de saúde, assinale a afirmação CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q882424 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

A higienização das mãos é a medida individual mais simples e necessária que o técnico de enfermagem tenha conhecimento sobre o processo de lavagem de mãos. Com relação ao uso das luvas, assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q882425 | Enfermagem, COFEN, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Conforme o Protocolo para prevenção de lesão por pressão do Ministério da Saúde de 2013, são essenciais seis etapas de uma estratégia de prevenção de lesão por pressão (LPP). Podemos citar, EXCETO o que se apresenta na opção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q902966 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Leia a seguinte situação hipotética. A professora da educação infantil está começando a utilizar a documentação pedagógica de seus alunos. Ela realiza observações diárias, tira fotos das atividades, guarda produções das crianças e faz anotações sobre o comportamento e as interações. Porém, ao final do mês, percebe que acumulou uma grande quantidade de registros. A documentação pedagógica, como fonte de reflexão de processos e aprendizagens na educação infantil, deve ser

I. utilizada para organizar os registros de forma cronológica, sem a necessidade de categorização, facilitando a visualização da evolução ao longo do tempo.

II. realizada de forma individualizada e analisada regularmente, destacando tanto os avanços quanto as áreas que necessitam de maior atenção possibilitando ajustes no planejamento.

III. arquivada ao final do semestre, com o objetivo de servir como documentação histórica, sem impacto direto nas práticas pedagógicas imediatas.

IV. contínua e detalhada, registrando não apenas os resultados finais, mas também o processo de aprendizagem, permitindo uma análise crítica e colaborativa.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q902974 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Para proporcionar uma prática que atenda aos princípios estabelecidos pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, é necessário que o professor desenvolva

I. um planejamento pedagógico baseado em atividades dirigidas, com pouca flexibilidade para adaptações priorizando o preparo para a alfabetização.

II. atividades que integrem as diferentes áreas do conhecimento de forma isolada, sem conexões, facilitando assim a assimilação dos conteúdos.

III. uma abordagem pedagógica que valorize a experimentação e a criatividade das crianças, a interação entre elas e o ambiente, permitindo a construção de conhecimentos de forma contextualizada.

IV. um ambiente que estimule a curiosidade e a autonomia das crianças, integrando cuidados, brincadeiras e aprendizagens.

V. estratégias que envolvam a participação ativa das famílias e da comunidade no processo educativo, reconhecendo a importância dessas relações para o desenvolvimento integral das crianças.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q902976 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

De acordo com Piaget e Szeminska (1981), a criança constrói, progressivamente e interiormente, a capacidade de contar e essa capacidade só está consolidada quando ela consegue coordenar várias ações sobre os objetos, como

I. contagem rápida dos objetos, focando na velocidade da resposta ao invés da compreensão das relações entre os objetos.

II. identificação dos números escritos e sua associação direta com a quantidade, sem realizar operações como seriação ou classificação.

III. classificação, seriação, e correspondência biunívoca, que permitem à criança organizar, ordenar e relacionar os objetos para quantificá-los com precisão.

IV. memorização de números em sequência e repetição de contagens automáticas, sem necessidade de interação direta com os objetos.

V. exploração e manipulação de objetos em diferentes contextos, permitindo que a criança desenvolva a compreensão das relações entre quantidade, ordem e agrupamento.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q902979 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Os objetivos da Educação Infantil no Brasil estão delineados em documentos normativos. A educação infantil tem como objetivo, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q902984 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando o impacto multifacetado da Educação Infantil no contexto social atual, é CORRETO afirmar que, a Educação Infantil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.