Questões de Concursos: Prefeitura de Uruguaiana RS

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31 Q328449 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

32 Q600323 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Os ruminantes são herbívoros e têm vários estômagos. Marque a alternativa que contém o nome e a ordem anatômica correta dos estômagos.

33 Q321000 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O conceito de “zona de desenvolvimento proximal” (ZDP), elaborado por Vygotsky, é central para a defesa da tese segundo a qual a escola tem como papel a

34 Q320970 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, ____________ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

35 Q322801 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para Boynton, a frustração e o estresse, inevitáveis na profissão de professor, são os maiores inimigos de nossas melhores intenções.

Algumas técnicas citadas por Boynton para redução e prevenção da frustração e do estresse são, EXCETO:

36 Q319724 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:

I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.

II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.

III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.

Quais estão corretas?

37 Q812864 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, no Capítulo IV, que trata do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, estabelece que é obrigação dos pais ou responsáveis os seguintes tópicos:

I. Ter ciência do processo pedagógico que envolve seus filhos ou pupilos.

II. Matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

III. Participar da definição das propostas educacionais.

Quais estão corretas?

38 Q327506 | Pedagogia, Professor de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam

39 Q335014 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Uma pessoa comprou uma apostila de 945 páginas, contendo conteúdos essenciais para realizar a prova de um concurso público. Supondo-se que essa mesma pessoa levou 12 dias para ler um livro de 135 páginas e que mantém o mesmo ritmo para ler a apostila, o tempo, em dias, que ela levará para ler integralmente a apostila corresponde a

40 Q822006 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor de Atendimento Educacional Especializado no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Fávero afirma que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN) define a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais e usa, indistintamente, os dois termos. A Constituição atual, no entanto, não usa o termo Educação Especial, mas apenas atendimento educacional especializado. Dessa forma, para que a LDBEN não seja considerada incompatível com a Constituição, é preciso entender-se Educação especial como a que oferece

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