Início

Questões de Concursos Prefeitura de Uruguaiana RS

Resolva questões de Prefeitura de Uruguaiana RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q328094 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para Fávero, uma instituição especializada, ou escola especial, é assim reconhecida justamente pelo tipo de atendimento que oferece, ou seja, o atendimento educacional especializado. Logo, as escolas especiais não podem ser substitutivas, mas ___________ à escola comum __________. E, ainda, conforme a LDBEN, artigo 60, as instituições especializadas são aquelas com atuação exclusiva em educação especial, para fins de apoio técnico e _________ do poder público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q322478 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, ________________________é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia e funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.

Assinale a assertiva que completa corretamente a lacuna acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q324582 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Barbosa (2008), o currículo não pode ser a repetição contínua de conteúdos. Para haver a aprendizagem, é preciso

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q324156 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

No processo avaliativo do conhecimento artístico, Hernández (2000) reforça o uso de um instrumento valioso para o processo de aprendizagem e progresso do aluno em sua compreensão da realidade, possibilitando mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. O instrumento acima referido é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q328775 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Vasconcellos afirma que, atualmente, o Pedagogo, é o profissional proclamado a apagar os “incêndios na escola”. Essa função define negativamente o seu papel, tendo em vista que, para organizar os meios de concretizar a missão da instituição, o Pedagogo precisa ser e atuar de forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q821180 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo as considerações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, analise as assertivas abaixo, marcando C, se corretas, ou E, se erradas.

( ) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade.

( ) As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para o acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação, objetivando, assim, a promoção ou a classificação das crianças de 0 a 5 anos de idade.

( ) A proposta pedagógica, na transição para o Ensino Fundamental, deve prever formas para, além de garantir a continuidade do processo de aprendizagem das crianças, respeitar as especificidades etárias, antecipando os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.

( ) A frequência na Educação Infantil não é prérequisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q322640 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:

I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q323491 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

____________________ reprova os ensinamentos clássicos, por meio dos métodos verbais, que não dão oportunidade para a criança expor sua criatividade e espontaneidade. A partir dos métodos de leitura global, por ele idealizados para a educação de afásicos.

De acordo com Rotta, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q327455 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Fernandes e Freitas (2007), em uma perspectiva formativa de avaliação, a nota representa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q599623 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A erosão e a conservação do solo são desafios que acompanham o homem desde o início da agricultura. A densidade e a porosidade do solo são características importantes para o desenvolvimento de raízes, para a aeração, para a absorção de água e para a atividade biológica do solo. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q334181 | Matemática, Políedros, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A prefeitura de uma determinada cidade, visando a melhorar as condições de uma escola, colocará grama sintética na quadra esportiva, que tem 15 metros de largura por 32 metros de comprimento. Supondo-se que o metro quadrado da grama sintética custa R$ 29,50, o valor total para comprar a grama sintética necessária para cobrir totalmente a quadra esportiva corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q325816 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Jean Piaget, o direito à educação significa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q319304 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Conforme Almeida, analise as sentenças abaixo. As intervenções do coordenador podem se dar no sentido da manutenção das práticas docentes vigentes ou no sentido de sua transformação (1ª parte). Ao propor práticas inovadoras, é preciso que o coordenador pense-as apenas a partir de suas próprias aspirações, convicções e anseios (2ª parte). O processo de formação continuada na própria escola, com o coordenador assumindo as funções de formador, possibilita ao professor a percepção de que a proposta transformadora faz parte do projeto da escola e propicia também que ele faça de sua prática objeto de reflexão e pesquisa (3ª parte).

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q322121 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Um dos pontos de destaque da ______________________ revela-se na ênfase dos conteúdos do ensino, resgatando uma dimensão da escola tradicional.

Segundo Aranha, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q319869 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 38 e 39, considere o livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, de Fernando Hernández (2000).

Sobre a compreensão da cultura visual, Hernández (2000) apresenta a proposta de ensino por projetos de trabalho. Neste contexto, de acordo com o autor, os projetos de trabalho significam:

I. Readaptação e atualização de propostas do passado.

II. Métodos curriculares.

III. Enfoque do ensino que tenta ressituar a concepção e as práticas educativas na escola, atualizando-a.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q591335 | Química, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A aquisição daqueles conhecimentos considerados os mais fundamentais, por seus autores, é sempre um fator que depende do estado geral do saber em cada época do desenvolvimento da humanidade. Na Física, podem ser citados quatro grandes nomes:

1. Johannes Kepler

2. Isaac Newton

3. Georg Simon Ohm

4. James Prescott Joule

A ordem cronológica com que esses autores formularam suas conclusões é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q332664 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Todo ano é realizada a festa junina na escola de educação infantil de uma determinada cidade. Sabendo-se que de hoje até a realização da festa faltam 840 horas e que todos já estão envolvidos na organização do evento, pode-se afirmar que o número de semanas, correspondente ao total de horas que faltam para a realização da festa, equivale a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q325949 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

“Consideramos a avaliação não somente como um processo ou um procedimento para saber quanto os alunos aprenderam, mas, primeiramente, como um meio ou oportunidade relevante de ensino e aprendizagem, de formação e, definitivamente, de educação dos alunos.” (Arredondo e Diago, 2009)

De acordo com esses autores, as três partes do processo avaliador são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q319256 | Pedagogia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 36 e 37, considere o livro Oficina de Teatro de Olga Reverbel (1993).

Segundo a autora, é fundamental que a oficina de teatro tenha objetivos claros e definidos para que a aprendizagem se processe até a etapa final da avaliação. São alguns dos objetivos gerais da Oficina de Teatro:

I. Desenvolver as capacidades e as habilidades do aluno, através de atividades de Expressão Dramática.

II. Oferecer atividades capazes de estimular o conhecimento do corpo.

III. Desenvolver as capacidades de expressão: espontaneidade, imaginação, observação, percepção e relacionamento social.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q319397 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.