Início

Questões de Concursos Prefeitura de Uruguaiana RS

Resolva questões de Prefeitura de Uruguaiana RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q319397 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Coll, a teoria que formula uma concepção essencialmente pluralista da mente que reconhece muitas facetas distintas na cognição e que postula a existência de diferentes tipos de potenciais cognitivos nas pessoas é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q325141 | Pedagogia, Auxiliar Pedagógico de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

________________ oferece aos professores a possibilidade de inventar o seu profissionalismo, de sair da queixa, da sobrecarga de trabalho, do isolamento da fragmentação de esforços para criar um espaço de trabalho cooperativo, criativo e participativo.

Segundo Barbosa, a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q338918 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para construir uma escola da rede municipal de ensino de uma determinada cidade, em um prazo de 60 dias, foram contratados 30 operários com o mesmo perfil profissional e a mesma capacidade de trabalho. Supondo-se que dos 30 operários contratados 10 desistiram, o tempo necessário, em dias, para a conclusão da obra será igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q812721 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Coordenador de Turno, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Dentre os deveres do Estado para com a criança e o adolescente, conforme o Artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente, está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q325876 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Cunha, a primeira reação circular sonora começa quando a criança repete sons que lhe agradam, sons que são peculiares ao seu timbre de voz, em geral no segundo mês de vida. Conforme o autor, é importante:

I. Colocar o bebê em contato com um ambiente social, promovendo a escuta de diferentes vozes, ruídos e músicas.

II. Imitar sons ou ruídos que aparecem no meio ambiente do bebê.

III. Realimentar as expressões sonoro-rítmicas do bebê.

IV. Movimentar os membros do corpo do bebê enquanto canta, acompanhando o pulso, o ritmo e o estilo da música.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q821146 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, estipula no Artigo 57 que o poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q320939 | Pedagogia, Professor Orientador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Coll, na educação préescolar, a ação pedagógica será então dirigida fundamentalmente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q324813 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

De acordo com o Parecer MEC/CNE/CEB nº 20/2009, as instituições de Educação Infantil estão submetidas aos mecanismos de credenciamento, reconhecimento e supervisão do sistema de ensino em que se acham integradas. Sua forma de organização é variada, podendo constituirse das seguintes formas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q323496 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Arredondo e Diago (2009), os professores, individual ou coletivamente como equipe docente, devem ter em mente, no momento de pensar intencionalmente a metodologia a seguir em sua prática avaliadora, uma série de questões e elementos que afetam a configuração e sua posterior execução.

Dentre eles estão, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q337909 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Uma escola tem dois portões de entrada para o prédio, duas escadarias, três andares, oito salas por andar. Nessas condições, a quantidade de maneiras que um aluno tem para entrar no prédio e ir a uma dessas salas corresponde a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q320074 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica do Método Paulo Freire:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q327885 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Sobre o planejamento da escola, Veiga afirma: “O projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação ____________, com um sentido explícito, com um compromisso definido. Por isso, todo projeto _____________ da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população _________”.

Assinale a alternativa cujos termos completam corretamente as lacunas da frase acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q324952 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Grispun apresenta-se como defensora dos especialistas em educação, porém confirma sua posição contrária à dimensão de fragmentação ou divisão do trabalho na escola. Em seus estudos, Grispun afirma:

I. A integração entre os especialistas de educação é muito difícil de efetivar-se na prática, uma vez que os saberes/fazeres desses profissionais foram esculpidos, historicamente, para que a orientação se direcionasse aos alunos e a supervisão aos professores.

II. A orientação educacional tem o papel de mediação na escola, isto é, ela se reveste de mais um campo para analisar, discutir, refletir com e para todos que atuam na escola, em especial os alunos.

III. O Supervisor Escolar é o responsável pela articulação do currículo escolar, pelo questionamento e pela problematização das práticas pedagógicas.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q385709 | Biologia, Taxonomia, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O Brasil é um dos principais produtores da cana-de-açúcar, que é fonte para a produção de açúcar e álcool combustível. A cana-deaçúcar é uma planta da família Poaceae, da qual fazem parte também

I. o milho.

II. a soja.

III. o sorgo.

IV. o arroz.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q599990 | Agricultura e Agropecuária, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

As condições ambientais interferem na produção de hortaliças. No que diz respeito a esse assunto, existem alguns conceitos que são um consenso, quais sejam:

I. Ambiente é o conjunto de fatores agroecológicos e agrotecnológicos, externos à planta, mas que muito influenciam no seu desenvolvimento e na sua produção. É o caso do clima, do solo, da fertilidade e da disponibilidade de água.

II. O genótipo, que determina a composição genética das plantas, é um conceito fundamental.

III. O fenótipo é expresso nas características da planta cultivada, na produtividade da cultura e na qualidade do produto obtido.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q558311 | Informática, Mozilla Firefox, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Utilizando o navegador Mozilla Firefox, um usuário clicou no menu Ferramentas e após clicou na opção Limpar dados pessoais... Uma janela foi aberta com opções para o usuário escolher o que deveria ser limpo. Algumas destas opções são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q326649 | Pedagogia, Professor Coordenador Pedagógico na Educação Infantil, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Segundo Ferreira, para que a Supervisão Educacional tenha sentido no contexto escolar, algumas condições são imprescritíveis, dentre elas, a importância de que a Supervisão:

I. trabalhe com os professores partilhando ideias, estimulando e fortalecendo lideranças, propiciando trabalho em equipe, troca de experiências e reflexão sobre a prática.

II. direcione e prescreva normas de controle da execução da prática pedagógica do professor.

III. conheça a legislação, seus limites e brechas, otimizando o seu uso em proveito da escola e dos objetivos educacionais.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q822094 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor Coordenador Pedagógico no Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

O direito à liberdade, estabelecido no Artigo 16 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, compreende os seguintes aspectos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q387548 | Educação Artística, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Instrução: Para responder às questões de números 40, 41 e 42, considere o livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa (org.) (2002).

No texto As Mutações do Conceito e da prática, Ana Mae Barbosa afirma que os poderes públicos, além de reservarem um lugar para a Arte no currículo e se preocuparem em como a Arte é ensinada, precisam propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de ___________, ____________, e __________ Arte.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q387730 | Educação Artística, Professor de Anos Finais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Uruguaiana RS, FUNDATEC

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

sari e Ferraz abordam dois fundamentos de uma educação escolar em arte. Segundo as autoras, a concepção de ______________ em arte diz respeito, entre outros aspectos, à compreensão sensível/cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo/espaço sociocultural, e a concepção de _______________ relaciona-se diretamente com o ato de criação da obra de arte, desde as primeiras elaborações de formalização dessas obras até em seu contato com o público.

As lacunas do trecho acima ficam, correta e respectivamente, preenchidas por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.