Questões de Concursos Prefeitura de Valença RJ

Resolva questões de Prefeitura de Valença RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q410337 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Assessor Administrativo II, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Sobre a responsabilidade dos servidores públicos perante aAdministração, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q325049 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q485103 | Geografia, Geopolítica, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Na América Latina, recentemente, movimentos sociais redesenham a geografia política de alguns países, por meio de mudanças estruturais. Um exemplo disso se registra no Equador, país que reelaborou sua Constituição em 2008, e restabeleceu as bases de coordenação das forças sociopolíticas e socioculturais do Estado.

O país latino-americano mencionado, após as mudanças ocorridas internamente, passa a se definir oficialmente comoumEstado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q323795 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A teoria elaborada por Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores ressalta estudos sobre a forma pela qual ocorre a aprendizagem. Consideram que as interações entre os vários sujeitos da aprendizagem e destes com o meio desencadeiam o desenvolvimento sociocognitivo. Um dos pontos relevantes, por eles postulado, é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDL) ao afirmar que a aprendizagem ocorre no intervalo entre os conhecimentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q342492 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Numa população em equilíbrio, a frequência do alelo recessivo , que determina indivíduos Rh negativos, é de 0,6. A probabilidade de ocorrência de indivíduos heterozigotos nessa população é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q472045 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q327300 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como “limitação e obstáculo” o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q532463 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Engenheiro Civil, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Com relação ao que preconiza a norma regulamentadora NR – 18 (Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção) para alojamentos em canteiro de obras, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q473729 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A capacidade de reagir rápida e corretamente a determinados estímulos denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q817329 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Lei n° 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, apesar de seu caráter de abrangência para o país, ainda encontra, depois de 15 anos, dificuldades em sua aplicação.

Podem ser citados, neste aspecto, os seguintes princípios e fins da educação nacional expressos na referida lei:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q321944 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Psicopedagogo, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q324188 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

No planejamento, na organização curricular e na adoção de estratégias pedagógicas, o Supervisor Escolar deve estar atento aos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo o qual o currículo pode ser considerado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q406426 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Assessor Administrativo II, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Entre os direitos legais dos servidores ocupantes de cargos públicos NÃO consta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q473834 | Educação Física, Instrutor de Esporte, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Para que as proteínas sejam utilizadas como substrato na formação de compostos de alta energia, elas devem ser crivadas em seus aminoácidos constituintes. As proteínas são formadas por meio da união dos aminoácidos em ligações químicas denominadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q610081 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Com relação aos tipos de bibliotecas, considere as seguintes afirmativas.

I. Escolar – aquela que tem por finalidade servir a professores e alunos, ampliar e completar conhecimentos do currículo, contribuindo para o desenvolvimento do programa de estudo.

II. Pública – atua em centros universitários, universidades, faculdades e institutos. Integra-se à instituição de ensino superior, oferecendo recursos para facilitar a pesquisa científica.

III. Infantil – tem como missão a promoção da leitura entre crianças e adolescentes por meio de seus produtos e serviços. Promove o desenvolvimento dos futuros leitoresemnossa sociedade.

IV. Nacional – atende aos grupos que não têm condições de fazer uso de bibliotecas convencionais. Esses grupos incluem pessoas que estão em hospitais, prisões, asilos, entre outros.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q531855 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Engenheiro Civil, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com a norma ABNT NBR 12693: 2010 (Sistemas de proteção por extintor de incêndio), o fogo em materiais combustíveis sólidos, que queimam em superfície e profundidade através do processo de pirólise, deixando resíduos, é de classe:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.