Questões de Concursos: Prefeitura de Valença do Piauí PI

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Valença do Piauí PI. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q914424 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

As normas gerais de circulação e conduta de trânsito, previstas na Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, definem que:

22 Q914427 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A forma mais eficiente de evitar acidentes de trânsito é conduzir o veículo de maneira segura, fazendo uso a todo o momento da direção defensiva. Assinale a alternativa que reproduz um dos fatores que diminuem a concentração e retardam os reflexos do motorista e, portanto, não deve ser praticado por condutores de automóveis:

23 Q914429 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Merendeira, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

A fim de garantir alimentos sempre seguros, é determinante que, no ambiente da cozinha, se realizem costumeiramente os procedimentos técnicos-sanitários de organização e higiene preconizados pelas autoridades de saúde. Ciente dessa relação de causa e efeito, assinale a alternativa abaixo cujo procedimento não condiz com as boas práticas de manipulação de alimentos:

25 Q914399 | Direito Administrativo, Cargo, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Quanto a estabilidade no serviço público, podemos afirmar que esse fato ocorre após:


I. Aprovação no concurso público.

II. Nomeação e posse para o cargo.

III. Execução adequada das atividades por 3 anos.



Está(riam) correta(s):


26 Q914400 | Direito Constitucional, Princípios da Administração Pública, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Considerando que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve sempre obedecer aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (art. 37, CF88), enumere a segunda coluna de acordo com a primeira, correlacionando cada um desses princípios à sua definição correspondente.

COLUNA 1
L. Legalidade I. Impessoalidade M. Moralidade P. Publicidade E. Eficiência

COLUNA 2

( ) Qualidade ou estado do que segue conduta pautada pelos bons costumes.
( ) Qualidade ou estado do que consegue o melhor rendimento com o mínimo de erros e/ou dispêndios.
( ) Qualidade ou estado do que é legal, do que está dentro da licitude.
( ) Qualidade ou estado do que não pertence ou não se refere a uma pessoa em particular.
( ) Qualidade ou estado do que não é oculto nem secreto, mas aberto a quaisquer pessoas.


Assinale a sequência da correta relação:

27 Q914401 | Direito Administrativo, Responsabilidades do servidor, Bombeiro Hidráulico, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Ciente de que todo servidor público precisa cumprir alguns deveres incontornáveis devido à própria natureza do cargo que ocupa, assinale dentre as alternativas abaixo o único dever incompatível com esse conjunto de regras ética:

28 Q914423 | Legislação de Trânsito CTB, Competência dos órgãos e entidades que compõem o SNT, Motorista, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Segundo a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, é correto afirmar que estabelecer as normas regulamentares referidas no CTB e as diretrizes da Política Nacional de Trânsito é uma competência do:

29 Q914426 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Fundamentado pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, ao transitar com seu automóvel por uma via urbana arterial onde não existe a sinalização regulamentadora de velocidade máxima permitida, o condutor deve adotar como limite de velocidade:

30 Q914428 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Merendeira, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Para fins de desinfecção de ambientes, de equipamentos, de utensílios e até de alimentos, o protocolo recomendado é preparar uma mistura composta por dois ingredientes: um litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária). A essa mistura damos o nome de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.