Uma professora de Economia estava explicando, em uma aula teórica, que existem diferentes tipos de
mercado, diferenciados pelo tipo de produto e pelo número de empresas no mercado. Ela informou que
saber classificá-los é importante para fazer uma análise da formação de preços, uma previsão de
comportamento das firmas, ou uma avaliação da eficiência econômica, ou até mesmo elaboração de
estratégias empresariais.
A respeito das definições e classificações dos mercados, analise as assertivas abaixo e classifique-as
em verdadeiro (V) ou falso (F). Em seguida, assinale a alternativa correta.
( ) Concorrência pura ou perfeita é quando o consumidor não percebe a diferença entre os produtos
oferecidos pelas diferentes empresas e não sabe qual empresa produziu aquele produto. Ou seja, o
produto é homogêneo, por exemplo, tomate, laranja, maçã etc.
( ) Quando se tem um número grande de empresas produzindo um mesmo bem, e cada produtor
individual não é representativo nesse mercado, então, dizemos que se trata de um oligopólio. Exemplos
desse mercado são empresas que produzem bens de consumo como eletrodomésticos etc.
( ) Na concorrência monopolística, existe um grande número de consumidores ou compradores e um
pequeno número de vendedores ou produtores. Alguns exemplos são prestadores de serviços como
eletricistas em grandes cidades.
( ) Quando apenas uma empresa oferece um bem, que não tem substitutos satisfatórios – ou seja, uma
empresa controla todo o mercado –, dizemos que é um monopólio puro. Os maiores exemplos desse
mercado são serviços de abastecimento de água e energia elétrica.
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️