Início

Questões de Concursos Prefeitura de Vinhedo SP

Resolva questões de Prefeitura de Vinhedo SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q976141 | Meio Ambiente, Gestor Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A NBR ISO 14.001/2015 fornece a base para que as organizações projetem e implementem Sistemas de Gestão Ambiental (SGAs) eficientes, promovendo a melhoria contínua dos processos envolvidos e, consequentemente, de seu desempenho ambiental. Um dos conceitos mais importantes em um SGA se refere ao Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), uma metodologia de gerenciamento que envolve quatro etapas: planejar, executar, verificar e agir. Considerando a implementação de um SGA, relacione as ações a seguir com a respectiva etapa do ciclo PDCA em que elas ocorrem:

( ) Revisar e atualizar os objetivos e metas
( ) Implementar os programas ambientais planejados
( ) Monitorar e medir o desempenho ambiental
( ) Estabelecer a política ambiental da organização

(1) P – Plan (Planejar)
(2) D – Do (Executar)
(3) C – Check (Verificar)
(4) A – Act (Agir)

Assinale o item que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q976190 | Matemática, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Uma empresa percebe que as vendas de um produto seguem um padrão crescente:

• 100 unidades no mês 1
• 150 unidades no mês 2
• 225 unidades no mês 3

Com o objetivo de antecipar demandas e ajustar a produção, analisando a sequência numérica acima, qual será a previsão para o mês 4?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q976210 | Direito Ambiental, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

De acordo com o Decreto Federal nº 6.514/2008 (Infrações e Sanções Administrativas), qual o prazo de prescrição para a ação da administração objetivando apurar a prática de infrações contra o meio ambiente, contada da data da prática do ato, ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que esta tiver cessado?

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q976262 | Medicina, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A hipertensão secundária é caracterizada por sua origem em outro problema de saúde e pode surgir de forma repentina. Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma causa comum de hipertensão secundária?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q975766 | Matemática, Álgebra, Atendente de Consultório Dentário, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Num setor de uma empresa há 40 funcionários dos quais 80% são vendedores e os 20% restantes são gerentes. A média aritmética simples dos salários de todos os funcionários do setor é R$ 5.600,00. Sabendo-se que o salário de um gerente é 3 vezes maior que o salário de um vendedor, então o salário de cada vendedor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q976022 | Português, Biólogo, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Meu celular, minha vida


Há uma nova doença nos anais da medicina: a nomofobia, o medo de ficar sem celular. O termo foi cunhado no Reino Unido, e deriva de “no mobile phobia”.

O fato é óbvio: para qualquer lugar que se olhe, as pessoas estão atentas ao celular – rua, restaurante, local de trabalho, ônibus, metrô, escola e até igreja.

(...)

Uma das anomalias de nossa época pós-moderna é o esgarçamento das relações pessoais e comunitárias. A família tradicional, que se reunia à mesa de refeições ou na sala para conversar, é hoje um bem escasso. As relações matrimoniais mal resistem à primeira crise. Segundo o IBGE, as uniões conjugais duram, em média, cerca de sete anos!

Na opinião de Aristóteles, amizades são imprescindíveis à nossa felicidade. No entanto, nesse mundo competitivo, muitas andam contaminadas por inveja, ciúme, cobranças ou prejudicadas pela falta de tempo.

Resta então, nesse mar revolto no qual naufragam antigos e saudáveis costumes, a ilha salvadora do celular! O aparelho corresponde muito bem às contradições da pós-modernidade: por ele me comunico, sem conversar; opino, sem me comprometer; me expresso, sem me envolver; troco mensagens e torpedos, sem me doar a ninguém e a nenhuma causa.

O fascínio do celular consiste em amenizar minha solidão sem exigir solidarizar-me. Estou na rede, interajo com inúmeras pessoas e, no entanto, fico na minha, olhando o meu umbigo, indiferente ao fato de algumas dessas pessoas estarem sofrendo ou, pelo menos, necessitando de minha presença física consoladora ou incentivadora.

O celular faz de mim, Clark Kent, um Super-Homem. Eu, a quem quase ninguém presta atenção, agora gozo de um público multimídia ligado no que expresso. Em contrapartida, o celular me rouba tempo: de leituras, de trabalho, de convivência familiar e com amigos. Com ele ligado no bolso ou ao meu lado, fica cada vez mais difícil a concentração.

O celular é um espelho mágico. Repare como as pessoas o fitam. É como se se vissem na tela. Por ser um equipamento eletrônico dotado de múltiplos recursos, ele me traz a sensação de que sou um Pequeno Príncipe capaz de visitar sucessivamente diferentes planetas.

(...)

Ah, como é saudável estar bem consigo mesmo e manter o celular desligado por um bom tempo, sobretudo à noite! Mas isso exige o que parece cada vez mais raro nos dias atuais: boa autoestima, falta de ansiedade, consistência subjetiva, gosto pelo silêncio e uma vida ancorada em um sentido altruísta.


FREI BETTO. Meu celular, minha vida. Correio da
cidadania. 06 dez. 2013. Disponível em
<https://www.correiocidadania.com.br/colunistas/fre
i-betto/9144-06-12-2013-meu-celular-minha-vida>.

“A família tradicional, que se reunia à mesa de refeições ou na sala para conversar, é hoje um bem escasso.”

Assinale a alternativa em que os elementos completam corretamente as lacunas do período seguinte, na mesma ordem, em relação à palavra destacada no trecho acima.

A palavra “para” pode ser substituída por “__________” e possui o sentido de __________.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q975774 | Direito Sanitário, Sistema Único de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

De acordo com o artigo 2º da Lei 8.080/1990, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q975791 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

No contexto do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, assinale a alternativa que define corretamente o conceito de uso direto e indireto dos recursos naturais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q909501 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, Assistente Social, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2024

Texto associado.

A misteriosa caverna britânica com desenhos que intrigam historiadores há 3 séculos

O administrador da caverna, Nicky Paton, indicou para mim as figuras, uma a uma. “Aquela é Santa Catarina, na roda de execução. […] “E aquele é São Lourenço. Ele foi queimado até a morte sobre uma grelha.” Em meio a essas aterradoras cenas cristãs, havia também imagens pagãs - um grande cavalo entalhado e um símbolo de fertilidade conhecido como sheela na gig - uma mulher com órgãos sexuais exagerados. Outra imagem retratava uma pessoa segurando um crânio na mão direita e uma vela na esquerda, teoricamente representando uma cerimônia de iniciação. […] E, para tornar os entalhes ainda mais assustadores, havia sua execução rudimentar, quase infantil. Imagine qual terá sido a surpresa das pessoas que redescobriram por acaso a caverna de Royston, no verão de 1742. Escavando as fundações para uma nova bancada no mercado de manteiga da cidade, um trabalhador encontrou uma pedra de moinho enterrada e descobriu que ela escondia a entrada de um poço profundo na terra. Como ainda não havia normas de saúde e segurança, um garoto que passava recebeu rapidamente uma vela e foi baixado ao poço em uma corda para investigar. […] O que se descobriu no poço foi menos lucrativo, mas muito mais misterioso: uma xícara quebrada e algumas joias, um crânio, ossos humanos e paredes gravadas, de cima a baixo, com estranhas figuras sem expressão facial. Três séculos depois, a caverna de Royston continua sendo um dos lugares mais misteriosos do Reino Unido. Cada vez surgem mais teorias sobre o seu propósito, sem sequer chegar perto de uma resposta.

O mistério das origens

“O que torna a caverna tão curiosa para os visitantes e historiadores é que ela ainda é um enigma” […] afirma Paton. “Principalmente porque não existe documentação sobre a sua existência antes daquela descoberta acidental. […] Mas existem muitas teorias. Pessoas com tendências esotéricas afirmam que a caverna fica na interseção de duas linhas de ley - caminhos antigos que, segundo se acredita, conectam lugares com poder espiritual. Uma dessas linhas, a chamada Linha de Michael, também atravessa os círculos de pedra de Stonehenge e Avebury. O que se pode verificar com mais facilidade é que a caverna fica exatamente abaixo do entroncamento de duas estradas antigas muito importantes. […] Hoje, uma grande lápide é tudo o que resta de uma cruz que ficava na junção das duas estradas. […] O antiquário William Stukeley […] escreveu um estudo inicial sobre o seu propósito. Ele observou que essas cruzes [...] tinham dois propósitos naquela era de alta religiosidade e baixos índices de alfabetização: “relembrar as pessoas de fazer suas orações e guiá-las para o caminho a que elas queriam ir”. As pessoas religiosas, segundo ele, construíam “celas e grutas em rochas, cavernas e ao lado das estradas” […]. Existe na caverna um grande entalhe ilustrando São Cristóvão, o santo padroeiro dos viajantes, o que dá credibilidade à teoria de que a caverna servia a este tipo de função. Mas a teoria que capturou a imaginação do público, mais do que qualquer outra, é que a caverna de Royston foi um esconderijo subterrâneo dos cavaleiros templários - […] ordem de monges guerreiros que acumulou vasta riqueza e influência em toda a Europa, até ser violentamente eliminada em 1307. Os templários fundaram a cidade próxima de Baldock nos anos 1140 e existem documentos que comprovam que eles faziam comércio semanalmente no mercado de manteiga de Royston entre 1149 e 1254. A historiadora local Sylvia Beamon acredita que [...] “Uma capela templária provavelmente se tornou uma necessidade maior do que qualquer outra coisa […] “Ela fornecia um refúgio noturno para os comerciantes templários e... um armazém para os produtos do mercado.”

Como datar as gravuras?

Beamon interpreta o formato circular da caverna como referência à Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém e sugeriu que os entalhes contêm símbolos da arte templária […]. Embora se acredite que a caverna tenha sido pintada com cores brilhantes, muito pouco pigmento ainda permanece […]. Não existe outro material orgânico na caverna que possa ser datado. Os restos humanos […] foram perdidos há muito tempo. De forma que a maneira mais confiável de datar os entalhes é um exame estilístico, que foi conduzido em 2012 pelo Museu Real de Armas de Leeds, no Reino Unido. A análise concluiu que as roupas curtas dos homens e os penteados e chapéus das mulheres indicam uma época entre 1360 e 1390 e a imagem de São Cristóvão foi datada da mesma época. O relatório concluiu ser improvável que algum dos entalhes tenha sido feito antes de cerca de 1350 - um século depois da atividade dos templários em Royston […]. Além disso, os entalhes apresentam iconografia cristã, sem o simbolismo tipicamente associado aos templários […]. Os cavaleiros templários eram conhecidos pela construção de igrejas redondas, mas a forma circular da caverna não é necessariamente uma ligação com os templários. […] Nem a presença de símbolos pagãos, como a sheela na gig, é tão misteriosa. A mesma imagem aparece em igrejas medievais no Reino Unido e no continente europeu. Então, por que essa suposta conexão com os templários? [...] “O risco é que as pessoas tenham tentado contar histórias desde o primeiro dia” […] afirma Tobit Curteis, responsável pela conservação da caverna. [...] A professora Helen Nicholson, historiadora medieval […] concorda. “As pessoas na Inglaterra são fascinadas pelos templários desde que eles foram proibidos, no século 14”, afirma ela. Os julgamentos dos templários incluíram acusações de que eles conduziam cerimônias ocultas em lugares secretos subterrâneos. “Na verdade, são histórias de terror góticas”, segundo Nicholson. [...]

'Incrivelmente especial'

O fascínio real da caverna, segundo Curteis, é sua sobrevivência e redescoberta. “Nós perdemos 99% das outras obras de arte daquele período, de forma que a caverna é incrivelmente especial”, afirma ele. [...] Alguém, provavelmente em meados ou no final dos anos 1300, fez aquelas inscrições e a mais impressionante delas - a figura que segura um crânio em uma mão e uma vela na outra - permanece sem explicação. Poderíamos facilmente reduzi-la a um grafite mistificador acrescentado pouco depois da descoberta da caverna para atrair turistas, não fosse pela forma como ela se harmoniza com o crânio humano, a cerâmica cerimonial e as joias também encontradas no local. Em uma era em que a maioria dos mistérios é resolvida, a caverna de Royston continua a trazer mais perguntas do que respostas. Isso inclui a questão mais fascinante de todas: o que mais permanece abaixo dos nossos pés, esperando para ser encontrado?

BBC News

Considere o excerto "Embora se acredite que a caverna tenha sido pintada com cores brilhantes, muito pouco pigmento ainda permanece". A oração que inicia o período expressa valor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q976036 | Sistemas Operacionais, Biólogo, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

No ambiente do sistema operacional Windows, diferentes tipos de arquivos têm extensões específicas que indicam sua função e o tipo de dados que contêm. Uma dessas extensões é a ".sys", utilizada para arquivos importantes para o funcionamento do sistema.

A qual função estão associados os arquivos com a extensão ".sys"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q976045 | Biologia, Biólogo, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Um objetivo básico da conservação é evitar que as espécies sejam extintas, regional ou globalmente. Dessa forma, são necessárias medidas para classificar o risco de extinção das espécies. Na lista vermelha, cada espécie é analisada sob cinco critérios quantitativos e qualitativos, sendo então classificada em uma das categorias de risco de extinção. Em relação às categorias de risco de extinção, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q976182 | Português, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


Votos para o Ano-Novo


Os cronistas mais organizados costumam escolher, no fim de ano, os dez melhores, os dez maiores, os dez mais isto ou aquilo do ano que passou. Essas escolhas públicas não têm o encanto das escolhas particulares, feitas em uma pequena roda, em que se costuma decidir, depois de severos debates, qual foi o maior “fora”, o pior vexame, o melhor golpe do baú, o maior chato do ano, a mais bela dor de cotovelo, o mais louvável infarto do miocárdio, o party mais fracassado, a cena mais ridícula, o marido mais manso etc. Note-se que para a escolha deste último deve-se levar em conta que há muitos cavalheiros que não podem ser aceitos no páreo, devem serconsiderados hors-concours. É preciso incentivar os valores novos.


Depois desse salutar exercício, proponho que cada pessoa faça um exame de consciência e pergunte a si mesma com que direito se arvora em juiz dos outros. Pense nos seus próprios pecados, nos seus próprios ridículos. Procure ver a si mesmo como se fosse alguém a quem quisesse ridicularizar. Como seria fácil! Quem sabe que a virtude de que você mais se envaidece é menos uma virtude do que medo da polícia, ou, mais comumente, do ridículo?


Dizem que o crime não compensa. E a virtude, compensará? Espero que sim, mas talvez só no outro mundo. Neste aqui não sei; mas conheço pessoas virtuosas que me parecem tão azedas, tão infelizes, tão entediadas, tão sem graça com a própria virtude que dão vontade da gente dizer:


― Está muito bem, nossa amizade, você é formidável. Mas assim também enjoa. Peque pelo menos uma vezinha, sim? É bom para relaxar.


Raul de Leoni sonhava com... “um cristianismo ideal, que não existe, onde a virtude não precisasse ser triste, onde a tristeza fosse um pecado venial...”.


Acho que a pessoa querer buscar a felicidade em pecados e sujeiras só não é um erro quando a pessoa tem mesmo muita vocação paraessas coisas. Mas isso é raríssimo. A maior parte dos sujos tem uma inveja secreta e imensa dos honrados, dos limpos. Sofre com isto. Sofre tanto quanto os que vivem além do gabarito da própria virtude.


Desejo a todos, no Ano-Novo, muitas virtudes e boas ações e alguns pecados agradáveis, excitantes, discretos, e, principalmente, bem-sucedidos.


BRAGA, R. Votos para o Ano-Novo. In: BRAGA, R. As boas coisas da vida. Rio de Janeiro: Record, 1989, p. 185-187. Disponível em .<https://cronicabrasileira.org.br/cronicas/14877/voto
s-para-o-ano-novo>.
A relação de concordância verbal na sentença “É preciso incentivar os valores novos” é a mesma que ocorre em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q976188 | Matemática, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Jussara foi em uma loja de conveniência e fez uma compra de um total de R$ 47,30 e pagou com uma nota de R$ 100,00. Marli, uma operadora de caixa, disse que não teria o troco exato e ao olhar o seu caixa percebeu que teria cédulas de R$ 10,00 e R$ 20,00, além de moedas de R$ 0,10, R$ 0,50 e de R$ 1,00. Marli decide dar o troco de uma forma que, além de não dar o troco errado, garanta manter em seu caixa o maior número possível de cédulas e moedas de valores menores, pois assim seu caixa fica flexível o suficiente para não ficar sem troco para os próximos clientes. Portanto, seguindo essa lógica de dar o mínimo de cédulas e moedas menores, como Marli deu o troco?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q976189 | Matemática, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Luciana tem R$ 1.313,00, mas ainda faltam R$ 803,00 para comprar um notebook. Já Pedro consegue comprar o notebook à vista e ainda sobraria R$ 803,00. Respectivamente, qual é o preço desse notebook e qual é o saldo na conta de Pedro antes de comprar o notebook?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q976198 | Informática, Editor de Textos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Utilizando o Microsoft Word, selecionando uma parte do texto produzido e utilizando as teclas de atalho Ctrl + C, qual será o resultado obtido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q976201 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Recursos Hídricos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

O ciclo da água é fundamental para a manutenção da vida na Terra e para o equilíbrio dos ecossistemas. Sobre as etapas do ciclo da água na natureza, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q976206 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão Ambiental na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

No âmbito da gestão ambiental de áreas degradadas, é fundamental compreender a distinção entre os conceitos legais estabelecidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação. O processo de ____________ é definido como a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. Por outro lado, o processo de ____________ é caracterizado pela restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original, exigindo um conhecimento aprofundado da composição, estrutura e funcionamento do ecossistema antes da degradação, além de técnicas mais específicas para recriar as condições originais do ambiente.

A sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q976009 | Enfermagem, Cuidador, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Dentre as atividades do cuidador estão o auxílio e/ou a realização da higiene pessoal da pessoa idosa que tem dificuldades ou que não consegue cuidar-se sozinha. Considerando os cuidados necessários para a higiene pessoal da pessoa idosa, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q976265 | Medicina, Pneumologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

Bruna, 35 anos, apresenta episódios recorrentes de desconforto torácico, tosse seca com piora durante a noite e nas primeiras horas da manhã, dificuldade para respirar e chiado no peito. Relata agravamento dos sintomas ao realizar atividades físicas e ao se expor à poeira e ao ar frio. Bruna não é tabagista e, durante a consulta, observou-se sibilância difusa, audível à ausculta torácica. Considerando os dados apresentados e as alternativas disponíveis, qual é o diagnóstico mais provável?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.