Questões de Concursos Prefeitura de Virginópolis MG

Resolva questões de Prefeitura de Virginópolis MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1045460 | Português, Crase, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.



O tempo e as jabuticabas

Rubens Alves*


Contei meus anos e descobri que tive menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam um pouco, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões que desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participei de conferências que estabeleceram prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado da gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleito antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


* Teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro.


Disponível em: https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/o-tempo-e-asjabuticabas-%E2%80%93-rubem-alves Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.

Crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave.

Sobre o emprego da crase, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I – É facultativo o acento grave na expressão “valer a pena”

PORQUE

II – o verbo “valer”, neste caso, é também transitivo indireto.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q1046312 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Segundo a Pesquisa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva III (PNITA III), no Brasil as novas orientações para elaboração das políticas públicas voltadas à Tecnologia Assistiva estão destinadas à provisão de produtos de apoio para auxiliar na superação das barreiras que obstruem a realização pessoal e social das pessoas com deficência.

Considerando-se as políticas públicas relacionadas à Tecnologia Assistiva, é correto afirmar que a elaboração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q1026977 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Analise os valores lógicos das proposições e informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) O número 8 é par e o Brasil é um país europeu.

( ) Se 3+5=9 então 7 > 9

( ) Virginópolis é uma cidade do estado de Minas Gerais ou Belo Horizonte é a capital do Brasil.

De acordo com os valores lógicos das proposições, a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q1026981 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considere a argumentação apresentada a seguir.


Premissas:

I - Gaivotas são aves que voam.

II - Porcos não são gaivotas.

Conclusão:

III - Porcos não voam.

A esse respeito, é correto afirmar que a argumentação apresentada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q1023167 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Português e Inglês, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Analyze the following assertions and the proposed relationship between them.

I - The term computer literacy emerged in the early 1980s together with the spread of the personal computer and, within a decade, the term had become uncritically celebrated among academic educators


BECAUSE


II - it generally referred to only the most basic forms of computer operation, such as turning on a computer, opening a folder, and saving a file, and thus tended to justify a very high view of computer-related education.

It is correct to state that

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1023171 | Inglês, Discurso Direto e Indireto Reported Speech, Português e Inglês, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Associate the direct statements with their respective indirect statements.



DIRECT

1 - No, I’m sorry. I haven’t the time.

2 - Could I go to see that film with you?

3 - Be careful if you go walking in the hills alone.

4 - You can be sure I’ll be at the station to meet you.

5 - Why don’t we spend the day walking in the country hills?

INDIRECT

( ) She promised to be at the station to meet him.

( ) She refused to help as she didn´t have the time.

( ) She was warned about walking in the hills alone.

( ) She asked if she could go to see the film with him.

( ) She suggested they spent the day walking in the country hills.

The correct sequence of this association is:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1045461 | Português, Sintaxe, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.



O tempo e as jabuticabas

Rubens Alves*


Contei meus anos e descobri que tive menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam um pouco, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões que desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participei de conferências que estabeleceram prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado da gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleito antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


* Teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro.


Disponível em: https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/o-tempo-e-asjabuticabas-%E2%80%93-rubem-alves Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.

“Oração subordinada é a que depende de outra: serve-lhe de termo e completa-lhe ou amplia-lhe o sentido”. (Cegalla, 2010, p.379)

Considerando-se esse conceito, qual é a oração sublinhada que exerce o papel de adjetivo, ou seja, que é uma oração subordinada adjetiva?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q1046303 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Em 2009 foram instituídas as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

Avalie as afirmações sobre o Atendimento Educacional Especializado, disposto na Resolução CNE/CEB nº 4/2009.

I - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é realizado, exclusivamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns.

II - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

III - A elaboração e a execução do plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE) são de competência dos professores do ensino regular, com a participação das famílias, de setores da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento.

IV - O Atendimento Educacional Especializado (AEE) será ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública, ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1045457 | Português, Interpretação de Textos, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.



O tempo e as jabuticabas

Rubens Alves*


Contei meus anos e descobri que tive menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam um pouco, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões que desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participei de conferências que estabeleceram prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado da gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleito antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


* Teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro.


Disponível em: https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/o-tempo-e-asjabuticabas-%E2%80%93-rubem-alves Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.

Com relação ao texto “O tempo e as jabuticabas”, é correto afirmar que se trata de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1046307 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre a intervenção pedagógica no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE) é correto afirmar que(,)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1046317 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), consoante a Lei nº 10.436/2002, avalie o que se afirma.

I - Libras é uma forma de comunicação e expressão na qual o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

II - O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior.

III - Por se tratar da primeira língua da pessoa surda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da Língua Portuguesa.

IV - Devem ser garantidas, por parte do poder público em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1045458 | Português, Interpretação de Textos, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.



O tempo e as jabuticabas

Rubens Alves*


Contei meus anos e descobri que tive menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam um pouco, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões que desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participei de conferências que estabeleceram prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado da gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleito antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


* Teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro.


Disponível em: https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/o-tempo-e-asjabuticabas-%E2%80%93-rubem-alves Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.

Diante da leitura e compreensão do texto, são sinônimos de “displicente”, “mediocridades”, “inflados” e “gabolices”, respectivamente, os vocábulos relacionados em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1045465 | Segurança da Informação, Conceitos Básicos em Segurança da Informação, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Leia o texto a seguir extraído do livro “Cartilha de Segurança para Internet”, do CERT.br:

A Internet já está presente no cotidiano de grande parte da população e, provavelmente para estas pessoas, seria muito difícil imaginar como seria a vida sem poder usufruir das diversas facilidades e oportunidades trazidas por esta tecnologia. Por meio da Internet você pode:

• encontrar antigos amigos, fazer novas amizades, encontrar pessoas que compartilham seus gostos e manter contato com amigos e familiares distantes;

• acessar sites de notícias e de esportes, participar de cursos a distância, pesquisar assuntos de interesse e tirar dúvidas em listas de discussão;

• efetuar serviços bancários, como transferências, pagamentos de contas e verificação de extratos;

• fazer compras em supermercados e em lojas de comércio eletrônico, pesquisar preços e verificar a opinião de outras pessoas sobre os produtos ou serviços ofertados por uma determinada loja;

• acessar sites dedicados a brincadeiras, passatempos e histórias em quadrinhos, além de grande variedade de jogos, para as mais diversas faixas etárias;

• enviar a sua declaração de Imposto de Renda, emitir boletim de ocorrência, consultar os pontos em sua carteira de habilitação e agendar a emissão de passaporte;

• consultar a programação das salas de cinema, verificar a agenda de espetáculos teatrais, exposições e shows e adquirir seus ingressos antecipadamente;

• consultar acervos de museus e sites dedicados à obra de grandes artistas, onde é possível conhecer a biografia e as técnicas empregadas por cada um. Estes são apenas alguns exemplos de como você pode utilizar a Internet para facilitar e melhorar a sua vida. Aproveitar esses benefícios de forma segura, entretanto, requer que alguns cuidados sejam tomados e, para isto, é importante que você esteja informado dos riscos aos quais está exposto para que possa tomar as medidas preventivas necessárias.

Fonte: CERT.br. Cartilha de Segurança para Internet. Ver. 4.0. CGI.br. 2012.

Com relação à segurança dos usuários de Internet, associe corretamente o risco à medida preventiva que pode evitá-lo.



RISCOS


1 - Furto de identidade

2 - Phishing

3 - Fraude de antecipação de recursos

4 - Golpe do site de comércio eletrônico fraudulento

5 - Boato (Hoax)

MEDIDAS PREVENTIVAS

( ) Não fornecer informações pessoais, instalar/ executar programas ou clicar em links em resposta a mensagens eletrônicas.

( ) Desconfiar de situações nas quais é necessário efetuar algum pagamento antecipado.

( ) Cuidar da privacidade dos dados e senhas.

( ) Consultar a avaliação do site e possíveis reclamações cadastradas em sites especializados.

A sequência correta para essa associação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1046305 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva caracteriza os alunos atendidos pela Educação Especial.

Avalie o que se afirma sobre quem são os estudantes atendidos pela Educação Especial.

I - Alunos com deficiência que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.

II - Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo; nesse grupo estão alunos com autismo, TDHA, dislexia e psicose infantil.

III - Alunos com altas habilidades/superdotação que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes; também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e na realização de tarefas em áreas de seu interesse.

IV - Alunos com transtornos funcionais específicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia, Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH), entre outros.

Está correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1023170 | Inglês, Adjetivos Adjectives, Português e Inglês, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Fill in the blank.

It is _______________ that most passengers of the crashed airliner escaped unhurt.

Which adjective can be used in the sentence so that it presents a coherent and cohesive meaning?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1045459 | Português, Morfologia, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.



O tempo e as jabuticabas

Rubens Alves*


Contei meus anos e descobri que tive menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam um pouco, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões que desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participei de conferências que estabeleceram prazos fixos para reverter a miséria do mundo.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis ​​para discutir estatutos, normas, procedimentos e regimentos internos. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas que, apesar da idade cronológica, são imaturas. Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "as pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado da gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleito antes da hora, não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados. Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade, desfrutar desse amor absolutamente sem fraudes, nunca será perda de tempo. O essencial faz a vida valer a pena.


* Teólogo, educador, tradutor, psicanalista e escritor brasileiro.


Disponível em: https://www.gilbertogodoy.com.br/ler-post/o-tempo-e-asjabuticabas-%E2%80%93-rubem-alves Acesso em: 26 fev. 2024. Adaptado.

Sobre a classificação morfológica de vocábulos no texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) “Perda” é o verbo principal da locução “será perda”. (§ 5)

( ) “Humana” é um adjetivo e qualifica o substantivo “gente”. (§ 5)

( ) “Tropeços” é um substantivo simples, que nomeia uma ação. (§ 5)

( ) “Intermináveis” é o tempo de duração das reuniões e, por isso, é um advérbio. (§ 4)

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1045466 | Noções de Informática, Pacote de Aplicativos Microsoft Office, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Geralmente, os softwares de produtividade de escritório incluem programas para a criação/manutenção de textos, planilhas, apresentações, desenhos, formulários, entre outros.

Independente da suíte escolhida, LibreOffice, Microsoft Office, Google Workspace, esses programas podem ser utilizados para as seguintes tarefas/situações, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1026978 | Raciocínio Lógico, Lógica de Argumentação, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considere verdadeiras as seguintes premissas.

I - Bruno é mineiro ou Pedro é baiano.

II - Se Ana é atleta então Gisele não é professora.

III - Se Pedro é baiano então Gisele é professora.

Se Ana é atleta então, a partir dessas premissas, é correto concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1026979 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Fonoaudiólogo Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Antônio tem 3 amigos (Marcos, Luís e David) que moram, cada um deles, em apenas uma das cidades: Brasília, Fortaleza e Salvador. Eles têm características físicas diferentes, sendo um loiro, um moreno e um ruivo. Sabe-se que

• Marcos não mora em Brasília.

• Luís não mora em Fortaleza nem é ruivo.

• o amigo que mora em Brasília não é loiro.

• Marcos não é loiro nem ruivo.

• o amigo que mora em Salvador é loiro.

Nessas condições, é correto afirmar que David mora em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1014752 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre a filosofia do bilinguismo, complete as lacunas do texto a seguir, com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

A adesão do bilinguismo corresponde à concepção _____________ de sujeito surdo e de surdez; tal abordagem tem como pressuposto básico que o surdo deve adquirir, como primeira, a _____________, considerada sua língua natural, e como segunda, a _____________ de seu país, onde os surdos formam uma comunidade _____________ minoritária, que utiliza e compartilha uma língua, valores, hábitos culturais e modos de socialização próprios; com isso, a surdez passa a ser vista e concebida como _____________ e não como _____________.

PALAVRAS:

Ideológica - língua gestual - língua portuguesa - cultural - sistemática – diferença - antropológica - língua de sinais -língua oficial - identitária - deficiência – doença - socioantropológica - língua oral - linguística - diferença - humanista - Libras - terapêutica.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.