Questões de Concursos Prefeitura de Virginópolis MG

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41Q1027005 | Raciocínio Lógico, Quantificadores, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considerando-se verdadeira a proposição “Nem todo escritor é desonesto”, então, a partir dela, é correto concluir que
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42Q1014753 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta sobre conceitos e características da Libras.

( ) A Língua de Sinais é um elemento crucial na construção da identidade surda, desempenhando um papel central na expressão cultural e na coesão da comunidade surda.

( ) A Língua de Sinais possui um sistema linguístico completo, com sua própria gramática, regras morfológicas, sintáticas, semânticas e pragmáticas.

( ) A Língua de Sinais é uma linguagem gestualizada circunscrita, em amplitude ou em conceitos linguísticos que permitem aos sujeitos surdos expressarem de forma constrita uma gama de conceitos linguísticos.

( ) A Língua de Sinais é, com frequência, erroneamente percebida como desprovida de base conceitual e gramatical, carecendo dos fundamentos presentes em outras línguas naturais de diferentes culturas.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

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43Q1014754 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

A soletração do alfabeto manual, também conhecida como dactilologia, é considerada apenas um complemento na Língua de Sinais e deve ser utilizada em situações muito específicas, incluindo nomear pessoas, lugares onde não há sinal específico conhecido, endereços ou quando uma palavra frequente na língua oral não possui um sinal correspondente na Língua de Sinais.

Avalie as afirmações sobre soletração ou dactilologia.

I - A dactilologia pode ser feita concomitante com as duas mãos.

II - Quanto à posição do braço, este deve ficar em posição natural à frente do corpo.

III - A mão deve ficar sempre com a palma ou a frente do sinal virada para o interlocutor.

IV - A dactilologia faz parte da Lıngua de Sinais. ́

Está correto apenas o que se afirma em

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44Q1046316 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial AEE, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Sobre as diversas nomenclaturas utilizadas ao longo da história para se referir à deficiência intelectual, o único termo ou expressão que NÃO foi usado nas bibliografias e/ou normativas para se referir a essa deficiência é
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45Q1027004 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

A negação da proposição “O voo está atrasado e está chovendo em São Paulo” é dada, corretamente, por:
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46Q1027008 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considere verdadeiras as sentenças a seguir:

• Todo brasileiro é ansioso.
• Toda pessoa ansiosa não é tolerante.

Assim, em referência às sentenças apresentadas, é correto afirmar que, se José
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47Q1014755 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Avalie as afirmações sobre a ordem básica das frases na Língua Brasileira de Sinais.

I - A ordem SVO ocorre quando as expressões faciais não têm muita importância na frase ou quando há a presença de estruturas mais complexas como: [EU] [GOSTAR] [SÃO PAULO].

II - A ordem SOV ocorre quando há a presença de topicalização na frase: [ PRAIA] [ EU] [GOSTAR]

III - A ordem OSV ocorre quando há a utilização de verbo com concordância espacial [ MARIA] [JOÃO] [AVISAR]

IV - A ordem SVOV ocorre quando há uma sentença afirmativa com foco, pois há uma duplicação do verbo: [ EU] [GOSTAR] [VIAJAR-AVIAO] [GOSTAR].

Está correto apenas o que se afirma em

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48Q1014756 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Perlin (1998) apud Santos (2018) classifica as identidades surdas em sete grupos, a partir das diferenças do modo de vida desses sujeitos.

Considerando-se o enunciado e, ainda, que as pessoas surdas têm em comum muitas características, que vão além da especificidade biológica e abarcam experiências sociais, ou seja, identidades, associe corretamente os cinco grupos identitário ao seu respectivo significado.

GRUPOS IDENTITÁRIOS

1 - Surdas

2 - Surdas híbridas

3 - Surdas flutuantes

4 - Surdas embaçadas

5 - Surdas de transição

CARACTERÍSTICAS

( ) É comum encontrar indivíduos que, embora não tenham nascido surdos, perderam a audição após já terem adquirido a língua oral, e essas pessoas frequentemente apresentam uma mistura de características da cultura ouvinte e da cultura surda, podendo utilizar tanto a língua oral quanto a língua de sinais para se comunicar e compreender a mensagem.

( ) Esse grupo compreende pessoas surdas que, por diversas razões, tenham vivido afastadas da comunidade surda ou se distanciado desse convívio ao longo do tempo; como resultado, elas podem reconhecer sua identidade subjetiva, transitando entre a cultura surda e a cultura dominante, navegando entre diferentes identidades e experiências linguísticas.

( ) Os sujeitos que se identificam como “surdos” e se engajam em uma luta política por sua comunidade são reconhecidos pela sua experiência visual, que influencia comportamento, cultura e linguagem, carregando a Língua de Sinais como principal forma de expressão, refletindo não apenas uma escolha linguística, mas também um compromisso com o fortalecimento da cultura.

( ) Esse grupo de pessoas surdas, apesar de sua condição auditiva, está profundamente imerso na cultura dominante ouvinte, negando representações surdas e a comunidade surda, tendo identidade ambígua; muitas vezes não consegue captar completamente nem a identidade surda nem a identidade ouvinte, com uma comunicação muitas vezes incompreensível.

( ) Existem surdos que mantêm fortes laços com a cultura ouvinte predominante devido à falta de contato frequente com a comunidade surda; adotam as representações da identidade ouvinte e optam por não participar da comunidade surda, suas associações e lutas políticas; desconhecem ou rejeitam a Língua de Sinais, preferindo se comunicar exclusivamente por meio da língua oral.

A sequência correta para essa associação é:

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49Q1018687 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

As línguas naturais, quando estudadas pela linguística, são analisadas do ponto de vista estrutural: a fonética, a morfologia, a sintaxe, a semântica e a pragmática.

Avalie as afirmações sobre esses componentes linguísticos da Libras.

I - A morfologia estuda a formação das palavras ou as unidades menores que têm significado, que seriam os morfemas, que se combinam para formar outros signos.

II - A pragmática também investiga os radicais que dão flexibilidade às palavras para o tempo verbal, gênero, pessoa, prefixo, sufixo etc.

III - A sintaxe investiga como as palavras se organizam para formar as sentenças e se ocupa de analisar as restrições que determinam a ordem das palavras na sentença.

IV- Fonética estuda o significado da palavra e da sentença; sendo o campo de estudo que analisa os significados, ela revela elementos de fácil assimilação, sinônimos, antônimos, polissemias e homonímias.

Está correto apenas o que se afirma em

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50Q1018690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Avalie as afirmações sobre os classificadores em Libras.

I - Constituem uma representação da Libras que mostra claramente detalhes específicos, permitindo a descrição de pessoas, animais e objetos, bem como sua movimentação ou localização.

II - São traços fonológicos que existem em lınguas ́ tanto orais quanto de sinais, em que as Lınguas de ́ Sinais exploram sintaticamente o espaço dimensional em que se realizam os sinais.

III - Estão diretamente ligados à quantidade, ao pronome demonstrativo e/ou a indicadores de ações na sinalização de uma ação e/ou situação para as quais não haja um sinal específico.

IV - Obtêm significado ao indicar o nome, as características ou o agente da ação que será expressa, associando características ou partes dessas do referente às ações, formas e movimentos, conferindo uma expressividade icônica para a ação/situação/ forma representada.

V - Assumem classes morfológicas relacionadas ao tipo (forma) do objeto e o modo como segurar o objeto, tendo o conteúdo pragmático das diversas configurações de mãos demonstrando classes de significado que, enquanto classificadores neutros.

Está correto apenas o que se afirma em

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51Q1018691 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Avalie as afirmações sobre a educação bilingue de surdos.

I - As escolas bilíngues de surdos são instituições de ensino regular, cujo critério de seleção e agrupamento dos alunos se baseia na surdez, além da especificidade pedagógica, visando a promoção do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua.

II - A educação bilíngue de surdos compreende a criação de ambientes linguísticos para que crianças surdas adquiram a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua (L1), dentro do período de desenvolvimento linguístico esperado e semelhante ao das crianças ouvintes, além de envolver a aquisição do português como segunda língua (L2).

III- A educação bilíngue de surdos se alinha com o modelo de atendimento oferecido pela Educação Especial, que muitas vezes foca apenas nas limitações decorrentes das deficiências de forma ampla, tratando o surdo como um sujeito de direitos linguísticos.

IV - A educação bilíngue busca assegurar a aquisição e o domínio das línguas envolvidas como condição essencial para a educação do surdo, promovendo a construção de sua identidade linguística e cultural por meio da Língua Brasileira de Sinais , tendo como um dos objetivos que o surdo conclua a Educação Básica na mesma situação de igualdade com as crianças ouvintes.

Está correto apenas o que se afirma em

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52Q1018692 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - O ensino de Libras abrange diversos aspectos, incluindo linguísticos, socioculturais e históricos; com isso, um dos objetivos desse processo de ensino é desenvolver habilidades de compreensão e produção em Libras, envolvendo reflexão sobre o funcionamento da língua de sinais e seus usos, estudo da gramática, análise da literatura produzida pelos surdos, elaboração de glossários (sinalários), além do estudo da origem e evolução da Língua de Sinais;

POR ISSO,

II - o ensino de Libras precisa se iniciar na Educação Infantil e se estender por todas etapas e modalidades de educação, uma vez que a aquisição da linguagem da criança surda envolve a Libras como primeira língua, adquirida de forma natural e espontânea, e essa interação em Libras na primeira língua proporciona a expressão dos pensamentos e sentimentos da criança surda possibilitando compreender facilmente os conteúdos formais e informais.

Sobre as asserções é correto afirmar que

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53Q1018693 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Avalie as afirmações sobre a Lingua Brasileira de Sinais e sua parte gramatical.

I - A Libras teria em sua estrutura gramatical uma combinação de pantomima, classificadores e gesticulação concreta, possuindo limitação de expressão de conceitos abstratos, subjetivos, generalizado, sendo necessária uma articulação mais precisa.

II - A Libras se sustenta em três pilares, sendo eles o social, pois há uma comunidade de fala da língua; o linguístico, porque há um sistema linguístico convencionado por essa comunidade; e o político, uma vez que pertence ao campo das políticas linguísticas, reconhecidas oficialmente.

III - A Libras possui uma forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

IV - A Libras apresenta uma imprecisão na organização gramatical sinalizada, que seria derivada das Línguas de Sinais, sendo um pidgin sem estrutura própria, com estruturas veiculares simples, línguas acessórias, subsidiárias, que não substituem a língua de origem dos que a falam.

Está correto apenas o que se afirma em

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54Q1018695 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a gramática da Libras, com foco nas flexões dos adjetivos.

( ) Um adjetivo apresenta duas formas de flexão: gênero (masculino e feminino), número (singular e plural).

( ) O grau do adjetivo expressa a intensidade com que o adjetivo caracteriza o substantivo.

( ) O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que).

( ) O grau superlativo indica que uma caracterısti ́ - ca é atribuıda em m ́ áxima intensidade ao substantivo.

( ) Os adjetivos não formam uma classe específica na Libras, apresentando-se de forma topicalizada, recebendo marcação para gênero (masculino e feminino) e para número (singular e plural).

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

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55Q1018696 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Em relação à sintaxe, as expressões não-manuais apresentam escopo sobre a tipologia frasal, ou seja, podem indicar sentenças afirmativas, afirmativas como foco, negativas, exclamativas, interrogativas e de tópico-comentário.

Considerando-se o enunciado, associe corretamente a tipologia frasal às respectivas características das expressões não-manuais.

TIPOLOGIA FRASAL

1 - Sentenças afirmativas

2 - Sentenças afirmativas com foco

3 - Sentenças negativas

4 - Sentenças exclamativas

5 - Sentenças interrogativas

6 - Sentenças com tópico-comentário

CARACTERÍSTICAS DAS EXPRESSÕES NÃO-MANUAIS

( ) A expressão facial possui a sobrancelha arqueada, com um movimento da cabeça para cima e para baixo e pode ocorrer de a boca apresentar um intensificador.

( ) É uma das principais tipologias frasais utilizadas na Libras; possui uma expressão facial inicial semelhante a uma interrogação.

( ) Ocorre quando há a intenção de dar uma ênfase a alguma informação.

( ) Possui a expressão facial neutra.

( ) Apresenta as sobrancelhas franzidas e um movimento da cabeça para cima.

( ) A negação em Libras pode acontecer de 3 (três) formas.

A sequência correta para essa associação é:

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56Q1018697 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Complete as lacunas do texto a seguir, com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra indicada pode aparecer uma ou várias vezes ou não aparecer.

As expressões __________________ compreendem os movimentos da face, dos olhos, da cabeça e do tronco na Língua de Sinais e desempenham papéis __________________ e de diferenciação __________________, constituindo uma forma específica de referência na Língua de Sinais. Assim como na Língua Portuguesa, na qual a entonação, a nasalização e outras características __________________ desempenham funções comunicativas, as expressões faciais e corporais na Língua de Sinais têm a função de reproduzir expressões de __________________, __________________, relações, interrogações e negações.



PALAVRAS:

linguisticas - semânticos - morfológica - sintáticas - flexões - interjeição - não-manuais - lexical - fonéticas - concordância - topicalização - manuais - morfológicos - semântica - morfemas - classificadores - faciais-corporais - pragmáticos - fonológica - bidirecionalidade - movimento.

A sequência que completa corretamente o texto é:

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57Q1027007 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

As notas de uma mesma prova realizada pelas estudantes Ana, Carla, Daisy, Joana, Laura, Maria e Sara são tais que a nota de

• Daisy é menor que a nota de Maria.
• Laura é menor que a nota de Carla.
• Joana é igual à nota de Sara.
• Daisy é maior que a nota de Ana.
• Laura é a mesma que a de Maria.
• Joana é maior que a nota de Carla.

Dentre essas estudantes, é correto afirmar que a estudante que tirou a menor nota nessa prova foi
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58Q1027009 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Secretário Escolar, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Considere a proposição “Se praticou os exercícios então cumpriu a meta.”

Sobre a proposição apresentada, é correto afirmar que
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59Q1018694 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Avalie as afirmações sobre os parâmetros da Libras.

I - A configuração manual, a localização e o movimento são as unidades mínimas (fonemas) que formam os morfemas nas línguas orais; essas unidades começam a predominar e destacam a distinção entre a língua oral, que possui uma ordem linear, e a Língua de Sinais, na qual os fonemas são articulados simultaneamente.

II - O parâmetro de movimento na Língua de Sinais é bastante complexo, abrangendo uma variedade de elementos, como direções, formas, movimentos internos, movimentos de mão e de pulso, além demovimentos direcionais no espaço e conjuntos de movimentos dentro do mesmo sinal.

III - As configurações de mão são formas de como as mãos são posicionadas para a criação do sinal desejado e, com as mudanças de localização, distinguem mudanças semânticas para diferenciar algo no espaço referente ao objeto.

IV - As localizações de mão, ou pontos de articulação, são determinadas pelo espaço em frente ao corpo ou no próprio corpo onde o sinal é articulado; esses pontos de articulação podem estar na cabeça, no tronco ou no espaço neutro em frente ao corpo.

Está correto apenas o que se afirma em

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60Q1018688 | Libras, Educação dos Surdos, Português e Libras, Prefeitura de Virginópolis MG, FCM, 2024

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se apresenta sobre as filosofias educacionais de surdos.

( ) O domínio da modalidade oral da Língua Portuguesa, para os oralistas, constitui o ideal a ser alcançado pelo surdo, entendendo que a Língua de Sinais é uma forma limitada de interação.

( ) O bilinguismo percebe a surdez como uma característica do sujeito surdo que pode limitar sua comunicação, permitindo qualquer forma de comunicação oral ou sinalizada, ou seja, o uso concomitante de diferentes linguagens, verbais e não verbais.

( ) A comunicação total tem como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes; essa filosofia se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda e fortalece o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, emocionais e sociais.

( ) O uso da Língua de Sinais como língua natural do surdo, atrelada ao ensino também da Língua Portuguesa em sua modalidade escrita, estabelece o bilinguismo, que percebe a surdez enquanto um marcador cultural do povo surdo, tendo a Língua de Sinais como língua natural.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é:

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