Início

Questões de Concursos Prefeitura de Vitória ES

Resolva questões de Prefeitura de Vitória ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


202Q473820 | Educação Física, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício físico, julgue os itens que se seguem.

I A adrenalina, hormônio secretado pelas glândulas supra%u2013renais, é elemento causador de vasoconstrição e, conseqüentemente, de elevação da pressão arterial.

II A atividade física, principalmente realizada em pé, constitui um dos meios de controle da pressão arterial, em razão, entre outras, da melhora da circulação periférica e orgânica.

III A diminuição da pressão arterial durante o exercício físico pode servir como parâmetro para a interrupção precoce e imediata de teste de esforço.

IV A pressão arterial é expressa por dois valores, sendo o maior denominado pressão diastólica ou de contração cardíaca, e o menor, pressão sistólica ou de relaxamento.

V Em situação de repouso, uma pressão arterial elevada, a exemplo de 200 mmHg/100 mmHg, não representa contraindicação para início de teste de esforço.

Estão certos apenas os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q430357 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que versam acerca da organização da segurança pública no Brasil.

O sistema policial brasileiro é formado, basicamente, por instituições com competências ostensivas e judiciárias. Ao município é permitida a constituição de guardas municipais, com as características das demais forças policiais, cuja finalidade principal é a proteção dos bens, serviços e instalações dos cidadãos e do próprio município.

  1. ✂️
  2. ✂️

204Q387636 | Educação Artística, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE), órgão oficial de fomento, regulação e fiscalização das indústrias cinematográfica e videofonográfica, é dotado de autonomia administrativa e financeira. Trata-se de uma agência independente na forma de autarquia especial, vinculada ao Ministério da Cultura. Com relação às atribuições da ANCINE, julgue os itens a seguir.

Com o objetivo de validar as obras cinematográficas e videofonográficas para a comercialização nos segmentos de mercado, a ANCINE fornece certificados de produto brasileiro a obras nacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q387844 | Educação Artística, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A Agência Nacional do Cinema (ANCINE), órgão oficial de fomento, regulação e fiscalização das indústrias cinematográfica e videofonográfica, é dotado de autonomia administrativa e financeira. Trata-se de uma agência independente na forma de autarquia especial, vinculada ao Ministério da Cultura. Com relação às atribuições da ANCINE, julgue os itens a seguir.

Uma das fontes de apoio ao cinema nacional, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Nacional (PRODECINE), promove a venda de quotas de obras cinematográficas ao público, com resgate depois de certo tempo, conforme o nível de alcance dos lucros.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q450572 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, Fiscal de Arrecadação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca dos conceitos básicos de direito do consumidor.

A jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é no sentido de que CDC se aplica às relações jurídicas entre as instituições bancárias e os correntistas, quando aquelas apresentam a estes seus produtos e serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

207Q369055 | Enfermagem, Enfermeiro Cargo 6, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Para avaliar o plano de cuidados individualizado de um paciente após ter implementado as ações, o enfermeiro deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q340725 | Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal do Tesouro Municipal, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Quatro amigos de infância " André, Bruno, Carlos e Davi " resolveram reunir-se novamente depois de muitos anos de separação. Todos têm profissões diferentes " advogado, arquiteto, engenheiro e médico ", moram em cidades diferentes " Brasília, Campinas, Goiânia e Vitória " e possuem diferentes passatempos " violão, xadrez, pintura e artesanato. Além disso, sabe-se que André mora em Goiânia, não é arquiteto e não joga xadrez como passatempo. Bruno tem por passatempo o violão, não mora em Brasília e é médico. Carlos não tem o artesanato como passatempo, é engenheiro e não mora em Campinas. Sabe-se que o passatempo do arquiteto é a pintura e que ele mora em Brasília.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

Davi é arquiteto.
  1. ✂️
  2. ✂️

209Q429852 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do texto constitucional e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, julgue os itens que se seguem.

O princípio da tutela jurisdicional exercitado pelo Estado por meio da jurisdição encontra-se positivado tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição Federal de 1988 como garantia de acesso ao Poder Judiciário.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q457314 | Direito Empresarial e Comercial, Arrendamento Mercantil, Analista em Gestão Pública, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes acerca das operações de leasing, drawback e derivativos financeiros.

A Câmara de Derivativos da Bolsa de Mercadoria e Futuros

não registra operações com derivativos realizadas em

mercado de balcão, cuja liquidação pode ser garantida

conforme opção das partes contratantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q466181 | Direito Tributário, Crédito tributário, Fiscal de Arrecadação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas gerais de direito tributário, julgue os itens a seguir.

Considere que determinada pessoa jurídica do ramo de importações, durante o desembaraço aduaneiro, utilize em determinada data critério jurídico vigente adotado pela autoridade administrativa para a classificação dos produtos importados e a elaboração do respectivo lançamento tributário e que, no dia seguinte, seja introduzida, de ofício, modificação dos critérios de classificação dos respectivos produtos. Nessa situação, no que se refere à citada pessoa jurídica, tal modificação somente poderá ser efetivada quanto a fato gerador ocorrido posteriormente à sua introdução.

  1. ✂️
  2. ✂️

213Q475510 | Farmácia, Tecnologia Farmacêutica, Assistente de Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca dos supositórios.

Os supositórios são formas farmacêuticas de consistência firme, de forma cônica ou ogival, que devem ser inseridas no reto, onde se desintegram ou se fundem à temperatura do organismo, liberando, assim, o fármaco.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q365569 | Enfermagem, Processamento de material, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da técnica asséptica, aplicados para se inibir a disseminação de infecções, julgue os itens subseqüentes.

O calor úmido é empregado na esterilização de termômetros de vidro e endoscópios.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q342860 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico em Tecnologia da Informação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Em um concurso público promovido pela prefeitura de uma capital brasileira, foram aprovados 11 candidatos, dos quais 5 são naturais do Espírito Santo, 4 de Minas Gerais e 2 de São Paulo. Entre estes, três serão selecionados para atendimento exclusivo ao prefeito e seu secretariado.

Acerca da situação hipotética acima, é correto afirmar que o número de maneiras distintas de selecionar os três servidores que irão atender ao prefeito e a seu secretariado de forma que

um seja capixaba, um mineiro e um paulista é igual a 30.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q450013 | Direito do Consumidor, Convenção coletiva de consumo, Fiscal de Arrecadação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, acerca das convenções coletivas de consumo.

O CDC prevê a celebração de convenções coletivas de consumo entre entidades civis de consumidores e associações de fornecedores, as quais somente se tornarão obrigatórias a partir do registro do instrumento em cartório de títulos e documentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q809568 | Legislação Federal, Lei 8313 1991, Analista em Gestão Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Concebida em 1991 para incentivar investimentos culturais, a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei n.º 8.313/1991), ou Lei Rouanet, como também é conhecida, pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejem financiar projetos culturais. Essa lei instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), formado por três mecanismos: o Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Incentivo Fiscal (Mecenato) e o Fundo de Investimento Cultural e Artístico (FICART). Com referência aos mecanismos instituídos pelo PRONAC, julgue os itens subseqüentes.

O Incentivo Fiscal, ou Mecenato, contempla os que apóiam projetos culturais sob forma de doação ou patrocínio, por meio da isenção fiscal em até 65% do valor no imposto de renda aos investimentos em projetos culturais.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q361129 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

     Um homem de 36 anos de idade procurou o serviço de atendimento médico, queixando-se de dor intensa, em queimação, na porção média do epigástrio. Durante o atendimento, relatou que, havia cerca de 30 dias, submetera-se a uma cirurgia no trato urinário e relatou, ainda, que era fumante crônico. Após alguns exames, foi emitido diagnóstico de úlcera duodenal.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, que tratam dos cuidados ao paciente.

O paciente deve receber uma dieta rica em fibras e leite, e, preferencialmente, alimentos mais quentes e cremosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q364130 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Cargo 5, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões 42 e 43

Uma criança de 4 anos de idade iniciou quadro de palidez, astenia, febre, dores ósseas e sangramento gengival. Os pais procuraram o serviço médico e, após investigações, foi diagnosticada leucemia linfocítica aguda, tendo sido a criança internada para tratamento. A criança apresentava fadiga importante, tosse branda e desânimo.

Considere que o enfermeiro deseje avaliar o plano de cuidados da criança após ter realizado a implementação e formule o seguinte critério de resultado: a criança deve relatar aumento na tolerância à atividade, participando de cuidados da vida diária ao nível de sua habilidade. Diante desse critério, avalia-se o alcance do objetivo quando a criança

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.