As DCNEIs articulam-se às Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e
reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pela Câmara de Educação Básica do
Conselho Nacional de Educação para orientar as políticas públicas e a elaboração, planejamento,
execução e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares de Educação Infantil. Sobre as
concepções fundamentais trazidas pelas DCNEIs, analise as afirmações abaixo:
1. Educação Infantil: Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais
se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos
educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no
período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente
do sistema de ensino e submetidos a controle social.
2. Criança: sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que
vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade,
produzindo cultura.
3. Currículo: Plano orientador das ações da instituição que define as metas pretendidas para a
aprendizagem e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado
num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar.
4. Proposta pedagógica ou projeto político-pedagógico: conjunto de práticas que buscam articular as
experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio
cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento
integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
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