Questões de Concursos Prefeitura de Xangri lá RS

Resolva questões de Prefeitura de Xangri lá RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1089523 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Professor de Matemática, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando que A e B são conjuntos quaisquer, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A ⊂ (AB)
II. (AB) ⊂ A
III. (AC) ⊂ A
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1089528 | Matemática, Geometria Analítica, Professor de Matemática, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando as retas r e s representadas pelas equações a seguir, assinale a alternativa correta sobre a posição relativa entre elas.

r: 3x + 2y − 5 = 0
s: 2x − 3y + 4 = 0
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1089532 | Matemática, Polinômios, Professor de Matemática, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando os polinômios abaixo, sob quais condições o polinômio R(x) será de grau 2?

P(x) = x3+ 2x2− 3x + 4, Q(x) = ax3bx2 − 6x + 6 e R(x) = P(x) − Q(X).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q1089375 | Meio Ambiente, O Meio Ambiente, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Desde o início de agosto de 2025, passaram a valer novos percentuais para a adição de biocombustíveis nos combustíveis fósseis vendidos no Brasil. A mistura de etanol na gasolina passou dos 27% para 30% e, no caso do diesel, o percentual de biodiesel adicionado aumentou de 14% para 15%. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A adição dos biocombustíveis aos combustíveis fósseis tem impactos significativos, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa.
( ) O biodiesel é uma mistura de ésteres de ácidos graxos com álcoois como o metanol ou o etanol, sendo obtida por processos de transesterificação ou esterificação.
( ) No Brasil, o etanol anidro, usado como combustível, tem como principal matéria-prima a biomassa de cana-de-açúcar, que é fermentada até que se atinja o teor alcoólico desejado superior a 96,9%.
( ) O biodiesel é obtido de fontes renováveis e não contribui para formação de chuvas ácidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q1089376 | Biologia, Moléculas, Professor de Ciências, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Em uma aula prática de genética, o professor de ciências de uma escola municipal de Xangri-lá realizou uma atividade de extração do DNA de morango seguindo o seguinte protocolo: Em um saco plástico, macerar manualmente a fruta (100 g) até obter uma massa homogênea. Depois, transferir a polpa macerada para um béquer e adicionar 100 ml de água quente, 30 ml de detergente incolor e uma colher de sopa de sal de cozinha. Mexer por, aproximadamente, 40 min. Filtrar a mistura utilizando papel filtro e armazenar em tubos de ensaio. Por fim, adicionar álcool etílico gelado ao conteúdo dos tubos. Nesse experimento, qual é a função do detergente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1089402 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A educação inclusiva enfrenta tensões entre integração e inclusão. A respeito dasdiferenças entre as duas concepções, analise as assertivas abaixo:

I. A integração busca adequar a escola às diferenças, defendendo a homogeneização do ensino, enquanto a inclusão exige que o aluno se adapte ao padrão escolar.
II. A inclusão implica mudanças sistêmicas na escola para acolher a diversidade, enquanto a integração pressupõe que o aluno se ajuste ao já existente.
III. A inclusão refere-se apenas a deficiências físicas, sendo um movimento recente; a integração, a transtornos intelectuais, sendo praticada desde o século XIX.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1089403 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Considerando a deficiência sob a perspectiva histórico-cultural, que enfatiza a relação entre o desenvolvimento humano e os processos de mediação social, assinale a alternativa que expressa corretamente essa concepção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1089406 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Jannuzzi (2004), a trajetória histórica da Educação Especial no Brasil foi marcada por diferentes paradigmas e abordagens, que se transformaram ao longo do tempo em consonância com os contextos sociais, políticos e pedagógicos. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:

I. Até metade do século XX, a Educação Especial esteve fortemente vinculada a práticas assistencialistas e filantrópicas, voltadas principalmente ao cuidado e à proteção social, sem ênfase na escolarização formal.
II. As primeiras iniciativas estatais de atendimento especializado no Brasil remontam ao século XIX, com a criação de instituições voltadas à educação de surdos e cegos, ainda sob forte influência de modelos médico-pedagógicos.
III. A trajetória da Educação Especial no Brasil manteve-se homogênea ao longo do tempo, sem apresentar mudanças significativas em seus paradigmas, independentemente das transformações sociais e políticas do país.

Quais estão INCORRETAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1089412 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Um estudante com deficiência físico-motora, que apresenta mobilidade reduzida nosmembros inferiores e utiliza cadeira de rodas, está matriculado em uma turma regular do Ensino Fundamental. Considerando os princípios da educação inclusiva, as práticas pedagógicas e a legislação brasileira, analise as assertivas abaixo:

I. O planejamento pedagógico deve incluir adaptações de recursos e mobiliário, como mesas acessíveis, espaço para circulação e uso de tecnologias assistivas, garantindo a participação plena do estudante em todas as atividades da sala.
II. O estudante com deficiência físico-motora não participa de atividades práticas, como educação física ou laboratórios, porém, deve ter a interação com colegas em trabalhos em grupo eatividades colaborativas.
III. Estratégias pedagógicas podem incluir adaptações no tempo de execução de tarefas, apoio demediadores quando necessário e flexibilização de atividades motoras sem reduzir os objetivos de aprendizagem.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1089421 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Na realização de um trabalho com o Handebol em cadeiras de rodas four-a-side, há um conjunto específico de regras. Entre estas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1089422 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Ao constituir uma análise acerca de um amplo conjunto de abordagens da Educação Física escolar, Darido (2012), ao expor os elementos pertinentes a forma como foi elaborado o trabalho com os conteúdos, pontua que estes devem obedecer a uma sequência fundamentada no modelo de taxionomia do desenvolvimento motor, obedecendo a seguinte ordem de fases: dos movimentos fetais; dos movimentos espontâneos e reflexos; de movimentos rudimentares; dos movimentos fundamentais; de combinação de movimentos fundamentais e movimentos culturalmente determinados. Que abordagem é essa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1089436 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Durante uma reunião pedagógica, a equipe de uma escola municipal de Educação Infantil discutia como avaliar o desenvolvimento das crianças sem recorrer a instrumentos classificatórios. A coordenadora relembrou que, conforme o documento Práticas Cotidianas na Educação Infantil (MEC/UFRGS, 2009), a avaliação deve considerar o cotidiano da escola como espaço de observação, escuta e registro das aprendizagens. Com base nessa concepção, assinale a alternativa que apresenta uma prática coerente com a avaliação na Educação Infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1089439 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O ensino religioso no Brasil, previsto na Lei nº 9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), tem suscitado debates acerca de sua natureza, objetivos e metodologias. Considerando a referida Lei e as discussões pedagógicas em torno da disciplina, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1089443 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ensino Religioso, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

No contexto das escolas públicas, a organização das práticas pedagógicas para o ensino religioso deve atender à legislação educacional brasileira e às orientações contemporâneas das ciências da religião, que o compreendem como espaço de formação cidadã e crítica. Considerando essa perspectiva, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1089232 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O Estatuto Nacional da Igualdade Racial prevê, no âmbito do direito à cultura, que o Poder Público deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1089233 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

O Estatuto Nacional da Igualdade Racial prevê ações afirmativas como instrumento de promoção da igualdade. Nesse contexto, as ações afirmativas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1089513 | Geografia, Agropecuária, Professor de Geografia, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Segundo Andrade (1922), em seu livro “Uma Geografia para o século XXI”, a geografia agrária não pode mais ser isolada da geografia urbana e industrial, evidenciando o papel das agroindústrias na transformação da produção agrícola e sua inserção no mercado global. Diante do exposto, qual das alternativas abaixo melhor expressa as transformações atuais do espaço agrário brasileiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1089515 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Geografia, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe um ensino de Geografia voltado à formação crítica do estudante, articulando sociedade e natureza em diferentes escalas e contextos. É um objetivo da Geografia escolar, conforme a BNCC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.