Início

Questões de Concursos Prefeitura de armação de Buzios RJ

Resolva questões de Prefeitura de armação de Buzios RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q384073 | Biologia, Citologia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A mitose e a meiose são tipos de divisão celular com finalidades distintas. Esses processos ocorrem em etapas, que, por sua vez, apresentam algumas diferenças. Com relação a essas etapas, a principal diferença entre a prófase da mitose e a prófase I da meiose é que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q320353 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Alunos da 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, em particular, são suscetíveis de apresentar problemas de adaptação. Mesmo quando permanecem na escola, a formação dessas classes, geralmente com colegas, professores e matérias totalmente novos, costuma representar, para boa parte dos alunos, um processo de readaptação à escola. Nesse contexto, o Orientador Educacional deve programar um atendimento especial, logo no início do ano letivo, para essas turmas que, não por acaso, são as que apresentam grandes índices de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q795054 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os membros da Escola de Frankfurt, como Adorno e Horkheimer, enfatizam que a “industrial cultural” (cinema, televisão, música popular, rádio, jornais e revistas) havia se tornado padronizada e dominada pelo desejo de lucrar. De acordo com essa perspectiva é INCORRETOafirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q366701 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O desenvolvimento da displasia das células cervicais uterinas e sua transformação em células cancerosas está relacionada a presença do vírus:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q798642 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

James Cyriax escreveu sobre a importância do conhecimento das estruturas teciduais contráteis e inertes. Observe as considerações a seguir:

I. Quando há lesão no tecido contrátil, a dor surge durante o movimento ativo em uma direção e passivo na direção oposta.

II. A lesão no tecido inerte causa dor durante os movimentos ativo e passivo, na mesma direção.

III. Nas tendinites, o paciente sentirá dor durante o movimento passivo.

IV. Nas bursites, o paciente sentirá dor durante o teste de força isométrico.

Écorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q320751 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q326402 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q360205 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A hipertensão arterial é um problema de saúde comum que pode ter consequências devastadoras, sendo consideradaumdos fatores de risco para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q722175 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Meio Ambiente, Médico Ortopedista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Olhar para trás para mirar o futuro é a proposta da Estocolmo+40, conferência organizada pelo governo da Suécia, em abril de 2012, com o objetivo de elaborar um documento que contenha propostas para serem discutidas em junho, no Rio de Janeiro, em outra conferência internacional, organizada pelas Nações Unidas.

O tema principal retomado na conferência de Estocolmo+40, em torno do qual giram as propostas do documento elaborado é o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q485491 | Inglês, Gramática, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

The same use of the suffix in -er BROADER (first paragraph) can be found in:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q328404 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O governo federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma. A Lei nº 10.639, instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira e é fundamentadaemquestões:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q794629 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

As ciências humanas surgiram depois que as ciências naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q799055 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Fisioterapeutas modernos têm aprendido e aplicado técnicas de terapias manuais em seus pacientes. Leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q366210 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Os elevados índices de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero e da mama, no Brasil, justificam a implantação de estratégias efetivas de controle dessas doenças que incluam ações de promoção à saúde, prevenção e detecção precoce, tratamento e de cuidados paliativos. O Enfermeiro é um profissional capacitado para a realização da consulta de controle de câncer de colo de útero e de mama. Em relação às recomendações prévias à mulher, para a realização do exame preventivo do colo do útero, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q553231 | Informática, PowerPoint, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

No powerpoint , um efeito semelhante à animação, que ocorre durante a navegação entre dois slides é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q817503 | Legislação Federal, Lei 9433 1997, Guarda Marítimo Ambiental, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que NÃO consiste em um fundamento no qual a Política Nacional de Recursos Hídricos se baseia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q388649 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Sobre a relação entre a ideia de revolução e o pensamento iluminista do século XVIII, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q363596 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

09 FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt De acordo com a teoria de enfermagem de Dorothea Orem, o indivíduo que está incapaz de empenhar-se nas ações de autocuidado enquadra-se no sistema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q329071 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação deve romper com essas fragmentações, para mostrar as correlações entre os saberes, a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Enfatiza Morin (2000): “a inteligência parcelada, compartimentada, mecanicista, disjuntiva e reducionista rompe o complexo do mundo em fragmentos disjuntos, fraciona os problemas, separa o que está unido, torna unidimensional o multidimensional”. De acordo com Brasil (1999), a reorganização curricular em áreas de conhecimento tem o objetivo de facilitar o desenvolvimento dos conteúdos, numa perspectiva de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q323058 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) “Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo.” O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.