Início

Questões de Concursos Prefeitura de armação de Buzios RJ

Resolva questões de Prefeitura de armação de Buzios RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q366404 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A liderança adequada para quando os problemas estão definidos de forma insatisfatória e há necessidade de uma “tempestade de ideias” (brainstorming) para a geração de soluções alternativas, é chamada de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q798412 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Qual(is) postura(s) pertence(m) à família de postura de fechamento de quadril e braços abertos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q640834 | Informática, Programação, Analista de Sistemas, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O instrumento da lógica estruturada que tem como ponto de partida uma especificação do problema em termos de entrada, processamento e saída, e cuja solução é desdobrada em caixas que serão seguidas de cima para baixo e da esquerda para a direita, é conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q485764 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

The commonly used reading strategies of SKIMMING and SCANNING for the teaching of English at school in Brazil correspond to, respectively:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q385680 | Biologia, Genética, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A fenilcetonúria é caracterizada por uma doença genética recessiva hereditária. O organismo portador, por causa da homozigose do alelo alterado para esse gene, expressa má-formação ou mesmo ausência da enzima fenilalanina hidroxilase, que cataliza a conversão do aminoácido fenilalanina em tirosina, a partir do acréscimo de grupamento hidroxila (OH). Essa deficiência provoca distúrbios na síntese de proteínas, causada pela carência de tirosina e acúmulo de fenilalanina no organismo. Entre as implicações da concentração de fenilalanina, estão relacionados fatores de toxicidade devido à transformação deste aminoácido em: ácido fenil-pirúvico e ácido fenil-lático, substâncias tóxicas que provocam lesões nas células do sistema nervoso central, causando atraso no desenvolvimento psicomotor ( locomoção e comunicação) , hiperatividade e convulsões. O fenômeno que melhor explica as causas dessa doença é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q325275 | Pedagogia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999). A ideia de projeto é própria da atividade humana, da sua forma de pensar em algo que deseja tornar real, portanto, o projeto é inseparável do sentido da ação (Almeida, 2002). Portanto, a pedagogia de projetos traz a ideia de construção, de coletivo, de se pensar uma realidade que ainda não aconteceu, de algo desejável que ainda não foi realizado. Desta forma, a Pedagogia de Projetos trabalha com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q384996 | Biologia, Metodologia Científica, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Uma onda se propaga com uma velocidade de 400 m/s, e seu comprimento é de 4 m. A frequência e o período dessa onda são, respectivamente, de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q522559 | Auditoria, Auditoria Independente, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Na documentação de auditoria, o registro dos procedimentos específicos executados para corroborar as respostas da administração às indagações doAuditor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q360557 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Uma criança com 16 meses de vida é encaminhada a uma unidade de saúde para nela serem administradas as vacinas triviral e DTP, que estavam atrasadas. As vias de administração dessas duas vacinas são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q807544 | Legislação Federal, Assistente Social, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A República Federativa do Brasil, de acordo com a Constituição de 1988, Art. 1º, é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal e constitui-se como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q522671 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q625086 | Informática, Virtualização, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O uso de memória virtual em um computador foi originalmente criada para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q554475 | Informática, Impress, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O software Livre que poderia ser utilizado para associar imagens e texto, que permite a criação de telas e sua posterior exibição, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q319686 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“É preciso aprender a olhar e a escutar sem medo de deixar de ser, sem medo de deixar o outro ser” Maturana (1998). Nesta perspectiva, a tecnologia entra na escola como uma prática solidária, ação que possibilita e potencializa o diálogo entre todos, gerandoumespaço / tempoemque o heterogêneo se expresse e permita a convivência entre os diferentes. Segundo Leite e Filé (2002), “os conhecimentos elaborados nas redes de saberes do cotidiano deverão ser legitimados na busca pela emancipação e cada sujeito que nele atua precisa ser respeitado emsua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q432598 | Direito Constitucional, Classificação das Constituições, Advogado, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Constituição Federal Brasileira pode ser classificada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q328594 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação inclusiva é, antes de tudo, uma questão de direitos humanos, uma vez que defende que não se pode segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência ou de sua dificuldade de aprendizagem, qualquer que seja. Segundo Campbell (2002), na escola inclusiva, a ação educativa é entendida comoumprocesso:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q483511 | Geografia, Meio Ambiente, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O novo Código Florestal é uma das principais discussões em escala nacional que sublinha a oposição entre práticas econômicas e práticas ambientais. No Brasil, todavia, existem claros exemplos oficiais da associação direta entre as práticas econômicas, ambientais e culturais, de forma a produzir um equilíbrio de forças. Essa prática oficial é exemplificada, principalmente, por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q322061 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A pedagogia de projetos, embora constitua um novo desafio para o professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender pautado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversas mídias (computador, televisão, livros), disponíveis no contexto da escola. Por outro lado, esses novos desafios educacionais ainda não se encaixam na estrutura do sistema de ensino, que mantém uma organização:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q319765 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A gestão democrática dos sistemas de ensino e das escolas públicas se coloca hoje como um dos fundamentos da qualidade da educação, como exercício efetivo da cidadania. Aqui se situa um dos maiores desafios dos educadores: a democracia, assim como a cidadania, se fundamenta na autonomia. Escolas e cidadãos privados da autonomia, não terão condições de exercer uma gestão democrática, de educar para a cidadania. Para a gestão democrática, é condição essencial uma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.