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Questões de Concursos Prefeitura de armação de Buzios RJ

Resolva questões de Prefeitura de armação de Buzios RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q361848 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Um estudo clínico que acompanha, por um determinado tempo, um grupo de pessoas que fumam, para observar se elas irão desenvolver câncer de pulmão, é denominado de:

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24Q322129 | Pedagogia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A tendência tecnicista em educação resultou da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que se baseia na “racionalização”, própria do sistema de produção capitalista. No Brasil, a tendência tecnicista foi introduzida no período da ditadura militar, nas décadas de 1960 e 1970, e prejudicou sobretudo as escolas públicas. A partir daí, desenvolveu-se uma reforma autoritária, vertical, domesticadora, que visava a atrelar o sistema educacional ao modelo econômico dependente, imposto pela política norte-americana para a América Latina. A reforma citada assentava-se em três pilares. São eles:

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25Q810302 | Legislação Federal, Lei 9782 1999, Agente Fiscal Sanitário, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária , quando ficar comprovada a comercialização de produtos sujeitos à vigilância sanitária, imprópria para o consumo, ficará a empresa responsável obrigada a:

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26Q323843 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”. A Didática ativa dá grande importância aos métodos e às técnicas, como o trabalho em grupo, atividades cooperativas, o estudo individual, as pesquisas, os projetos, as experimentações etc., bem como aos métodos de reflexão e método científico de descobrir conhecimentos.

Na Didática ativa, o centro da atividade escolar:

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27Q385512 | Biologia, Zoologia Vertebrados, Biólogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Analise as afirmações abaixo sobre ClasseAmphibia.

I. Pele úmida e glandular; sem escamas externas.

II. Coração tipicamente com duas câmaras: uma aurícula eumventrículo.

III. Excreção por meio de rins mesonéfricos.

IV. Respiração por brânquias, pulmões, pele.

São Corretas:

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28Q325084 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, a garantia de padrão de qualidade, com pleno acesso, inclusão e permanência dos sujeitos das aprendizagens na escola e seu sucesso, com redução da evasão, da retenção e da distorção de idade/ano/série, resulta na qualidade social da educação, que é uma conquista coletiva de todos os sujeitos do processo educativo.Aescola de qualidade social adota como centralidade:

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29Q319838 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Érica Giaretta Biase, atualmente, “a figura deste profissional nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico.” Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas , exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino ao qual a instituição estiver vinculada acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, verifica:

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30Q325280 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo Libâneo (2004),“uma escola bem organizada e bem gerida é aquela que cria condições pedagógico-didát icas, organizacionais e operacionais que propiciam o bom desempenho dos professores em sala de aula, de modo que todos os seus alunos sejam bem-sucedidos na aprendizagem escolar”. Para se alcançar a qualidade social e pedagógica do projeto educativo, reafirma-se a relevância de ações pensadas e geridas de forma:

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31Q607233 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação às regras da tabela de Cutter, idealizada pelo bibliotecário norte-americano Ammi Cuttter (1837-1903), é correto afirmar:

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32Q478487 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Segundo alguns autores , interações medicamentosas são “ações recíprocas dos componentes ativos dos medicamentos”. Os efeitos resultantes podem ser benéficos, quando melhoram a eficácia terapêutica, por exemplo, ou prejudiciais quando aumentam acentuadamente os efeitos farmacológicos dos princípios ativos ou estes se antagonizam a ponto de anular. Assinale abaixo o exemplo de interação medicamentosa grave e seus correspondentes efeitos.

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33Q324648 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em relação à organização curricular da educação básica, é correto afirmar:

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35Q795106 | Filosofia, Professor II, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O problema dominante na filosofia pré-socrática até os sofistas é o cosmológico. O pensamento filosófico desse período – a cosmologia – é definido como um tipo de saber:

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36Q365636 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Assinale a alternativa que contenha os conceitos corretos sobre sístole e diástole.

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37Q319640 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

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38Q325607 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. De acordo com o Art. 38 da Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/96), os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudosemcaráter regular. Os exames a que se refere esse artigo serão realizados no nível de conclusão do Ensino Fundamental e no Nível de conclusão do Ensino Médio, respectivamente:

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39Q321741 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

 O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:

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40Q324481 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

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